Prezadas famílias,

Apresentamos, no documento que segue, as propostas previstas para o segundo semestre dos sétimos anos, com o intuito de conclusão dos conteúdos anuais e desenvolvimento de habilidades dentro de cada componente curricular.

É importante reafirmar que o processo avaliativo do CIB21 leva em consideração uma dimensão diagnóstica (avaliação prévia, antes de dar início às atividades pedagógicas), uma dimensão somativa (feita para mensurar o entendimento dos estudantes e identificar a aproximação do resultado esperado) e, essencialmente, uma dimensão formativa (com um processo de feedback, que acompanha o desenvolvimento da aprendizagem, colocando o estudante como protagonista e sendo feita durante a trajetória pedagógica).

Glossário:

Conteúdos nucleares

Temáticas gerais e específicas a serem desenvolvidas nas aulas por meio de metodologias diversas. 

Habilidades

Capacidades a serem avaliadas por meio de diferentes instrumentos como: apresentação de trabalhos, construção de mapas mentais, debates, resumos, rodas de conversa, experiências, vivências e provas.

As habilidades definidas no Plano de Ensino e descritas no Relatório de Avaliação são avaliadas e traduzidas em descritores de uma Escala de Proficiência, os quais efetivamente demonstram os resultados obtidos pelos alunos quanto ao domínio e mobilização de conhecimentos em termos de progressão e complexidade. São os chamados Níveis de Proficiência, listados a seguir: 

  • A: Avançado
  • P: Proficiente 
  • B: Básico
  • I: Insuficiente
 
      Ausência de Proficiência:
  • NR: Não realizado
  • NA: Não avaliado

Informações importantes da etapa dentro do segundo semestre

Seguindo na premissa do encerramento da etapa, seguem os marcadores que se destacam nesse processo:

  • Semana de avaliações (29/10 a 7/11): acontecerá no turno da manhã, em horário de aula e contará com um guia de estudos enviado mais próximo das datas mencionadas:

    Quarta-feira, 29/10: Ciências da Natureza
    Sexta-feira, 31/10: Cultura Judaica
    Segunda-feira, 03/11: Língua Inglesa
    Terça-feira, 04/11: Matemática
    Quarta-feira, 05/11: Ciências Humanas
    Sexta-feira, 07/11: Língua Portuguesa

 
  • Semana de substitutivas (10/11 a 14/11): é destinada aos alunos que perderam alguma avaliação ao longo do semestre, mas os responsáveis realizaram o envio do atestado e/ou justificativa da ausência via aplicativo (com antecedência). Acontecerá durante o horário de aula daquele componente curricular e é de gerenciamento do próprio professor.

     

  • Semana de reavaliações (24/11 a 28/11): acontecerá no turno da tarde, destinada obrigatoriamente aos alunos com uma ou mais habilidades em nível de proficiência insuficiente e de forma opcional para alunos que desejam alcançar o nível proficiente (e tenham sinalizado ao professor previamente).
 
  • Semana de avaliações externas (08/12 a 12/12): acontecerá no turno da manhã, com o objetivo de aferir habilidades e competências esperadas para o ano escolar em andamento, dentro das 4 áreas do conhecimento.

     

  • Período de recuperações finais (15/12 a 19/12): destinada aos alunos que não aprovaram durante o ano letivo, mesmo após o período de reavaliação.
 

Estamos disponíveis para sanar qualquer dúvida e agradecemos a confiança!

Atenciosamente,
Coordenação do Ensino Fundamental 2

Componente curricular: Cultura Judaica

Professores: Luciane Zylbersztejn e Sônia Schwetz.

Conteúdos Nucleares: 

– Tanach:
Trechos dos Livros Reis I e Reis II.
Trechos do livro Tehilim (salmos).

– Estudo de Israel (Limudei Israel):
Sociedade Kibutziana.
Livro: Entre Amigos – Amos Oz
Origem dos judeus que integram a sociedade israelense
Livro: Anne Frank – A Biografia Ilustrada

– História Judaica:
O Reinado de Shlomo
Divisão do reino.
Exílio Babilônico e Retorno à Tzion.

– Ivrit:
Unidade 2 – Bishvil haivrit – contextos de interação (cidade, kibutz, escola, casa).
Preposições e estruturas gramaticais.

  • GORODOVITS, David. A Bíblia Hebraica. São Paulo. Sêfer LTDA, 2006. 

  • BORGER, Hans. Uma história do povo judeu. Vol. 1 De Canaã à Espanha. São Paulo. Sêfer LTDA, 1999.  

  • Sites: Morashá e Beit Chabad. 

  • Artigos e notícias do Stand With Us Brasil e Israel de Fato

Habilidade: 

Tanach – Conhecer e analisar trechos dos livros Reis I e II e Salmos do Tanach e associar os principais dilemas apresentados com situações cotidianas atuais.

