Prezadas famílias,
Apresentamos, no documento que segue, as propostas previstas para o segundo semestre dos sextos anos, com o intuito de conclusão dos conteúdos anuais e desenvolvimento de habilidades dentro de cada componente curricular.
É importante reafirmar que o processo avaliativo do CIB21 leva em consideração uma dimensão diagnóstica (avaliação prévia, antes de dar início às atividades pedagógicas), uma dimensão somativa (feita para mensurar o entendimento dos estudantes e identificar a aproximação do resultado esperado) e, essencialmente, uma dimensão formativa (com um processo de feedback, que acompanha o desenvolvimento da aprendizagem, colocando o estudante como protagonista e sendo feita durante a trajetória pedagógica).
Temáticas gerais e específicas a serem desenvolvidas nas aulas por meio de metodologias diversas.
Capacidades a serem avaliadas por meio de diferentes instrumentos como: apresentação de trabalhos, construção de mapas mentais, debates, resumos, rodas de conversa, experiências, vivências e provas.
As habilidades definidas no Plano de Ensino e descritas no Relatório de Avaliação são avaliadas e traduzidas em descritores de uma Escala de Proficiência, os quais efetivamente demonstram os resultados obtidos pelos alunos quanto ao domínio e mobilização de conhecimentos em termos de progressão e complexidade. São os chamados Níveis de Proficiência, listados a seguir:
Sexta-feira, 31/10: Cultura Judaica
Segunda-feira, 03/11: Língua Inglesa
Terça-feira, 04/11: Matemática
Quarta-feira, 05/11: Ciências Humanas
Quinta-feira, 06/11: Ciências da Natureza
Sexta-feira, 07/11: Língua Portuguesa
acontecerá no turno da manhã, com o objetivo de aferir habilidades e competências esperadas para o ano escolar em andamento, dentro das 4 áreas do conhecimento.
Estamos disponíveis para sanar qualquer dúvida e agradecemos a confiança!
Atenciosamente,
Coordenação do Ensino Fundamental 2
Componentes curriculares: História Judaica, Tanach, Projeto Raízes e Hebraico.
Professores:Yasmin Golbspan, Luciane Zylbersztejn e Sônia Schwetz.
Conteúdos Nucleares:
– História Judaica:
– Tanach:
– Projeto Raízes:
– Ivrit:
Habilidade:
Ivrit – Compreender e utilizar o vocabulário em ivrit , para comunicar características de diferentes orientações espaciais.
Instrumentos:
Apostila, Plataforma Bishvil Haivrit.
Descritores:
A: Compreende e utiliza o vocabulário em ivrit , para comunicar características de diferentes orientações espaciais.
P: Compreende e utiliza o vocabulário em ivrit , para comunicar características de diferentes orientações espaciais, com auxílio de material.
B: Compreende e utiliza o vocabulário de algumas estruturas em ivrit , para comunicar características de diferentes orientações espaciais, com auxílio externo.
I: Utliza algumas palavras em ivrit para se comunicar.
Habilidade:
História Judaica: Diferenciar e argumentar de forma autônoma os dilemas e desafios de cada período.
Instrumentos:
Debates; Teatro; Produção textual; Produção artística; Vídeos; Leitura; Prova somativa.
Descritores:
A: Diferencia e argumenta de forma autônoma os dilemas e desafios de cada período.
P: Diferencia e argumenta os dilemas e desafios de cada período.
B: Diferencia os dilemas e desafios de cada período.
I: Identifica alguns dilemas e desafios de cada período.
Habilidade:
História Judaica: Criar produções artísticas e textuais que relatam com riqueza de ideias os diferentes momentos históricos, desde a conquista de Canaã, até o reinado de Shlomo.
Instrumentos:
Produções textuais e artísticas na Jornada do Personagem
Produções artísticas, teatrais e Apresentação.
Descritores:
A: Cria produções artísticas e textuais que relatam com riqueza de ideias os diferentes momentos históricos.
P: Cria produções artísticas e textuais que relatam os diferentes momentos históricos.
B: Relaciona em pequenas produções os diferentes momentos históricos.
I: Relaciona em pequenas produções os diferentes momentos históricos, com suporte do adulto.
Habilidade:
Tanach: Reconhecer as principais histórias apresentadas no livro Juízes, analisar os seus dilemas e os comparar com situações observadas no seu cotidiano.
