Aulas nas terças, quartas, quintas ou sextas-feiras, das 14h às 15h30min.
A eletiva de Artes Plásticas tem como objetivo a pesquisa e experimentação de diferentes técnicas e linguagens visuais, buscando o desenvolvimento da expressão artística e criatividade de cada estudante. Propondo também o conhecimento de movimentos artísticos e suas especificidades, promovendo a criação de repertório cultural.
Conteúdo:
– Técnicas e materiais artísticos: desenho, pintura, colagem, escultura, mídias mistas;
– Elementos da linguagem e da composição visual;
– Estudo de movimentos artísticos de diferentes épocas.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Experimentar técnicas e materiais artísticos.
H2: Reconhecer elementos visuais e de composição.
H3: Identificar movimentos artísticos e tendências contemporâneas.
Ao final do semestre o aluno será capaz de expressar-se visualmente, desenvolvendo habilidades técnicas em diferentes linguagens visuais, compreendendo movimentos artísticos e históricos.
Conteúdo:
– Projetos autorais e processos de criação artística;
– Análise e crítica de obras de arte;
– Exposição e apresentação dos projetos autorais.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Desenvolver processos de criação artística.
H2: Analisar e interpretar obras de arte de diferentes épocas.
H3: Participar do desenvolvimento das obras e da exposição coletiva.
Ao final do semestre o aluno será capaz de estabelecer relações de análise e crítica de obras de arte. Desenvolver trabalhos artísticos autorais, a partir da pesquisa, da experimentação e criatividade.
Aulas nas terças ou sextas-feiras, das 14h às 15h30min.
A eletiva tem como objetivo proporcionar ao aluno diversas formas de descobrir, conhecer e experimentar o uso da própria voz, através de conhecimentos teóricos e exercícios práticos desenvolvidos durante as aulas. O aluno terá oportunidade de explorar sua voz através dos exercícios de técnica vocal, aquecimentos vocais, e da aprendizagem do controle do corpo, respirando de maneira apropriada e utilizando os recursos que a voz pode oferecer. O aluno poderá testar esses conhecimentos durante a prática de repertório individual e coletiva, cantando uníssono em coro ou solo. Terá oportunidade de ampliar sua literatura musical através da troca repertório musical com os colegas e das músicas propostas pela disciplina.
Conteúdo:
– Técnica vocal: respiração, ressonância, emissão vocal, dicção e projeção;
– Afinação musical;
– Ritmo;
– Execução de trechos musicais;
– Aquecimento;
– Higiene vocal;
– Anatomia vocal;
– Classificação/tipos de voz.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Experimentar o corpo como ferramenta para produção de uma voz saudável, utilizando a técnica vocal como meio para alcançar o objetivo este objetivo.
H2: Conhecer a própria classificação vocal e cantar no seu próprio tom.
H3: Reconhecer e controlar as estruturas musculares envolvidas no ato de cantar.
H4: Participar de forma colaborativa no processo de aprendizagem em sala de aula, entendendo a importância de saber trabalhar em grupo para um melhor aproveitamento da sonoridade coral.
H5: Cantar pequenos trechos musicais.
Ao final do semestre o aluno será capaz de conhecer e entender o conceito de grave e agudo na voz cantada, sabendo explicar o conceito na prática, demonstrando com a própria voz, reproduzir com sua voz os vocalizes praticados durante o semestre, conseguir realizar um aquecimento de voz guiado pelo professor, reconhecer os diferentes tipos de voz masculina e feminina e saber cantar afinadamente um trecho de uma música.
Conteúdo:
– Técnica vocal: respiração, ressonância, emissão vocal, dicção e projeção;
– Afinação musical dentro de uma escala completa;
– Ritmo, melodia e harmonia
– Execução de repertório musical;
– Aquecimento vocal com altura definida;
– Higiene vocal;
– Anatomia vocal;
– Classificação/tipos de voz.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Experimentar o corpo como ferramenta para produção de uma voz saudável, utilizando a técnica vocal como meio para alcançar o objetivo este objetivo.