Instrumentos: 

Formulários e debates sobre os valores inseridos em cada história.

Descritores: 

A: Conhece e analisar trechos dos livros Reisl I e II e Salmos do Tanach e associa os principais dilemas apresentados com situações cotidianas atuais.

P: Conhece trechos dos livros Reis I e II e Salmos do Tanach e relaciona alguns dilemas apresentados com situações cotidianas atuais.

B: Conhece trechos dos livros Reis I e II e Salmos do Tanach e identifica alguns dos dilemas apresentados.  

I: Conhece trechos dos livros Reis I e II e Salmos do Tanach.

Habilidade: 

Limudei IsraelAnalisar a sociedade kibutziana e relacionar o comportamento e o modo de vida de seus habitantes com o cenário de sua própria vida, em casa e na escola. (Atividades relacionadas a leitura do Livro Entre Amigos de Amós Oz)

Instrumentos: 

Atividade escrita e talk show com interpretação dos personagens do livro.

Descritores: 

A: Analisar a sociedade kibutziana e relaciona o comportamento e o modo de vida de seus habitantes com o cenário de sua própria vida, em casa e na escola. (Atividades relacionadas a leitura do Livro Entre Amigos de Amós Oz).

P: Descreve a sociedade kibutziana e relaciona o comportamento e o modo de vida de seus habitantes com o cenário de sua própria vida, em casa e na escola. (Atividades relacionadas a leitura do Livro Entre Amigos de Amós Oz) 

B: Identifica aspectos importantes da sociedade kibutziana e relaciona o comportamento e o modo de vida de seus habitantes com situações de sua própria vida. (Atividades relacionadas a leitura do Livro Entre Amigos de Amós Oz)

I: Identifica aspectos importantes da sociedade kibutziana. (Atividades relacionadas a leitura do Livro Entre Amigos de Amós Óz)

Habilidade: 

Compreender a origem dos povos que integram a sociedade israelense e analisar a integração de alguns desses grupos à sociedade atual a partir de pesquisa e apresentação de trabalho em grupo.

Instrumentos: 

Pesquisa e atividade em grupos;

Descritores:

A: Compreende a origem dos povos que integram a sociedade israelense e analisa a integração de alguns desses grupos à sociedade atual a partir de pesquisa e apresentação de trabalho em grupo.

P: Compreende a origem dos povos que integram a sociedade israelense e identifica a integração de alguns desses grupos à sociedade atual a partir de pesquisa e apresentação de trabalho em grupo.

B: Conhece a origem dos povos que integram a sociedade israelense e a sua integração à sociedade atual a partir de pesquisa e apresentação de trabalho em grupo.

I: Conhece a origem dos povos que integram a sociedade israelense a partir de pesquisa e apresentação de trabalho em grupo.

Habilidade: 

História – Analisar o reinado de Shlomo, a divisão do reino e o Exílio Babilônico, e compreender  as mudanças estruturais, políticas e religiosas que se desenvolveram nestes períodos.

Instrumentos: 

Atividade comparativa; Forms avaliativo.

Descritores:

A: Analisa o reinado de Shlomo, a divisão do reino e o Exílio Babilônico, e compreende as mudanças estruturais, políticas e religiosas que se desenvolveram nestes períodos. 

P: Analisa o reinado de Shlomo, a divisão do reino e o Exílio Babilônico, e identifica as mudanças estruturais, políticas e religiosas que se desenvolveram nestes períodos. 

B: Analisa o reinado de Shlomo, a divisão do reino e o Exílio Babilônico, e identifica algumas das mudanças estruturais, políticas e religiosas que se desenvolveram nestes períodos. 

I: Identifica aspectos relevantes do reinado de Shlomo, da divisão do reino e do Exílio Babilônico

Habilidade: 

Caracterizar o contexto histórico em que se desenvolve o livro Anne Frank – Biografia Ilustrada – e analisar as alternativas encontradas pela família Frank, e pelas pessoas que os ajudaram a driblar aquela situação através de criação de tira em quadrinhos.

Instrumentos: Debate sobre o livro e criação de tira em quadrinhos.

Descritores:

A: Caracteriza o contexto histórico em que se desenvolve o livro Anne Frank – Biografia Ilustrada – e analisa as alternativas encontradas pela família Frank, e pelas pessoas que os ajudaram a driblar aquela situação através de criação de tira em quadrinhos.

P: Identifica o contexto histórico em que se desenvolve o livro Anne Frank – Biografia Ilustrada – e analisa as alternativas encontradas pela família Frank, e pelas pessoas que os ajudaram a driblar aquela situação através de criação de tira em quadrinhos.

