Prezadas famílias,
Compartilhamos o Plano de Ensino do 1º ano do Ensino Fundamental 1.
O Plano é um documento abrangente e dinâmico que articula diferentes dimensões do processo educativo. Ele não apenas delimita os conteúdos previstos para o ano, mas também identifica as habilidades essenciais a serem desenvolvidas pelos alunos e estabelece conexões significativas entre as diversas Áreas do Conhecimento.
Além disso, o Plano de Ensino reconhece a importância dos Eixos Curriculares, que funcionam como elementos transversais capazes de promover uma abordagem interdisciplinar e integradora:
O documento é estruturado da seguinte forma:
a) apresentação da problematização e o do foco socioemocional, aspectos que permeiam os estudos e serão cultivados ao longo do ano letivo;
b) listagem dos conteúdos organizados por Área de Conhecimento e respectivos componentes curriculares;
Obs.: Sinalizamos que os itens sublinhados serão abordados de forma compartilhada em português e em inglês, como parte do currículo bilíngue.
c) Eixos Curriculares e habilidades por componente curricular. As habilidades estão conectadas aos conteúdos e serão trabalhadas e avaliadas semestralmente. Elas estão organizadas de acordo com os 8 eixos curriculares que compõem a organização curricular dos Anos Iniciais e que tem como premissa a interdisciplinaridade.
Como os aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais influenciam a formação identitária de grupos sociais?
Solução de problemas interpessoais e habilidades sociais acadêmicas.
Área do Conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
1. Componente curricular: Língua Portuguesa
2. Componente curricular: Língua Inglesa
3. Componente curricular: Dança Israeli
4. Componente curricular: Música
5. Componente curricular: Artes Visuais
6. Componente curricular: Educação Física
Área do Conhecimento: Matemática e suas Tecnologias
1. Componente curricular: Matemática
2. Componente curricular: Educação Tecnológica
Área do Conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
1. Componente curricular: Ciências Naturais
Área do Conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias
1. Componente curricular: Ciências Sociais
Área do Conhecimento: Educação Judaica
1. Componente curricular: Cultura Judaica
As áreas do conhecimento são amplas categorias que agrupam diferentes disciplinas (componentes curriculares) e campos de estudos baseados em temas, métodos e objetivos comuns. A Base Nacional Comum Curricular apresenta 4 áreas: Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias. No contexto do Colégio Israelita Brasileiro, existe a Área Educação Judaica.
Processo que engloba conhecer, saber fazer, saber viver junto e saber ser, alinhando-se aos princípios da aprendizagem significativa na promoção de uma educação integral. Mensura a capacidade de aplicação de conhecimentos, habilidades e atitudes em contextos reais ou simulados, por meio de variadas experiências e instrumentos de avaliativos.
São os conhecimentos necessários para o pleno desenvolvimento de competências, organizadas a partir da Base Nacional Comum Curricular. Em outras palavras, ao desenvolver uma competência, estamos mobilizando várias habilidades que juntas proporcionam o domínio em determinado contexto.
Coexistência de dois sistemas linguísticos no cotidiano de um indivíduo, podendo ser usados tanto de forma simultânea quanto separada, dependendo do contexto.
São as unidades que compõem a carga horária de um curso e que, ao serem completados, integram a formação que o indivíduo tem cursado. Nesse sentido, os componentes curriculares podem ser representados por disciplinas.
Currículo que contempla conteúdos e desenvolva habilidades e competências oferecidos em dois idiomas que interajam e se complementem.
Direcionam a ação educativa e orientam as diferentes possibilidades e experiências para o desenvolvimento contextualizado dos valores, habilidades e competências, assumindo um caráter dinâmico e de interdependência com as Áreas do Conhecimento.
São métodos e técnicas projetadas para promover o aprendizado efetivo dos alunos. Visam atender aos diversos estilos de aprendizagem e necessidades dos alunos para a promoção da aprendizagem.
Componente curricular: Língua Portuguesa
1º Semestre
Habilidade:
Participar de situações de intercâmbio oral, formulando perguntas ou estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios ou vivências.
Descritores:
A: Participa de situações de intercâmbio oral, formulando perguntas ou estabelecendo conexões com os conhecimentos prévios ou vivências.
P: Participa de situações de intercâmbio oral, contribuindo com informações pertinentes.
B: Participa de situações de intercâmbio oral.
I: Participa de situações de intercâmbio oral, expondo assuntos com apoio visual e/ou intervenção do professor.
Habilidade:
Elaborar textos orais com clareza, sequência lógica e detalhamento de ideias.
Descritores:
A: Elabora textos orais com clareza, sequência lógica e detalhamento de ideias.
P: Elabora textos orais, histórias ou acontecimentos, com sequência lógica dos fatos.
B: Encadeia fatos em sequência temporal para uma frase ou texto iniciado.
I: Narra fatos, histórias ou acontecimentos, deslocando a sequência.
Habilidade:
Escrever palavras ou frases de acordo com a hipótese de escrita alfabética.
Descritores:
A: Escreve palavras ou frases de acordo com a hipótese de escrita alfabética.
P: Escreve palavras ou frases de acordo com a hipótese de escrita silábico-alfabética.
B: Escreve palavras ou frases de acordo com a hipótese de escrita silábica.
I: Escreve palavras ou frases de acordo com a hipótese pré-silábica.
Habilidade:
Evidenciar a evolução no processo de aquisição da escrita, estabelecendo relação grafema e fonema em palavras e frases.
Descritores:
A: Evidencia a evolução no processo de aquisição da escrita, estabelecendo relação grafema e fonema na produção de frases.
P: Evidencia a evolução no processo de aquisição da escrita, estabelecendo relação grafema e fonema na escrita de palavras.
B: Evidencia a evolução no processo de aquisição da escrita, reconhecendo fonemas e relacionando aos grafemas em sua hipótese.
I: Evidencia a evolução no processo de aquisição da escrita, reconhecendo letra inicial das palavras.
Habilidade:
Ler palavras e frases, estabelecendo relação entre grafema e fonema, demonstrando compreensão.
Descritores:
A: Lê palavras e frases, estabelecendo relação entre grafema e fonema.
P: Lê frases e palavras simples, estabelecendo relação entre grafema e fonema com compreensão.
B: Lê palavras de sílabas simples com compreensão.
I: Reconhece e nomeia algumas letras do alfabeto, estabelecendo relação entre grafema e fonema.
Habilidade:
Identificar e representar informações explícitas dos diferentes tipos de texto escutados, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
Descritores:
A: Identifica e representa elementos de uma narrativa lida ou escutada, incluindo personagens, enredo, tempo e espaço.
P: Identifica e representa alguns dos elementos de uma narrativa lida ou escutada.
B: Identifica a ideia global da narrativa lida ou escutada.
I: Identifica alguns elementos de uma narrativa lida com intervenção ou apoio de recursos visuais.
Habilidade:
Identificar e relacionar o traçado da letra maiúscula e minúscula na escrita.
Descritores:
A: Identifica e relaciona o traçado da letra maiúscula e minúscula na escrita de frases.
P: Identifica e relaciona assistematicamente o traçado da letra maiúscula e minúscula em frases e palavras simples.
B: Faz relação entre os traçados maiúsculo e minúsculo com apoio visual.
I: Relaciona as letras do seu nome nos traçados maiúsculo e minúsculo.
2º Semestre
Habilidade:
Narrar oralmente, histórias, acontecimentos, vivências e opiniões, estabelecendo conexões com a situação presente de maneira sequencial e detalhada.
Descritores:
A: Narra oralmente, histórias, acontecimentos, vivências e opiniões, estabelecendo conexões com a situação presente de maneira sequencial e detalhada.
P: Narra oralmente suas vivências e opiniões, estabelecendo conexões com a situação presente de maneira sequencial.
B: Narra oralmente suas vivências e opiniões, estabelecendo conexões com a situação presente.
I: Narra oralmente suas vivências e opiniões.
Habilidade:
Escrever palavras, frases e textos de acordo com a hipótese de escrita alfabética.
Descritores:
A: Escreve palavras, frases e textos de acordo com a hipótese alfabética de escrita.
P: Escreve palavras e frases de acordo com a hipótese alfabética de escrita.
B: Escreve palavras e frases na hipótese silábico-alfabética.
I: Escreve palavras na hipótese silábica.
Habilidade:
Evidenciar evolução no processo de aquisição da escrita em palavras, frases ou textos.
Descritores:
A: Evidencia evolução no processo de aquisição da escrita em palavras, frases ou textos.
P: Evidencia evolução no processo de aquisição da escrita em palavras e frases.
B: Evidencia evolução no processo de aquisição da escrita em palavras.
I: Evidencia evolução no processo de aquisição da escrita em palavras com intervenção.
Habilidade:
Produzir textos narrativos através da escrita, evidenciando coerência, sequência temporal e detalhamento de ideias.
Descritores:
A: Produz textos narrativos através da escrita, evidenciando coerência, sequência temporal e detalhamento de ideias.
P: Produz textos narrativos através da escrita, evidenciando sequência temporal e detalhamento de ideias.
B: Produz textos narrativos através da escrita, evidenciando sequência temporal de fatos com apoio de imagens.
I: Escreve textos narrativos através da escrita com intervenção.
Habilidade:
Utilizar a leitura como fonte de informação, entretenimento e ampliação de conhecimentos.
Descritores:
A: Utiliza a leitura como fonte de informação, entretenimento e ampliação de conhecimentos.
P: Utiliza a leitura como fonte de informação e entretenimento.
B: Utiliza a leitura como fonte de informação.
I: Utiliza a leitura como fonte de informação, com auxílio.
Habilidade:
Ler, de forma independente, diferentes tipos de textos identificando a ideia global e elementos principais (personagens, enredo, tempo e espaço), demonstrando compreensão.
Descritores:
A: Lê, de forma independente, diferentes tipos de textos identificando a ideia global e elementos principais (personagens, enredo, tempo e espaço), demonstrando compreensão.
P: Lê, de forma independente, diferentes tipos de textos identificando a ideia global, demonstrando compreensão.
B: Lê, de forma independente, pequenos textos, demonstrando parcial compreensão.
I: Faz leitura de pequenos textos, com intervenção.
Habilidade:
Ler palavras, frases e pequenos textos, identificando o traçado das letras em imprensa minúscula, demonstrando compreensão.
Descritores:
A: Lê frases e pequenos textos, identificando o traçado das letras em imprensa minúscula, demonstrando compreensão.
P: Lê frases, identificando o traçado das letras em imprensa minúscula, demonstrando compreensão.
B: Lê palavras, identificando o traçado das letras em imprensa minúscula, demonstrando compreensão.
