Prezadas famílias,
Apresentamos, no documento que segue, as propostas previstas para o segundo semestre dos sétimos anos, com o intuito de conclusão dos conteúdos anuais e desenvolvimento de habilidades dentro de cada componente curricular.
É importante reafirmar que o processo avaliativo do CIB21 leva em consideração uma dimensão diagnóstica (avaliação prévia, antes de dar início às atividades pedagógicas), uma dimensão somativa (feita para mensurar o entendimento dos estudantes e identificar a aproximação do resultado esperado) e, essencialmente, uma dimensão formativa (com um processo de feedback, que acompanha o desenvolvimento da aprendizagem, colocando o estudante como protagonista e sendo feita durante a trajetória pedagógica).
Temáticas gerais e específicas a serem desenvolvidas nas aulas por meio de metodologias diversas.
Capacidades a serem avaliadas por meio de diferentes instrumentos como: apresentação de trabalhos, construção de mapas mentais, debates, resumos, rodas de conversa, experiências, vivências e provas.
As habilidades definidas no Plano de Ensino e descritas no Relatório de Avaliação são avaliadas e traduzidas em descritores de uma Escala de Proficiência, os quais efetivamente demonstram os resultados obtidos pelos alunos quanto ao domínio e mobilização de conhecimentos em termos de progressão e complexidade. São os chamados Níveis de Proficiência, listados a seguir:
Seguindo na premissa do encerramento da etapa, seguem os marcadores que se destacam nesse processo:
Quarta-feira, 29/10: Ciências da Natureza
Sexta-feira, 31/10: Cultura Judaica
Segunda-feira, 03/11: Língua Inglesa
Terça-feira, 04/11: Matemática
Quarta-feira, 05/11: Ciências Humanas
Sexta-feira, 07/11: Língua Portuguesa
Estamos disponíveis para sanar qualquer dúvida e agradecemos a confiança!
Atenciosamente,
Coordenação do Ensino Fundamental 2
Componente curricular: Cultura Judaica
Professores: Luciane Zylbersztejn e Sônia Schwetz.
Conteúdos Nucleares:
– Tanach:
Trechos dos Livros Reis I e Reis II.
Trechos do livro Tehilim (salmos).
– Estudo de Israel (Limudei Israel):
Sociedade Kibutziana.
Livro: Entre Amigos – Amos Oz
Origem dos judeus que integram a sociedade israelense
Livro: Anne Frank – A Biografia Ilustrada
– História Judaica:
O Reinado de Shlomo
Divisão do reino.
Exílio Babilônico e Retorno à Tzion.
– Ivrit:
Unidade 2 – Bishvil haivrit – contextos de interação (cidade, kibutz, escola, casa).
Preposições e estruturas gramaticais.
GORODOVITS, David. A Bíblia Hebraica. São Paulo. Sêfer LTDA, 2006.
BORGER, Hans. Uma história do povo judeu. Vol. 1 De Canaã à Espanha. São Paulo. Sêfer LTDA, 1999.
Sites: Morashá e Beit Chabad.
Artigos e notícias do Stand With Us Brasil e Israel de Fato
Habilidade:
Tanach – Conhecer e analisar trechos dos livros Reis I e II e Salmos do Tanach e associar os principais dilemas apresentados com situações cotidianas atuais.
Instrumentos:
Formulários e debates sobre os valores inseridos em cada história.
Descritores:
A: Conhece e analisar trechos dos livros Reisl I e II e Salmos do Tanach e associa os principais dilemas apresentados com situações cotidianas atuais.
P: Conhece trechos dos livros Reis I e II e Salmos do Tanach e relaciona alguns dilemas apresentados com situações cotidianas atuais.
B: Conhece trechos dos livros Reis I e II e Salmos do Tanach e identifica alguns dos dilemas apresentados.
I: Conhece trechos dos livros Reis I e II e Salmos do Tanach.