Instrumentos:
Leitura do Tanach; Ferramentas de Gamificação; Debates: Atividades escritas.
Descritores:
A: Reconhece as principais histórias apresentadas no livro Juízes, analisa os seus dilemas e os compara com situações observadas no seu cotidiano.
P: Reconhece as principais histórias apresentadas no livro Juízes, analisa os seus dilemas e os compara com situações observadas no seu cotidiano com suporte.
B: Reconhece as principais histórias apresentadas no livro Juízes, identifica os seus dilemas.
I: Reconhece as principais histórias apresentadas no livro Juízes.
Habilidades:
Vivências/Tradições – Projeto Raízes: Executar as tarefas de pesquisas, pontualmente; e agir visando a construção de um ambiente adequado para a aprendizagem e realização das atividades.
Instrumentos:
Entrevistas; Pesquisas; Filmes e vídeos; Produções artísticas no Scrapbook.
Descritores:
A: Executa as tarefas de pesquisas, pontualmente; e age visando a construção de um ambiente adequado para a aprendizagem e realização das atividades.
P: Executa as tarefas de pesquisas; e age visando a construção de um ambiente adequado para a aprendizagem e realização das atividades, com instrução da professora.
B: Realiza as atividades, com certa autonomia.
I: Realiza as atividades, com instrução da professora.
Habilidade:
Vivências/Tradições – Projeto Raízes: Analisar o livro “De repente, nas profundezas do bosque” de forma crítica e autônoma, interpretando os temas principais, expressando e argumentando pontos de vista com clareza e coerência.
Instrumentos: Debate; Reflexão escrita.
Descritores:
A: Analisa o livro “De repente, nas profundezas do bosque” de forma crítica e autônoma, interpretando os temas principais, expressando e argumentando pontos de vista com clareza e coerência.
P: Analisa o livro “De repente, nas profundezas do bosque” de forma crítica, interpretando os temas principais, expressando e argumentando pontos de vista com clareza e coerência.
B: Analisa o livro “De repente, nas profundezas do bosque”, interpretando os temas principais, expressando e argumentando pontos de vista com clareza e coerência.
I: Interpreta os temas principais do livro “De repente, nas profundezas do bosque”.
Componente curricular: Dança Israeli.
Professores: Pérola Finkler Abdalah e Antônia Coufal Starosta
Conteúdos Nucleares:
– Corpo, Movimento e Ritmo;
– Folclore e identidade judaica;
– Vocabulário de Ivrit;
– Rikudei Am (Harkadot).
Habilidade:
Identificar e executar passos do folclore israeli, estabelecendo conexão com as danças trabalhadas em aula.
Instrumentos:
Avaliações em aula.
Descritores:
A: Identifica e executa passos do folclore israeli, estabelecendo conexão com as danças trabalhadas em aula.
P: Identifica e executa passos do folclore israeli.
B: Executa passos do folclore israeli.
I: Executa passos do folclore israeli com intervenção dos morim.
Habilidade:
Organizar-se espacialmente em sala de aula, dançando de forma coordenada, mantendo ritmo e a dinâmica da dança.
Instrumentos:
Avaliações em aula.
Descritores:
A: Organiza-se espacialmente em sala de aula, dançando de forma coordenada, mantendo ritmo e a dinâmica da dança.
P: Organiza-se espacialmente em sala de aula, mantendo a dinâmica da dança.
B: Organiza-se espacialmente em sala de aula.
I: Explora o espaço de sala de aula com intervenção dos morim.
Habilidade:
Executar o repertório de rikudei am com autonomia.
Instrumentos:
Avaliações em aula.
Descritores:
A: Executa o repertório de rikudei am com autonomia.
P: Executa o repertório de rikudei am com autonomia com frequência.
B: Executa o repertório de rikudei am assistematicamente.
I: Executa o repertório de rikudei am mediante intervenção dos morim.
Habilidade:
Participar de forma cooperativa das aulas, trazendo questionamentos e contribuições.
Instrumentos:
Avaliações em aula.
Descritores:
A: Participa de forma cooperativa das aulas, trazendo questionamentos e contribuições.
P: Participa de forma cooperativa das aulas, trazendo questionamentos ou contribuições.
B: Participa de forma cooperativa das aulas.