I: Lê, com auxílio, palavras identificando o traçado das letras em imprensa minúscula.
Componente curricular: Língua Inglesa
1º Semestre
Habilidade:
Ouvir e compreender frases simples.
Descritores:
A: Ouve e compreende frases simples.
P: Ouve e compreende frases simples em contextos controlados.
B: Ouve e compreende frases simples com o auxílio de imagens.
I: Ouve e compreende frases simples com o auxílio de imagens e do professor.
Habilidade:
Ouvir e seguir instruções simples.
Descritores:
A: Ouve e segue instruções simples.
P: Ouve e segue parte de instruções simples.
B: Ouve e segue parte de instruções simples com o auxílio de marcadores visuais.
I: Ouve e identifica parte de instruções simples com intervenção do professor.
Habilidade:
Soletrar seu nome e palavras simples.
Descritores:
A: Soletra seu nome e palavras simples.
P: Soletra seu nome e palavras simples em contextos específicos.
B: Soletra seu nome ou palavras simples com auxílio do alfabeto.
I: Soletra seu nome ou palavras simples com auxílio do professor.
Habilidade:
Identificar e nomear sujeitos e objetos do cotidiano.
Descritores:
A: Identifica e nomeia sujeitos e objetos do cotidiano.
P: Identifica e nomeia sujeitos ou objetos do cotidiano em contextos controlados.
B: Identifica e nomeia sujeitos e objetos do cotidiano com o auxílio de imagens.
I: Identifica e nomeia sujeitos ou objetos do cotidiano com intervenção do professor.
Habilidade:
Ler, identificar e utilizar palavras e frases simples.
Descritores:
A: Lê, identifica e utiliza palavras e frases simples.
P: Lê, identifica e utiliza parcialmente palavras e frases simples.
B: Lê, identifica e utiliza palavras simples em contextos controlados.
I: Lê, identifica e utiliza palavras simples em contextos controlados e com intervenção do professor.
Habilidade:
Reconhecer e escrever as letras do alfabeto em contextos variados.
Descritores:
A: Reconhece e escreve as letras do alfabeto em contextos variados.
P: Reconhece e escreve as letras do alfabeto na escrita em contextos determinados.
B: Reconhece e escreve algumas letras do alfabeto na escrita em contextos controlados.
I: Reconhece algumas letras do alfabeto na escrita em contextos controlados, com a intervenção do professor.
Habilidade:
Escrever palavras em língua inglesa de acordo com sua hipótese de escrita.
Descritores:
A: Escreve palavras em língua inglesa, de acordo com a sua hipótese de escrita.
P: Escreve palavras em língua inglesa de acordo com a sua hipótese de escrita, com o auxílio de marcadores visuais.
B: Escreve palavras de acordo com sua hipótese de escrita, com o auxílio de marcadores visuais e modelagens da relação grafema-fonema.
I: Reproduz palavras em língua inglesa a partir de modelos estabelecidos.
2º Semestre
Habilidade:
Ouvir e compreender frases simples e descrições simples de objetos do cotidiano.
Descritores:
A: Ouve, identifica e utiliza o vocabulário e instruções do cotidiano escolar em contextos comunicativos controlados.
P: Ouve, identifica e utiliza parte do vocabulário e instruções do cotidiano escolar em contextos comunicativos controlados.
B: Ouve e identifica parte do vocabulário utilizado no cotidiano escolar em contextos comunicativos controlados.
I: Ouve e identifica parte do vocabulário do cotidiano escolar com o auxílio de imagens e do professor.
Habilidade:
Ouvir e acompanhar histórias, identificando seus elementos constituintes e representando-os através de desenhos e da escrita.
Descritores:
A: Ouve e acompanha histórias, identificando seus elementos constituintes e representando-os através de desenhos ou da escrita.
P: Ouve e acompanha histórias curtas, identificando seus elementos constituintes e representando-os através de desenhos ou da escrita.
B: Ouve e acompanha histórias curtas, identificando seus elementos constituintes e representando-os através de desenhos ou da escrita.
I: Ouve e acompanha histórias curtas, identificando alguns de seus elementos constituintes e representando-os através de desenhos ou da escrita com auxílio do professor.
Habilidade:
Identificar e nomear as letras do alfabeto na escrita em contextos variados, estabelecendo a relação entre grafema e fonema em palavras.
Descritores:
A: Identifica e nomeia as letras do alfabeto na escrita em contextos variados, estabelecendo as relações entre grafema e fonema em palavras.
P: Identifica e nomeia as letras do alfabeto na escrita em contextos determinados, estabelecendo as relações entre grafema e fonema em palavras.
B: Identifica e nomeia as letras do alfabeto na escrita em contextos controlados, estabelecendo algumas relações entre grafema e fonema em palavras com a intervenção do professor.
I: Identifica e nomeia algumas letras do alfabeto na escrita em contextos controlados, estabelecendo algumas relações entre grafema e fonema com a intervenção do professor.
Habilidade:
Produzir oralmente frases, utilizando o vocabulário e estruturas estudados, para necessidades imediatas.
Descritores:
A: Produz oralmente frases, utilizando o vocabulário e estruturas estudados, para necessidades imediatas.
P: Produz oralmente frases, utilizando parte do vocabulário e estruturas estudados, para necessidades imediatas.
B: Produz oralmente o vocabulário estudado para necessidades imediatas.
I: Reproduz oralmente frases, utilizando o vocabulário estudado e o auxílio do professor, para necessidades imediatas.
Habilidade:
Ler, identificar e utilizar frases simples em parágrafos curtos.
Descritores:
A: Lê, identifica e utiliza frases simples em parágrafos curtos.
P: Lê, identifica e utiliza parcialmente frases simples em parágrafos curtos.
B: Lê, identifica e utiliza frases simples em contextos controlados.
I: Lê, identifica e utiliza palavras em contextos controlados e com intervenção do professor.
Habilidade:
Escrever frases simples, comunicando ideias progressivamente por meio da escrita.
Descritores:
A: Escreve frases simples, comunicando ideias progressivamente por meio da escrita.
P: Escreve frases simples, comunicando ideias por meio da escrita.
B: Escreve palavras e frases curtas simples, comunicando ideias de forma isolada com base em modelos escritos.
I: Escreve palavras, comunicando ideias de forma isolada e com o auxílio do professor.
1º Semestre
Habilidade:
Compreender o significado em Hebraico de palavras usuais.
Descritores:
A: Compreende o significado em Hebraico de palavras usuais.
P: Compreende o significado em Hebraico da maioria das palavras usuais.
B: Compreende o significado em Hebraico de algumas das palavras usuais.
I: Compreende o significado em Hebraico de algumas palavras usuais, com intervenção da professora.
Habilidade:
Reconhecer os personagens e os símbolos judaicos relacionados às festividades do semestre (Purim, Pessach, Iom Haatzmaut, Lag Baomer, Iom Ierushalaim e Shavuot).
Descritores:
A: Reconhece os personagens e os símbolos judaicos relacionados às festividades do semestre (Purim, Pessach, Iom Haatzmaut, Lag Baomer, Iom Ierushalaim e Shavuot).
P: Reconhece os personagens e os símbolos judaicos relacionados à algumas das festividades do semestre (Purim, Pessach, Iom Haatzmaut, Lag Baomer, Iom Ierushalaim e Shavuot).
B: Reconhece alguns dos personagens e símbolos judaicos relacionados às festividades do semestre (Purim, Pessach, Iom Haatzmaut, Lag Baomer, Iom Ierushalaim e Shavuot) assistematicamente.
I: Reconhece alguns dos personagens e símbolos judaicos relacionados à algumas das festividades do semestre (Purim, Pessach, Iom Haatzmaut, Lag Baomer, Iom Ierushalaim e Shavuot), com intervenção da professora e/ou apoio visual.
Habilidade:
Identificar e denominar as características das histórias dos livros da PJ Library e do Tanach (Criação do Mundo, Adão, Moisés e Miriam).
Descritores:
A: Identifica e denomina as características das histórias do Tanach e dos livros da PJ Library.
P: Identifica e denomina algumas das características das histórias do Tanach e dos livros da PJ Library.
B: Identifica as características de algumas das histórias do Tanach e dos livros da PJ Library.
I: Identifica as características de algumas das histórias do Tanach e dos livros da PJ Library, com intervenção.
2º Semestre
Habilidade:
Expressar-se oralmente em ivrit (hebraico) a partir do vocabulário estudado.
Descritores:
A: Expressa-se oralmente em ivrit (hebraico) a partir do vocabulário estudado.
P: Expressa-se em ivrit (hebraico) a partir do estímulo do professor.
B: Comunica-se em ivrit (hebraico) através de palavras relacionadas ao contexto estudado.
I: Comunica-se em ivrit (hebraico) a partir do modelo e estímulo do professor.
Habilidade:
Compreender os significados das histórias e dos símbolos das festividades judaicas do semestre (Rosh Hashaná, Iom Kipur, Simchá Torá e Chanuká).
Descritores:
A: Compreende os significados das histórias e dos símbolos das festividades judaicas do semestre (Rosh Hashaná, Iom Kipur, Simchá Torá e Chanuká).
P: Compreende os significados das histórias e dos símbolos de algumas das festividades judaicas do semestre (Rosh Hashaná, Iom Kipur, Simchá Torá e Chanuká).
B: Compreende os significados de algumas das histórias e símbolos das festividades judaicas do semestre (Rosh Hashaná, Iom Kipur, Simchá Torá e Chanuká) assistematicamente.
I: Compreende os significados de algumas das histórias e símbolos das festividades judaicas do semestre (Rosh Hashaná, Iom Kipur, Simchá Torá e Chanuká), com intervenção da professora e/ou apoio visual.
Habilidade:
Conhecer, identificar e caracterizar as histórias e personagens dos livros da PJ Library e do Tanach (Abraão e José).
Descritores:
A: Conhece, identifica e caracteriza as histórias e personagens do Tanach e dos livros da PJ Library do trimestre.
P: Conhece, identifica e caracteriza algumas das histórias e personagens do Tanach e dos livros da PJ Library do trimestre.
B: Conhece, identifica e caracteriza histórias e personagens do Tanach e dos livros da PJ Library do trimestre, com intervenção.
I: Conhece as histórias e personagens do Tanach e dos livros da PJ Library do trimestre.
1º Semestre
Habilidade:
Representar, contar, ler e escrever o campo numérico até 49.
Descritores:
A: Representa, conta, lê e escreve o campo numérico até 49.
P: Assistematicamente, representa, conta, lê e escreve o campo numérico até 49.
B: Representa, conta, lê e escreve o campo numérico até 29.
I: Representa e conta o campo numérico até 10.