Habilidade:
Limudei Israel – Analisar a sociedade kibutziana e relacionar o comportamento e o modo de vida de seus habitantes com o cenário de sua própria vida, em casa e na escola. (Atividades relacionadas a leitura do Livro Entre Amigos de Amós Oz)
Instrumentos:
Atividade escrita e talk show com interpretação dos personagens do livro.
Descritores:
A: Analisar a sociedade kibutziana e relaciona o comportamento e o modo de vida de seus habitantes com o cenário de sua própria vida, em casa e na escola. (Atividades relacionadas a leitura do Livro Entre Amigos de Amós Oz).
P: Descreve a sociedade kibutziana e relaciona o comportamento e o modo de vida de seus habitantes com o cenário de sua própria vida, em casa e na escola. (Atividades relacionadas a leitura do Livro Entre Amigos de Amós Oz)
B: Identifica aspectos importantes da sociedade kibutziana e relaciona o comportamento e o modo de vida de seus habitantes com situações de sua própria vida. (Atividades relacionadas a leitura do Livro Entre Amigos de Amós Oz)
I: Identifica aspectos importantes da sociedade kibutziana. (Atividades relacionadas a leitura do Livro Entre Amigos de Amós Óz)
Habilidade:
Compreender a origem dos povos que integram a sociedade israelense e analisar a integração de alguns desses grupos à sociedade atual a partir de pesquisa e apresentação de trabalho em grupo.
Instrumentos:
Pesquisa e atividade em grupos;
Descritores:
A: Compreende a origem dos povos que integram a sociedade israelense e analisa a integração de alguns desses grupos à sociedade atual a partir de pesquisa e apresentação de trabalho em grupo.
P: Compreende a origem dos povos que integram a sociedade israelense e identifica a integração de alguns desses grupos à sociedade atual a partir de pesquisa e apresentação de trabalho em grupo.
B: Conhece a origem dos povos que integram a sociedade israelense e a sua integração à sociedade atual a partir de pesquisa e apresentação de trabalho em grupo.
I: Conhece a origem dos povos que integram a sociedade israelense a partir de pesquisa e apresentação de trabalho em grupo.
Habilidade:
História – Analisar o reinado de Shlomo, a divisão do reino e o Exílio Babilônico, e compreender as mudanças estruturais, políticas e religiosas que se desenvolveram nestes períodos.
Instrumentos:
Atividade comparativa; Forms avaliativo.
Descritores:
A: Analisa o reinado de Shlomo, a divisão do reino e o Exílio Babilônico, e compreende as mudanças estruturais, políticas e religiosas que se desenvolveram nestes períodos.
P: Analisa o reinado de Shlomo, a divisão do reino e o Exílio Babilônico, e identifica as mudanças estruturais, políticas e religiosas que se desenvolveram nestes períodos.
B: Analisa o reinado de Shlomo, a divisão do reino e o Exílio Babilônico, e identifica algumas das mudanças estruturais, políticas e religiosas que se desenvolveram nestes períodos.
I: Identifica aspectos relevantes do reinado de Shlomo, da divisão do reino e do Exílio Babilônico
Habilidade:
Caracterizar o contexto histórico em que se desenvolve o livro Anne Frank – Biografia Ilustrada – e analisar as alternativas encontradas pela família Frank, e pelas pessoas que os ajudaram a driblar aquela situação através de criação de tira em quadrinhos.
Instrumentos: Debate sobre o livro e criação de tira em quadrinhos.
Descritores:
A: Caracteriza o contexto histórico em que se desenvolve o livro Anne Frank – Biografia Ilustrada – e analisa as alternativas encontradas pela família Frank, e pelas pessoas que os ajudaram a driblar aquela situação através de criação de tira em quadrinhos.
P: Identifica o contexto histórico em que se desenvolve o livro Anne Frank – Biografia Ilustrada – e analisa as alternativas encontradas pela família Frank, e pelas pessoas que os ajudaram a driblar aquela situação através de criação de tira em quadrinhos.