B: Conhece o contexto histórico em que se desenvolve o livro Anne Frank – Biografia Ilustrada – e identifica as alternativas encontradas pela família Frank, e pelas pessoas que os ajudaram a driblar aquela situação através de criação de tira em quadrinhos.

I: Conhece o contexto histórico em que se desenvolve o livro Anne Frank – Biografia Ilustrada – e identifica como a família Frank lidou com aquela situação através de criação de tira em quadrinhos.

Habilidade: 

Ivrit – Comunicar-se oralmente em hebraico vinculando as estruturas e o vocabulário estudados e desenvolver as atividades propostas na plataforma Bishvil Haivrit.

Instrumentos: Atividades orais e na plataforma Bishvil Haivrit.

Descritores:

A: Comunica-se oralmente em hebraico vinculando as estruturas e o vocabulário estudados e desenvolve as atividades propostas na plataforma Bishvil Haivrit.

P: Comunica-se oralmente em hebraico vinculando as estruturas e o vocabulário estudados, e desenvolve as atividades propostas na plataforma Bishvil Haivrit com apoio de materiais didáticos. 

B: Estabelece pequenos diálogos em hebraico vinculando as estruturas e o vocabulário estudados, e desenvolve as atividades propostas na plataforma Bishvil Haivrit com apoio do professor. 

I: Estabelece pequenos diálogos em hebraico e realiza as atividades da plataforma Bishvil Haivrit com apoio do professor.

  • Entre Amigos – Amós Oz
    Periodo de leitura: até 08 de agosto.
  • Anne Frank – A Biografia Ilustrada
    Período de leitura: até 21 de novembro.

Componente curricular: Língua Portuguesa

Professor: Francisco Lovato

Conteúdos Nucleares:

– Características temáticas, estruturais e estilísticas de poema
– Características temáticas, estruturais e estilísticas de textos não literários (textos jornalísticos, divulgação científica e artigos de opinião)
– Funções sintáticas (sujeitos e seus respectivos tipos; predicados verbal e nominal; adjuntos adverbiais; e objetos direto e indireto)
– Verbos e modalização discursiva

  • BAGNO, Marcos. Gramática pedagógica do português brasileiro, São Paulo, Parábola, 1056p. 2011. ISBN 978-85-7934-037-6.
  • BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola, 2007.
  • BARTHES, Roland. Elementos de semiologia. São Paulo: Cultrix, 1999.
  • BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolingüística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004 (Col. Linguagem, nº. 4) 112 p. ISBN: 85-88456-17-6.
  • FIORIN, José Luiz. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2008.
  • Mattos, M.A.; & Silva, R. V. (1995). Contradições no Ensino do Português: a língua que se fala x a língua que se ensina.Salvador: Edufb.
  • NEVES, Maria Helena Moura. Gramática de usos do português. 2ª Ed atualizada. UNESP, 2011.
  • PIGNATARI, Decio. Semiótica & literatura. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004b.

Habilidade: 

Distinguir excertos descritivos e argumentativos em notícias, crônicas, artigos de opinião e textos de divulgação científica por meio de reconhecimento de suas características temáticas, estruturais e estilísticas.

Instrumentos: 

Prova; Trabalho.

Descritores: 

A: Distingue excertos descritivos e argumentativos em notícias, crônicas, artigos de opinião e textos de divulgação científica, reconhecendo todas suas características temáticas, estruturais e estilísticas.

P: Reconhece excertos descritivos e argumentativos em notícias, crônicas, artigos de opinião e textos de divulgação científica, percebendo características temáticas, estruturais e estilísticas dos respectivos gêneros.

B: Identifica excertos descritivos e argumentativos em notícias, crônicas, artigos de opinião e textos de divulgação científica, identificando algumas características temáticas, estruturais e estilísticas dos respectivos gêneros.

I: Identifica, com suporte do professor, excertos descritivos e argumentativos em alguns portadores de texto, dos estilos e dos temas dos respectivos gêneros.

Habilidade: 

Planejar textos descritivos e informativos (notícias jornalísticas, textos de divulgação científica) por meio do emprego de sujeitos, verbos, predicados e adjuntos.

Instrumentos: 

Elaboração de projeto de texto 1; Elaboração de projeto de texto 2; Elaboração de projeto de texto 3; Elaboração de projeto de texto de exposição oral Projeto Shark Tank.

Descritores: 

A: Elabora um projeto de texto com excelente domínio das estruturas de contextualização/introdução do tema central, desenvolvimento do assunto e conclusão/finalização, explicitando as informações a serem desenvolvidas na produção textual.

P: Elabora um projeto de texto com bom domínio das estruturas de contextualização/introdução do tema central, desenvolvimento do assunto e conclusão/finalização, explicitando a maioria das informações a serem desenvolvidas na produção textual.