Habilidade:
Fazer contagens (orais e escritas) até 49 em escala ascendente e descendente, identificando a posição de um número.
Descritores:
A: Faz contagens (orais e escritas) até 49 em escala ascendente e descendente, identificando a posição de um número.
P: Executa contagens (orais e escritas) até 30 em escala ascendente e descendente.
B: Executa contagens orais até 20, em escala ascendente e descendente.
I: Executa contagens orais, em ordem crescente, até 10.
Habilidade:
Registrar dados coletados em tabelas ou gráficos de barras.
Descritores:
A: Registra dados coletados em tabelas ou gráficos de barras.
P: Registra, assistematicamente, dados em tabelas e gráficos.
B: Identifica dados em tabela e gráficos, coletivamente e registra com apoio visual.
I: Identifica dados em tabelas e gráficos, com intervenção.
Habilidade:
Classificar objetos, identificando e comparando diferentes atributos.
Descritores:
A: Classifica objetos, identificando e comparando diferentes atributos.
P: Classifica objetos identificando atributos.
B: Classifica objetos seguindo atributos solicitados.
I: Classifica objetos seguindo atributos solicitados, com intervenção.
Habilidade:
Reconhecer as características das formas geométricas planas bidimensionais nos objetos do cotidiano e representá-las graficamente.
Descritores:
A: Reconhece as características das formas geométricas planas bidimensionais nos objetos do cotidiano e representa-as graficamente.
P: Reconhece características das formas geométricas planas bidimensionais nos objetos do cotidiano.
B: Reconhece características das formas geométricas planas bidimensionais nos objetos do cotidiano com intervenção.
I: Reconhece características das formas geométricas planas presentes em nosso cotidiano, com apoio de materiais e intervenção.
Habilidade:
Resolver situações- problema de adição e subtração, utilizando os símbolos matemáticos relacionados.
Descritores:
A: Resolve situações-problema de adição e subtração, utilizando os símbolos matemáticos relacionados.
P: Resolve situações-problema de adição e subtração, utilizando os símbolos matemáticos relacionados assistematicamente.
B: Resolve situações- problema de adição e subtração, utilizando os símbolos matemáticos relacionados a partir de material concreto e modelo.
I: Resolve situações-problema de adição com intervenção.
2º Semestre
Habilidade:
Representar, contar, ler e escrever o campo numérico até 99.
Descritores:
A: Representa, conta, lê e escreve o campo numérico até 99.
P: Representa, conta, lê e escreve o campo numérico até 69.
B: Representa, conta, lê e escreve com intervenção o campo numérico até 39.
I: Representa, conta e lê e escreve até 29.
Habilidade:
Identificar a posição de um número numa sequência, reconhecendo antecessor e sucessor até 99.
Descritores:
A: Identifica a posição de um número numa sequência, reconhecendo antecessor e sucessor até 99.
P: Identifica a posição de um número numa sequência, reconhecendo antecessor e sucessor até 69.
B: Identifica a posição de um número numa sequência, reconhecendo antecessor e sucessor até 39.
I: Identifica a posição de um número numa sequência, reconhecendo antecessor e/ou sucessor até 39. mediante intervenção.
Habilidade:
Construir, registrar, ler e interpretar dados em tabelas e diferentes tipos de gráficos.
Descritores:
A: Constrói, registra, lê e interpreta dados em tabelas e diferentes tipos de gráficos.
P: Constrói, registra e lê dados em tabelas e diferentes tipos de gráficos.
B: Constrói e registra dados em tabelas e diferentes tipos de gráficos.
I: Constrói e registra dados, com intervenção, em tabelas e diferentes tipos de gráficos.
Habilidade:
Reconhecer e relacionar valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
Descritores:
A: Reconhece e relaciona valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
P: Relaciona assistematicamente valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
B: Reconhece valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
I: Reconhece moedas e cédulas.
Habilidade:
Reconhecer características das formas geométricas espaciais em materiais concretos explorados em aula e no cotidiano.
Descritores:
A: Reconhece características das formas geométricas espaciais em materiais concretos explorados em aula e no cotidiano.
P: Reconhece as formas geométricas espaciais em materiais concretos explorados em aula.
B: Reconhece as formas geométricas espaciais.
I: Reconhece as formas geométricas espaciais com intervenção.
Habilidade:
Produzir, ler, interpretar e resolver situações-problema de adição e subtração utilizando os símbolos relacionados.
Descritores:
A: Produz, lê, interpreta e resolve situações-problema de adição e subtração utilizando os símbolos relacionados.
P: Assistematicamente, produz, lê e interpreta histórias matemáticas de adição e subtração.
B: Interpreta situações-problema de adição e subtração a partir de marcadores visuais.
I: Interpreta histórias matemáticas com intervenção.
Componente curricular: Ciências Sociais
1º Semestre
Habilidade:
Reconhecer os espaços comuns, locomovendo-se com crescente autonomia.
Descritores:
A: Reconhece os espaços comuns e locomove-se com autonomia.
P: Reconhece os espaços comuns e locomove-se com crescente autonomia.
B: Reconhece os espaços comuns e locomove-se com intervenção do professor.
I: Reconhece os espaços comuns a partir de estratégias personalizadas.
Habilidade:
Reconhecer e comparar diferenças e semelhanças, mudanças e permanências, nos lugares e tempos vividos.
Descritores:
A: Reconhece e compara diferenças e semelhanças, mudanças e permanências, nos lugares e tempos vividos.
P: Reconhece diferenças, semelhanças e mudanças, nos lugares e tempos vividos.
B: Reconhece diferenças e semelhanças, nos lugares e tempos vividos.
I: Reconhece diferenças e semelhanças, nos lugares e tempos vividos com intervenção.
Habilidade:
Identificar a importância da escrita, reconhecendo e estabelecendo relações entre mudanças e permanências nos registros realizados pelo ser humano.
Descritores:
A: Identifica a importância da escrita reconhecendo e estabelecendo relações entre mudanças e permanências nos registros realizados pelo ser humano.
P: Identifica a importância da escrita reconhecendo mudanças e permanências nos registros realizados pelo ser humano.
B: Identifica a importância da escrita reconhecendo as mudanças e permanências nos registros realizados pelo ser humano, com intervenção do professor.
I: Identifica a importância da escrita nos registros realizados pelo ser humano.
2º Semestre
Habilidade:
Representar os espaços da escola, utilizando elementos da linguagem cartográfica (símbolos e legenda).
Descritores:
A: Representa os espaços da escola, utilizando elementos da linguagem cartográfica (símbolos e legenda).
P: Representa os espaços da escola, utilizando parcialmente elementos da linguagem cartográfica (legenda e símbolos).
B: Representa o espaço da sala de aula, fazendo uso da legenda com intervenção do professor.
I: Identifica em uma representação cartográfica determinados elementos (símbolo ou legenda) com auxílio do professor.
Habilidade:
Identificar, descrever e comparar atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.
Descritores:
A: Identifica, descreve e compara atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.
P: Identifica e descreve atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.
B: Identifica atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade.
I: Identifica atividades de trabalho relacionadas com o dia a dia da sua comunidade com intervenção.
Componente curricular: Ciências Naturais
1º Semestre
Habilidade:
Participar de situações de intercâmbio oral, expondo ideias e argumentando acerca das hipóteses elaboradas sobre seu corpo e cuidados com a saúde.
Descritores:
A: Participa de situações de intercâmbio oral, expondo ideias e argumentando acerca das hipóteses elaboradas sobre o seu corpo e cuidados com a saúde.
P: Participa de situações de intercâmbio oral, expondo ideias sobre o seu corpo e cuidados com a saúde.
B: Participa de situações de intercâmbio oral, expondo ideias em determinados contextos.
I: Participa de situações de intercâmbio oral com intervenção do professor.
Habilidade:
Reconhecer e relatar a função e importância de hábitos de higiene para a promoção da saúde individual e coletiva.
Descritores:
A: Reconhece e relata a função e importância de hábitos de higiene para a promoção da saúde individual e coletiva.
P: Relata a importância de hábitos de higiene para a promoção da saúde individual e coletiva.
B: Identifica os hábitos de higiene.
I: Identifica os hábitos de higiene com intervenção.
2º Semestre
Habilidade:
Elaborar hipóteses acerca dos conteúdos explorados, justificando opiniões e registrando aprendizagens através de produções escritas e gráficas.
Descritores:
A: Elabora hipóteses acerca dos conteúdos explorados, justificando opiniões e registrando aprendizagens através de produções escritas e gráficas.
P: Elabora hipóteses acerca dos conteúdos explorados, registrando aprendizagens através de produções escritas e gráficas.
B: Elabora hipóteses acerca dos conteúdos explorados, registrando aprendizagens através de produções gráficas.
I: Registra algumas ideias sobre assuntos explorados seguindo modelos.
Componente curricular: Artes Visuais
1º Semestre
Habilidade:
Identificar cores quentes e frias, primárias e secundárias através do desenho, da colagem e das narrativas visuais.
Descritores:
A: Identifica cores quentes e frias, primárias e secundárias através do desenho, da colagem e das narrativas visuais.
P: Identifica cores quentes e frias, primárias e secundárias através da colagem e das narrativas visuais.
B: Identifica cores quentes ou as frias através do desenho.
I: Identifica as cores sem diferir suas particularidades.
Habilidade:
Expressar-se através da voz cantando canções do repertório trabalhado em aula com precisão rítmica.
Descritores:
A: Expressa-se através da voz cantando canções do repertório trabalhado em aula com precisão rítmica.
P: Reproduz as melodias do repertório trabalhado em aula com regularidade rítmica.
B: Reproduz assistematicamente as melodias do repertório trabalhado em aula, com regularidade rítmica relativa.
I: Reproduz as melodias do repertório trabalhado em aula com intervenção e/ou referência sonora.
Habilidade:
Reconhecer, diferenciar e reproduzir as propriedades do som (forte/fraco, agudo/grave, longo/curto, timbre) trabalhadas em aula.
Descritores:
A: Reconhece, diferencia e reproduz as propriedades do som trabalhadas em aula.
P: Reconhece e reproduz as propriedades do som trabalhadas em aula.
B: Reproduz parcialmente propriedades do som trabalhadas em aula.
I: Reproduz as propriedades do som trabalhadas em aula com material de apoio.
2º Semestre
Habilidade:
Reconhecer as narrativas visuais estabelecendo conexões com o desenho e com o tridimensional.
Descritores:
A: Reconhece as narrativas visuais estabelecendo conexões com o desenho e com o tridimensional.
P: Reconhece as narrativas visuais estabelecendo conexão com o tridimensional.
B: Reconhece as narrativas visuais estabelecendo conexões gráficas.