B: Conhece o contexto histórico em que se desenvolve o livro Anne Frank – Biografia Ilustrada – e identifica as alternativas encontradas pela família Frank, e pelas pessoas que os ajudaram a driblar aquela situação através de criação de tira em quadrinhos.
I: Conhece o contexto histórico em que se desenvolve o livro Anne Frank – Biografia Ilustrada – e identifica como a família Frank lidou com aquela situação através de criação de tira em quadrinhos.
Habilidade:
Ivrit – Comunicar-se oralmente em hebraico vinculando as estruturas e o vocabulário estudados e desenvolver as atividades propostas na plataforma Bishvil Haivrit.
Instrumentos: Atividades orais e na plataforma Bishvil Haivrit.
Descritores:
A: Comunica-se oralmente em hebraico vinculando as estruturas e o vocabulário estudados e desenvolve as atividades propostas na plataforma Bishvil Haivrit.
P: Comunica-se oralmente em hebraico vinculando as estruturas e o vocabulário estudados, e desenvolve as atividades propostas na plataforma Bishvil Haivrit com apoio de materiais didáticos.
B: Estabelece pequenos diálogos em hebraico vinculando as estruturas e o vocabulário estudados, e desenvolve as atividades propostas na plataforma Bishvil Haivrit com apoio do professor.
I: Estabelece pequenos diálogos em hebraico e realiza as atividades da plataforma Bishvil Haivrit com apoio do professor.
Componente curricular: Língua Portuguesa
Professor: Francisco Lovato
Conteúdos Nucleares:
– Características temáticas, estruturais e estilísticas de poema
– Características temáticas, estruturais e estilísticas de textos não literários (textos jornalísticos, divulgação científica e artigos de opinião)
– Funções sintáticas (sujeitos e seus respectivos tipos; predicados verbal e nominal; adjuntos adverbiais; e objetos direto e indireto)
– Verbos e modalização discursiva
Habilidade:
Distinguir excertos descritivos e argumentativos em notícias, crônicas, artigos de opinião e textos de divulgação científica por meio de reconhecimento de suas características temáticas, estruturais e estilísticas.
Instrumentos:
Prova; Trabalho.
Descritores:
A: Distingue excertos descritivos e argumentativos em notícias, crônicas, artigos de opinião e textos de divulgação científica, reconhecendo todas suas características temáticas, estruturais e estilísticas.
P: Reconhece excertos descritivos e argumentativos em notícias, crônicas, artigos de opinião e textos de divulgação científica, percebendo características temáticas, estruturais e estilísticas dos respectivos gêneros.
B: Identifica excertos descritivos e argumentativos em notícias, crônicas, artigos de opinião e textos de divulgação científica, identificando algumas características temáticas, estruturais e estilísticas dos respectivos gêneros.
I: Identifica, com suporte do professor, excertos descritivos e argumentativos em alguns portadores de texto, dos estilos e dos temas dos respectivos gêneros.
Habilidade:
Planejar textos descritivos e informativos (notícias jornalísticas, textos de divulgação científica) por meio do emprego de sujeitos, verbos, predicados e adjuntos.
Instrumentos:
Elaboração de projeto de texto 1; Elaboração de projeto de texto 2; Elaboração de projeto de texto 3; Elaboração de projeto de texto de exposição oral Projeto Shark Tank.
Descritores:
A: Elabora um projeto de texto com excelente domínio das estruturas de contextualização/introdução do tema central, desenvolvimento do assunto e conclusão/finalização, explicitando as informações a serem desenvolvidas na produção textual.
P: Elabora um projeto de texto com bom domínio das estruturas de contextualização/introdução do tema central, desenvolvimento do assunto e conclusão/finalização, explicitando a maioria das informações a serem desenvolvidas na produção textual.
B: Elabora um projeto de texto com pouco domínio das estruturas de contextualização/introdução do tema central, desenvolvimento do assunto e conclusão/finalização, explicitando algumas das informações a serem desenvolvidas na produção textual.