I: Participa de forma cooperativa das aulas mediante intervenção dos morim.
Componente curricular: Língua Portuguesa
Professor: Maurício Casarin
Conteúdos Nucleares:
– Verbos
– Advérbios
– Modo indicativo
– Tempos do modo indicativo
– Linguagem literal e linguagem figurada
RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. Trad.: Antônio Negrini. São Paulo: Summus, 1982.
MUNARI, Bruno. Fantasia. Trad.: José Jacinto Correia Serra. Lisboa: Edições 70, 2015.
CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2008.
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. Trad.: Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri. Campinas: Editora da UNICAMP, 1988.
Habilidade:
Explicar a cronologia de eventos em textos ficcionais a partir do reconhecimento e da análise de verbos e de advérbios.
Instrumentos:
Atividades de leitura e análise de textos; Prova somativa.
Descritores:
A: Explica a cronologia de eventos em textos ficcionais a partir do reconhecimento e da análise de verbos e de advérbios
P: Esquematiza a cronologia de eventos em textos ficcionais a partir do reconhecimento e da análise de verbos e de advérbios
B: Identifica diferentes dimensões de tempo em textos ficcionais a partir do reconhecimento e da análise de verbos e de advérbios
I: Identifica sequências narrativas no passado, no presente e no futuro em textos ficcionais
Habilidade:
Identificar e avaliar pontos de vista em textos ficcionais através do reconhecimento e da análise de verbos e de advérbios, em sentido literal e figurado.
Instrumentos:
Atividades de leitura e análise de textos; Prova somativa.
Descritores:
A: Identifica e avalia pontos de vista em textos ficcionais através do reconhecimento e da análise de verbos e de advérbios, em sentido literal e figurado
P: Identifica e analisa pontos de vista em textos ficcionais através do reconhecimento de verbos e de advérbios, em sentido literal e figurado
B: Identifica pontos de vista em textos ficcionais através do reconhecimento de verbos e de advérbios, em sentido literal e figurado
I: Identifica pontos de vista em textos ficcionais através do reconhecimento de advérbios.
Habilidade:
Comparar e justificar o emprego de recursos de estilo em textos próprios e alheios (escolha de verbos e de advérbios), tendo em vista seus possíveis efeitos sobre os leitores.
Instrumentos:
Produção de textos autorais; Revisão de textos alheios e autorais.
Descritores:
A: Compara e justifica o emprego de recursos de estilo em textos próprios e alheios (escolha de verbos e de advérbios), tendo em vista seus possíveis efeitos sobre os leitores
P: Compara o emprego de recursos de estilo em textos próprios e alheios (escolha de verbos e de advérbios), tendo em vista seus possíveis efeitos sobre os leitores
B: Compara o emprego de recursos de estilo em textos próprios e alheios (escolha de verbos), reconhecendo seus diferentes efeitos de sentido
I: Reconhece o emprego de recursos de estilo em textos próprios e alheios (escolha de verbos e de advérbios)
Habilidade:
Selecionar trechos das leituras obrigatórias a fim de defender argumentos orais e escritos.
Instrumentos:
Debates regrados; Produção de textos orais, escritos e imagéticos a partir das leituras obrigatórias do semestre.
Descritores:
A: Seleciona trechos das leituras obrigatórias a fim de defender argumentos orais e escritos.
P: Seleciona trechos das leituras obrigatórias a fim de demonstrar aspectos dos livros.
B: Seleciona trechos das leituras obrigatórias a fim de comentar impressões de leitura.
I: Cita trechos das leituras obrigatórias a partir de critérios de seleção previamente estabelecidos pelo professor.
Habilidade:
Pesquisar, interpretar e produzir imagens de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas visuais (artísticas, científicas, jornalísticas, antropológicas etc.)
Instrumentos:
Leitura e análise de imagens ; Produção de imagens autorais.
Descritores:
A: Pesquisa, interpreta e produz imagens de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas visuais (artísticas, científicas, jornalísticas, antropológicas etc.)
P: Interpreta e produz imagens de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas visuais (artísticas, científicas, jornalísticas, antropológicas etc.)
B: Produz imagens de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas visuais (artísticas, científicas, jornalísticas, antropológicas etc.)
I: Planeja a produção imagens relacionadas a diferentes contextos e práticas visuais (artísticas, científicas, jornalísticas, antropológicas etc.)