I: Identifica o desenho como forma de representação gráfica.
Habilidade:
Explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, ritmo), por meio de jogos, brincadeiras e canções.
Descritores:
A: Explora os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, ritmo) por meio de jogos, brincadeiras e canções, demonstrando senso melódico e consciência rítmica.
P: Explora os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, ritmo) por meio de jogos, brincadeiras e canções, demonstrando percepção melódica e rítmica.
B: Explora os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, ritmo) por meio de jogos, brincadeiras e canções, demonstrando percepção rítmica.
I: Explora os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, ritmo) por meio de jogos, brincadeiras e canções mediante intervenção.
Componente curricular: Língua Inglesa
1º Semestre
Habilidade:
Reconhecer, ordenar e contar em ordem crescente o campo numérico até 49.
Descritores:
A: Reconhece, ordena e conta em ordem crescente o campo numérico até 49.
P: Reconhece, ordena e conta em ordem crescente o campo numérico até 39.
B: Reconhece, ordena e conta em ordem crescente o campo numérico até 29.
I: Reconhece, ordena e conta em ordem crescente o campo numérico até 19 com intervenção do professor.
2º Semestre
Habilidade:
Reconhecer, ordenar e contar em ordem crescente o campo numérico até 99.
Descritores:
A: Reconhece, ordena e conta em ordem crescente o campo numérico até 99.
P: Reconhece, ordena e conta em ordem crescente o campo numérico até 79.
B: Reconhece, ordena e conta em ordem crescente o campo numérico até 49.
I: Reconhece, ordena e conta em ordem crescente o campo numérico até 29 com intervenção do professor.
1º Semestre
Habilidade:
Compreender e utilizar os fatos básicos da adição e subtração, estabelecendo relações numéricas e quantificando coleções.
Descritores:
A: Compreende e utiliza os fatos básicos da adição e subtração, estabelecendo relações numéricas e quantificando coleções.
P: Demonstra compreensão assistemática e utiliza os fatos básicos da adição e subtração, estabelecendo relações numéricas e quantificando coleções.
B: Utiliza os fatos básicos da adição, estabelecendo relações numéricas e quantificando coleções.
I: Quantifica coleções com intervenção.
Habilidade:
Compreender a estrutura aditiva até 49, fazendo uso da frase matemática e sua representação através de registros gráficos.
Descritores:
A: Compreende a estrutura aditiva até 49, fazendo uso da frase matemática e sua representação através de registros gráficos.
P: Compreende a estrutura aditiva até 49, fazendo uso da frase matemática e sua representação através de registros gráficos, assistematicamente.
B: Compreende a estrutura aditiva até 29, fazendo uso da frase matemática e sua representação através de registros gráficos, a partir de modelos.
I: Opera com a estrutura aditiva até 10 com intervenção.
Habilidade:
Compreender a estrutura da subtração, realizando cálculos até 29, fazendo uso da frase matemática e sua representação através de registros gráficos.
Descritores:
A: Compreende a estrutura da subtração, realizando cálculos até 29, fazendo uso da frase matemática e sua representação através de registros gráficos.
P: Compreende a estrutura da subtração, realizando cálculos até 19, fazendo uso da frase matemática e sua representação através de registros gráficos, assistematicamente.
B: Compreende a estrutura da subtração, realizando cálculos até 29, fazendo uso da frase matemática e sua representação através de registros gráficos, com intervenção.
I: Opera com a estrutura subtrativa até 10 com intervenção.
2º Semestre
Habilidade:
Operar números em situações de adição e subtração simples, usando o campo numérico até 99, reconhecendo valor posicional (dezena e unidade).
Descritores:
A: Opera números em situações de adição e subtração simples, usando o campo numérico até 99, reconhecendo o valor posicional (dezena e unidades).
P: Opera números em situações de adição e subtração simples, usando o campo numérico até 69 reconhecendo o valor posicional (dezena e unidades).
B: Opera números em situações de adição, usando o campo numérico até 39 utilizando material concreto.
I: Opera números em situações de adição, utilizando material concreto e intervenção do professor.
Habilidade:
Utilizar o algoritmo como estratégia para resolução de um cálculo, compreendendo a importância do valor posicional dos números.
Descritores:
A: Utiliza o algoritmo como estratégia para resolução de um cálculo, compreendendo a importância do valor posicional dos números.
P: Utiliza o algoritmo como estratégia para resolução de cálculos.
B: Utiliza, a partir de modelo, o algoritmo como estratégia para resolução de cálculos até 30.
I: Com intervenção, utiliza o algoritmo como estratégia para resolução de cálculos até 9.
Componente curricular: Ciências Naturais
1º Semestre
Habilidade:
Identificar e nomear os diferentes períodos do dia: manhã, tarde e noite.
Descritores:
A: Identifica e nomeia os diferentes períodos do dia: manhã, tarde e noite.
P: Identifica os diferentes períodos do dia: manhã, tarde e noite a partir de situações dadas.
B: Identifica os períodos do dia com apoio visual.
I: Identifica o período do dia e da noite com intervenção do professor.
Habilidade:
Identificar os dados no calendário mensal, fazendo relação de antes e depois e apresentando as noções de temporalidade (ontem, hoje e amanhã).
Descritores:
A: Identifica os dados no calendário mensal, fazendo relação de antes e depois, passado, presente e futuro.
P: Identifica os dados no calendário mensal, fazendo relação de antes e depois.
B: Identifica os dados no calendário mensal, fazendo relações de tempo a partir de intervenção.
I: Identifica alguns dados no calendário mensal com mediação.
2º Semestre
Habilidade:
Discriminar dia, semana, mês e ano, estabelecendo relações entre as unidades de tempo e apresentando noções de temporalidade (passado, presente e futuro).
Descritores:
A: Discrimina dia, semana, mês e ano, estabelecendo relações entre as unidades de tempo, apresentando noções de temporalidade.
P: Estabelece relações entre as unidades de tempo, apresentando noções de temporalidade (ontem, hoje e amanhã), discriminando os dias da semana e os meses do ano.
B: Apresenta noções de temporalidade (ontem, hoje e amanhã), discriminando os dias da semana.
I: Identifica os dias da semana, estabelecendo relações entre ontem, hoje e amanhã com intervenção.
Componente curricular: Música
2º Semestre
Habilidade:
Reproduzir e criar sequências rítmicas, mantendo a pulsação definida.
Descritores:
A: Reproduz e cria sequências rítmicas mantendo a pulsação definida.
P: Reproduz sequências rítmicas mantendo a pulsação.
B: Reproduz sequências rítmicas assistematicamente.
I: Reproduz sequências rítmicas com intervenção e/ou referência sonora.
Componente curricular: Dança Israeli
1º Semestre
Habilidade:
Reconhecer, compreender e diferenciar os ritmos musicais encontrados nas harkadot ensinadas.
Descritores:
A: Reconhece os diferentes ritmos musicais encontrados nas harkadot ensinadas.
P: Reconhece diferentes ritmos musicais encontrados nas harkadot ensinadas utilizando a pulsão rítmica como apoio.
B: Reconhece diferentes ritmos musicais fazendo comparativo entre as harkadot e outras músicas.
I: Reconhece diferentes ritmos musicais com auxílio do professor.
2º Semestre
Habilidade:
Apresentar ritmo e coordenação de movimentos de acordo com o tempo de cada harkadá ensinada.
Descritores:
A: Apresenta ritmo e coordenação de movimentos de acordo com o tempo de cada harkadá ensinada.
P: Apresenta ritmo e coordenação de movimentos de acordo com o tempo de cada harkadá ensinada com auxílio de pulsão rítmica.
B: Apresenta ritmo e coordenação de movimentos de cada harkadá ensinada com auxílio dos professores.
I: Reconhece os diferentes ritmos das harkadot ensinadas.
Componente curricular: Língua Portuguesa
1º Semestre
Habilidade:
Utilizar estratégias de leitura com apoio de imagens (significado, informações não verbais e conhecimentos prévios).
Descritores:
A: Utiliza estratégias de leitura com apoio de imagens (significado, informações não verbais e conhecimentos prévios).
P: Utiliza estratégias de leitura com apoio de imagens.
B: Utiliza conhecimentos prévios sobre imagens como estratégia de leitura.
I: Identifica informações em textos não verbais com intervenção.
2º Semestre
Habilidade:
Fazer uso da comunicação oral para resolução de problemas e argumentação de ideias, demonstrando conexão entre as hipóteses e as soluções viáveis.
Descritores:
A: Faz uso da comunicação oral para resolução de problemas e argumentação de ideias, demonstrando conexão entre as hipóteses e as soluções viáveis.
P: Faz uso da comunicação oral para resolução de problemas e argumentação de ideias, demonstrando conexão entre as hipóteses.
B: Faz uso da comunicação oral para resolução de problemas e argumentação de ideias.
I: Faz uso da comunicação oral para resolução de problemas
1º Semestre
Habilidade:
Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (até 30 elementos), por estimativa e/ou por correspondência.
Descritores:
A: Estima e compara quantidades de objetos de dois conjuntos (até 30 elementos), por estimativa e/ou correspondência.
P: Estima quantidades de objetos de dois conjuntos (até 30 elementos), por estimativa e/ou correspondência.
B: Diferencia quantidades utilizando como recurso a correspondência.
I: Representa quantidades dadas até 20.
Habilidade:
Compor, decompor e comparar números e quantidades até 49.
Descritores:
A: Compõe, decompõe e compara números e quantidades até 49.
P: Compõe, decompõe e compara números e quantidades até 39.
B: Compõe, decompõe e compara números e quantidades até 29.
I: Compõe números e quantidades até 10.
2º Semestre
Habilidade:
Realizar estimativas a partir de uma situação dada, explorando e comparando as possibilidades em unidades de medidas variáveis não convencionais (quantidade numérica, capacidade, comprimento e massa).
Descritores:
A: Realiza estimativas a partir de uma situação dada, explorando e comparando as possibilidades em unidades de medidas variáveis não convencionais (quantidade numérica, capacidade, comprimento e massa).
P: Realiza estimativas a partir de uma situação dada, explorando as possibilidades em algumas unidades de medidas variáveis não convencionais.
B: Diferencia quantidades, utilizando como recurso a estimativa.
I: Representa quantidades.
Habilidade:
Resolver situações-problema no campo das dezenas utilizando os fatos básicos da adição e da subtração, através de diferentes representações e estratégias.
Descritores:
A: Resolve situações-problema no campo das dezenas utilizando os fatos básicos da adição e da subtração, através de diferentes representações e estratégias.
P: Resolve situações-problema no campo das dezenas utilizando os fatos básicos da adição e da subtração, através de diferentes representações.
