Conheça as disciplinas:

Aulas nas terças, quartas ou sextas-feiras, das 14h às 15h30min.

A eletiva de Artes Plásticas: Spray & Play tem o objetivo de proporcionar aos alunos uma compreensão aprofundada do grafite como uma forma legítima de arte e expressão cultural, explorando suas origens, técnicas e impactos sociais. A disciplina visa desenvolver habilidades artísticas e críticas, promovendo a criatividade e o engajamento comunitário.

1º semestre

Conteúdo:
– Definição e diferenciação entre grafite e outras formas de arte urbana;
– Origem histórica e evolução do grafite;
– Contextualização do grafite no movimento hip-hop e em outras culturas urbanas;
– Exploração de técnicas de grafite: spray, estêncil, colagem;
– Estilos artísticos: wildstyle, 3D, lettering, entre outros;
– Desenvolvimento de projetos práticos para aplicação das técnicas aprendidas.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Expressar-se artisticamente por meio do grafite, utilizando diferentes técnicas e estilos para comunicar ideias e emoções de forma original e inovadora.
H2: Analisar criticamente o papel do grafite nas culturas urbanas e seu impacto social e histórico, desenvolvendo uma compreensão profunda das expressões culturais contemporâneas.
H3: Trabalhar de forma colaborativa em projetos de arte urbana, engajando-se com a comunidade para promover a transformação social e o respeito ao espaço coletivo.

Ao final do semestre o aluno será capaz de criar obras de arte urbana utilizando técnicas de grafite como spray, estêncil e colagem, explorando estilos variados para expressar suas ideias criativamente. Ele desenvolverá uma compreensão crítica do grafite no contexto social e cultural, analisando seu impacto nas culturas urbanas e no movimento hip-hop. Além disso, o aluno será capaz de colaborar em projetos comunitários de arte, utilizando o grafite como ferramenta de engajamento social e transformação urbana, enquanto implementa práticas sustentáveis e promove a conscientização ambiental.

2º semestre

Conteúdo:
Análise crítica do papel do grafite como meio de comunicação social e política;
– Estudos de caso de artistas e movimentos significativos no Brasil e no mundo;
– Discussão sobre o impacto do grafite em comunidades urbanas;
– Uso de materiais sustentáveis e práticas ecológicas na criação de grafites;
– Discussão sobre o impacto ambiental e soluções inovadoras;
– Projetos de arte que promovem a conscientização e a responsabilidade ambiental;
– Planejamento e execução de um projeto de intervenção urbana em equipe;
– Envolvimento da comunidade escolar e local na criação do projeto;
– Apresentação dos resultados e reflexão sobre o processo criativo.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Analisar criticamente o grafite como meio de comunicação social, interpretando suas mensagens e seu impacto em comunidades urbanas.
H2: Aplicar práticas sustentáveis na criação de grafites, utilizando materiais ecológicos e promovendo a responsabilidade ambiental.
H3: Trabalhar colaborativamente em projetos de intervenção urbana, envolvendo a comunidade escolar e local.

Ao final do semestre o aluno será capaz de analisar e interpretar o grafite como uma forma de comunicação social, compreendendo seu impacto em comunidades urbanas e sua relevância em movimentos sociais. Ele será habilitado a criar arte de maneira sustentável, utilizando materiais ecologicamente corretos e aplicando soluções inovadoras para minimizar o impacto ambiental. Além disso, o aluno desenvolverá a capacidade de planejar e executar projetos colaborativos de intervenção urbana, envolvendo a comunidade escolar e local, promovendo engajamento comunitário e responsabilidade social.

Aulas nas quartas-feiras, das 14h às 15h30min.

A eletiva tem como objetivo proporcionar ao aluno diversas formas de descobrir, conhecer e experimentar o uso da própria voz, através de conhecimentos teóricos e exercícios práticos desenvolvidos durante as aulas. O aluno terá oportunidade de explorar sua voz através dos exercícios de técnica vocal, aquecimentos vocais, e da aprendizagem do controle do corpo, respirando de maneira apropriada e utilizando os recursos que a voz pode oferecer. O aluno poderá testar esses conhecimentos durante a prática de repertório individual e coletiva, cantando uníssono em coro ou solo. Terá oportunidade de ampliar sua literatura musical através da troca repertório musical com os colegas e das músicas propostas pela disciplina.

1º semestre

Conteúdo:
– Técnica vocal: respiração, ressonância, emissão vocal, dicção e projeção;
– Afinação musical;
– Ritmo;
– Execução de trechos musicais;
– Aquecimento;
– Higiene vocal;
– Anatomia vocal;
– Classificação/tipos de voz.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Experimentar o corpo como ferramenta para produção de uma voz saudável, utilizando a técnica vocal como meio para alcançar o objetivo este objetivo.
H2: Conhecer a própria classificação vocal e cantar no seu próprio tom.
H3: Reconhecer e controlar as estruturas musculares envolvidas no ato de cantar.
H4: Participar de forma colaborativa no processo de aprendizagem em sala de aula, entendendo a importância de saber trabalhar em grupo para um melhor aproveitamento da sonoridade coral.
H5: Cantar pequenos trechos musicais.

Ao final do semestre o aluno será capaz de conhecer e entender o conceito de grave e agudo na voz cantada, sabendo explicar o conceito na prática, demonstrando com a própria voz, reproduzir com sua voz os vocalizes praticados durante o semestre, conseguir realizar um aquecimento de voz guiado pelo professor, reconhecer os diferentes tipos de voz masculina e feminina e saber cantar afinadamente um trecho de uma música.

2º semestre

Conteúdo:
Técnica vocal: respiração, ressonância, emissão vocal, dicção e projeção;
– Afinação musical dentro de uma escala completa;
– Ritmo, melodia e harmonia
– Execução de repertório musical;
– Aquecimento vocal com altura definida;
– Higiene vocal;
– Anatomia vocal;
– Classificação/tipos de voz.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Experimentar o corpo como ferramenta para produção de uma voz saudável, utilizando a técnica vocal como meio para alcançar o objetivo este objetivo.
H2: Conhecer a própria classificação vocal e cantar no seu próprio tom.
H3: Reconhecer e controlar as estruturas musculares envolvidas no ato de cantar.
H4: Participar de forma colaborativa no processo de aprendizagem em sala de aula, entendendo a importância de saber trabalhar em grupo para um melhor aproveitamento da sonoridade coral.
H5: Cantar músicas completas.

Ao final do semestre o aluno será capaz de controlar a respiração de maneira eficaz ao cantar, demonstrar algum controle das partes do corpo envolvidas no ato de cantar, cantar uma escala musical completa no seu próprio tom, cantar uma música completa afinadamente, demonstrando afinação, ritmo correto, projeção e boa dicção do texto durante a execução musical, conhecer os cuidados básicos para manter uma voz saudável e conhecer a maneira correta de utilizar um microfone, otimizando sua voz.

Aulas nas quartas-feiras e sextas-feiras, das 14h às 15h30min.

A Lehakat Chai (grupo de dança Chai) tem como objetivo enriquecer o conhecimento dos alunos sobre a dança folclórica israeli. Por ser uma disciplina que abrange desde o 9º ano até o Ensino Médio, o grupo oferece aos alunos a oportunidade de interagir com colegas de diferentes idades, promovendo um ambiente de troca enriquecedora e a construção de novos vínculos. Ao integrar o grupo Chai, o aluno se conecta com o judaísmo, com a cultura e a tradição, além de desenvolver habilidades motoras como força, flexibilidade, consciência corporal e musicalidade. O grupo ainda possibilita ao aluno participar de eventos do Colégio e festivais de dança dentro e fora do estado.

A disciplina conta como créditos de Artes e Corpo em Movimento, com aulas dois dias por semana. Para alunos do 9º ano e Ensino Médio.

1º semestre

Conteúdo:
– Técnica em Dança;
– Rikudei Am (Harkada, passos de folclore israeli);
– Coreografia voltada para performance;
– Musicalidade e ritmo.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Reconhecer os limites do corpo e do movimento buscando a expansão de suas potencialidades na dança.
H2: Buscar soluções pertinentes para os desafios motores propostos na sala de aula e nas atividades.
H3: Executar os movimentos propostos apresentando a contagem de passos de forma fluida e cadenciada.
H4: Participar e demonstrar engajamento nas aulas e nos processos de aprendizagem.