H2: Conhecer a própria classificação vocal e cantar no seu próprio tom.
H3: Reconhecer e controlar as estruturas musculares envolvidas no ato de cantar.
H4: Participar de forma colaborativa no processo de aprendizagem em sala de aula, entendendo a importância de saber trabalhar em grupo para um melhor aproveitamento da sonoridade coral.
H5: Cantar músicas completas.
Ao final do semestre o aluno será capaz de controlar a respiração de maneira eficaz ao cantar, demonstrar algum controle das partes do corpo envolvidas no ato de cantar, cantar uma escala musical completa no seu próprio tom, cantar uma música completa afinadamente, demonstrando afinação, ritmo correto, projeção e boa dicção do texto durante a execução musical, conhecer os cuidados básicos para manter uma voz saudável e conhecer a maneira correta de utilizar um microfone, otimizando sua voz.
Aulas nas quartas-feiras (7º ano) e nas quinta-feiras (6º ano), das 14h às 15h30min.
Leaka, ou Grupo de Dança Israeli, é uma eletiva com foco na vivência da cultura judaica por meio da arte e do movimento. Esta disciplina busca proporcionar aos alunos um ambiente de aprendizagem prático, com foco no trabalho em grupo e no desenvolvimento de habilidades motoras, emocionais e sociais. A Leaka, que tem como objetivo a prática de “Rikudei Am” (Harkadá), danças tradicionais do folclore israelí, e performance coreográfica, ainda possibilita ao aluno participar de eventos da escola e da comunidade.
Conteúdo:
– Rikudei Am;
– Passos do Folclore Israeli;
– Musicalidade e Ritmo;
– Coreografia voltada para performance.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Compreender e executar com autonomia as harkadot propostas em sala de aula.
H2: Demonstrar conhecimento e domínio em relação ao tema da coreografia.
H3: Executar os movimentos propostos apresentando a contagem de passos de forma fluida e cadenciada.
H4: Participar e demonstrar engajamento nas aulas e nos processos de aprendizagem.
Ao final do semestre o aluno será capaz de reconhecer e executar passos do folclore israeli, ampliar seu repertório de harkadot e identificar os seus diferentes ritmos musicais e compreender o tema que permeia a coreografia da Leaka.
Conteúdo:
– Rikudei Am;
– Passos do Folclore Israeli;
– Performance.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Organizar-se espacialmente durante as harkadot e o processo coreográfico.
H2: Compreender e executar com autonomia os passos e as sequências coreográficas propostas.
H3: Executar os movimentos de forma harmônica e expressiva.
H4: Participar e demonstrar engajamento nas aulas e nos processos de aprendizagem.
Ao final do semestre o aluno será capaz de performar a coreografia de sua Leaka em eventos do Colégio e comunitários, vivendo na prática os conteúdos trabalhados ao longo do ano. O aluno será capaz de se localizar em palco, memorizar diferente sequências coreográficas e se movimentar para diferentes posições.
Aulas nas terças-feiras, das 14h às 15h30min.
A disciplina de Música: Teoria e Prática, busca ajudar o aluno a aprender e desenvolver seus talentos referentes a interpretação musical de forma ampla. Através de três grandes eixos pedagógicos é oportunizado ao estudante a visão histórica, as questões teóricas e a prática musical permitindo ao aluno compreender de forma mais ampla e multifocal a expressão da arte musical.
Conteúdo:
– Breve história da música moderna;
– Conceitos de música (melodia, harmonia e ritmo);
– Formas de grafia musical (partitura, cifra, tablatura);
– Prática coletiva de instrumento (músicas populares).
Habilidades desenvolvidas:
H1: Conhecer e identificar os conceitos básicos da música (Melodia, harmonia, ritmo e grafia).