I: Com auxílio do professor, elabora um projeto de texto, demonstrando pouco domínio das estruturas de contextualização/introdução do tema central, desenvolvimento do assunto e conclusão/finalização, explicitando superficialmente algumas das informações a serem desenvolvidas na produção textual.
Habilidade:
Produzir textos descritivos e informativos (notícias jornalísticas, textos de divulgação científica) por meio do emprego de sujeitos, verbos, predicados e adjuntos.
Instrumentos:
Produção textual 1; Produção textual 2; Produção textual 3; Projeto Shark Tank (apresentação oral).
Descritores:
A: Produz textos descritivos e informativos utilizando, regularmente, recursos de coesão sequencial (modos e tempos verbais, advérbios e locuções adverbiais), bem como empregando sujeitos, verbos, predicados e adjuntos, para apresentar e organizar, de modo criativo, organizar as informações do tema proposto.
P: Produz textos descritivos e informativos utilizando, eventualmente, recursos de coesão sequencial (modos e tempos verbais, advérbios e locuções adverbiais), bem como empregando sujeitos, verbos, predicados e adjuntos, para apresentar e organizar, de modo criativo, organizar as informações do tema proposto.
B: Produz fragmentos de textos descritivos e informativos utilizando alguns recursos de coesão sequencial (tempos do modo indicativo, advérbios e locuções adverbiais), bem como empregando sujeitos, verbos, predicados e adjuntos, para apresentar e organizar as informações do tema proposto.
I: Produz fragmentos de textos descritivos e informativos utilizando recursos de coesão sequencial (tempos do modo indicativo, advérbios e locuções adverbiais) bem como empregando sujeitos, verbos, predicados e adjuntos, para apresentar e organizar as informações do tema proposto com o suporte do professor.
Habilidade:
Compreender os efeitos de sentido produzidos pela articulação de texto verbal e texto não verbal em textos multimodais.
Instrumentos:
Prova parcial (Análise e comparação); Trabalho 1 (Produção); Trabalho 2 (Análise, comparação e produção).
Descritores:
A: Analisa, compara e produz com excelente domínio conceitual e técnico peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.
P: Analisa, compara e produz com bom domínio conceitual e técnico peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.
B: Analisa e compara peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.
I: Com suporte do professor, analisa peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.
Habilidades:
Selecionar trechos de leituras obrigatórias para defender argumentos, orais e escritos, em debates regrados.
Instrumentos:
Prova; Seminário.
Descritores:
A: Seleciona trechos das leituras obrigatórias, de acordo com tópicos formais e temáticos predefinidos, e relaciona-os a questões da vida prática/do cotidiano para defender argumentos orais e escritos em debates regrados.
P: Seleciona trechos das leituras obrigatórias, de acordo com tópicos temáticos predefinidos, e relaciona-os a questões da vida prática/do cotidiano para defender argumentos orais e escritos em debates regrados.
B: Parafraseia trechos das leituras obrigatórias de acordo com os tópicos propostos em debates regrados.
I: Identifica trechos das leituras obrigatórias.
Componente curricular: Língua Inglesa
Professor: Geison Anghinoni Barbosa
Conteúdos Nucleares:
– Used to;
– Present perfect;
– Passive voice;
– Modal verbs: deducing and speculating;
– Past perfect;
– Vocabulary.
Habilidade:
Compreender e utilizar os conceitos gramaticais trabalhados durante as aulas.
Instrumentos:
Trabalho; Prova somativa.
Descritores:
A: Compreende e utiliza os conteúdos gramaticais trabalhados em sala de aula, em diferentes situações do cotidiano.
P: Compreende e utiliza os conteúdos gramaticais trabalhados em aula.
B: Compreende os conteúdos gramaticais trabalhados em aula.
I: Reconhece parte dos componentes gramaticais dos tópicos abordados em aula, com auxílio do professor.