Ao final do semestre o aluno será capaz de explorar e identificar passos de dança folclórica israeli e sequenciá-los de acordo com a coreografia proposta e música e ampliar seu repertório motor, através das harkadot (danças de roda e filas) e sequências coreográficas.

2º semestre

Conteúdo:
Performance (apresentações);
– Rikudei Am (Harkadá, passos de folclore israeli).

Habilidades desenvolvidas:
H1: Executar a movimentação proposta de forma organizada e autônoma.
H2: Buscar soluções pertinentes para os desafios motores propostos na sala de aula e nas atividades.
H3: Compreender e executar com autonomia os passos e as sequências coreográficas propostas.
H4: Participar e demonstrar engajamento nas aulas e nos processos de aprendizagem.

Ao final do semestre o aluno será capaz de compreender e identificar passos de dança israeli, dançar uma (ou mais) coreografia(s), memorizar diferentes posições, formações e sequências coreográficas, engajar-se em desafios motores. Participar de eventos escolares e comunitários representado o Colégio.

Aulas nas terças-feiras, das 14h às 15h30min.

Leaka, ou Grupo de Dança Israeli, é uma disciplina eletiva com foco na vivência da cultura judaica por meio da arte e do movimento. Esta disciplina busca proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizagem prático, com foco no trabalho em grupo e no desenvolvimento de habilidades motoras, emocionais e sociais. A Leaka, que tem como objetivo a prática de “Rikudei Am” (Harkada), danças tradicionais do folclore israelí, e performance coreográfica, ainda possibilita ao aluno participar de eventos da escola e da comunidade.

1º semestre

Conteúdo:
– Rikudei Am;
– Passos do Folclore Israeli;
– Musicalidade e Ritmo;
– Coreografia voltada para performance.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Compreender e executar com autonomia as harkadot propostas em sala de aula.
H2: Demonstrar conhecimento e domínio em relação ao tema da coreografia.
H3: Executar os movimentos propostos apresentando a contagem de passos de forma fluida e cadenciada.
H4: Participar e demonstrar engajamento nas aulas e nos processos de aprendizagem.

Ao final do semestre o aluno será capaz de reconhecer e executar passos do folclore israeli, ampliar seu repertório de harkadot e identificar os seus diferentes ritmos musicais e compreender o tema que permeia a coreografia da Leaka.

2º semestre

Conteúdo:
Rikudei Am;
– Passos do Folclore Israeli;
– Performance.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Organizar-se espacialmente durante as harkadot e o processo coreográfico.
H2: Compreender e executar com autonomia os passos e as sequências coreográficas propostas.
H3: Executar os movimentos de forma harmônica e expressiva.
H4: Participar e demonstrar engajamento nas aulas e nos processos de aprendizagem.

Ao final do semestre o aluno será capaz de performar a coreografia de sua Leaka em eventos do Colégio e comunitários, vivendo na prática os conteúdos trabalhados ao longo do ano. O aluno será capaz de se localizar em palco, memorizar diferente sequências coreográficas e se movimentar para diferentes posições.

Aulas nas quintas-feiras, das 14h às 15h30min.

A disciplina de Música: Teoria e Prática, busca ajudar o aluno a aprender e desenvolver seus talentos referentes a interpretação musical de forma ampla. Através de três grandes eixos pedagógicos é oportunizado ao estudante a visão histórica, as questões teóricas e a prática musical permitindo ao aluno compreender de forma mais ampla e multifocal a expressão da arte musical.

1º semestre

Conteúdo:
– Breve história da música moderna;
– Conceitos de música (melodia, harmonia e ritmo);
– Formas de grafia musical (partitura, cifra, tablatura);
– Prática coletiva de instrumento (músicas populares).

Habilidades desenvolvidas:
H1: Conhecer e identificar os conceitos básicos da música (Melodia, harmonia, ritmo e grafia).
H2: Participar de forma colaborativa no processo de prática coletiva de instrumento.
H3: Conhecer e identificar os principais eventos da história da música moderna.

Ao final do semestre o aluno será capaz de compreender as inter-relações entre arte, cultura, música de forma teórica e terá a oportunidade de desenvolver de forma simples a sua performance instrumental.

2º semestre

Conteúdo:
Breve história da música moderna 2;
– Conceitos de música (melodia, harmonia e ritmo);
– Formas de grafia musical (partitura, cifra, tablatura);
– Prática coletiva de instrumento (músicas populares).

Habilidades desenvolvidas:
H1: Conhecer e identificar os conceitos básicos da música (Melodia, harmonia, ritmo e grafia).
H2: Participar de forma colaborativa no processo de prática coletiva de instrumento.
H3: Conhecer e identificar os principais eventos da história da música moderna.

Ao final do semestre o aluno será capaz de compreender as inter-relações entre arte, cultura, música de forma teórica mias ampla e terá a oportunidade de desenvolver de forma mais elaborada a sua performance instrumental.

Aulas nas segundas-feiras, das 14h às 15h30min.

O projeto Musical tem como objetivo proporcionar ao aluno uma experiência única dentro do mundo das artes. Uma disciplina com 4 diferentes áreas do conhecimento (teatro, dança, canto e banda) que permite ao aluno experimentar o corpo como ferramenta de trabalho, investigando a linguagem corporal e a oralidade no teatro, expandir potencialidades motoras na dança, reconhecer e controlar sua voz no ato de cantar em cena e ainda desenvolver sua prática em algum instrumento musical. Ao final do processo, os alunos ainda participam de um grande espetáculo musical onde colocarão em prática todo o processo desenvolvido ao longo do ano. 

1º semestre

Conteúdo:
Jogos e improvisações de teatro;
– Técnica de interpretação com texto teatral;
– Execução de cena teatral;
– Técnica corporal de dança em musical;
– Execução de coreografia;
– Técnica vocal de canto;
– Execução de canto em cena;
– Técnica de prática de instrumento;
– Execução de prática de instrumento em cena musical.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Experimentar o corpo como ferramenta de trabalho no teatro, investigando a linguagem corporal e a oralidade, usando as características de interpretação do gênero musical para criar diferentes personagens explorando vozes, ritmos e tônus.
H2: Buscar expansão de suas potencialidades na dança e soluções pertinentes para os desafios motores propostos na sala de aula e nas atividades.
H3: Reconhecer e controlar as estruturas musculares envolvidas no ato de falar e cantar em cena musical.
H4: Desenvolver as capacidades técnicas e teóricas relacionadas a prática do instrumento musical e suas interações.
H5: Praticar suas soft skills (liderança, empatia, resiliência, pensamento criativo e comunicação eficaz) através das experiências de criações e composições, respeitando as particularidades de seus pares.

Ao final do semestre o aluno será capaz de explorar seu corpo como objeto de trabalho, entendendo em cada área como ele desenvolve diferentes habilidades cognitivas e socioafetivas, criando links entre as atividades para buscar em si onde desenvolver melhor sua expressão pessoal. O trabalho coletivo de criação artística dá ao aluno experiência criativa, entendimento do seu EU pessoal que se expressa através da arte e busca criar vínculos afetivos entre seus pares. 

2º semestre

Conteúdo:
Montagem de espetáculo Musical;
– Cenas teatrais com criação de personagens;
– Trabalho com texto – falas dos personagens;
– Composição de coreográfica e trabalho técnico;
– Técnica vocal para canto;
– Prática de instrumentos musicais.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Usar o corpo e a voz como ferramenta de trabalho no teatro, explorando a linguagem corporal e a oralidade, usando as características de interpretação do gênero musical para executar os personagens em cena.
H2: Usar o corpo como ferramenta de trabalho na dança para executar coreografias em cena musical, expandindo suas potencialidades e buscando soluções pertinentes para os desafios motores propostos na cena.
H3: Usar a voz para cantar em cena, controlando as estruturas musculares envolvidas em cena musical.
H4: Usar o corpo para tocar instrumentos, desenvolvendo as capacidades técnicas relacionadas a prática do instrumento musical e suas interações em cena
H5: Praticar suas soft skills (liderança, empatia, resiliência, pensamento criativo e comunicação eficaz) através das experiências de criações e composições, respeitando as particularidades de seus pares, aplicando em execução de um espetáculo.

