Chanuká, conhecida como Festa das Luzes, é um período em que celebramos a resistência judaica contra a dominação helênica. Segundo a tradição, durante a retomada do Templo de Jerusalém, os judeus encontraram apenas uma quantidade de óleo suficiente para manter as velas acesas por 24 horas. Entretanto, milagrosamente, esse óleo iluminou o Templo por oito dias, que se tornou o período de comemoração da data.

Uma das tradições da celebração é o acendimento da Chanukiá, um candelabro com espaço para nove velas. Uma delas, chamada de shamash, é acesa diariamente para ajudar a iluminar as demais. A cada noite, até o final da festa, uma nova vela é acesa, representando as oito noites do milagre da luz.

Durante as festividades, é comum que as crianças brinquem com o dreidel ou sevivon, um pião com quatro lados que trazem letras do alfabeto hebraico para formar a frase “um milagre aconteceu lá”.

Outra tradição importante está ligada à culinária, com o consumo de sufganiot (sonhos fritos em óleo), que remetem ao milagre do azeite no Templo. Também é costume comer latkespanquecas de batata e cebola, servidas como acompanhamento.