Habilidade:
Compreender o que é expresso verbalmente e aplicar as informações adquiridas para realizar tarefas e para propósitos de comunicação.
Instrumentos:
Práticas auditivas; Instrumentos direcionados.
Descritores:
A: Compreende o que é expresso verbalmente e aplica as informações adquiridas para realizar tarefas e para propósitos de comunicação.
P: Compreende o que é expresso verbalmente para propósitos de comunicação.
B: Compreende instruções verbais, ocasionalmente necessitando da orientação do professor para interpretá-las e realizar as tarefas correspondentes.
I: Compreende breves instruções faladas, necessitando do uso da língua materna e do auxílio do professor para interpretar e executar tarefas correspondentes mais complexas.
Habilidade:
Comunicar-se oralmente empregando o vocabulário e as estruturas gramaticais ensinadas.
Instrumentos:
Produções orais; Participação diária.
Descritores:
A: Comunica-se oralmente de forma plena, utilizando o vocabulário e as estruturas gramaticais ensinadas em contextos amplos.
P: Comunica-se oralmente utilizando vocabulário e estruturas gramaticais trabalhadas.
B: Expressa-se oralmente utilizando o vocabulário estudado, necessitando do auxílio do professor para desenvolver diálogos mais complexos.
I: Emprega oralmente algumas palavras do vocabulário aprendido quando requisitado pelo professor.
Habilidade:
Compreender informações explícitas e implícitas em diferentes tipos de produções textuais.
Instrumentos:
Leitura e compreensão de textos; Avaliação somativa.
Descritores:
A: Compreende plenamente informações explícitas e implícitas em textos para fins comunicativos.
P: Compreende informações explícitas em textos.
B: Compreende informações básicas em textos disponibilizados pelo professor.
I: Compreende algumas informações em textos disponibilizados pelo professor, com suporte do mesmo e de ferramentas de tradução.
Habilidades:
Escrever textos de acordo com os temas propostos, respeitando as estruturas gramaticais trabalhadas.
Instrumentos:
Produção de textos; Avaliação somativa.
Descritores:
A: Escreve textos de acordo com os temas propostos, respeitando as estruturas gramaticais trabalhadas.
P: Escreve textos de acordo com os temas propostos.
B: Escreve pequenos textos de acordo com os temas propostos, fazendo-se eventualmente necessária a intervenção do professor para que respeite minimamente as estruturas gramaticais trabalhadas.
I: Escreve pequenos textos de acordo com os temas propostos com intervenção do professor.
Componente curricular: Matemática
Professora: Fernanda Pacheco dos Reis
Conteúdos Nucleares:
– Geometria: Ângulos: noção, usos e medida.
– Grandezas e Medidas: Unidades de medida, perímetro, área e volume.
– Probabilidade e Estatística: Média simples e média ponderada; Pesquisa amostral e planejamento de pesquisa, coleta e organização dos dados, construção de tabelas e gráficos e interpretação das informações.
– Álgebra: Introdução à álgebra: linguagem algébrica, sequências numéricas, termos semelhantes e redução de termos; Equações polinomiais do 1º grau; Estudo das grandezas.
Habilidade:
Identificar e aplicar a medida de abertura de ângulos como uma grandeza relacionada a figuras geométricas, resolvendo problemas que envolvam a noção de ângulo em diversas situações, incluindo aplicações práticas como o ângulo de visão em fotografia.
Instrumentos:
Projeto interdisciplinar; Somativa 1.
Descritores:
A: Identifica e aplica a medida de abertura de ângulos como uma grandeza relacionada a figuras geométricas, resolvendo problemas que envolvam a noção de ângulo em diversas situações, incluindo aplicações práticas como o ângulo de visão em fotografias.
P: Identifica a medida de abertura de ângulos como uma grandeza relacionada a figuras geométricas, resolvendo problemas que envolvam a noção de ângulo em diversas situações, incluindo aplicações práticas como o ângulo de visão em fotografias.