Ao final do semestre o aluno será capaz de protagonizar em um espetáculo musical, onde em cena ele poderá colocar sua experiência desenvolvida ao longo do ano, executando em cena um personagem que fala e age de acordo, participará de coreografias coletivas, cantará diferentes canções e experimentará um instrumento. Uma experiência única de se estar em cena fazendo arte com seus amigos, aprendendo sobre nossa cultura e ainda brilhando no palco.

Aulas nas quartas, quintas ou sextas-feiras, das 14h às 15h30min.

A eletiva de Teatro oportuniza a experiência de explorar e desenvolver habilidades teatrais por meio de jogos de improvisação e montagem de pequenas peças, estimulando a criatividade, a espontaneidade e a capacidade de trabalho em equipe.

1º semestre

Conteúdo:
– Conceitos básicos e importância da improvisação no teatro;
– Histórico e evolução dos jogos de improvisação teatral;
– Exercícios de aquecimento e desinibição;
– Jogos de improvisação básicos e avançados;
– Técnicas de escuta ativa e resposta rápida;
– Dinâmicas de grupo para construção de cenas;
– Desenvolvimento de narrativas espontâneas.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Desenvolver narrativas espontâneas e improvisar cenas criativas, aplicando conceitos básicos e avançados de improvisação teatral.
H2: Aperfeiçoar a escuta ativa e a resposta rápida em jogos teatrais, promovendo uma comunicação eficaz e expressiva.
H3: Participar ativamente de dinâmicas de grupo para a construção de cenas, colaborando na criação de narrativas coletivas.

Ao final do semestre o aluno será capaz de compreender e aplicar os conceitos básicos de improvisação no teatro, reconhecendo sua importância e evolução histórica. Eles terão desenvolvido habilidades práticas através de exercícios de aquecimento e desinibição, além de terem participado de jogos de improvisação, tanto básicos quanto avançados, o que estimulará sua criatividade e espontaneidade. Os alunos serão proficientes em técnicas de escuta ativa e resposta rápida, essenciais para a improvisação eficaz e a interação em cena. Além disso, terão experiência em dinâmicas de grupo para construção de cenas e no desenvolvimento de narrativas espontâneas, o que aprimorará sua capacidade de trabalhar em equipe e colaborar criativamente com os colegas. Estas competências permitirão que os alunos se expressem artisticamente de forma inovadora e cooperativa.

2º semestre

Conteúdo:
Estruturação e organização de ideias para pequenas peças;
– Processos criativos para a elaboração de cenas curtas;
– Técnicas de atuação e expressão corporal;
– Direção e encenação colaborativa:
– Preparação e ensaio das peças criadas;
– Apresentação das cenas para a comunidade escolar;
– Reflexão e feedback sobre o processo criativo e desempenho.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Estruturar e organizar ideias para a elaboração de cenas curtas, utilizando processos criativos.
H2: Aplicar técnicas de atuação e expressão corporal para a preparação, ensaio e apresentação das peças.
H3: Refletir sobre o processo criativo e o desempenho, oferecendo e recebendo feedback construtivo.

Ao final do semestre o aluno será capaz compreender e aplicar os conceitos básicos de improvisação no teatro, reconhecendo sua importância e evolução histórica. Eles terão adquirido experiência prática através de exercícios de aquecimento e desinibição, além de participar em jogos de improvisação, tanto básicos quanto avançados, que estimularão sua criatividade e espontaneidade. Os alunos desenvolverão habilidades em técnicas de escuta ativa e resposta rápida, fundamentais para uma improvisação eficaz e interação em cena. Além disso, terão experiência em dinâmicas de grupo para a construção de cenas e no desenvolvimento de narrativas espontâneas, o que aprimorará sua capacidade de trabalho em equipe e colaboração criativa. Essas competências permitirão que os alunos se expressem artisticamente de forma inovadora e cooperativa.

Aulas nas terças, quartas ou sextas-feiras, das 14h às 15h30min.

A disciplina de Fitness tem como objetivo promover o desenvolvimento físico, motor e mental dos alunos do Ensino Fundamental 2, incentivando a prática regular de atividades físicas, a adoção de hábitos saudáveis e a melhoria da qualidade de vida. Através da experimentação de diferentes abordagens dentro do fitness e da vivência de variadas atividades a disciplina busca desenvolver a consciência corporal dos alunos na busca por rotinas mais saudáveis na adolescência.

1º semestre

Conteúdo:
– Conscientização corporal;
– Ginástica de condicionamento físico;
– Práticas corporais alternativas (treinamento funcional, pilates, treinamento intervalado, aeróbico, entre outras).

Habilidades desenvolvidas:
H1: Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas pela sua prática.
H2: Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.
H3: Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.

Ao final do semestre o aluno será capaz de ter uma maior consciência sobre as possibilidades e limitações do seu próprio corpo e, através das práticas em aula, compreender as diferenças entre as atividades corporais, bem como seus objetivos.

2º semestre

Conteúdo:
– Tipos de treinamento (intervalado, força, flexibilidade, resistência);
– Treinamento funcional voltado para o esporte;
– Avaliação física.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Desenvolver exercícios e compreender as diferenças entre os principais tipos de treinamento. Reconhecer o tipo de atividade e os impactos que cada uma gera no seu corpo.
H2: Compreender a diferenciação necessária dentro do treinamento funcional, de acordo com os diferentes objetivos
H3: Compreender a importância da avaliação física dentro do fitness e aprender o básico sobre alguns protocolos.

Ao final do semestre o aluno será capaz de identificar os impactos que os diferentes tipos de treinamento geram em seu corpo, bem como as diferenças entre os tipos de treinamento funcional de acordo com o objetivo, além de entender a importância da avaliação física no processo de treinamento.

Aulas nas segundas, quintas ou sextas-feiras, das 14h às 15h30min.

A eletiva Jogos e Esportes trabalha a cultura corporal de movimento através de jogos pré-desportivos e esportes coletivos, e o que eles significam na sociedade. Ele ensina sobre as regras, estratégias e formas de jogar, ajudando os alunos a entenderem melhor seus próprios movimentos. A ideia é usar os jogos para desenvolver o raciocínio sobre as táticas e melhorar as habilidades físicas e sociais dos alunos.

1º semestre

Conteúdo:
– Jogos pré-desportivos;
– Práticas esportivas básicas (futsal, vôlei, basquete, handebol);
– Jogos cooperativos.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Aplicar as regras das modalidades pertencentes aos Jogos Esportivos Coletivos.
H2: Identificar as Fases do Jogo Esportivo Coletivo.
H3: Participar de modo engajado e colaborativo nas atividades propostas respeitando as regras de convivência e normas de conduta para a prática.

Ao final do semestre o aluno será capaz de entender e praticar esportes convencionais, tais como futsal, vôlei, basquete e handebol. Trabalhar estratégias e colocar elas dentro do jogo em equipe para resolver os problemas propostos, estimulando prática saudável de atividades físicas e interações sociais entre os alunos.

2º semestre

Conteúdo:
– Retomada das Práticas Básicas;
– Esportes não convencionais (Rugby, Futebol Americano, Hóquei, Baseball);
– Paradesporto;
– Adaptando estratégias nos jogos convencionais.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Aplicar as regras das modalidades pertencentes aos Jogos Esportivos Coletivos.
H2: Elaborar estratégias para resolver os problemas apresentados nos jogos propostos.
H3: Participar de modo engajado e colaborativo nas atividades propostas respeitando as regras de convivência e normas de conduta para a prática.

Ao final do semestre o aluno será capaz de aumentar seu repertório motor e conhecimentos sobre esportes não convencionais, com isso aprendendo novos meios de resolver problemas apresentados em aula, desafiando suas capacidades motoras e cognitivas, bem como aumentando sua percepção e conhecimento cultural do mundo e da sociedade, através de diferentes práticas esportivas.

Aulas nas terças ou quintas -feiras, das 14h às 15h30min.

A eletiva de lutas proporciona aos alunos experimentar atividades de lutas, identificando as exigências corporais e reconhecendo a importância de uma prática adequada às características e necessidades de cada sujeito e modalidade. Tem como objetivo também que os alunos possam planejar e utilizar estratégias na prática reconhecendo suas características técnico-táticas, interpretando e recriando os valores de diferentes práticas de lutas e suas transformações históricas.

1º semestre

Conteúdo:
– Segurança na prática das lutas;
– Preparação física nas lutas;
– Conhecimento técnico-tático das lutas.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Aplicar as formas de quedas e rolamentos, para a prática das lutas em segurança.
H2: Experimentar programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais das lutas e reconhecendo a importância de uma prática adequada às características e necessidades de cada sujeito e modalidade.
H3: Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.