B: Resolve situações-problema, no campo das dezenas, utilizando os fatos básicos da adição ou da subtração com intervenção do professor e/ou apoio de modelo.
I: Utiliza material concreto para resolver situações que envolvam os fatos básicos da adição com intervenção do professor.
Habilidade:
Compor, decompor e comparar números e quantidades até 99.
Descritores:
A: Compõe, decompõe e compara números e quantidades até 99.
P: Compõe, decompõe e compara números e quantidades até 69.
B: Compõe, decompõe e compara números e quantidades até 39.
I: Compõe números e quantidades até 19.
Componente curricular: Ciências Sociais
1º Semestre
Habilidade:
Relacionar lugares e tempos vividos no cotidiano com rotinas, medições e marcadores de tempo cronológico.
Descritores:
A: Relaciona lugares e tempos vividos no cotidiano com rotinas, medições e marcadores de tempo cronológico.
P: Identifica e representa os marcadores temporais de vivências cotidianas.
B: Reconhece diferentes momentos do cotidiano, utilizando marcadores de tempo.
I: Reconhece diferentes momentos do cotidiano com intervenção.
Habilidade:
Propor alternativas cooperativas para o grupo em prol de situações cotidianas e/ou na resolução de conflitos.
Descritores:
A: Propõe alternativas cooperativas para o grupo em prol de situações cotidianas na resolução de conflitos.
P: Propõe, assistematicamente, alternativas cooperativas para o grupo em prol de situações cotidianas na resolução de conflitos.
B: Reconhece alternativas cooperativas para o grupo em prol de situações cotidianas na resolução de conflitos.
I: Reconhece alternativas cooperativas para o grupo em prol de situações cotidianas na resolução de conflitos mediante intervenção da morá.
2º Semestre
Habilidade:
Comparar e estabelecer relações entre o passado e a atualidade, identificando transformações por meio de registros pessoais (escritos e gráficos).
Descritores:
A: Compara e estabelece relações entre o passado e a atualidade, identificando transformações por meio de registros pessoais (escritos e gráficos).
P: Compara elementos do passado e da atualidade, identificando transformações por meio de registros pessoais (escritos e gráficos).
B: Identifica algumas transformações temporais (passado e presente) a partir de recursos visuais.
I: Identifica algumas transformações temporais (passado e presente) a partir de recursos visuais e intervenção.
Habilidade:
Propor e aplicar alternativas cooperativas para o grupo em prol de situações cotidianas na resolução de conflitos.
Descritores:
A: Propõe e aplica alternativas cooperativas para o grupo em prol de situações cotidianas na resolução de conflitos.
P: Propõe e aplica, assistematicamente, alternativas cooperativas para o grupo em prol de situações cotidianas na resolução de conflitos.
B: Propõe alternativas cooperativas para o grupo em prol de situações cotidianas na resolução de conflitos.
I: Propõe alternativas cooperativas para o grupo em prol de situações cotidianas na resolução de conflitos mediante orientações da morá.
Componente curricular: Ciências Naturais
1º Semestre
Habilidade:
Criar hipóteses, argumentar e pesquisar sobre a Origem do planeta Terra e as condições que permitem existência de seres vivos.
Descritores:
A: Cria hipóteses, argumenta e pesquisa sobre a Origem do planeta Terra e as condições que permitem a existência de seres.
P: Argumenta e pesquisa sobre a Origem do planeta Terra e as condições que permitem existência de seres.
B: Pesquisa sobre a Origem do planeta Terra e as condições que permitem existência de seres.
I: Pesquisa sobre a Origem do planeta Terra e as condições que permitem existência de seres com intervenção.
Habilidade:
Identificar e comparar características (flexibilidade, dureza, transparência, etc.) de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem.
Descritores:
A: Identifica e compara características (flexibilidade, dureza, transparência, etc.) de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem.
P: Identifica e compara algumas características (flexibilidade, dureza, transparência, etc.) de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
B: Identifica características (flexibilidade, dureza, transparência, etc.) de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
I: Identifica, com intervenção, algumas características (flexibilidade, dureza, transparência, etc.) de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
2º Semestre
Habilidade:
Identificar e classificar os tipos de resíduos (rejeito e reciclável).
Descritores:
A: Identifica e classifica os tipos de resíduos (rejeito e reciclável).
P: Identifica e classifica alguns tipos de resíduos (rejeito e reciclável).
B: Identifica os tipos de resíduos (rejeito e reciclável), a partir de apoio de material visual.
I: Identifica, com intervenção, os tipos de resíduos (rejeito e reciclável).
Habilidade:
Discutir e validar as formas de descarte ou reutilização de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Descritores:
A: Discute e valida as formas de descarte ou reutilização de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
P: Discute as formas de descarte ou reutilização de alguns materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
B: Discute as formas de descarte ou reutilização de alguns materiais presentes em objetos de uso cotidiano a partir de material visual.
I: Discute, com intervenção, as formas de descarte ou reutilização de alguns materiais presentes em objetos de uso cotidiano.
Componente curricular: Artes Visuais
2º Semestre
Habilidade:
Identificar e representar os elementos compositivos contidos nos alimentos na técnica de colagem e desenho.
Descritores:
A: Identifica e representa os elementos compositivos contidos nos alimentos na técnica de colagem e desenho.
P: Identifica os elementos compositivos contidos nos alimentos e representa na técnica de desenho.
B: Discrimina os tipos de alimentos e cria composições através da técnica de colagem.
I: Expressa através da colagem noções de composição.
Componente curricular: Dança Israeli
1º Semestre
Habilidade:
Expressar sentimentos, dúvidas e reflexões durante as aulas para solucionar desafios.
Descritores:
A: Expressa sentimentos, dúvidas e reflexões durante as aulas para solucionar desafios.
P: Eventualmente, expressa sentimentos, dúvidas e reflexões para solucionar determinados desafios.
B: Expressa sentimentos e/ou dúvidas para solucionar desafios com a intervenção dos professores.
I: Compartilha sentimentos e dúvidas.
2º Semestre
Habilidade:
Utilizar o corpo como instrumento de expressão artística dentro das propostas específicas.
Descritores:
A: Utiliza o corpo como instrumento de expressão artística dentro das propostas específicas e expressa dúvidas e sentimentos durante as atividades de aula.
P: Utiliza o corpo como instrumento de expressão artística dentro das propostas específicas.
B: Eventualmente utiliza o corpo como instrumento de expressão artística dentro das propostas específicas.
I: Utiliza o corpo como instrumento de expressão artística dentro das propostas específicas com a intervenção dos professores.
Componente curricular: Educação Física
1º Semestre
Habilidade:
Reconhecer e compartilhar os espaços, atividades e materiais da aula de educação física.
Descritores:
A: Reconhece e compartilha os espaços, atividades e materiais da aula de educação física.
P: Reconhece e compartilha, assistematicamente, os espaços, atividades e materiais da aula de educação física.
B: Compartilha os espaços, e materiais em algumas atividades da aula de educação física.
I: Reconhece os espaços e participa de algumas atividades da aula de educação física.
2º Semestre
Habilidade:
Discutir a importância da observação das normas e das regras dos jogos e brincadeiras para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.
Descritores:
A: Discute a importância da observação das normas e das regras dos jogos e brincadeiras para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.
P: Compreende a importância da observação das normas e das regras dos jogos e brincadeiras para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.
B: Reconhece a importância da observação das normas e das regras dos jogos e brincadeiras para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.
I: Pratica, dentro das regras, jogos e brincadeiras mediante intervenção.
Componente curricular: Língua Portuguesa
1º Semestre
Habilidade:
Demonstrar organização espacial nos registros gráficos.
Descritores:
A: Demonstra organização espacial nos registros gráficos.
P: Demonstra crescente organização espacial dos registros gráficos.
B: Organiza espacialmente os registros gráficos com o uso de modelos e marcadores.
I: Organiza espacialmente os registros gráficos com apoio visual e intervenção da professora.
Habilidade:
Traçar corretamente as letras do alfabeto, observando direção, legibilidade e organização no espaço.
Descritores:
A: Traça corretamente as letras do alfabeto com direção, observando a direção correta.
P: Traça as letras do alfabeto oscilando conforme a direção.
B: Traça as letras do alfabeto com apoio visual.
I: Traça as letras do alfabeto com intervenção da professora.
2º Semestre
Habilidade:
Escrever aplicando a segmentação de palavras nas frases, demonstrando organização na compaginação de textos.
Descritores:
A: Escreve aplicando a segmentação de palavras nas frases, demonstrando organização na compaginação de textos.
P: Escreve aplicando assistematicamente a segmentação de palavras nas frases.
B: Aplica a segmentação de palavras com intervenção do professor e/ou apoio de marcadores visuais.
I: Escreve frases de forma aglutinada.
Habilidade:
Traçar corretamente as letras do alfabeto em imprensa minúscula, considerando a direção e legibilidade.
Descritores:
A: Traça corretamente as letras do alfabeto em imprensa minúscula, considerando a direção e a legibilidade.
P: Traça corretamente as letras do alfabeto em imprensa minúscula, considerando a legibilidade.
B: Traça as letras do alfabeto em imprensa minúscula oscilando a legibilidade.
I: Traça as letras do alfabeto em imprensa minúscula, com intervenção.
1º Semestre
Habilidade:
Escutar e executar de maneira coletiva o repertório de shirim (músicas em hebraico).
Descritores:
A: Escuta e executa de maneira coletiva o repertório de shirim.
P: Escuta e executa com frequência, de maneira coletiva, o repertório de shirim.
B: Escuta e executa o repertório de shirim mediante auxílio do moré.
I: Escuta e reconhece o repertório de shirim.
2º Semestre
Habilidade:
Articular as letras das shirim (músicas em hebraico) trabalhadas com autonomia.
Descritores:
A: Articula as letras das shirim trabalhadas com autonomia.
P: Articula as letras das shirim trabalhadas com frequência.
B: Articula as letras das shirim trabalhadas mediante auxílio do moré.
I: Reconhece as letras das shirim trabalhadas.
1º Semestre
Habilidade:
Traçar legivelmente os algarismos de 0 a 9.
Descritores:
A: Traça legivelmente os algarismos de 0 a 9.
P: Traça legivelmente algarismos de 0 a 9, seguindo assistematicamente a direção do traçado.
B: Estabelece correspondência termo a termo, de 0 a 9 entre quantidades e escrita numérica, traçando os numerais mediante apoio visual.
I: Relaciona termo a termo com intervenção.
Habilidade:
Identificar e completar a simetria em desenhos e objetos do cotidiano.
Descritores:
A: Identifica e completa a simetria em desenhos e objetos do cotidiano.