B: Elabora um projeto de texto com pouco domínio das estruturas de contextualização/introdução do tema central, desenvolvimento do assunto e conclusão/finalização, explicitando algumas das informações a serem desenvolvidas na produção textual.

I: Com auxílio do professor, elabora um projeto de texto, demonstrando pouco domínio das estruturas de contextualização/introdução do tema central, desenvolvimento do assunto e conclusão/finalização, explicitando superficialmente algumas das informações a serem desenvolvidas na produção textual.

Habilidade: 

Produzir textos descritivos e informativos (notícias jornalísticas, textos de divulgação científica) por meio do emprego de sujeitos, verbos, predicados e adjuntos.

Instrumentos: 

Produção textual 1; Produção textual 2; Produção textual 3; Projeto Shark Tank (apresentação oral).

Descritores:

A: Produz textos descritivos e informativos utilizando, regularmente, recursos de coesão sequencial (modos e tempos verbais, advérbios e locuções adverbiais), bem como empregando sujeitos, verbos, predicados e adjuntos, para apresentar e organizar, de modo criativo, organizar as informações do tema proposto.

P: Produz textos descritivos e informativos utilizando, eventualmente, recursos de coesão sequencial (modos e tempos verbais, advérbios e locuções adverbiais), bem como empregando sujeitos, verbos, predicados e adjuntos, para apresentar e organizar, de modo criativo, organizar as informações do tema proposto. 

B: Produz fragmentos de textos descritivos e informativos utilizando alguns recursos de coesão sequencial (tempos do modo indicativo, advérbios e locuções adverbiais), bem como empregando sujeitos, verbos, predicados e adjuntos, para apresentar e organizar as informações do tema proposto.

I: Produz fragmentos de textos descritivos e informativos utilizando recursos de coesão sequencial (tempos do modo indicativo, advérbios e locuções adverbiais) bem como empregando sujeitos, verbos, predicados e adjuntos, para apresentar e organizar as informações do tema proposto com o suporte do professor.

Habilidade: 

Compreender os efeitos de sentido produzidos pela articulação de texto verbal e texto não verbal em textos multimodais.

Instrumentos: 

Prova parcial (Análise e comparação); Trabalho 1 (Produção); Trabalho 2 (Análise, comparação e produção).

Descritores:

A: Analisa, compara e produz com excelente domínio conceitual e técnico peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

P: Analisa, compara e produz com bom domínio conceitual e técnico peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

 B: Analisa e compara peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

I: Com suporte do professor, analisa peças publicitárias variadas (cartazes, folhetos, outdoor, anúncios e propagandas em diferentes mídias, spots, jingle, vídeos etc.), de forma a perceber a articulação entre elas em campanhas, as especificidades das várias semioses e mídias, a adequação dessas peças ao público-alvo, aos objetivos do anunciante e/ou da campanha e à construção composicional e estilo dos gêneros em questão, como forma de ampliar suas possibilidades de compreensão (e produção) de textos pertencentes a esses gêneros.

Habilidades: 

Selecionar trechos de leituras obrigatórias para defender argumentos, orais e escritos, em debates regrados.

Instrumentos: 

Prova; Seminário.

Descritores:

A: Seleciona trechos das leituras obrigatórias, de acordo com tópicos formais e temáticos predefinidos, e relaciona-os a questões da vida prática/do cotidiano para defender argumentos orais e escritos em debates regrados.

P: Seleciona trechos das leituras obrigatórias, de acordo com tópicos temáticos predefinidos, e relaciona-os a questões da vida prática/do cotidiano para defender argumentos orais e escritos em debates regrados.

B: Parafraseia trechos das leituras obrigatórias de acordo com os tópicos propostos em debates regrados.

I: Identifica trechos das leituras obrigatórias.

  • O Karaíba: uma história pré-Brasil – Daniel Munduruku (Melhoramentos)
    Período de leitura: até 28 de agosto

  • As lendas de Dandara – Jarid Arraes (Editora Cultura)
    Período de leitura: até 23 de outubro.

     

  • A menina com estrela – Luize Valente (Pingo de ouro edições)
    Período de leitura: Segunda quinzena de novembro.

Componente curricular: Língua Inglesa

Professor: Geison Anghinoni Barbosa

Conteúdos Nucleares:

– Used to;
– Present perfect;
– Passive voice;
– Modal verbs: deducing and speculating;
– Past perfect;
– Vocabulary.

  • DAVIES, P. Harmonize: 3: Student Book with Online Practice. Londres, England: Oxford University Press, 2023.
  • WETZ, B. Oxford Discover Futures: Level 2: Student book. Londres, England: Oxford University Press, 2020.
  • WETZ, B. Oxford Discover Futures Level 2 Workbook with Online Practice. Londres, England: Oxford University Press, 2020.
  • AARTS, B. Oxford Modern English Grammar. Oxford University Press, 2011.