Sete desafios para ser rei (Jan Terlouw)
Período de leitura: Segunda semana de setembro até a última semana de outubro.
Componente curricular: Língua Inglesa
Professora: Júlia Meneghetti Rockenbach
Conteúdos Nucleares:
– Modal Verbs (should/ must / have (got) to)
– Present Perfect – ever / never
– Vocabulary: Exercise and the body
Habilidade:
Comunicar-se oralmente de forma eficaz, utilizando vocabulário e estruturas gramaticais adequadas.
Instrumentos:
Atividades de interação oral em sala de aula, em duplas, grupos ou professor- aluno: (entrevistas, jogos, atividades de speaking baseadas nas provas de cambridge, apresentações de trabalhos) + uso da língua em rotina de sala de aula.
Descritores:
A: Comunica-se oralmente de forma eficaz, utilizando vocabulário e estruturas gramaticais adequadas.
P: Comunica-se oralmente utilizando vocabulário e estruturas gramaticais adequadas.
B: Comunica-se oralmente a partir do auxílio do professor, utilizando vocabulário e estruturas gramaticais estudadas.
I: Comunica-se oralmente de forma restrita.
Habilidade:
Compreender e interpretar de forma eficaz diferentes enunciados e tipologias textuais em língua inglesa fazendo uso de estratégias de leitura.
Instrumentos:
Leitura e interpretação de textos em sala de aula + leitura e compreensão no teste e na avaliação somativa.
Descritores:
A: Compreende e interpreta de forma eficaz diferentes enunciados e tipologias textuais em língua inglesa fazendo uso de estratégias de leitura.
P: Compreende e interpreta diferentes enunciados e tipologias textuais em língua inglesa fazendo uso de estratégias de leitura.
B: Compreende e interpreta enunciados e tipologias textuais em língua inglesa geralmente com suporte do professor.
I: Compreende enunciados curtos em língua inglesa.
Habilidade:
Utilizar a língua inglesa de forma eficaz para a realização de escrita formal e informal de frases e parágrafos sobre temas trabalhados em aula.
Instrumentos:
Escrita de textos em sala de aula (histórias, projetos); Escrita de parágrafos no teste e na avaliação somativa.
Descritores:
A: Utiliza a língua inglesa de forma eficaz para a realização de escrita formal e informal de frases e parágrafos sobre temas trabalhados em aula.
P: Utiliza a língua inglesa para a realização de escrita formal e informal de frases e parágrafos sobre temas trabalhados em aula.
B: Utiliza a língua inglesa para a realização de escrita formal e informal de pequenas frases sobre temas trabalhados em aula.
I: Utiliza a língua inglesa para a realização de escrita de frases sobre temas trabalhados em aula.
Habilidade:
Compreender informações orais em inglês e realizar tarefas a partir delas, desenvolvendo as competências de escuta.
Instrumentos:
Atividades de escuta do livro didático (áudios e vídeos) + uso da habilidade de escuta na rotina de sala de aula.
Descritores:
A: Compreende informações orais em inglês e realiza tarefas a partir delas, desenvolvendo as competências de escuta.
P: Compreende informações orais em inglês e realiza tarefas a partir delas, por meio de alguma estratégia.
B: Compreende parcialmente informações orais em inglês e realiza tarefas a partir delas com ajuda do professor.
I: Compreende pequenas informações orais em inglês e realiza tarefas a partir delas com o auxílio do professor.
Habilidade:
Identificar e utilizar de forma adequada, em diferentes contextos, os diversos tipos verbais e vocabulários estudados.
Instrumentos:
Exercícios do livro didático e folhas de exercício com cosulta em sala de aula (incluindo uso da escrita de textos em trabalhos) + exercícios das avaliações (teste + avaliação somativa).
Descritores:
A: Identifica e utiliza de forma adequada, em diferentes contextos, os diversos tipos verbais e vocabulários estudados.
P: Identifica e utiliza de forma adequada grande parte dos tipos verbais e vocabulários estudados.
B: Identifica os tipos verbais e vocabulários estudados.
I: Reconhece os tipos verbais e vocabulários estudados com o auxílio do professor.