P: Identifica a simetria em desenhos e objetos do cotidiano.
B: Distingue formas/objetos simétricos e não simétricos.
I: Distingue formas/objetos simétricos e não simétricos com intervenção.
2º Semestre
Habilidade:
Traçar adequadamente e com legibilidade os números trabalhados até 99.
Descritores:
A: Traça adequadamente e com legibilidade os números trabalhados até 99.
P: Traça adequadamente os números trabalhados, autocorrigindo quando necessário.
B: Traça corretamente os números trabalhados, oscilando na legibilidade.
I: Traça números trabalhados com intervenção do professor e/ou apoio visual.
Componente curricular: Artes Visuais
1º Semestre
Habilidade:
Observar a figura humana e produzir ações gráficas através do uso de diferentes linhas, texturas e cores.
Descritores:
A: Observa a figura humana e produz ações gráficas através do uso de diferentes linhas, texturas e cores.
P: Observa a figura humana e produz ações gráficas através do uso de linhas e cores.
B: Identifica a figura humana e produz ações gráficas através do uso da linha.
I: Observa a figura realizando registros aleatórios sem conexão com a proposta e seus estudos.
2º Semestre
Habilidade:
Construir as propostas artísticas explorando criativamente as linguagens visuais (ponto e linha) nas composições.
Descritores:
A: Constrói as propostas artísticas explorando criativamente as linguagens visuais (ponto e linha) nas composições.
P: Constrói as propostas artísticas explorando as linguagens visuais (ponto e linha) nas criações.
B: Constrói as propostas artística elencando um dos elementos visuais (pontou ou linha) nas criações.
I: Faz uso dos elementos visuais (ponto e linha) com o auxílio do professor.
Componente curricular: Música
1º Semestre
Habilidade:
Identificar as propriedades do som e os timbres dos diferentes instrumentos nas músicas apreciadas em aula.
Descritores:
A: Identifica as propriedades, os timbres e outros aspectos estéticos das músicas apreciadas em aula.
P: Identifica as propriedades do som e os diferentes timbres nas músicas apreciadas em aula.
B: Identifica as propriedades do som nas músicas apreciadas em aula.
I: Identifica aspectos básicos das propriedades do som, com intervenção do professor.
1º Semestre
Habilidade:
Localizar no espaço pessoas e objetos reconhecendo noções de posicionamento (em frente, atrás, em cima, do lado), locomovendo-se, ultrapassando e desviando de obstáculos.
Descritores:
A: Localiza no espaço pessoas e objetos reconhecendo noções de posicionamento (em frente, atrás, em cima, do lado), locomovendo-se, ultrapassando e desviando de obstáculos.
P: Localiza no espaço pessoas e objetos reconhecendo noções de posicionamento (em frente, atrás, em cima, do lado), locomovendo-se pelo espaço disponível e desviando de obstáculos.
B: Localiza no espaço pessoas e objetos reconhecendo noções de posicionamento (em frente, atrás), locomovendo-se pelo espaço.
I: Localiza no espaço pessoas e objetos reconhecendo algumas noções de posicionamento (em frente, atrás, em cima, do lado) com intervenção do professor.
2º Semestre
Habilidade:
Identificar e utilizar diferentes pontos de referência e indicadores de posição, direção e sentido para localização de objetos em determinados espaços de convivência.
Descritores:
A: Identifica e utiliza diferentes pontos de referência e indicadores de posição, direção e sentido para localização de objetos em determinados espaços de convivência.
P: Identifica diferentes pontos de referência e indicadores de posição, direção e sentido para localização de objetos em determinados espaços de convivência.
B: Identifica alguns pontos de referência e indicadores de posição e direção para localização de objetos em determinados espaços de convivência.
I: Identifica diferentes pontos de referência para localização de objetos em determinados espaços de convivência com intervenção do professor e apoio visual.
Componente curricular: Ciências Naturais
1º Semestre
Habilidade:
Identificar os cinco sentidos (tato, visão, audição, olfato e paladar) e relacioná-los aos órgãos do corpo humano.
Descritores:
A: Identifica os cinco sentidos (tato, visão, audição, olfato e paladar) e relaciona-os aos órgãos do corpo humano.
P: Identifica os cinco sentidos (tato, visão, audição, olfato e paladar) e relaciona alguns aos órgãos do corpo humano.
B: Identifica os cinco sentidos (tato, visão, audição, olfato e paladar) a partir de apoio visual.
I: Identifica alguns dos cinco sentidos (tato, visão, audição, olfato e paladar) a partir de intervenção.
Habilidade:
Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano.
Descritores:
A: Localiza, nomeia e representa graficamente as partes do corpo humano
P: Localiza, nomeia e representa graficamente algumas partes do corpo humano.
B: Representa as partes do corpo humano a partir de apoio visual.
I: Identifica algumas partes do corpo humano com intervenção.
2º Semestre
Habilidade:
Relacionar as partes do corpo humano às suas respectivas funções, descrevendo-as através de diferentes estratégias.
Descritores:
A: Relaciona as partes do corpo humano às suas respectivas funções, descrevendo-as através de diferentes estratégias.
P: Relaciona algumas partes do corpo humano às suas respectivas funções, descrevendo-as através de diferentes estratégias.
B: Relaciona algumas partes do corpo humano às suas respectivas funções.
I: Identifica separadamente partes do corpo e algumas funções com intervenção.
Componente curricular: Artes
1º Semestre
Habilidade:
Expressar através do desenho e do uso das cores, a representação da figura humana completa.
Descritores:
A: Expressa através do desenho e do uso das cores a representação da figura humana completa.
P: Expressa através do desenho a representação da figura humana completa.
B: Expressa os esboços da figura humana através da estrutura de seus contornos.
I: Reconhece a figura humana representando-a com mediação do professor.
2º Semestre
Habilidade:
Experimentar as possibilidades de criação com o corpo, desenvolvendo composições ergonômicas e inventivas.
Descritores:
A: Experimenta as possibilidades de criação com o corpo, desenvolvendo composições ergonômicas e inventivas.
P: Experimenta as possibilidades de criação com o corpo, desenvolvendo composições inventivas.
B: Experimenta as possibilidades de criação com o corpo através da abstração.
I: Experimenta possibilidades de expressão através do desenho.
Componente curricular: Música
1º Semestre
Habilidade:
Expressar-se corporalmente de acordo com as músicas exploradas em sala de aula, associando sons e movimentos.
Descritores:
A: Expressa-se corporalmente de acordo com os sons e músicas explorados em sala de aula, associando sons e movimentos.
P: Expressa-se corporalmente de acordo com as músicas exploradas em sala de aula.
B: Reproduz movimentos com o corpo frente a diferentes estímulos musicais.
I: Reproduz movimentos com o corpo frente a diferentes estímulos musicais, mediante intervenção.
2º Semestre
Habilidade:
Criar e reproduzir movimentos e sons utilizando o corpo, a voz e as canções do repertório trabalhado como referência.
Descritores:
A: Cria e reproduz movimentos e sons utilizando o corpo, a voz e as canções trabalhadas como referência, demonstrando criatividade e precisão rítmica.
P: Cria e reproduz movimentos e sons utilizando o corpo, a voz e as canções do repertório trabalhadas como referência.
B: Cria e reproduz movimentos e sons utilizando o corpo e a voz assistematicamente.
I: Cria movimentos e sons utilizando o corpo e a voz com intervenção.
Componente curricular: Dança Israeli
1º Semestre
Habilidade:
Executar os movimentos propostos de forma harmônica, organizando-se espacialmente na sala de aula.
Descritores:
A: Executa os movimentos propostos de forma harmônica, organizando-se espacialmente na sala de aula.
P: Executa os movimentos propostos organizando-se espacialmente na sala de aula.
B: Executa os movimentos propostos de forma harmônica.
I: Executa os movimentos propostos com auxílio da morá.
2º Semestre
Habilidade:
Realizar as movimentações propostas nas harkadot ensinadas em aula, demonstrando noção espacial.
Descritores:
A: Realiza as movimentações propostas nas harkadot ensinadas em aula, demonstrando noção espacial de forma independente.
P: Realiza as movimentações propostas nas harkadot ensinadas em aula, demonstrando noção espacial.
B: Realiza as movimentações propostas nas harkadot ensinadas em aula.
I: Realiza as movimentações propostas nas harkadot ensinadas em aula, com auxílio da morá.
Componente curricular: Educação Física
1º Semestre
Habilidade:
Executar movimentos de equilíbrio e deslocamentos de maneira coordenada, demonstrando noção espacial.
Descritores:
A: Executa movimentos de equilíbrio e deslocamentos de maneira coordenada, demonstrando noção espacial.
P: Executa movimentos de equilíbrio e deslocamentos, demonstrando noção espacial.
B: Executa alguns movimentos de equilíbrio e deslocamentos, demonstrando noção espacial de forma assistemática.
I: Executa alguns movimentos de equilíbrio e deslocamentos.
2º Semestre
Habilidade:
Combinar habilidades motoras e percepção corporal na execução dos elementos básicos da ginástica e nos jogos desenvolvidos.
Descritores:
A: Combina habilidades motoras e percepção corporal na execução dos elementos básicos da ginástica e nos jogos desenvolvidos.
P: Combina algumas habilidades motoras e percepção corporal na execução dos elementos básicos da ginástica e nos jogos desenvolvidos.
B: Utiliza habilidades motoras e percepção corporal na execução dos elementos básicos da ginástica e nos jogos desenvolvidos.
I: Executa habilidades motoras e percepção corporal em alguns momentos durantes os jogos.
Componente curricular: Língua Portuguesa
1º Semestre
Habilidade:
Ler textos utilizando recursos digitais conforme sua hipótese no processo de alfabetização, identificando informações explícitas.
Descritores:
A: Lê textos utilizando recursos digitais conforme sua hipótese no processo de alfabetização, identificando informações explícitas.
P: Lê textos utilizando recursos digitais conforme sua hipótese no processo de alfabetização.
B: Lê textos utilizando recursos digitais conforme sua hipótese no processo de alfabetização com apoio do professor.
I: Lê palavras isoladas utilizando recursos digitais conforme sua hipótese no processo de alfabetização.
2º Semestre
Habilidade:
Ler textos utilizando recursos digitais conforme sua hipótese no processo de alfabetização, identificando a ideia global e os elementos principais.
Descritores:
A: Lê textos utilizando recursos digitais conforme sua hipótese no processo de alfabetização, identificando a ideia global e os elementos principais.
P: Lê textos utilizando recursos digitais conforme sua hipótese no processo de alfabetização, identificando a ideia global.
B: Lê textos utilizando recursos digitais conforme sua hipótese no processo de alfabetização, identificando os elementos principais.