Habilidade: 

Compreender e utilizar os conceitos gramaticais trabalhados durante as aulas.

Instrumentos: 

Trabalho; Prova somativa.

Descritores: 

A: Compreende e utiliza os conteúdos gramaticais trabalhados em sala de aula, em diferentes situações do cotidiano.

P: Compreende e utiliza os conteúdos gramaticais trabalhados em aula.

B: Compreende os conteúdos gramaticais trabalhados em aula.

I: Reconhece parte dos componentes gramaticais dos tópicos abordados em aula, com auxílio do professor.

Habilidade: 

Compreender o que é expresso verbalmente e aplicar as informações adquiridas para realizar tarefas e para propósitos de comunicação.

Instrumentos: 

Práticas auditivas; Instrumentos direcionados.

Descritores: 

A: Compreende o que é expresso verbalmente e aplica as informações adquiridas para realizar tarefas e para propósitos de comunicação. 

P: Compreende o que é expresso verbalmente para propósitos de comunicação. 

B: Compreende instruções verbais, ocasionalmente necessitando da orientação do professor para interpretá-las e realizar as tarefas correspondentes.

I: Compreende breves instruções faladas, necessitando do uso da língua materna e do auxílio do professor para interpretar e executar tarefas correspondentes mais complexas.

Habilidade: 

Comunicar-se oralmente empregando o vocabulário e as estruturas gramaticais ensinadas.

Instrumentos: 

Produções orais; Participação diária.

Descritores:

A: Comunica-se oralmente de forma plena, utilizando o vocabulário e as estruturas gramaticais ensinadas em contextos amplos.

P: Comunica-se oralmente utilizando vocabulário e estruturas gramaticais trabalhadas.

B: Expressa-se oralmente utilizando o vocabulário estudado, necessitando do auxílio do professor para desenvolver diálogos mais complexos. 

I: Emprega oralmente algumas palavras do vocabulário aprendido quando requisitado pelo professor.

Habilidade: 

Compreender informações explícitas e implícitas em diferentes tipos de produções textuais.

Instrumentos: 

Leitura e compreensão de textos; Avaliação somativa.

Descritores:

A: Compreende plenamente informações explícitas e implícitas em textos para fins comunicativos. 

P: Compreende informações explícitas em textos.

B: Compreende informações básicas em textos disponibilizados pelo professor.

I: Compreende algumas informações em textos disponibilizados pelo professor, com suporte do mesmo e de ferramentas de tradução.

Habilidades: 

Escrever textos de acordo com os temas propostos, respeitando as estruturas gramaticais trabalhadas.

Instrumentos: 

Produção de textos; Avaliação somativa.

Descritores:

A: Escreve textos de acordo com os temas propostos, respeitando as estruturas gramaticais trabalhadas.  

P: Escreve textos de acordo com os temas propostos.

B: Escreve pequenos textos de acordo com os temas propostos, fazendo-se eventualmente necessária a intervenção do professor para que respeite minimamente as estruturas gramaticais trabalhadas. 

I: Escreve pequenos textos de acordo com os temas propostos com intervenção do professor. 

Componente curricular: Matemática

Professora: Fernanda Pacheco dos Reis

Conteúdos Nucleares:

– Geometria: Ângulos: noção, usos e medida.

– Grandezas e Medidas: Unidades de medida, perímetro, área e volume.

– Probabilidade e Estatística: Média simples e média ponderada; Pesquisa amostral e planejamento de pesquisa, coleta e organização dos dados, construção de tabelas e gráficos e interpretação das informações.

– Álgebra: Introdução à álgebra: linguagem algébrica, sequências numéricas, termos semelhantes e redução de termos; Equações polinomiais do 1º grau; Estudo das grandezas.

  • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
  • CHIARI, A. S. S. Tecnologias Digitais e Educação Matemática: relações possíveis, possibilidades futuras. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 2018.
  • DANTE, Luiz Roberto. Teláris Essencial: Matemática 7º ano / Luiz Roberto Dante, Fernando Viana. — 1. ed. — São Paulo: Ática, 2022. 
  • NOVA ESCOLA. Planos de aula para o 7º ano do ensino fundamental. Disponível em < https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/7ano > Acesso ao longo de 2025. 
  • SMOLE, Kátia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Ignes. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
  • SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela.  Jogos de Matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007. 104p.

Habilidade: 

Identificar e aplicar a medida de abertura de ângulos como uma grandeza relacionada a figuras geométricas, resolvendo problemas que envolvam a noção de ângulo em diversas situações, incluindo aplicações práticas como o ângulo de visão em fotografia.