Componente curricular: Matemática
Professora: Yasmin Barbosa Cavalheiro
Conteúdos Nucleares:
– Números: Frações (equivalência, simplificação, operações); Porcentagem (diferentes representações, resolução de problemas); Números Decimais (diferentes representações, operações).
– Grandezas e Medidas: Unidades de Medida (transformações); Área e Perímetro de Figuras Planas (triângulos e quadriláteros).; Noções Iniciais de Volume de Sólidos Geométricos (blocos retangulares).
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
DANTE, Luiz Roberto. Teláris Essencial: Matemática 6º ano / Luiz Roberto Dante, Fernando Viana. — 1. ed. — São Paulo: Ática, 2022.
NOVA ESCOLA. Planos de aula para o 6º ano do ensino fundamental.Habilidade:
Classificar, comparar e simplificar frações. Calcular frações de quantidades. Desenvolver cálculos envolvendo as operações básicas com números racionais positivos na forma fracionária.
Instrumentos:
Lista de Atividades Avaliativa 1 + Trabalho 1 (CLIL, em grupos) + Prova somativa.
Descritores:
A: Classifica, compara e simplifica frações. Calcula frações de quantidades. Desenvolve cálculos envolvendo as operações básicas com números racionais positivos na forma fracionária, de forma autônoma; fazendo relações entre os diferentes significados das frações com situações do cotidiano.
P: Classifica, compara e simplifica frações. Calcula frações de quantidades. Desenvolve cálculos envolvendo as operações básicas com números racionais positivos na forma fracionária, identificando os diferentes significados de uma fração.
B: Simplifica frações. Calcula frações de quantidades. Resolve alguns cálculos envolvendo as operações básicas com números racionais positivos na forma fracionária.
I: Calcula frações de quantidades. Resolve alguns cálculos que envolvam as operações básicas com números racionais positivos na forma fracionária com apoio do professor.
Habilidade:
Compreender o conceito de porcentagem, realizando cálculos de porcentagens usando diferentes estratégias e resolver problemas que envolvam cálculos de porcentagens, por meio da ideia de proporcionalidade dentro do contexto cotidiano.
Instrumentos:
Trabalho 1 (CLIL, em grupos) + Trabalho 2 (resolução de problemas, em grupo) + Prova somativa.
Descritores:
A: Compreende o conceito de porcentagem, realizando cálculos de porcentagens usando diferentes estratégias e resolve problemas que envolvam cálculos de porcentagens, por meio da ideia de proporcionalidade dentro do contexto cotidiano, de forma autônoma.
P: Compreende o conceito de porcentagem, realizando cálculos de porcentagens usando diferentes estratégias e resolve problemas que envolvam cálculos de porcentagens, por meio da ideia de proporcionalidade, fazendo algumas conexões com o contexto cotidiano.
B: Realiza corretamente cálculos de porcentagens, resolve e interpreta problemas com o apoio do professor.
I: Resolve cálculos envolvendo porcentagem com o apoio do professor.
Habilidade:
Realizar transformações de números racionais positivos expressos na forma fracionária para a forma decimal e vice-versa. Desenvolve cálculos envolvendo as operações básicas com os números racionais positivos expressos em representação decimal. Compreender a utilização dos números decimais no contexto da Educação Financeira.
Instrumentos:
Lista de Atividade Avaliativa 2 + Trabalho 3 (CLIL -Shopping List) + Prova somativa.
Descritores:
A: Realiza transformações de números racionais positivos expressos na forma fracionária para a forma decimal e vice-versa, utilizando diferentes estratégias. Desenvolve cálculos envolvendo as operações básicas com os números racionais positivos expressos em representação decimal. Compreende a utilização dos números decimais no contexto da Educação Financeira.
P: Realiza transformações de números racionais positivos expressos na forma fracionária para a forma decimal e vice-versa. Desenvolve cálculos envolvendo as operações básicas com os números racionais positivos expressos em representação decimal. Identifica a utilização dos números decimais no contexto da Educação Financeira.
B: Realiza transformações de números racionais positivos expressos na forma fracionária para a forma decimal e vice-versa, com o apoio do professor. Resolve alguns cálculos envolvendo as operações básicas com os números racionais positivos expressos em representação decimal.
I: Resolve cálculos envolvendo as operações básicas com os números racionais positivos expressos em representação decimal, com apoio do professor.