Ao final do semestre o aluno será capaz de participar de atividades de lutas de forma autônoma, compreendendo as habilidades corporais, a aptidão física necessárias e as regras básicas de cada modalidade.

2º semestre

Conteúdo:
– Preparação Física nas lutas;
– Conhecimento técnico-tático intermediário das lutas;
– Conhecimentos gerais e históricos sobre lutas.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Experimentar programas de exercícios físicos, identificando as exigências corporais das lutas e reconhecendo a importância de uma prática adequada às características e necessidades de cada sujeito e modalidade.
H2: Planejar e utilizar estratégias intermediária das lutas, reconhecendo as suas características técnico-táticas.
H3: Interpretar e recriar os valores de diferentes práticas de lutas e suas transformações históricas, usufruindo das práticas corporais de forma autônoma e ampliando seu desenvolvimento geral.

Ao final do semestre o aluno será capaz de compreender o contexto das lutas, seus valores, cultura, história e filosofia, e conhecer exercícios físicos presentes nos esportes de combate.

Aulas nas terças, quartas ou quintas-feiras, das 14h às 15h30min.

A disciplina de Yoga busca proporcionar aos alunos uma formação integral, que vá além do desenvolvimento físico, incluindo também o bem-estar emocional, mental e social. Além disso, visa auxiliar no desenvolvimento de habilidades que contribuam para a melhoria da saúde, da concentração, da autoestima e da convivência harmoniosa dos alunos, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, através de práticas vivências focadas na postura, equilíbrio, concentração e relaxamento. 

1º semestre

Conteúdo:
– História da Yoga; 
– Os benefícios da Ioga para o corpo e a mente; 
– Posturas básicas para o desenvolvimento da força e flexibilidade. 

Habilidades desenvolvidas:
H1: Compreender o significado de Yoga, para entender qual sua relação com a saúde.
H2: Reconhecer e respeitar os limites do próprio corpo, buscando a expansão de suas potencialidades.
H3: Demonstrar de forma correta e consciente diversas posturas de yoga, com foco no alinhamento corporal, flexibilidade, força e equilíbrio.
H4: Participar e demonstrar engajamento nas aulas e nos processos de aprendizagem.

Ao final do semestre o aluno será capaz de realizar corretamente diversas posturas de yoga, compreendendo os princípios básicos de cada uma e os benefícios que elas oferecem ao corpo e à mente. 

2º semestre

Conteúdo:
A Yoga como ferramenta para a convivência social; 
– Técnicas de respiração e meditação; 
– Práticas de relaxamento. 

Habilidades desenvolvidas:
H1: Aplicar técnicas básicas de respiração e meditação para controlar a ansiedade, melhorar a concentração e o foco.
H2: Reconhecer e respeitar os limites do próprio corpo, buscando a expansão de suas potencialidades.
H3: Realizar exercícios de relaxamento, visando aliviar tensões e promover um estado de calma e tranquilidade.
H4: Demonstrar empatia, respeito e colaboração em suas interações com colegas, incorporando os valores da ioga no cotidiano escolar.

Ao final do semestre o aluno será capaz de utilizar técnicas simples de respiração e meditação para promover relaxamento, reduzir tensões e melhorar sua saúde mental, promovendo uma vida escolar mais harmoniosa e saudável. 

Aulas nas terças ou sextas-feiras, das 14h às 15h30min.

Esta disciplina oferece uma exploração abrangente da narrativa através de diversas mídias, incluindo literatura, jogos eletrônicos, cinema e cultura pop, utilizando o inglês como língua de instrução. Os estudantes desenvolverão uma compreensão crítica das histórias e seus elementos, analisando como a narrativa evoluiu ao longo do tempo e como diferentes formas de mídia interagem para influenciar e refletir a sociedade contemporânea aprimorando o seu inglês.

1º semestre

Conteúdo:
Introdução às Artes Narrativas
– Definição de narrativa e seus diferentes formatos;
– Elementos essenciais da narrativa: enredo, personagens, tema, estilo e ponto de vista;
– Comparação entre as narrativas clássicas e contemporâneas em diferentes mídias (literatura, jogos, cinema)
Literatura e Cultura Pop
– Análise de obras literárias clássicas e modernas, explorando temas e estilos;
– O impacto da literatura na formação da cultura pop e na criação de ícones culturais;
– Discussão sobre adaptações literárias para o cinema, TV e jogos, com foco em processos de adaptação e fidelidade.
Jogos como Formas Interativas de Narrativa
-Estrutura narrativa em jogos: narrativas lineares vs. não lineares;
– Análise de jogos eletrônicos significativos e suas histórias, como “The Last of Us” e “Undertale”;
– O papel dos jogos na formação da cultura jovem e na evolução das narrativas interativas.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Análise crítica e compreensão de informações essenciais: Capacidade de identificar e entender pontos principais em comunicações claras e padronizadas sobre temas familiares em contextos de trabalho, estudos e lazer em inglês, além de analisar e interpretar diferentes formas de mídia, identificando seus elementos narrativos, temas e impactos culturais, com uma perspectiva crítica e contextualizada.
H2: Conexão interdisciplinar e gestão de situações reai: Capacidade de lidar com situações comuns durante situações reais em locais onde o inglês é falado, aliada à habilidade de conectar narrativas de diversas mídias—literatura, jogos, cinema e cultura pop—identificando padrões, influências mútuas e compreendendo como essas narrativas refletem e moldam a sociedade.
H3: Criatividade e produção narrativa: Competência para criar textos claros e coerentes sobre temas familiares ou de interesse pessoal, utilizando a criatividade para desenvolver narrativas originais em diferentes meios e formatos, como escrita, design de jogos e criação de roteiros, integrando elementos de diversas disciplinas em inglês.
H4: Comunicação eficaz e descrição de experiências: Capacidade de utilizar o inglês para descrever experiências, acontecimentos, sonhos, esperanças e ambições, justificando brevemente opiniões e planos, aliada à habilidade de comunicar ideias de forma clara e envolvente, tanto oralmente quanto por escrito, por meio de apresentações e discussões em grupo, promovendo um diálogo construtivo sobre temas culturais e narrativos.

Ao final do semestre o aluno será capaz de utilizar o inglês para comparar obras literárias e narrativas interativas com o cotidiano e cultura vista pelo aluno.

2º semestre

Conteúdo:
Cinema e Narrativas Visuais
– Evolução do cinema como meio de contação de histórias: do cinema mudo ao cinema digital;
– Análise de filmes icônicos e suas mensagens culturais (ex.: Rei Leão, Once Upon a Time in Hollywood);
– Relação entre o cinema e outras formas de mídia, incluindo literatura e jogos.
Cultura Pop e Suas Narrativas
– Definição e análise da cultura pop: fenômenos e ícones culturais;
– Impacto das redes sociais na disseminação e transformação da cultura pop;
– Estudo de casos de fenômenos da cultura pop, como o universo Marvel, mangás e K-pop.
Projeto Integrador
– Desenvolvimento de um projeto final que integre literatura, jogos, cinema e cultura pop;
– Apresentação do projeto e discussão crítica em grupo, com foco na criatividade e na análise interdisciplinar.

Habilidades desenvolvidas:
H1: identificar e entender pontos principais em comunicações claras e padronizadas sobre temas familiares em contextos de trabalho, estudos e lazer em inglês, além de analisar e interpretar diferentes formas de mídia, identificando seus elementos narrativos, temas e impactos culturais, com uma perspectiva crítica e contextualizada.
H2: lidar com situações comuns durante situações reais em locais onde o inglês é falado, aliada à habilidade de conectar narrativas de diversas mídias—literatura, jogos, cinema e cultura pop—identificando padrões, influências mútuas e compreendendo como essas narrativas refletem e moldam a sociedade.
H3: criar textos claros e coerentes sobre temas familiares ou de interesse pessoal, utilizando a criatividade para desenvolver narrativas originais em diferentes meios e formatos, como escrita, design de jogos e criação de roteiros, integrando elementos de diversas disciplinas em inglês.
H4: utilizar o inglês para descrever experiências, acontecimentos, sonhos, esperanças e ambições, justificando brevemente opiniões e planos, aliada à habilidade de comunicar ideias de forma clara e envolvente, tanto oralmente quanto por escrito, por meio de apresentações e discussões em grupo, promovendo um diálogo construtivo sobre temas culturais e narrativos.

