Símbolos

O Colégio Israelita está engajado em criar experiências significativas e imersivas de Judaísmo para seus alunos e para a comunidade escolar, com objetivo de fortalecer a formação com base nos elementos da identidade judaica. Pensando nisso, os espaços CIB são ambientados com elementos como valores e os diversos símbolos representativos do judaísmo.

Confira abaixo alguns deles:

Chai (18)

No judaísmo, o número 18 tem um significado especial porque está associado à palavra hebraica chai (חי), que significa “vida”. Essa conexão é feita por meio do valor numérico das letras hebraicas (chet = 8 e yud = 10), que juntas somam 18. Por isso, o número é visto como um símbolo de vitalidade, bênção e boa sorte. A ideia de valorizar e celebrar a vida é central no judaísmo, refletindo a importância de viver de maneira significativa e com propósito. No CIB, este símbolo está presente tanto no uniforme escolar como nas portas das salas de aula.

Kipá/Kipot

A kipá é um símbolo da constante da presença de D’us, que sempre acompanha o povo judeuEla é usada sobre a cabeça, como símbolo de humildade, lembrando que há alguém acima de nós (D’us), estimulando que reflitamos sobre nossas ações e comportamentos.

Maguen David

Estrela de Davi é uma estrela de seis pontas em que o centro representa a dimensão espiritual, cercada pelas seis direções universais para simbolizar o governo de D’us sobre o universo. Ela também representa a confiança do povo judeu em D’us, que foi a única esperança no decorrer da sua longa e difícil história.

Mezuzá/Mezuzot

Uma mezuzá é um rolo de pergaminho com trechos da Torá que é colocado em uma caixa e fixada no lado direito dos batentes das portas, simbolizando a proteção divina e a conexão com os preceitos do judaísmo. Ela está presente nas portas das salas de aula e outros ambientes do CIB.

Chalá/Chalot

A chalá é um pão trançado que é utilizado na cerimônia de recebimento do Shabat. Tradicionalmente, ao preparar a chalá, as mulheres separam um pedaço da massa recitando a brachá (benção) apropriada. Através desse ato, ela eleva espiritualmente a massa e afirma sua fé em D’us.

Ner/Nerot

As velas são acendidas sempre nas sextas-feiras, para trazer paz ao lar e iluminar o nosso caminho. Essa é outra mitsvá (mandamento) tradicionalmente realizada por mulheres, feita junto a brachá (benção) destinada para o momento. Após acender as velas, elas estendem as mãosfazem movimentos circulares em sua direção e cobrem os olhos. Este momento introduz o começo do Shabat.

Kos Iain

Por o Shabat ser um dia sagrado, nas sextas-feiras à noite, antes de se sentar para o jantar, é recitada uma brachá (benção) sob o vinho em agradecimento a D’us. Esse ritual é conhecido como kidush (santificação). No CIB, o vinho é representado por suco de uva durante o Shabat.

Menorá

A Menorá é um candelabro de sete braços que não tem a finalidade de iluminar o ambiente interno, mas sim espalhar sua luz e espiritualidade para o mundo. Devido a esse fato, as janelas do Templo Sagrado foram construídas com o lado exterior mais largo para dirigir sua luz em direção ao mundo. Ela era acesa com azeite, que simboliza a sabedoria da Torá.

Chanukiá

A Chanukiá, candelabro com espaço para nove velas, é uma das tradições de Chanuká. A vela central, chamada de shamash, é acesa diariamente para ajudar a iluminar as demais. A cada noite, até o final da festa, uma nova vela é acesa, representando as oito noites do milagre da luz que iluminou o Templo de Jerusalém. Para saber mais sobre esse símbolo e a data, clique aqui.

Torá

A Torá refere-se aos Cinco Livros de Moshé, uma seção do Tanach (Bblia) que é a base de toda a instrução e orientação judaica. A versão de rolo de pergaminho da Torá e guardada na arca da sinagoga e retirada para leitura durante os serviços ou na celebração de Simchat Torá. Para saber mais sobre a data, clique aqui.

Shofar

O Shofar é um dos instrumentos de sopro mais antigos usados pelo homem e tem profundo simbolismo espiritual. O toque do Shofar serve como um alerta e chamado para o arrependimento, nos avisando da chegada do Iom Kipur, o Dia do PerdãoClique aqui para saber mais sobre a data e o significado do instrumento na mesma.