Habilidade:
Compreender e diferenciar as grandezas de perímetro, área e volume, assim como utilizar corretamente as unidades de medida padrões de cada uma delas. Resolver, interpretar e elaborar problemas envolvendo essas grandezas, inseridas em situações do cotidiano.
Instrumentos: Lista de Atividades Avaliativa 3 (duplas) + Projeto CLIL.
Descritores:
A: Compreende e diferencia as grandezas de perímetro, área e volume, assim como utiliza corretamente as unidades de medida padrões de cada uma delas. Resolve, interpreta e elabora problemas envolvendo essas grandezas, inseridas em situações do cotidiano, utilizando diferentes estratégias.
P: Compreende e diferencia as grandezas de perímetro, área e volume, assim como utiliza corretamente as unidades de medida padrões de cada uma delas. Resolve, interpreta e elabora problemas envolvendo essas grandezas, inseridas em situações do cotidiano.
B: Diferencia parcialmente as grandezas de perímetro, área e volume. Resolve problemas envolvendo essas grandezas.
I: Realiza cálculos de perímetro e área com o apoio do professor.
Habilidade:
Interpretar e resolver problemas que envolvam diferentes grandezas como comprimento, massa e capacidade, em diferentes contextos, buscando relacioná-las com outras áreas do conhecimento. Realizar transformações simples entre as grandezas e reconhecer suas unidades de medida padrão.
Instrumentos: Lista Avaliativa de Atividade 3 (duplas) + Projeto CLIL.
Descritores:
A: Interpreta e resolve problemas envolvendo diferentes grandezas como comprimento, massa e capacidade, em diferentes contextos, buscando relacioná-las com outras áreas do conhecimento. Realiza transformações simples entre as grandezas, reconhecendo suas unidades de medida padrão.
P: Interpreta e resolve problemas envolvendo diferentes grandezas como comprimento, massa e capacidade, em diferentes contextos. Realiza transformações simples entre as grandezas, reconhecendo suas unidades de medida padrão.
B: Resolve problemas envolvendo diferentes grandezas. Realiza transformações simples entre as grandezas, com apoio do professor.
I: Resolve cálculos envolvendo algumas grandezas.
Habilidade:
Interpretar, resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos com números expressos na forma racional, por meio de estratégias variadas.
Instrumentos:
Prova Somativa + Trabalho 2 + Lista de Atividade Avaliativa.
Descritores:
A: Interpreta, resolve e elabora problemas envolvendo cálculos com números expressos na forma racional, utilizando estratégias variadas, de forma autônoma.
P: Interpreta, resolve e elabora problemas envolvendo cálculos com números expressos na forma racional.
B: Resolve e elabora problemas envolvendo cálculos com números expressos na forma racional, com apoio do professor.
I: Resolve alguns problemas envolvendo cálculos com números expressos na forma racional.
Componente curricular: Ciências da Natureza
Professoras: Manuella Mattos
Conteúdos Nucleares:
– Células
– Metabolismo
– Sistema Nervoso
– Visão
Habilidade:
Compreender o metabolismo através de experimentação prática, comparando e diferenciando os processos de fotossíntese e respiração celular e as suas influências na vida humana.
Instrumentos:
Relatórios de aula prática.
Descritores:
A: Compara e diferencia os processos de fotossíntese e respiração celular, compreendendo o conceito de metabolismo e sua importância para a vida na Terra.
P: Realiza os experimentos, evidenciando as características principais dos processos metabólicos e identificando suas relações com o nosso cotidiano.
B: Reconhece as principais funções dos processos de fotossíntese e respiração celular.
I: Descreve parcialmente os processos de fotossíntese e respiração celular.
Habilidade:
Delimitar os fatores que identificam os seres vivos, produzindo modelos que demonstrem as diferenças entre os tipos celulares, a partir da investigação sobre o mecanismo celular.
Instrumentos:
Atividades práticas de laboratório; Teste.
Descritores:
A: Justifica e diferencia os fatores que identificam os seres vivos, produzindo modelos através da comparação entre os tipos celulares.
P: Classifica os tipos de células e diferencia as características dos seres vivos a partir de modelos e práticas.
B: Identifica as características dos seres vivos, reconhecendo o mecanismo celular e demais fatores que implicam a vida.
I: Cita as principais características dos seres vivos.
Habilidade:
Justificar o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas e funções, recriando modelos de locomoção de seres vivos.