Ao final do semestre o aluno será capaz de utilizar o inglês para comparar músicas e narrativas visuais com o cotidiano e cultura vista pelo aluno.

Aulas nas quintas-feiras, das 14h às 15h30min.

A eletiva tem o objetivo de fortalecer a base de conhecimento em Língua Inglesa dos alunos do 8º e 9º ano, promovendo o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral, de forma lúdica e interativa.

1º semestre

Conteúdo:
– Future Forms;
– Comparative and Superlative Adjectives;
– Quantifiers;
– Relative Pronouns;
– Vocabulary.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Realizar práticas de leitura de gêneros textuais diversos em diferentes esferas de circulação, utilizando estratégias de decodificação, compreensão e interpretação.
H2: Compreender enunciados orais e utilizar as informações compreendidas para execução de tarefas e para fins comunicativos, desenvolvendo as competências de escuta do aluno.
H3: Expressar-se oralmente de forma clara sobre diversos assuntos, apresentando proficiência e pronúncia adequada e utilizando as estruturas gramaticais e lexicais trabalhadas durante o semestre.
H4: Realizar produção textual com uma escrita inteligível, coerente e coesa em frases e parágrafos bem articulados e bem-estruturados sobre temas diversos, oferecendo explicações relevantes, argumentos e comentários sobre determinado tema.
H5: Utilizar os diferentes enfoques gramaticais dos conteúdos nucleares em contextos adequados, nas diferentes tipologias frasais (afirmativa, negativa e interrogativa), conferindo-lhes a entonação adequada.

Ao final do semestre o aluno será capaz de compreender e utilizar future forms, comparative and superlative adjectives, quantifiers e relative pronouns. O aluno também será capaz de ler, interpretar e produzir textos, de participar de conversações e jogos interativos e compreender vídeos e áudios em Inglês.

2º semestre

Conteúdo:
– Perfect forms;
– Conditionals;
– Modal verbs;
– Vocabulary.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Realizar práticas de leitura de gêneros textuais diversos em diferentes esferas de circulação, utilizando estratégias de decodificação, compreensão e interpretação.
H2: Compreender enunciados orais e utilizar as informações compreendidas para execução de tarefas e para fins comunicativos, desenvolvendo as competências de escuta do aluno.
H3: Expressar-se oralmente de forma clara sobre diversos assuntos, apresentando proficiência e pronúncia adequada e utilizando as estruturas gramaticais e lexicais trabalhadas durante o semestre.
H4: Realizar produção textual com uma escrita inteligível, coerente e coesa em frases e parágrafos bem articulados e bem-estruturados sobre temas diversos, oferecendo explicações relevantes, argumentos e comentários sobre determinado tema.
H5: Utilizar os diferentes enfoques gramaticais dos conteúdos nucleares em contextos adequados, nas diferentes tipologias frasais (afirmativa, negativa e interrogativa), conferindo-lhes a entonação adequada.

Ao final do semestre o aluno será capaz de compreender e utilizar perfect forms, conditionals e modal verbs. O aluno também será capaz de ler, interpretar e produzir textos, de participar de conversações e jogos interativos e compreender vídeos e áudios em Inglês.

Aulas nas segundas-feiras, das 14h às 15h30min.

A disciplina Smart Finances: Descomplicando o Dinheiro enfatiza, de forma bilíngue, o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao universo da Educação Financeira e em como utilizá-las para tomar melhores decisões no dia a dia. Partimos do pressuposto de que Educação Financeira é um conceito muito mais abrangente do que estudar fórmulas e modelos matemáticos. Frente a isso, exploraremos a origem do dinheiro, para então aprender a ganhar, gastar e guardar dinheiro de forma inteligente. Buscaremos compreender também como saber fazer dívidas e investir. Vamos também compreender como funcionam as instituições financeiras no Brasil, conceitos básicos de economia, finanças pessoais e investimentos. 

1º semestre

Conteúdo:
– O Dinheiro; Para que serve? Por que existe? Como economizá-lo?
– Formas de ganhar dinheiro;
– Orçamento;
– Tomada de decisão: imprevistos e oportunidades;
– Saber fazer dívidas: juros e linhas de crédito;
– Investimento.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Compreender a importância do dinheiro na economia atual.
H2: Compreender variadas formas legais de ganhar dinheiro.
H2: Compreender como gastar e guardar dinheiro com sabedoria.
H3: Compreender como fazer dívidas.
H4: Compreender diferentes formas de investimento.

Ao final do semestre o aluno será capaz de compreender como usar o dinheiro com sabedoria, como investir e economizar.

2º semestre

Conteúdo:
– Matemática financeira básica; 
– Juros simples e juros compostos; 
– Taxa Selic Meta; 
– Inflação;
– Produto Interno Bruto; 
– Renda fixa: emprestando dinheiro para receber juros; 
– Renda variável: ações e outros investimentos. 

Habilidades desenvolvidas:
H1: Calcular o valor final e inicial de produtos a partir de acréscimos e decréscimos.
H2: Compreender conceitos básicos sobre juros simples e compostos, mostrando como pode ser o pagamento de produtos e serviços durante um período determinado.
H3: Compreender a relação entre taxa Selic e inflação.
H4: Compreender o impacto do PIB na saúde econômica de um país.
H5: Compreender a diferença entre renda fixa e variável e as diferentes formas nas quais se apresentam.

Ao final do semestre o aluno será capaz de entender como funcionam as instituições financeiras no Brasil e conhecer conceitos básicos de economia, finanças pessoais e investimentos.

Aulas nas segundas ou quintas-feiras, das 14h às 15h30min.

O objetivo dessa disciplina é desenvolver habilidades de estudo que capacitem os estudantes a se tornarem aprendizes independentes, organizados e estrategicamente eficientes. A disciplina trabalha o aprimoramento da gestão do tempo, organização dos estudos, leitura crítica e retenção de informações por meio de atividades práticas e reflexões sobre os processos pessoais de aprendizagem.

1º semestre

Conteúdo:
– Gestão do Tempo (cronogramas, metas de curto e longo prazo, ferramentas de organização como planners, aplicativos, calendários);
– Organização de Estudos e Tarefas (organização de materiais e espaços de estudo, métodos de planejamento, revisão e priorização de tarefas, métodos de estudo).

Habilidades desenvolvidas:
H1: Elaborar e adaptar cronogramas estratégicos com base em prioridades acadêmicas e pessoais, identificando necessidades de curto e longo prazo e ajustando planos conforme desafios surgem.
H2: Planejar, implementar e monitorar rotinas semanais que equilibrem atividades acadêmicas e pessoais, promovendo produtividade e ajustando estratégias para maximizar resultados.
H3: Desenvolver, gerenciar e refletir sobre cronogramas e métodos de estudo independentes e, garantindo cumprimento de prazos e propondo melhorias constantes para otimizar o desempenho escolar.

Ao final do semestre o aluno será capaz de criar e gerenciar cronogramas estratégicos, definindo prioridades acadêmicas e pessoais, ajustando-os conforme necessidades ou imprevistos. Planejar e implementar rotinas semanais eficientes, equilibrando compromissos escolares e pessoais, e avaliando sua produtividade. Organizar espaços e materiais de estudo de forma independente, aplicando métodos para revisar, priorizar e otimizar tarefas e conteúdos escolares.

2º semestre

Conteúdo:
– Estratégias de Leitura e Anotações (técnicas de leitura ativa, identificação de ideias principais e secundárias, anotações eficazes);
– Técnicas de Memória e Retenção (uso de mnemônicos, criação de mapas mentais, aplicação de repetição espaçada);
– Autoavaliação e Práticas Metacognitivas (reflexão sobre o desempenho, estratégias para monitorar o progresso e ajustar métodos).

Habilidades desenvolvidas:
H1: Analisar textos de forma crítica para identificar ideias principais e secundárias, sintetizando informações relevantes por meio de anotações eficazes.
H2: Utilizar estratégias de memorização e organização, como mnemônicos, mapas mentais e repetição espaçada, para reforçar a retenção e o aprendizado de conteúdos.
H3: Refletir sobre o próprio desempenho acadêmico, avaliando estratégias de estudo utilizadas e implementando ajustes com base nos resultados observados.