B: Identifica a medida de abertura de ângulos como uma grandeza relacionada a figuras geométricas, resolvendo problemas com o suporte do professor.
I: Identifica a medida de abertura de ângulos como uma grandeza relacionada a figuras geométricas.
Habilidade:
Interpretar e resolver problemas que envolvam as grandezas de comprimento, perímetro e área (triângulos e quadriláteros), sem e com uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
Instrumentos:
Somativa 1; Listas de atividades.
Descritores:
A: Interpreta e resolve problemas que envolvam as grandezas de comprimento, perímetro e área (triângulos e quadriláteros), sem e com uso de fórmulas, inseridos em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.
P: Interpreta e resolve problemas que envolvam as grandezas de comprimento, perímetro e área (triângulos e quadriláteros), sem e com uso de fórmulas.
B: Interpreta e resolve problemas que envolvam as grandezas de comprimento, perímetro e área (triângulos e quadriláteros), com uso de fórmulas e suporte do professor.
I: Interpreta problemas que envolvam as grandezas de comprimento, perímetro e área (triângulos e quadriláteros).
Habilidade:
Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.
Instrumentos:
Pesquisa; Somativa 2.
Descritores:
A: Compreende em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcula seu valor e o relaciona, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.
P: Compreende em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa e calcula seu valor.
B: Compreende em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa e calcula seu valor com o suporte do professor.
I: Compreende em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência.
Habilidade:
Interpretar e analisar dados apresentados em diferentes tipos de gráficos divulgados pela mídia, utilizando seu conhecimento de porcentagem.
Instrumentos:
Pesquisa; Somativa 2.
Descritores:
A: Interpreta e analisa dados apresentados em diferentes tipos de gráficos divulgados pela mídia.
P: Interpreta e analisa dados apresentados em alguns tipos de gráficos divulgados pela mídia.
B: Interpreta dados apresentados em diferentes tipos de gráficos divulgados pela mídia.
I: Interpreta dados apresentados em diferentes tipos de gráficos divulgados pela mídia, com suporte do professor.
Habilidades:
Compreender e utilizar a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, reconhecendo, resolvendo e elaborando problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.
Instrumentos:
Listas de atividades; Somativa 2.
Descritores:
A: Reconhece, resolve e elabora problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.
P: Compreende e resolve problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.
B: Reconhece problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade e resolve com suporte do professor.
I: Reconhece a ideia de variável, representada por letra ou símbolo.
Habilidades:
Resolver, estimar e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando os conhecimentos de razão, proporção e regra de três.
Instrumentos:
CLIL project; Listas de atividades.
Descritores:
A: Resolve, estima e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando os conhecimentos de razão, proporção e regra de três.
P: Resolve e estima problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando os conhecimentos de razão, proporção e regra de três.
B: Resolve problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando os conhecimentos de razão, proporção e regra de três.
I: Resolve problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando os conhecimentos de razão, proporção e regra de três, com suporte do professor.
Componente curricular: Ciências da Natureza
Professoras: Manuella Mattos e Mariana Figueiró
Conteúdos Nucleares:
– Biomas brasileiro;
– Saúde Pública.
Habilidade:
Analisar os biomas brasileiros a partir da caracterização da fauna e da flora estimando as espécies ameaçadas de extinção e as possíveis causas destes fenômenos.
Instrumentos:
Somativa; Projeto.
Descritores:
A: Analisa os biomas brasileiros a partir da caracterização da fauna e da flora estimando as espécies ameaçadas de extinção e as possíveis causas destes fenômenos.
P: Diferencia os biomas a partir das suas características de fauna e flora, identificando as espécies ameaçadas de extinção e suas principais causas.
B: Descreve as principais características dos biomas brasileiros e reconhece algumas problemáticas que podem estar associadas com a extinção de espécies.