Instrumentos: 

Projeto interdisciplinar; Somativa 1.

Descritores: 

A: Identifica e aplica a medida de abertura de ângulos como uma grandeza relacionada a figuras geométricas, resolvendo problemas que envolvam a noção de ângulo em diversas situações, incluindo aplicações práticas como o ângulo de visão em fotografias.

P: Identifica a medida de abertura de ângulos como uma grandeza relacionada a figuras geométricas, resolvendo problemas que envolvam a noção de ângulo em diversas situações, incluindo aplicações práticas como o ângulo de visão em fotografias.

B: Identifica a medida de abertura de ângulos como uma grandeza relacionada a figuras geométricas, resolvendo problemas com o suporte do professor.

I: Identifica a medida de abertura de ângulos como uma grandeza relacionada a figuras geométricas.

Habilidade: 

Interpretar e resolver problemas que envolvam as grandezas de comprimento, perímetro e área (triângulos e quadriláteros), sem e com uso de fórmulas, inseridos, sempre que possível, em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.

Instrumentos: 

Somativa 1; Listas de atividades.

Descritores: 

A: Interpreta e resolve problemas que envolvam as grandezas de comprimento, perímetro e área (triângulos e quadriláteros), sem e com uso de fórmulas, inseridos em contextos oriundos de situações reais e/ou relacionadas às outras áreas do conhecimento.

P: Interpreta e resolve problemas que envolvam as grandezas de comprimento, perímetro e área (triângulos e quadriláteros), sem e com uso de fórmulas.

B: Interpreta e resolve problemas que envolvam as grandezas de comprimento, perímetro e área (triângulos e quadriláteros), com uso de fórmulas e suporte do professor.

I: Interpreta problemas que envolvam as grandezas de comprimento, perímetro e área (triângulos e quadriláteros).

Habilidade: 

Compreender, em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcular seu valor e relacioná-lo, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

Instrumentos: 

Pesquisa; Somativa 2.

Descritores:

A: Compreende em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa, calcula seu valor e o relaciona, intuitivamente, com a amplitude do conjunto de dados.

P: Compreende em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa e calcula seu valor.

B: Compreende em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência de uma pesquisa e calcula seu valor com o suporte do professor.

I: Compreende em contextos significativos, o significado de média estatística como indicador da tendência.

Habilidade: 

Interpretar e analisar dados apresentados em diferentes tipos de gráficos divulgados pela mídia, utilizando seu conhecimento de porcentagem.

Instrumentos: 

Pesquisa; Somativa 2.

Descritores:

A: Interpreta e analisa dados apresentados em diferentes tipos de gráficos divulgados pela mídia.

P: Interpreta e analisa dados apresentados em alguns tipos de gráficos divulgados pela mídia.

B: Interpreta dados apresentados em diferentes tipos de gráficos divulgados pela mídia.

I: Interpreta dados apresentados em diferentes tipos de gráficos divulgados pela mídia, com suporte do professor.

Habilidades: 

Compreender e utilizar a ideia de variável, representada por letra ou símbolo, para expressar relação entre duas grandezas, reconhecendo, resolvendo e elaborando problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.

Instrumentos: 

Listas de atividades; Somativa 2.

Descritores:

A: Reconhece, resolve e elabora problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.

P: Compreende e resolve problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade.

B: Reconhece problemas que possam ser representados por equações polinomiais de 1º grau, redutíveis à forma ax + b = c, fazendo uso das propriedades da igualdade e resolve com suporte do professor.

I: Reconhece a ideia de variável, representada por letra ou símbolo.

Habilidades: 

Resolver, estimar e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando os conhecimentos de razão, proporção e regra de três.

Instrumentos: 

CLIL project; Listas de atividades.

Descritores:

A: Resolve, estima e elaborar problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando os conhecimentos de razão, proporção e regra de três.

P: Resolve e estima problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando os conhecimentos de razão, proporção e regra de três.

B: Resolve problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando os conhecimentos de razão, proporção e regra de três.

I: Resolve problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta e de proporcionalidade inversa entre duas grandezas, utilizando os conhecimentos de razão, proporção e regra de três, com suporte do professor.

Componente curricular: Ciências da Natureza

Professoras: Manuella Mattos e Mariana Figueiró

Conteúdos Nucleares:

– Biomas brasileiro;
– Saúde Pública.

  • Teórica: Livro: Vida, a ciência da biologia, volumes 1, 2 e 3 (Sadava, Heller, Oreans, Purves e Hillis, 2009), Khan Academy.
  • Atualidades: BBC, National Geographic e CNN – notícias que discutimos em aula ou que são disponibilizadas como materiais complementares;
  • Dados de pesquisas estatísticas: IBGE e relatórios da ONU.