Ao final do semestre o aluno será capaz de ler e interpretar textos de maneira crítica, identificando e anotando informações principais e secundárias de forma estruturada. Aplicar técnicas de memorização e organização, como mnemônicos, mapas mentais e repetição espaçada, para garantir a retenção de longo prazo de informações. Realizar autoavaliações regulares para monitorar seu progresso acadêmico, ajustando métodos de estudo e estratégias com base nos resultados obtidos.

Aulas nas sextas-feiras, das 14h às 15h30min.

A disciplina tem como principal objetivo preparar os estudantes para participar das principais competições de Ciências da Natureza em nível nacional. Para isso, o curso revisa os conteúdos mais relevantes, orienta os estudantes por meio de guias de estudo e aplica simulados antes das provas principais. Além disso, a eletiva é planejada com base nos materiais e conteúdos disponibilizados pelas instituições organizadoras das competições. Assim, a cada semestre, os estudantes terão acesso a materiais de apoio específicos para cada prova (ONC – Olimpíada Nacional de Ciências; OBC – Olimpíada Brasileira de Ciências).

1º semestre

Conteúdo:
– Habilidades Científicas e de Segurança;
– Compreensão de como adaptações físicas e comportamentais ajudam animais a sobreviver;
– Compreensão de como os nossos sentidos ajudam nossos corpos a responder ao nosso ambiente;
– Compreensão dos diferentes tipos de energia e transformações;
– Compreensão do que são ácidos e bases;
– Compreensão os recursos naturais, onde são encontrados e para que são utilizados:
– Compreensão dos átomos, moléculas, elementos e compostos;
– Compreensão a história das doenças e vacinação;
– Compreensão da reprodução humana e herança genética.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Aplicar o método científico em experimentos, formulando hipóteses, conduzindo investigações seguras e registrando resultados com precisão.
H2: Identificar e relacionar adaptações físicas e comportamentais em animais com suas funções na sobrevivência e interação com o meio ambiente.
H3: Demonstrar compreensão dos sentidos humanos e sua relação com a resposta aos estímulos ambientais, conectando a biologia com experiências práticas.
H4: Explicar transformações energéticas, propriedades de ácidos e bases, e composição da matéria para resolver questões cotidianas e científicas.
H5: Avaliar o uso de recursos naturais, suas fontes e impactos, e refletir sobre a importância da vacinação e da genética para a saúde e o bem-estar social.

Ao final do semestre o aluno será capaz de realizar investigações científicas de forma segura e eficiente, aplicando o método científico para observar fenômenos, formular hipóteses, conduzir experimentos, registrar resultados e interpretar dados com precisão. Além disso, será capaz de compreender as interações entre seres vivos e o meio ambiente, identificando como adaptações físicas e comportamentais dos animais contribuem para sua sobrevivência e como os sentidos humanos respondem aos estímulos ambientais. O aluno também será capaz de explicar as transformações energéticas, as propriedades de ácidos e bases, e a composição da matéria, conectando esses conceitos a situações cotidianas e científicas. Por fim, desenvolverá a capacidade de avaliar o uso sustentável dos recursos naturais e refletir sobre o impacto da vacinação e da herança genética na saúde e no bem-estar social.

2º semestre

Conteúdo:
– Terra, Lua, Sol e Sistema Solar;
– Universo, astronomia e fenômenos cósmicos;
– Seres vivos, corpo humano e biodiversidade;
– Lluxos naturais, evolução e sustentabilidade;
– Ciências Naturais: Física, Astronomia e Energia;
– Matéria, energia e transformações;
– Ambiente, sustentabilidade e práticas de laboratório.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Identificar e explicar fenômenos astronômicos e terrestres, como ciclos da Terra, Lua e Sol, bem como conceitos fundamentais sobre o universo e o sistema solar.
H2: Avaliar a interação entre seres vivos, corpo humano e o meio ambiente, reconhecendo a importância da preservação da biodiversidade e a aplicação de práticas sustentáveis.
H3: Utilizar conceitos de física, química e biologia para resolver problemas relacionados à energia, transformações da matéria, evolução e sustentabilidade.
H4: Planejar e realizar experimentos laboratoriais com segurança, analisando dados para compreender processos químicos, físicos e biológicos.
H5: Relacionar práticas científicas ao impacto ambiental, desenvolvendo soluções baseadas em princípios de química verde, eficiência energética e conservação do meio ambiente.

Ao final do semestre o aluno será capaz de identificar e explicar fenômenos astronômicos e terrestres, como os ciclos da Terra, Lua e Sol, além de compreender conceitos fundamentais sobre o universo e o sistema solar. Também será capaz de avaliar a interação entre seres vivos, o corpo humano e o meio ambiente, reconhecendo a importância da preservação da biodiversidade e aplicando práticas sustentáveis. Utilizando conhecimentos de física, química e biologia, o aluno resolverá problemas relacionados à energia, transformações da matéria, evolução e sustentabilidade, e será capaz de planejar e realizar experimentos laboratoriais com segurança, analisando dados para compreender processos químicos, físicos e biológicos. Por fim, desenvolverá soluções científicas com foco no impacto ambiental, aplicando princípios de química verde, eficiência energética e conservação do meio ambiente.

Aulas nas quintas-feiras, das 14h às 15h30min.

A disciplina História da Moda oferece uma visão abrangente sobre a evolução das vestimentas e estilos ao longo dos séculos, analisando os valores simbólicos atribuídos à moda em diferentes contextos históricos e culturais. Por meio de debates e experiências práticas, os alunos explorarão as interseções entre moda, design, tecnologia e meio ambiente, investigando como as inovações tecnológicas têm influenciado a produção e o consumo de moda, bem como os impactos ambientais dessa indústria. Além disso, serão abordadas as transformações nos padrões estéticos e o papel da moda como forma de expressão individual e social.

1º semestre

Conteúdo:
– Evolução histórica da moda;
– Moda como símbolo social;
– Tecnologia e inovação na moda.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Reconhecer os principais períodos e estilos da moda em diferentes épocas.
H2: Interpretar os valores sociais e culturais expressos na moda.
H3: Investigar inovações tecnológicas aplicadas ao design de moda.

Ao final do semestre o aluno será capaz de identificar os principais períodos e estilos da história da moda, analisando suas simbologias sociais e culturais. Além disso, estará apto a explorar tecnologias aplicadas ao design, compreendendo sua influência na criação e evolução da moda.

2º semestre

Conteúdo:
– Moda e sustentabilidade;
– Design e estética ao longo do tempo;
– Moda e movimentos culturais.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Examinar impactos ambientais e práticas sustentáveis na indústria da moda.
H2: Criar propostas de design baseadas em referências históricas e culturais.
H3: Conectar movimentos culturais com tendências e práticas de moda.

Ao final do semestre o aluno será capaz de avaliar criticamente práticas de sustentabilidade na moda, desenvolver projetos criativos com base em referências históricas e culturais, e relacionar movimentos culturais com tendências contemporâneas, demonstrando compreensão das conexões entre moda, sociedade e design.

Aulas nas quartas-feiras, das 14h às 15h30min.

Na área do jornalismo, os iniciantes são carinhosamente chamados de “focas”. Nesta disciplina, os alunos se tornarão focas ao explorar diferentes formas de comunicação, como rádio, TV, jornais, podcasts, sites e redes sociais. Vamos produzir conteúdos, nos conectar com o mundo do jornalismo e com jornalistas, e buscar impactar a comunidade judaica. O objetivo é estimular a criatividade, o pensamento crítico e a vontade de agir dos alunos.

1º semestre

Conteúdo:
– O que é e o que posso fazer com o jornalismo comunitário?
– Exploração dos diferentes meios de comunicação (rádio, TV, jornais, podcasts, sites e redes sociais);
– Comunicação e valores judaicos;
– Habilidades de comunicação e inspirações no jornalismo.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Compreender a função do jornalismo na rotina de uma comunidade.
H2: Desenvolver conteúdos jornalísticos coesos através de apurações e investigações.
H3: Identificar a relação entre valores judaicos e o jornalismo comunitário.

Ao final do semestre o aluno será capaz de compreender a importância do jornalismo comunitário e produzir matérias jornalísticas simples em formato de podcast, redação de notícia ou gravação audiovisual através da experiência comunitária adquirida.