I: Lista os principais biomas brasileiros e algumas espécies ameaçadas de extinção, sem fazer relação com seu habitat.
Habilidade:
Diferenciar as principais doenças que atingem o cenário brasileiro, traçando comparações com a população gaúcha e porto alegrense e evidenciando possíveis tratamentos e métodos de prevenção.
Instrumentos:
Teste; Trabalho.
Descritores:
A: Diferencia as principais doenças que atingem o cenário brasileiro, traçando comparações com a população gaúcha e porto alegrense e evidenciando possíveis tratamentos e métodos de prevenção.
P: Compreende as principais doenças que atingem o cenário brasileiro e regional (Sul – Porto Alegre), investigando possíveis tratamentos e métodos de prevenção.
B: Associa os tratamentos e métodos de prevenção adequados para cada tipo de doença, comparando as ocorrências em diferentes regiões do Brasil.
I: Descreve características das principais doenças que ocorrem no Brasil e lista alguns tratamentos e/ou métodos de prevenção.
Habilidade:
Participar ativa e respeitosamente das atividades em sala de aula, respeitando os prazos e critérios na entrega de trabalhos, bem como seguir os protocolos de segurança das atividades práticas de laboratório, atento a obrigatoriedade do uso de jaleco.
Instrumentos:
Registros no caderno e entrega das atividades; Relatórios das atividades práticas.
Descritores:
A: Mostra responsabilidade ao executar práticas laboratoriais, seguindo os protocolos com interesse e atenção, solicitando ajuda quando necessário. Destaca-se na sala de aula, elaborando trabalhos coerentes, cumprindo prazos e critérios de entrega.
P: Segue os protocolos de segurança nas práticas laboratoriais. Participa em sala de aula, mantendo coerência nas atividades e critérios de entrega.
B: Participa de práticas no laboratório, realizando alguns relatórios.
I: Participa como ouvinte de práticas no laboratório.
Habilidade:
Pesquisar, interpretar e produzir imagens de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas visuais (artísticas, científicas, jornalísticas, antropológicas etc.)
Instrumentos:
Interpretação de gráficos; Produção de material visual.
Descritores:
A: Pesquisar, interpretar e produzir imagens de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas visuais (artísticas, científicas, jornalísticas, antropológicas etc.)
P: Interpretar e produzir imagens de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas visuais (artísticas, científicas, jornalísticas, antropológicas etc.)
B: Produzir imagens de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas visuais (artísticas, científicas, jornalísticas, antropológicas etc.)
I: Planeja a produção imagens relacionadas a diferentes contextos e práticas visuais (artísticas, científicas, jornalísticas, antropológicas etc.)
Componente curricular: Ciências Humanas
Professor: Jonas Camargo
Conteúdos Nucleares:
– Biomas brasileiros
– O Continente Asiático
– O Continente Americano
– Período Colonial Brasileiro
Habilidade:
Analisar as paisagens brasileiras para reconhecer os biomas e as expressões culturais diversas das identidades brasileiras.
Instrumentos:
Prova; Projeto; Atividades de Aula.
Descritores:
A: Analisa com precisão os biomas brasileiros e as expressões culturais presentes em diferentes paisagens, demonstrando uma compreensão clara das características e das identidades associadas a cada região.
P: Descreve de maneira detalhada os biomas e as expressões culturais das paisagens brasileiras, abordando aspectos relevantes e mostrando conhecimento sobre como essas características refletem as identidades regionais.
B: Reconhece os principais biomas e expressões culturais das paisagens brasileiras.
I: Distingue de forma limitada os biomas e as expressões culturais das paisagens brasileiras.
Habilidade:
Produzir resumos e sínteses de textos próprios das Ciências Humanas, personalizando as próprias estratégias de estudos.
Instrumentos:
Prova; Trabalho; Atividades de Aula.
Descritores:
A: Produz resumos e sínteses claros e bem estruturados dos textos das Ciências Humanas, utilizando estratégias de estudo personalizadas que demonstram compreensão aprofundada dos conteúdos.