I: Lê textos utilizando recursos digitais conforme sua hipótese no processo de alfabetização.
1º Semestre
Habilidade:
Resolver desafios matemáticos, interagindo com recursos digitais e situações do dia a dia, levantando e testando hipóteses.
Descritores:
A: Resolve desafios matemáticos, interagindo com recursos digitais e situações do dia a dia, levantando e testando hipóteses.
P: Resolve desafios matemáticos, interagindo com recursos digitais e situações do dia a dia, levantando hipóteses.
B: Resolve desafios matemáticos, interagindo com recursos digitais e/ou situações do dia a dia a partir de modelo.
I: Explora desafios matemáticos em situações do dia a dia com apoio e/ou intervenção.
2º Semestre
Habilidade:
Resolver desafios matemáticos, interagindo com recursos digitais e situações do dia a dia, buscando soluções e verificando suas respostas.
Descritores:
A: Resolve desafios matemáticos, interagindo com recursos digitais e situações do dia a dia, buscando soluções e verificando respostas.
P: Resolve desafios matemáticos interagindo com recursos digitais e situações do dia a dia, buscando soluções.
B: Resolve alguns desafios matemáticos com recursos digitais e/ou situações do dia a dia.
I: Explora os desafios matemáticos, em situações do dia a dia com intervenção e apoio dos professores.
Componente curricular: Educação Tecnológica
1º Semestre
Habilidade:
Evidenciar, diferenciar e compreender a evolução das tecnologias analógicas e digitais, fazendo relações com o cotidiano.
Descritores:
A: Evidencia, diferencia e compreende a evolução das tecnologias analógicas e digitais, faz relações com o cotidiano.
P: Evidencia e diferencia algumas das evoluções das tecnologias analógicas e digitais, faz relações com o cotidiano.
B: Identifica a evolução das tecnologias analógicas e digitais a partir de apoio visual.
I: Identifica a evolução das tecnologias analógicas e digitais mediante intervenção.
Habilidade:
Reconhecer, criar e compreender como são denominados os personagens humanos e não humanos no mundo virtual.
Descritores:
A: Reconhece, cria e compreende como são denominados os personagens humanos e não humanos no mundo virtual.
P: Compreende e cria avatares humanos e não humanos utilizando ferramentas digitais.
B: Reconhece personagens humanos e não humanos no mundo virtual.
I: Reconhece o que são personagens virtuais a partir de intervenção.
Habilidade:
Perceber e entender as diferenças entre o trabalho realizado por máquinas e o realizado pelos humanos.
Descritores:
A: Percebe e entende as diferenças entre o trabalho de máquinas e o trabalho realizado pelos humanos.
P: Percebe e entende parcialmente as diferenças entre o trabalho máquinas e o trabalho humano.
B: Percebe as diferenças entre o trabalho máquinas e o trabalho humano a partir de apoio visual.
I: Identifica as diferenças entre o trabalho máquinas e o trabalho humano com intervenção.
2º Semestre
Habilidade:
Reconhecer e criar formas geométricas em 2D e 3D utilizando recursos físicos e digitais.
Descritores:
A: Reconhece e cria formas geométricas 2D e 3D utilizando recursos físicos e digitais.
P: Reconhece e cria formas geométricas 2D e 3D utilizando recursos físicos e parcialmente em recursos digitais.
B: Reconhece a diferença entre formas geométricas 2D e 3D.
I: Reconhece formas em 2D.
Habilidade:
Identificar e reconhecer o conceito de algoritmos.
Descritores:
A: Identifica e reconhece o conceito de algoritmos.
P: Reconhece parcialmente o conceito de algoritmos.
B: Identifica o conceito de algoritmos a partir de apoio visual.
I: Identifica o que algoritmo a partir de intervenção.
Habilidade:
Reconhecer, compreender e diferenciar o que é hardware e software.
Descritores:
A: Reconhece, compreende e diferencia o que é hardware e software.
P: Reconhece e compreende, assistematicamente, o que é hardware e software.
B: Reconhece e diferencia o que é hardware e software a partir de materiais visuais.
I: Identifica o que é hardware e software mediante intervenção.
Habilidade:
Reconhecer os códigos que existem por trás da funcionalidade das tecnologias e internet.
Descritores:
A: Reconhece os códigos que existem por trás da funcionalidade das tecnologias e internet.
P: Reconhece parcialmente sobre os códigos que existem por trás da funcionalidade das tecnologias e internet.
B: Identifica alguns dos códigos que existem por trás da funcionalidade das tecnologias e internet a partir de apoio visual.
I: Identifica alguns códigos tecnológicos com intervenção.
Componente curricular: Ciências Sociais
1º Semestre
Habilidade:
Localizar e selecionar informações, utilizando a tecnologia digital como recurso de busca e pesquisa de informações.
Descritores:
A: Localiza e seleciona informações, utilizando a tecnologia digital como recurso de busca e pesquisa de informações.
P: Localiza informações, utilizando a tecnologia digital como recurso de busca e pesquisa de informações.
B: Localiza algumas informações, utilizando a tecnologia digital como recurso de busca e pesquisa.
I: Faz uso da tecnologia como recurso de busca com intervenção.
2º Semestre
Habilidade:
Solucionar problemas e/ou buscar informações sobre assuntos tratados em aula, utilizando ferramentas digitais como recurso.
Descritores:
A: Soluciona problemas e/ou busca informações sobre assuntos tratados em aula, utilizando ferramentas digitais como recurso.
P: Soluciona problemas sobre assuntos tratados em aula, utilizando ferramentas digitais como recurso.
B: Busca informações sobre assuntos tratados em aula utilizando ferramentas digitais como recurso, acompanhando as orientações de uso.
I: Utiliza ferramentas digitais como recurso, acompanhado as orientações de uso e com apoio.
Componente curricular: Língua Portuguesa
1º Semestre
Habilidade:
Compartilhar ideias e estratégias de aprendizagem através da oralidade e/ou registros pessoais.
Descritores:
A: Compartilha ideias e estratégias de aprendizagem através da oralidade e/ou registros pessoais.
P: Compartilha ideias e estratégias de aprendizagem através da oralidade e/ou registros pessoais.
B: Compartilha assistematicamente ideias através da oralidade e/ou registros pessoais.
I: Compartilha ideias com intervenção.
2º Semestre
Habilidade:
Criar histórias com sequência lógica de ideias, registrando através de diferentes estratégias.
Descritores:
A: Cria histórias com sequência lógica de ideias, registrando através de diferentes estratégias.
P: Cria histórias com sequência lógica, registrando de acordo com a sua hipótese de escrita.
B: Cria histórias com sequência lógica, registrando através do desenho.
I: Cria histórias orais, a partir de uma sequência de imagens.
Componente curricular: Língua Inglesa
1º Semestre
Habilidade:
Compreender e compartilhar histórias com os colegas através de frases simples e o uso de imagens.
Descritores:
A: Compreende e compartilha histórias curtas com os colegas através de frases simples e o uso de imagens.
P: Compreende e compartilha assistematicamente histórias curtas com os colegas através de frases simples com base em modelos e o uso de imagens.
B: Reproduz histórias curtas com os colegas através de palavras curtas e o uso de imagens.
I: Reproduz histórias curtas com os colegas através de material visual ou intervenção.
2º Semestre
Habilidade:
Compreender histórias e apresentar, através da oralidade e/ou da escrita, os seus elementos constituintes.
Descritores:
A: Compreende histórias e apresenta, através da oralidade ou da escrita, os seus elementos constituintes.
P: Compreende histórias e apresenta, através da oralidade ou da escrita, alguns dos elementos constituintes.
B: Compreende fragmentos de histórias através de informações simples e o auxílio de imagens.
I: Compreende fragmentos de histórias através de informações simples com o auxílio de imagens com palavras-chave e do professor.
Habilidade:
Reconhecer os sons das vogais curtas, aplicando-os na ampliação do repertório lexical.
Descritores:
A: Reconhecer os sons das vogais curtas, aplicando-os na ampliação do repertório lexical.
P: Reconhece os sons das vogais curtas, aplicando-os assistematicamente na ampliação do repertório lexical.
B: Reconhece os sons das vogais curtas, aplicando-os no vocabulário em contextos controlados.
I: Reconhece os sons das vogais curtas com a intervenção do professor.
1º Semestre
Habilidade:
Resolver situações matemáticas envolvendo adição através de estratégias pessoais de aprendizagem.
Descritores:
A: Resolve situações matemáticas envolvendo adição por meio de estratégias pessoais de aprendizagem.
P: Resolve, assistematicamente, situações matemáticas, envolvendo adição, aplicando estratégias pessoais e convencionais.
B: Resolve situações matemáticas envolvendo adição a partir de marcadores visuais para compreensão da operação a ser utilizada.
I: Resolve situações matemáticas envolvendo adição com intervenção.
Habilidade:
Resolver situações matemáticas envolvendo subtração através de estratégias pessoais de aprendizagem.
Descritores:
A: Resolve situações matemáticas envolvendo subtração por meio de estratégias pessoais de aprendizagem.
P: Resolve, assistematicamente, situações matemáticas, envolvendo subtração, aplicando estratégias pessoais e convencionais.
B: Resolve situações matemáticas envolvendo subtração a partir de marcadores visuais para compreensão da operação a ser utilizada.
I: Resolve situações matemáticas envolvendo subtração com intervenção.
2º Semestre
Habilidade:
Resolver, elaborar e contextualizar situações matemáticas utilizando estratégias pessoais.
Descritores:
A: Resolve, elabora e contextualiza situações matemáticas utilizando estratégias pessoais.
P: Resolve e contextualiza situações matemáticas utilizando estratégias pessoais.
B: Resolve situações matemáticas a partir de marcadores visuais para compreensão da operação a ser utilizada.
I: Resolve problemas matemáticos com intervenção do professor.
Componente curricular: Ciências Naturais
1º Semestre
Habilidade:
Criar registros pessoais para comunicação das informações coletadas ou obtidas usando diferentes linguagens.
Descritores:
A: Cria registros pessoais para comunicação das informações coletadas ou obtidas usando diferentes linguagens.
P: Cria registros pessoais para comunicação das informações obtidas usando a linguagem gráfica.
B: Reproduz registros para comunicação das informações coletadas ou obtidas.
I: Cria registros para comunicação das informações coletadas ou obtidas com intervenção.
2º Semestre
Habilidade:
Coletar, organizar e registrar informações através de diferentes meios expressivos (desenho, escrita, mapa mental/diagramas) e ampliar ideias frente às problematizações propostas.