2º semestre

Conteúdo:
– Ampliação do repertório jornalístico e exploração dos gêneros jornalísticos;
– Produção de reportagens;
– Identificação de problemas e soluções através da comunicação.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Desenvolver reportagens através de problemas apresentados.
H2: Distinguir e utilizar de fontes confiáveis para a produção de conteúdos.
H3: Identificar os diferentes gêneros jornalísticos.

Ao final do semestre o aluno será capaz de ampliar o repertório jornalístico e produzir reportagens longas em diferentes formatos midiáticos e com diversas fontes sobre problemas identificados na comunidade judaica.

Aulas nas quartas-feiras, das 14h às 15h30min.

Uma experiência a partir da cultura israelense: uma startup, em si. Com base em valores judaicos, na cultura e experiência de inovação israelense, a Startup é uma disciplina cuja missão é despertar nos alunos o senso de responsabilidade, criatividade e proatividade, a fim de desenvolver e implementar soluções para diferentes problemas identificados.

1º semestre

Conteúdo:
– Cultura e Experiência Israelense como uma Startup Nation;
– Atualidades de Israel;
– Habilidades de Liderança e Líderes Judeus.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Compreender o contexto geopolítico e cultural de Israel.
H2: Conhecer sobre a cultura israelense de inovação e empreendedorismo.
H3: Executar de forma proativa as atividades propostas atingindo aproveitamento quantitativo e qualitativo elevado.

Ao final do semestre o aluno será capaz de compreender o contexto geopolítico e sociocultural em que Israel está inserido, bem como os fatores que tornam Israel um país referência em inovação, fazendo um paralelo com a realidade prática vivenciada. Serão capazes, também, de analisar as características de liderança de figuras-chave da história do povo judeu, traçando um paralelo com a atualidade.

2º semestre

Conteúdo:
– Atualidades de Israel;
– Habilidades de Liderança;
– Identificação de problemas e desenvolvimento de soluções.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Compreender o contexto geopolítico e cultural de Israel.
H2: Aplicar os conhecimentos teóricos de liderança e resolução de problemas na prática.
H3: Identificar e propor soluções para problemas.

Ao final do semestre o aluno será capaz de colocar em prática habilidades de liderança trabalhadas no primeiro semestre, como autorresponsabilidade, proatividade, análise crítica, identificação e resolução de problemas, através do desenvolvimento de um projeto.

Aulas nas terças-feiras, das 14h às 15h30min.

A disciplina tem como principal objetivo preparar os estudantes para participar das principais competições de Matemática em nível nacional. Para isso, o curso revisa os conteúdos mais relevantes, orienta os estudantes por meio de guias de estudo e aplica simulados antes das provas principais. Além disso, a eletiva é planejada com base nos materiais e conteúdos disponibilizados pelas instituições organizadoras das competições. Assim, a cada semestre, os estudantes terão acesso a materiais de apoio específicos para cada prova (OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática – OLITEF -Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira – OBEF – Olimpíada Brasileira de Educação Financeira).

1º semestre

Conteúdo:
– Natureza dos Números (soma, subtração, multiplicação, divisão, expressões numéricas, múltiplos, divisores, primos, pares e ímpares, frações e porcentagem, conjuntos, média);
– Álgebra (equações e inequações, proporcionalidade, sistemas de equações);
– Lógica Matemática (princípio da lógica, sequências lógicas);
– Geometria (polígonos, desigualdades triangulares, congruência e semelhança, áreas, perímetros e volumes, unidades de medidas);
– Educação Financeira (educação financeira básica, orçamento pessoal, taxa selic e inflação, tesouro direto, CDB e captação bancária, renda fixa e renda variável, tipos de investimentos).

Habilidades desenvolvidas:
H1: Resolver e interpretar problemas envolvendo a natureza dos números.
H2: Desenvolver a resolução de problemas que envolvam o pensamento algébrico e a lógica matemática.
H3: Utilizar a análise combinatória e a contagem para resolver problemas.
H4: Resolver problemas que envolvam a geometria plana, espacial e o detalhamento das figuras geométricas com suas respectivas particularidades de medidas.
H5: Desenvolver conhecimentos fundamentais sobre finanças pessoais, investimentos e economia.

Ao final do semestre o aluno será capaz de interpretar e resolver situações problemas que envolvam a natureza dos números, a álgebra e a lógica matemática, a geometria e a contagem dentro da análise combinatória em problemas propostos pelo OBMEP. Além disso, o aluno será capaz de identificar conhecimentos fundamentais sobre finanças pessoais, investimentos e economia em problemas propostos pela OLITEF.

2º semestre

Conteúdo:
Educação Financeira
– Produção e consumo;
– Orçamento pessoal e familiar;
– Planejamento financeiro;
– Custos, despesas, receitas, preço e lucro;
– Conceitos de educação financeira e alfabetização financeira;
– Investimento;
– Gastos domésticos e pessoais;
– Cartão de crédito, uso do crédito;
– Fluxo de caixa, valor do dinheiro no tempo;
– Moedas;
– Juros, capital, montante, desconto e amortização;
– Cooperativismo de crédito e educação fiscal.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Interpretar e resolver situações problemas que envolvam o orçamento familiar e o planejamento financeiro implicando a produção e o consumo de produtos.
H2: Diferenciar e efetuar cálculos por meio de cartões e crédito e débito e todas as suas funcionalidades envolvendo juros.
H3: Resolver problemas que envolvam conceitos sobre fluxo de caixa, valor de dinheiro no tempo e os tipos de moedas.

Ao final do semestre o aluno será capaz de interpretar, diferenciar e resolver situações problemas que envolvam desde questões envolvendo o planejamento financeiro, como questões que envolvem conceitos de fluxo de caixa e valor de dinheiro no tempo a partir de problemas propostos pela OBEF. Além disso, o aluno será capaz de tomar decisões financeiramente informadas, fomentando uma geração que seja consciente e responsável.

Aulas nas quintas-feiras, das 14h às 15h30min.

A eletiva Reforço de Matemática abordará, principalmente, a habilidade de interpretação e resolução de problemas matemáticos, retomando conceitos básicos da Matemática. As aulas consistirão em discussões dos conceitos e estratégias de aprendizagem, buscando relações e conexões entre os conceitos estudados e situações do cotidiano dos estudantes.

1º semestre

Conteúdo:
– Conjunto dos Números Reais;
– Operações com números racionais e irracionais;
– Geometria Plana e Espacial.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Interpretar e resolver Problemas Matemáticos, envolvendo conceitos diversos.
H2: Desenvolver cálculos com diferentes operações, envolvendo Números Reais.
H3: Aprimorar a visualização e a percepção geométrica, envolvendo conceitos de geometria plana e espacial.

Ao final do semestre o aluno será capaz de interpretar e resolver problemas envolvendo operações com Números Reais, desenvolver diferentes operações matemáticas, realizar conexões entre conceitos matemáticos e elementos do seu cotidiano, reconhecer elementos e propriedades da geometria plana e espacial, diferenciando objetos bidimensionais e tridimensionais.

2º semestre

Conteúdo:
– Álgebra;
– Probabilidade e Estatística.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Interpretar e resolver problemas que envolvam conceitos algébricos, desenvolvendo o pensamento algébrico.
H2: Realizar aplicações e conexões de conceitos matemáticos no cotidiano do estudante.
H3: Realizar a leitura, interpretação e construção de diferentes tipos de gráficos.

Ao final do semestre o aluno será capaz de interpretar e resolver problemas matemáticos envolvendo conceitos de álgebra, desenvolver o pensamento algébrico, utilizando estratégias diversas para resolver problemas, ler e interpretar diferentes representações gráficas, reconhecendo propriedades básicas de probabilidade e estatística.

Aulas nas quartas-feiras, das 14h às 15h30min.

A eletiva de Maker tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência prática e criativa na construção de protótipos e soluções tecnológicas. Através do uso de ferramentas e tecnologias avançadas, como impressão 3D, programação em Arduino, circuitos eletrônicos, e design, os estudantes serão desafiados a aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na criação de projetos interativos e funcionais. O curso tem como objetivo estimular a resolução de problemas de maneira criativa, promover o trabalho colaborativo e o desenvolvimento de habilidades técnicas e cognitivas que são essenciais para a inovação.