P: Elabora resumos e sínteses eficazes dos textos das Ciências Humanas, aplicando estratégias de estudo ajustadas às suas necessidades e mostrando uma boa compreensão dos principais conceitos e ideias.
B: Descreve os principais pontos dos textos das Ciências Humanas em resumos e sínteses com alguma clareza.
I: Apresenta sínteses dos textos das Ciências Humanas.
Habilidade:
Ler mapas, gráficos e infográficos de forma independente extraindo informações pertinentes aos estudos das humanidades.
Instrumentos:
Registros no caderno; Prova Somativa; Produção de infográficos.
Descritores:
A: Analisa mapas, gráficos e infográficos de forma independente, extraindo informações pertinentes e integrando-as de maneira eficaz aos estudos das humanidades, demonstrando uma compreensão clara e completa dos dados apresentados.
P: Interpreta mapas, gráficos e infográficos com precisão, extraindo informações relevantes e aplicando-as adequadamente aos estudos das humanidades, com uma boa compreensão dos dados e suas implicações.
B: Compreende os principais elementos de mapas, gráficos e infográficos, extraindo informações relevantes.
I: Reconhece superficialmente mapas, gráficos e infográficos.
Habilidade:
Relacionar a presença e as características de cidades brasileiras com o relevo e o processo histórico nos diferentes biomas.
Instrumentos:
Interpretação de imagens; Produção de imagens autorais.
Descritores:
A: Relaciona de forma clara e precisa a presença e as características das cidades brasileiras com o relevo e o processo histórico nos diferentes biomas, demonstrando uma compreensão abrangente e bem fundamentada das interações entre esses elementos.
P: Conecta a presença e as características das cidades brasileiras com o relevo e o processo histórico nos diferentes biomas, evidenciando uma compreensão sólida dos fatores que influenciam essas relações.
B: Associa a presença e as características das cidades brasileiras com o relevo e o processo histórico nos diferentes biomas.
I: Identifica superficialmente a presença e as características das cidades brasileiras em relação ao relevo e ao processo histórico nos diferentes biomas.
Componente curricular: Educação Tecnológica
Professor: Marcos Dill
Conteúdos Nucleares:
– Robótica com Arduino
– Programação em blocos
– Cultura Maker
Habilidade:
Construir e programar robôs utilizando Arduino.
Instrumentos:
Projeto de Programação; Atividades práticas em aula.
Descritores:
A: Constrói e programa robôs complexos com Arduino, utilizando múltiplos motores, sensores e atuadores para realizar tarefas autônomas.
P: Constrói e programa robôs com Arduino, utilizando motores e sensores básicos para realizar tarefas simples.
B: Constrói e programa robôs simples com Arduino, utilizando apenas um motor ou sensor.
I: Constrói robôs simples com Arduino com suporte do professor.
Habilidade:
Criar e executar programas de lógica simples utilizando plataformas de programação em blocos.
Instrumentos:
Projeto de Programação; Atividades práticas em aula.
Descritores:
A: Cria programas de lógica avançada utilizando programação em blocos, integrando loops, condições e variáveis para resolver problemas complexos.
P: Cria programas de lógica simples com blocos de comando, utilizando estruturas básicas como loops e condições.
B: Cria programas simples utilizando blocos de comandos, com pouca variação nas estruturas.
I: Cria programas simples apenas com a ajuda do professor.
Habilidade:
Desenvolver projetos práticos e criativos utilizando ferramentas da cultura maker
Instrumentos:
Projetos maker.
Descritores:
A: Desenvolve projetos criativos e complexos utilizando diversas ferramentas da cultura maker para resolver problemas práticos.
P: Desenvolve projetos intermediários utilizando ferramentas da cultura maker.
B: Constrói projetos simples utilizando ferramentas da cultura maker.
I: Cria projetos simples apenas com auxílio do professor, utilizando ferramentas da cultura maker.