Descritores:
A: Coleta, organiza e registra informações, através de diferentes meios expressivos (desenho, escrita, mapa mental/diagramas) e amplia ideias frente às problematizações propostas.
P: Coleta informações e amplia ideias frente às problematizações propostas.
B: Coleta informações de acordo com as problematizações propostas.
I: Registra e/ou reproduz informações compartilhadas pelo grupo referentes às problematizações propostas.
Componente curricular: Artes
1º Semestre
Habilidade:
Identificar gestos e grafismos em diferentes tipos de animais experimentando técnicas artísticas e materiais.
Descritores:
A: Identifica gestos e grafismos em diferentes tipos de animais experimentando técnicas artísticas e materiais.
P: Identifica os grafismos em diferentes tipos de animais experimentando técnicas artísticas e materiais.
B: Identifica um tipo de grafismo ou gesto em um animal expressando através de uma técnica e material.
I: Identifica um tipo de grafismo ou gesto em um animal através da cópia dos estudos realizados.
Componente curricular: Música
2º Semestre
Habilidade:
Participar ativamente da composição coletiva de uma paródia, contribuindo com ideias.
Descritores:
A: Participa ativamente da composição coletiva de uma paródia, contribuindo com ideias.
P: Contribui com ideias para a composição de uma paródia.
B: Contribui para a composição de uma paródia mediante intervenção e/ou orientações específicas.
I: Participa coletivamente da composição de uma paródia.
Componente curricular: Língua Portuguesa
1º Semestre
Habilidade:
Comunicar experiências, sentimentos e ideias de forma clara e ordenada, usando o diálogo como estratégia de resolução de problemas.
Descritores:
A: Comunica experiências, sentimentos e ideias de forma clara e ordenada, usando o diálogo como estratégia de resolução de problemas.
P: Comunica experiências, sentimentos e ideias de forma clara e ordenada.
B: Comunica experiências, sentimentos e ideias a partir de estímulos externos.
I: Expressa sentimentos e solicita apoio para a organização de ideias e narrativa de experiências.
2º Semestre
Habilidade:
Reconhecer e diferenciar as suas emoções básicas diante de situações do cotidiano, expressando-as através do diálogo.
Descritores:
A: Reconhece e diferencia as suas emoções básicas diante de situações do cotidiano, expressando-as através do diálogo.
P: Reconhece as suas emoções básicas diante de situações do cotidiano, expressando-as através do diálogo.
B: Reconhece as suas emoções básicas diante de situações do cotidiano, expressando-as através da mediação do professor.
I: Reconhece as suas emoções em determinadas situações, com apoio.
Componente curricular: Língua Inglesa
1º Semestre
Habilidade:
Ouvir atentamente e realizar as atividades propostas com organização, exercitando o diálogo para a negociação e respeito aos combinados de convivência.
Descritores:
A: Ouve atentamente e realiza as atividades propostas com organização, exercitando o diálogo para a negociação e respeito aos combinados de convivência.
P: Ouve e realiza as atividades propostas, exercitando assistematicamente o diálogo para a negociação e respeito aos combinados de convivência.
B: Ouve e realiza as atividades propostas, respeitando assistematicamente os combinados de convivência.
I: Realiza as atividades propostas a partir de organização de estratégias personalizadas.
2º Semestre
Habilidade:
Ouvir atentamente e realizar as atividades propostas com organização, exercitando o diálogo para a negociação com expressividade emocional e respeito aos combinados de convivência.
Descritores:
A: Ouve atentamente e realiza as atividades propostas com organização, exercitando o diálogo para a negociação com expressividade emocional e respeito aos combinados de convivência.
P: Realiza as atividades propostas com organização, exercitando o diálogo para a negociação com expressividade emocional.
B: Realiza as atividades propostas com organização e exercita o diálogo a partir de modelagem ou intervenção.
I: Realiza as atividades propostas a partir de organização de estratégias personalizadas, com intervenção do professor.
1º Semestre
Habilidade:
Aplicar os valores judaicos assimilados por meio das narrativas exploradas em contextos do dia a dia.
Descritores:
A: Aplica os valores judaicos assimilados por meio das narrativas exploradas em contextos do dia a dia.
P: Reconhece os valores judaicos por meio das narrativas exploradas em contextos do dia a dia.
B: Reconhece, através de material de apoio, os valores judaicos explorados em contextos do dia a dia.
I: Não reconhece os valores judaicos explorados por meio das narrativas em contextos do dia a dia.
2º Semestre
Habilidade:
Aplicar os valores judaicos assimilados por meio das narrativas exploradas em contextos do dia a dia.
Descritores:
A: Aplica os valores judaicos assimilados por meio das narrativas exploradas em contextos do dia a dia.
P: Reconhece os valores judaicos por meio das narrativas exploradas em contextos do dia a dia.
B: Reconhece, através de material de apoio, os valores judaicos explorados em contextos do dia a dia.
I: Não reconhece os valores judaicos explorados por meio das narrativas em contextos do dia a dia.
Componente curricular: Ciências Sociais
1º Semestre
Habilidade:
Reconhecer características físicas próprias e preferências, demonstrando hábitos de autocuidado.
Descritores:
A: Reconhece características físicas próprias e preferências, demonstrando hábitos de autocuidado.
P: Reconhece características físicas próprias e preferências, demonstrando, assistematicamente, hábitos de autocuidado
B: Reconhece características físicas próprias e preferências.
I: Reconhece suas características físicas a partir de apoio visual.
Habilidade:
Elaborar, compreender e aplicar regras de convivência e organização nos ambientes de aprendizagem.
Descritores:
A: Elabora, compreende e aplica regras de convivência e organização nos ambientes de aprendizagem.
P: Compreende e aplica regras de convivência e organização nos ambientes de aprendizagem.
B: Identifica e aplica parcialmente regras de convivência e organização nos ambientes de aprendizagem a partir de sinalizações..
I: Identifica regras de convivência e organização nos ambientes de aprendizagem, com intervenção.
2º Semestre
Habilidade:
Reconhecer a diversidade e as características dos colegas e do grupo, valorizando, respeitando e acolhendo as diferenças.
Descritores:
A: Reconhece a diversidade e as características dos colegas e do grupo, valorizando, respeitando e acolhendo as diferenças.
P: Reconhece a diversidade e as características dos colegas e do grupo, valorizando as diferenças.
B: Reconhece a diversidade e as características dos colegas e do grupo, compreendendo as diferenças.
I: Reconhece a diversidade e as características dos colegas e do grupo com intervenção.
Habilidade:
Compreender as regras de organização das aulas, aplicando e respeitando os combinados.
Descritores:
A: Compreende as regras de organização das aulas, aplicando e respeitando os combinados.
P: Compreende as regras de organização das aulas, aplicando e respeitando parcialmente os combinados.
B: Compreende parcialmente as regras de organização das aulas, aplicando alguns combinados.
I: Identifica as regras de organização das aulas, aplicando alguns combinados com mediação do professor.
Habilidade:
Valorizar as produções individuais e coletivas, respeitando as diferentes formas de expressão e comunicação do grupo.
Descritores:
A: Valoriza as produções individuais e coletivas, respeitando as diferentes formas de expressão e comunicação do grupo.
P: Valoriza as produções individuais e coletivas, identificando as diferentes formas de expressão e comunicação do grupo.
B: Aprecia as produções individuais e coletivas.
I: Reconhece as produções individuais e coletivas.
Componente curricular: Ciências Naturais
2º Semestre
Habilidade:
Identificar os diferentes tipos de sentimentos em personagens, representando-os por diferentes meios expressivos.
Descritores:
A: Identifica os diferentes tipos de sentimentos em personagens, representando-os por diferentes meios expressivos.
P: Identifica determinados tipos de sentimentos em personagens, representando-os por diferentes meios expressivos.
B: Identifica determinados tipos de sentimentos em personagens, representando-os a partir de apoio visual.
I: Identifica determinados tipos de sentimentos em personagens a partir da intervenção do professor.
Componente curricular: Música
1º Semestre
Habilidade:
Executar e finalizar brincadeiras e atividades, cooperando na organização do ambiente de aula.
Descritores:
A: Executa e finaliza as brincadeiras e atividades, cooperando na organização do ambiente de aula.
P: Executa, finaliza as atividades e organiza seu material.
B: Executa as atividades com relativa independência e organiza seu material mediante intervenção.
I: Finaliza as atividades e organiza seu material mediante intervenção.
2º Semestre
Habilidade:
Participar de forma cooperativa das atividades musicais propostas em aula, colaborando com ideias e respeitando a diversidade do grupo.
Descritores:
A: Participa de forma cooperativa das atividades musicais propostas em aula, colaborando com ideias e respeitando a diversidade do grupo.
P: Participa de forma cooperativa das atividades musicais propostas em aula, colaborando com ideias.
B: Participa assistematicamente das atividades musicais propostas em aula com colaboração.
I: Participa das atividades musicais propostas em aula mediante intervenção.
Componente curricular: Dança Israeli
1º Semestre
Habilidade:
Realiza as dinâmicas propostas nas aulas, respeitando os combinados de convivência na sala de aula.
Descritores:
A: Realiza as dinâmicas propostas nas aulas, respeitando os combinados de convivência na sala de aula.
P: Realiza as dinâmicas propostas nas aulas e compreende os combinados de convivência na sala de aula.
B: Realiza as dinâmicas propostas nas aulas
I: Realiza as dinâmicas propostas nas aulas com auxílio das morot.
2º Semestre
Habilidade:
Participar das aulas contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento das atividades propostas.
Descritores:
A: Participa das aulas contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento das atividades propostas.
P: Participa das aulas contribuindo para o desenvolvimento das atividades propostas.
B: Participa das aulas realizando as atividades propostas.
I: Participa das aulas, através da mediação do professor e/ou de estratégias personalizadas.
Componente curricular: Educação Física
1º Semestre
Habilidade:
Experimentar e fruir dos jogos e brincadeiras reconhecendo e respeitando as regras e normas das atividades.
Descritores:
A: Experimenta e frui dos jogos e brincadeiras reconhecendo e respeitando as regras e normas das atividades
P: Experimenta os jogos e brincadeiras reconhecendo e respeitando as regras e normas das atividades.
B: Experimenta alguns jogos e brincadeiras reconhecendo e respeitando as regras e normas das atividades.
I: Participa de alguns jogos e brincadeiras.
2º Semestre
Habilidade:
Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho.
Descritores:
A: Experimenta, frui e recria diferentes brincadeiras e jogos, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho.
P: Experimenta e frui e diferentes brincadeiras e jogos, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho.
B: Experimenta diferentes brincadeiras e jogos, reconhecendo as diferenças individuais de desempenho.
I: Participa de alguns jogos e brincadeiras.