1º semestre

Conteúdo:
– Estudo de escalas e proporções; Geometria
– Do-It-Yourself (faça você mesmo);
– Circuitos elétricos.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Compreender e aplicar tecnologias em projetos práticos, desde a concepção até a execução, aprimorando o conhecimento em eletrônica e design de protótipos.
H2: Identificar, manipular e integrar diferentes tecnologias e recursos digitais em projetos interativos e funcionais.
H3: Desenvolver projetos de “Faça Você Mesmo” (DIY) aplicando conceitos de geometria, escalas, e eletrônica para criar protótipos práticos e inovadores.

Ao final do semestre o aluno será capaz de aplicar conceitos matemáticos e geométricos, como escalas, proporções e conversão de unidades, na criação de miniaturas, protótipos e projetos simples. Além disso, será capaz de trabalhar com materiais acessíveis, como madeira e plásticos, utilizando ferramentas manuais e digitais para planejar e construir protótipos funcionais. O aluno desenvolverá a habilidade de executar projetos práticos de forma colaborativa, criando soluções inovadoras e aplicando as competências adquiridas ao longo do semestre.

2º semestre

Conteúdo:
– Circuitos Elétricos Avançados;
– Programação;
– Desenho técnico e modelagem 3D;
– Instrumentação industrial.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Desenvolver habilidades para criar circuitos eletrônicos mais avançados, integrando múltiplos sensores e atuadores para criar sistemas interativos e funcionais.
H2: Aplicar técnicas de modelagem 3D e impressão para transformar ideias em protótipos físicos, utilizando softwares de design digital.
H3: Resolver problemas complexos de design, dimensionamento e funcionamento de protótipos, realizando ajustes e otimizações.
H4: Apresentar projetos de forma estruturada, utilizando habilidades de comunicação e documentação para demonstrar os processos e resultados obtidos.

Ao final do semestre o aluno será capaz de criar e programar projetos interativos mais complexos utilizando Arduino, sensores e atuadores. Eles também aprenderão a criar modelos 3D para serem impressos em protótipos, aprimorando o design e a funcionalidade dos seus projetos. O aluno será capaz de desenvolver soluções mais avançadas, combinando programação, eletrônica e design de modelos 3D, criando protótipos inovadores. Por fim, os estudantes terão desenvolvido suas habilidades de comunicação para apresentar seus projetos de forma estruturada, explicando as etapas de criação, os processos técnicos e os resultados obtidos, tanto de forma verbal quanto visual.

Aulas nas segundas-feiras, das 14h às 15h30min.

O clube de cinema tem por objetivo desenvolver habilidades ligadas à análise e à compreensão da linguagem cinematográfica. Com encontros semanais, o clube pretende engajar os estudantes em atividades de divulgação da cultura fílmica, como sessões comentadas de cinema e publicação periódica de textos críticos a respeito de séries e filmes. 

1º semestre

Conteúdo:
Roteiro cinematográfico; 
– Fotografia cinematográfica;
Narrativa cinematográfica; 
– Diferenças curta, longa e média-metragem; 
– Decupagem; 
– Montagem. 

Habilidades desenvolvidas:
H1: Reconhecer e avaliar diferentes estratégias de montagem e decupagem empregadas em narrativas audiovisuais.
H2: Comparar produções audiovisuais a fim de analisar regularidades formais e temáticas em diferentes gêneros cinematográficos.
H3: Selecionar trechos de narrativas audiovisuais a fim de defender argumentos orais e escritos.

Ao final do semestre o aluno será capaz de analisar narrativas audiovisuais em diferentes gêneros, reconhecendo e avaliando elementos constitutivos da linguagem cinematográfica: roteiro, fotografia, decupagem e montagem. 

2º semestre

Conteúdo:
Gêneros cinematográficos e seus elementos constituintes; 
– A linguagem dos gêneros cinematográficos; 
– Resenhas (escritas e orais) de produções cinematográficas. 

Habilidades desenvolvidas:
H1: Reconhecer e avaliar diferentes estratégias de montagem e decupagem empregadas em narrativas audiovisuais.
H2: Comparar produções audiovisuais a fim de analisar regularidades formais e temáticas em diferentes gêneros cinematográficos.
H3: Selecionar trechos de narrativas audiovisuais a fim de defender argumentos orais e escritos.

Ao final do semestre o aluno será capaz de comparar narrativas audiovisuais produzidas em diferentes épocas a fim de compreender a história da linguagem cinematográfica. 

Aulas nas segundas-feiras, das 14h às 15h30min.

A eletiva de Produção de Texto Argumentativo visa desenvolver habilidades de planejamento e de produção de textos argumentativos, escritos e orais, em língua portuguesa formal, com ênfase no texto dissertativo-argumentativo.

1º semestre

Conteúdo:
– Parágrafo argumentativo;
– Recursos argumentativos;
– Texto dissertativo-argumentativo.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Redigir parágrafos argumentativos bem articulados semântica e linguisticamente, empregando os elementos que concorrem para a sua estruturação.
H2: Utilizar recursos argumentativos, de forma coerente, em linguagem formal, demonstrando conhecimento da técnica proposta e desenvolvendo a temática de maneira aprofundada, com domínio linguístico.
H3: Conhecer e dominar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, reconhecendo suas partes fundamentais e os recursos argumentativos utilizados.

Ao final do semestre o aluno será capaz de redigir parágrafos argumentativos estruturados, claros, coerentes, em língua portuguesa formal e utilizando recursos argumentativos estratégicos e reconhecer a estrutura básica de um texto dissertativo-argumentativo.

2º semestre

Conteúdo:
– Texto dissertativo-argumentativo;
– Repertório sociocultural produtivo;
– Defesa argumentativa oral.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Redigir textos argumentativos bem articulados semântica e linguisticamente, empregando os elementos que concorrem para a estruturação do gênero, tendo em vista o contexto de produção dado.
H2: Ampliar reportório sociocultural produtivo, utilizando o conhecimento desenvolvido em sala de aula para fundamentar a argumentação, em textos dissertativos-argumentativos.
H3: Sustentar, oralmente, argumentos, de forma coerente, em linguagem formal, demonstrando conhecimento da técnica proposta e desenvolvendo a temática de maneira aprofundada, com domínio linguístico e argumentativo e utilizando técnicas de oratória.

Ao final do semestre o aluno será capaz de redigir textos dissertativo-argumentativos de modo coerente, claro, estruturado, em língua portuguesa formal, utilizando recursos argumentativos adequados e argumentos pautados em repertório sociocultural enriquecido e defender argumentos, oralmente, de modo adequado e utilizando técnicas de oratória.

Aulas nas quartas-feiras, das 14h às 15h30min.

A disciplina visa à aproximação dos alunos com tópicos elementares da gramática da língua portuguesa aplicados a contextos textuais diversos e tendo como ênfase as as funções sintáticas (sujeito, tipos de predicado, complementos verbais e adjuntos) e vozes verbais (voz passiva, voz ativa e voz reflexiva).

1º semestre

Conteúdo:
– Funções sintáticas;
– Transitividade verbal.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Identificar e analisar, em contextos textuais diversos, as relações sintáticas entre os termos constitutivos da oração, com ênfase em sujeito, predicado, adjuntos adverbiais e adnominais.
H2: Identificar e analisar, em contextos textuais diversos, as relações sintáticas entre os termos constitutivos da oração, com ênfase em transitividade verbal, complementos verbais e predicativos.

Ao final do semestre o aluno será capaz de identificar e diferenciar as funções sintáticas (sujeito, predicado, complementos verbais, adjuntos), bem como utilizá-las em diferentes contextos textuais.

2º semestre

Conteúdo:
– Vozes verbais;
– Partícula se;
– Produção textual: texto argumentativo.

Habilidades desenvolvidas:
H1: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa, na voz passiva e na voz reflexiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva).
H2: Identificar, em textos lidos ou de produção própria, a função da partícula se, analisando e diferenciando as diferentes estruturas sintáticas.
H3: Redigir e sustentar, oralmente, argumentos, de forma coerente, em linguagem formal, demonstrando conhecimento da técnica proposta e desenvolvendo a temática de maneira aprofundada, com domínio linguístico e argumentativo.

Ao final do semestre o aluno será capaz de identificar e diferenciar as vozes verbais e a presença da partícula se, bem como utilizá-las em diferentes contextos textuais; redigir e reconhecer textos argumentativos, em língua portuguesa formal, seguindo as regras do gênero textual de maneira estruturada e coerente.