Habilidade: 

Analisar os biomas brasileiros a partir da caracterização da fauna e da flora estimando as espécies ameaçadas de extinção e as possíveis causas destes fenômenos.

Instrumentos: 

Somativa; Projeto.

Descritores: 

A: Analisa os biomas brasileiros a partir da caracterização da fauna e da flora estimando as espécies ameaçadas de extinção e as possíveis causas destes fenômenos. 

P: Diferencia os biomas a partir das suas características de fauna e flora, identificando as espécies ameaçadas de extinção e suas principais causas. 

B: Descreve as principais características dos biomas brasileiros e reconhece algumas problemáticas que podem estar associadas com a extinção de espécies. 

I: Lista os principais biomas brasileiros e algumas espécies ameaçadas de extinção, sem fazer relação com seu habitat.

Habilidade: 

Diferenciar as principais doenças que atingem o cenário brasileiro, traçando comparações com a população gaúcha e porto alegrense e evidenciando possíveis tratamentos e métodos de prevenção.

Instrumentos: 

Teste; Trabalho.

Descritores: 

A: Diferencia as principais doenças que atingem o cenário brasileiro, traçando comparações com a população gaúcha e porto alegrense e evidenciando possíveis tratamentos e métodos de prevenção. 

P: Compreende as principais doenças que atingem o cenário brasileiro e regional (Sul – Porto Alegre), investigando possíveis tratamentos e métodos de prevenção. 

B: Associa os tratamentos e métodos de prevenção adequados para cada tipo de doença, comparando as ocorrências em diferentes regiões do Brasil. 

I: Descreve características das principais doenças que ocorrem no Brasil e lista alguns tratamentos e/ou métodos de prevenção.

Habilidade: 

Participar ativa e respeitosamente das atividades em sala de aula, respeitando os prazos e critérios na entrega de trabalhos, bem como seguir os protocolos de segurança das atividades práticas de laboratório, atento a obrigatoriedade do uso de jaleco.

Instrumentos: 

Registros no caderno e entrega das atividades; Relatórios das atividades práticas.

Descritores:

A: Mostra responsabilidade ao executar práticas laboratoriais, seguindo os protocolos com interesse e atenção, solicitando ajuda quando necessário. Destaca-se na sala de aula, elaborando trabalhos coerentes, cumprindo prazos e critérios de entrega.

P: Segue os protocolos de segurança nas práticas laboratoriais. Participa em sala de aula, mantendo coerência nas atividades e critérios de entrega.

B: Participa de práticas no laboratório, realizando alguns relatórios. 

I: Participa como ouvinte de práticas no laboratório.

Habilidade: 

Pesquisar, interpretar e produzir imagens de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas visuais (artísticas, científicas, jornalísticas, antropológicas etc.)

Instrumentos: 

Interpretação de gráficos; Produção de material visual.

Descritores:

A: Pesquisar, interpretar e produzir imagens de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas visuais (artísticas, científicas, jornalísticas, antropológicas etc.)

P: Interpretar e produzir imagens de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas visuais (artísticas, científicas, jornalísticas, antropológicas etc.)

B: Produzir imagens de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas visuais (artísticas, científicas, jornalísticas, antropológicas etc.)

I: Planeja a produção imagens relacionadas a diferentes contextos e práticas visuais (artísticas, científicas, jornalísticas, antropológicas etc.)

Componente curricular: Ciências Humanas

Professor: Jonas Camargo

Conteúdos Nucleares:

– Biomas brasileiros
– O Continente Asiático
– O Continente Americano
– Período Colonial Brasileiro

Habilidade: 

Analisar as paisagens brasileiras para reconhecer os biomas e as expressões culturais diversas das identidades brasileiras.

Instrumentos:

Prova; Projeto; Atividades de Aula.

Descritores: 

A: Analisa com precisão os biomas brasileiros e as expressões culturais presentes em diferentes paisagens, demonstrando uma compreensão clara das características e das identidades associadas a cada região. 

P: Descreve de maneira detalhada os biomas e as expressões culturais das paisagens brasileiras, abordando aspectos relevantes e mostrando conhecimento sobre como essas características refletem as identidades regionais. 

B: Reconhece os principais biomas e expressões culturais das paisagens brasileiras.

I: Distingue de forma limitada os biomas e as expressões culturais das paisagens brasileiras.

Habilidade: 

Produzir resumos e sínteses de textos próprios das Ciências Humanas, personalizando as próprias estratégias de estudos.

Instrumentos:

Prova; Trabalho; Atividades de Aula.

Descritores: 

A: Produz resumos e sínteses claros e bem estruturados dos textos das Ciências Humanas, utilizando estratégias de estudo personalizadas que demonstram compreensão aprofundada dos conteúdos. 