Instrumentos:
Projeto + Trabalho.
Descritores:
A: Justifica o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo, com base na análise de suas estruturas e funções, recria modelos de locomoção de seres vivos.
P: Explica o papel do sistema nervoso na coordenação das ações motoras e sensoriais do corpo e compara modelos de locomoção de seres vivos.
B: Identifica o papel do sistema nervoso e suas estruturas e reconhece modelos de locomoção de seres vivos.
I: Reconhece o principal papel do sistema nervoso e alguns modelos de locomoção de seres vivos.
Habilidade:
Explicar a importância da visão na interação do organismo com o meio e o funcionamento do olho humano, selecionando lentes adequadas para diferentes defeitos da visão.
Instrumentos:
Trabalho + Somativa.
Descritores:
A: Explica a importância da visão na interação do organismo com o meio e o funcionamento do olho humano, selecionando lentes adequadas para diferentes defeitos da visão.
P: Compreende a importância da visão na interação do organismo com o meio e o funcionamento do olho humano, diferenciando lentes adequadas para diferentes defeitos da visão.
B: Identifica a importância da visão e o funcionamento do olho humano, reconhecendo os tipos de lentes.
I: Identifica parcialmente o funcionamento do olho humano e/ou reconhece os tipos de lentes.
Habilidade:
Participar ativa e respeitosamente das atividades em sala de aula, respeitando os prazos e critérios na entrega de trabalhos, bem como seguir os protocolos de segurança das atividades práticas de laboratório, atento a obrigatoriedade do uso de jaleco.
Instrumentos:
Registros no caderno e entrega de atividades; Relatórios das atividades práticas.
Descritores:
A: Mostra responsabilidade ao executar práticas laboratoriais, seguindo os protocolos com interesse e atenção, solicitando ajuda quando necessário. Destaca-se na sala de aula, elaborando trabalhos coerentes, cumprindo prazos e critérios de entrega.
P: Segue os protocolos de segurança nas práticas laboratoriais. Participa em sala de aula, mantendo coerência nas atividades e critérios de entrega.
B: Participa de práticas no laboratório, realizando alguns relatórios.
I: Participa como ouvinte de práticas no laboratório.
Componente curricular: Ciências Humanas
Professor: Rafael Oliveira de Souza
Conteúdos Nucleares:
– O progresso de organização social, espacial, cultural e religiosa das civilizações antigas e o seu legado.
– A evolução histórica, ocupação do espaço e o legado greco-romano.
– As mudanças históricas, sociais e espaciais da Idade Antiga para a Idade Média.
– Desenvolvimento da organização social, espacial, cultural e religiosa da Idade Média.
Habilidade:
Compreender e expressar o legado das antigas civilizações orientais, identificando os processos de desenvolvimento espacial, social, cultural e religioso dessas sociedades.
Instrumentos:
Lista de exercícios + construção e apresentação de trabalhos + prova somativa.
Descritores:
A: Compreende e expressa o legado das civilizações orientais, identificando seus processos de desenvolvimento espacial, social, cultural e religioso.
P: Expressa o legado das civilizações orientais, identificando seus processos de desenvolvimento espacial, social, cultural e religioso.
B: Identifica os processos de desenvolvimento espacial, social, cultural e religioso das civilizações orientais.
I: Lista algumas informações sobre as civilizações orientais.
Habilidade:
Explorar os contextos históricos e espaciais das civilizações grega e romana, reconhecendo seu legado para cultura ocidental.
Instrumentos:
Lista de exercícios + construção e apresentação de trabalhos + prova somativa.
Descritores:
A: Compreende os contextos históricos e espaciais das civilizações grega e romana, explicando sua evolução e influência na cultura ocidental. Realiza pesquisas criativas usando diversas fontes e ajuda os colegas a entenderem o conteúdo.
P: Entende os contextos históricos e espaciais das civilizações grega e romana, identificando e descrevendo seus principais aspectos. Desenvolve pesquisas e colabora nas discussões.
B: Reconhece alguns aspectos dos contextos históricos e espaciais das civilizações grega e romana. Realiza pesquisas simples com suporte do professor.
I: Verifica alguns contextos históricos e espaciais das civilizações grega e romana.