P: Elabora resumos e sínteses eficazes dos textos das Ciências Humanas, aplicando estratégias de estudo ajustadas às suas necessidades e mostrando uma boa compreensão dos principais conceitos e ideias. 

B: Descreve os principais pontos dos textos das Ciências Humanas em resumos e sínteses com alguma clareza.

I: Apresenta sínteses dos textos das Ciências Humanas.

Habilidade: 

Ler mapas, gráficos e infográficos de forma independente extraindo informações pertinentes aos estudos das humanidades.

Instrumentos:

Registros no caderno; Prova Somativa; Produção de infográficos.

Descritores:

A: Analisa mapas, gráficos e infográficos de forma independente, extraindo informações pertinentes e integrando-as de maneira eficaz aos estudos das humanidades, demonstrando uma compreensão clara e completa dos dados apresentados.

P: Interpreta mapas, gráficos e infográficos com precisão, extraindo informações relevantes e aplicando-as adequadamente aos estudos das humanidades, com uma boa compreensão dos dados e suas implicações. 

B: Compreende os principais elementos de mapas, gráficos e infográficos, extraindo informações relevantes.

I: Reconhece superficialmente mapas, gráficos e infográficos.

Habilidade: 

Relacionar a presença e as características de cidades brasileiras com o relevo e o processo histórico nos diferentes biomas.

Instrumentos:

Interpretação de imagens; Produção de imagens autorais.

Descritores:

A: Relaciona de forma clara e precisa a presença e as características das cidades brasileiras com o relevo e o processo histórico nos diferentes biomas, demonstrando uma compreensão abrangente e bem fundamentada das interações entre esses elementos.

P: Conecta a presença e as características das cidades brasileiras com o relevo e o processo histórico nos diferentes biomas, evidenciando uma compreensão sólida dos fatores que influenciam essas relações.

B: Associa a presença e as características das cidades brasileiras com o relevo e o processo histórico nos diferentes biomas.

I: Identifica superficialmente a presença e as características das cidades brasileiras em relação ao relevo e ao processo histórico nos diferentes biomas.

Componente curricular: Educação Tecnológica

Professor: Marcos Dill

Conteúdos Nucleares:

– Robótica com Arduino
– Programação em blocos
– Cultura Maker

  • DUQUE, Rita de Cássia Soares; FILHO, Paulo Henrique. A cultura maker: e suas implicações no contexto educacional. Vitória, ES: Transversal Educação, 2023. 
  • GONDIM, Raquel de Sousa; PINTO, Antonia Cláudia Prado; CASTRO FILHO , José Aires de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. A Cultura Maker como Estratégia de Ensino e Aprendizagem: uma Revisão Sistemática da Literatura . Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 5, p. 840–847, 2023. 
  • GARLET, Daniela. Ensino de lógica de programação para alunos do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018. 
  • GUIMARÃES JUNIOR, José Carlos; SCHMIDT, Felipe Luiz Antônio; PAULA, Wanderley Souza. O papel da educação STEAM: ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no desenvolvimento de habilidades do século XXI. 2024.

Habilidade: 

Construir e programar robôs utilizando Arduino.

Instrumentos:

Projeto de Programação; Atividades práticas em aula.

Descritores: 

A: Constrói e programa robôs complexos com Arduino, utilizando múltiplos motores, sensores e atuadores para realizar tarefas autônomas.

P: Constrói e programa robôs com Arduino, utilizando motores e sensores básicos para realizar tarefas simples.

B: Constrói e programa robôs simples com Arduino, utilizando apenas um motor ou sensor.

I:  Constrói robôs simples com Arduino com suporte do professor.

Habilidade: 

Criar e executar programas de lógica simples utilizando plataformas de programação em blocos.

Instrumentos:

Projeto de Programação; Atividades práticas em aula.

Descritores: 

A: Cria programas de lógica avançada utilizando programação em blocos, integrando loops, condições e variáveis para resolver problemas complexos.

P: Cria programas de lógica simples com blocos de comando, utilizando estruturas básicas como loops e condições.

B: Cria programas simples utilizando blocos de comandos, com pouca variação nas estruturas.

I: Cria programas simples apenas com a ajuda do professor.

Habilidade: 

Desenvolver projetos práticos e criativos utilizando ferramentas da cultura maker

Instrumentos:

Projetos maker.

Descritores:

A: Desenvolve projetos criativos e complexos utilizando diversas ferramentas da cultura maker para resolver problemas práticos.

P: Desenvolve projetos intermediários utilizando ferramentas da cultura maker.

B: Constrói projetos simples utilizando ferramentas da cultura maker.

I: Cria projetos simples apenas com auxílio do professor, utilizando ferramentas da cultura maker.