Habilidade:
Entender os processos que estabeleceram a periodização “idade antiga”, contrapondo com as mudanças que definiram a “idade média”.
Instrumentos:
Lista de exercícios + construção e apresentação de trabalhos + prova somativa.
Descritores:
A: Explica os processos que definiram a “idade antiga”, comparando com clareza as transformações que levaram à “idade média”. Produz pesquisas criativas com diversas fontes e apoia os colegas nas discussões.
P: Entende os processos que definiram a “idade antiga”, identificando as mudanças que marcaram a transição para a “idade média”. Realiza pesquisas eficazes, com alguma orientação, e participa ativamente das discussões.
B: Reconhece os processos básicos da “idade antiga” e identifica algumas mudanças para a “idade média”.
I: Verifica alguns processos da “idade antiga” e a transição para a “idade média”.
Habilidade:
Identificar a organização espacial e social da Idade Média, as principais características espaciais, as relações de poder e a influência das instituições, além de reconhecer a divisão desse período histórico.
Instrumentos:
Lista de exercícios + construção e apresentação de trabalhos + prova somativa.
Descritores:
A: Explora a organização espacial e social da Idade Média, diferenciando suas principais características, as relações de poder e a influência das instituições.
P: Descreve a estrutura da Idade Média, reconhecendo as divisões do período e as mudanças nas relações de poder.
B: Reconhece alguns aspectos da organização espacial e social da Idade Média, identificando características básicas, as relações de poder e a influência das instituições.
I: Verifica alguns aspectos da organização espacial e social da Idade Média.
Componente curricular: Educação Tecnológica
Professor: Marcos Dill
Conteúdos Nucleares:
– Cultura Maker
– Sensores Básicos com Arduino
– Prototipagem de Sistemas Simples
– Tecnologia e a sustentabilidade
Habilidade:
Desenvolver projetos práticos e criativos utilizando ferramentas da cultura maker.
Instrumentos:
Projetos maker prático.
Descritores:
A: Desenvolve projetos criativos e complexos utilizando diversas ferramentas da cultura maker para resolver problemas práticos.
P: Desenvolve projetos intermediários utilizando ferramentas da cultura maker.
B: Constrói projetos simples utilizando ferramentas da cultura maker.
I: Cria projetos simples apenas com auxílio do professor, utilizando ferramentas da cultura maker.
Habilidade:
Utilizar sensores básicos (ex: sensor de luz, de temperatura, de distância) com Arduino para criar sistemas simples.
Instrumentos:
Atividades práticas com sensores; Projeto de sensor simples; Demonstração de sistema.
Descritores:
A: Utiliza múltiplos sensores com Arduino para criar sistemas interativos e autônomos, aplicando conceitos de eletrônica e programação.
P: Utiliza sensores simples, como de luz ou temperatura, com Arduino para criar sistemas básicos que respondem a estímulos do ambiente.
B: Reconhece a função de sensores básicos e consegue programar e conectar sensores simples com Arduino.
I: Reconhece sensores básicos e seus componentes, com ajuda do professor.
Habilidade:
Criar e testar protótipos, garantindo que eles realizem a função desejada.
Instrumentos:
Atividade prática de teste de protótipos; Relatório de execução e teste.
Descritores:
A: Programação e teste de protótipos complexos, garantindo seu pleno funcionamento com integração de múltiplos componentes e sensores.
P: Programação e teste de protótipos simples, ajustando-os para realizar funções básicas de controle.
B: Testa protótipos simples, ajustando programações para garantir que eles funcionem corretamente.
I: Testa protótipos com ajuda do professor e precisa de suporte para garantir que funcionem corretamente.
Habilidade:
Compreender como as tecnologias podem ser aplicadas para promover a sustentabilidade ambiental e social.
Instrumentos:
Trabalho de pesquisa; Apresentação de soluções sustentáveis; Debate.
Descritores:
A: Analisa as diferentes formas de aplicação de tecnologias para promover a sustentabilidade em diversas áreas, propondo soluções inovadoras.
P: Compreende e descreve as formas em que as tecnologias podem ser usadas para promover a sustentabilidade ambiental e social.
B: Reconhece algumas tecnologias sustentáveis e suas aplicações, com foco na preservação ambiental e benefícios sociais.
I: Reconhece tecnologias sustentáveis apenas com apoio do professor, sem compreender seu impacto e aplicações.