H2: Participar de forma colaborativa no processo de prática coletiva de instrumento.
H3: Conhecer e identificar os principais eventos da história da música moderna.
Ao final do semestre o aluno será capaz de compreender as inter-relações entre arte, cultura, música de forma teórica e terá a oportunidade de desenvolver de forma simples a sua performance instrumental.
Conteúdo:
– Breve história da música moderna 2;
– Conceitos de música (melodia, harmonia e ritmo);
– Formas de grafia musical (partitura, cifra, tablatura);
– Prática coletiva de instrumento (músicas populares).
Habilidades desenvolvidas:
H1: Conhecer e identificar os conceitos básicos da música (Melodia, harmonia, ritmo e grafia).
H2: Participar de forma colaborativa no processo de prática coletiva de instrumento.
H3: Conhecer e identificar os principais eventos da história da música moderna.
Ao final do semestre o aluno será capaz de compreender as inter-relações entre arte, cultura, música de forma teórica mias ampla e terá a oportunidade de desenvolver de forma mais elaborada a sua performance instrumental.
Aulas nas segundas-feiras, das 14h às 15h30min.
O projeto Musical tem como objetivo proporcionar ao aluno uma experiência única dentro do mundo das artes. Uma disciplina com 4 diferentes áreas do conhecimento (teatro, dança, canto e banda) que permite ao aluno experimentar o corpo como ferramenta de trabalho, investigando a linguagem corporal e a oralidade no teatro, expandir potencialidades motoras na dança, reconhecer e controlar sua voz no ato de cantar em cena e ainda desenvolver sua prática em algum instrumento musical. Ao final do processo, os alunos ainda participam de um grande espetáculo musical onde colocarão em prática todo o processo desenvolvido ao longo do ano.
Conteúdo:
– Jogos e improvisações de teatro;
– Técnica de interpretação com texto teatral;
– Execução de cena teatral;
– Técnica corporal de dança em musical;
– Execução de coreografia;
– Técnica vocal de canto;
– Execução de canto em cena;
– Técnica de prática de instrumento;
– Execução de prática de instrumento em cena musical.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Experimentar o corpo como ferramenta de trabalho no teatro, investigando a linguagem corporal e a oralidade, usando as características de interpretação do gênero musical para criar diferentes personagens explorando vozes, ritmos e tônus.
H2: Buscar expansão de suas potencialidades na dança e soluções pertinentes para os desafios motores propostos na sala de aula e nas atividades.
H3: Reconhecer e controlar as estruturas musculares envolvidas no ato de falar e cantar em cena musical.
H4: Desenvolver as capacidades técnicas e teóricas relacionadas a prática do instrumento musical e suas interações.
H5: Praticar suas soft skills (liderança, empatia, resiliência, pensamento criativo e comunicação eficaz) através das experiências de criações e composições, respeitando as particularidades de seus pares.
Ao final do semestre o aluno será capaz de explorar seu corpo como objeto de trabalho, entendendo em cada área como ele desenvolve diferentes habilidades cognitivas e socioafetivas, criando links entre as atividades para buscar em si onde desenvolver melhor sua expressão pessoal. O trabalho coletivo de criação artística dá ao aluno experiência criativa, entendimento do seu EU pessoal que se expressa através da arte e busca criar vínculos afetivos entre seus pares.
Conteúdo:
– Montagem de espetáculo Musical;
– Cenas teatrais com criação de personagens;
– Trabalho com texto – falas dos personagens;
– Composição de coreográfica e trabalho técnico;
– Técnica vocal para canto;
– Prática de instrumentos musicais.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Usar o corpo e a voz como ferramenta de trabalho no teatro, explorando a linguagem corporal e a oralidade, usando as características de interpretação do gênero musical para executar os personagens em cena.
H2: Usar o corpo como ferramenta de trabalho na dança para executar coreografias em cena musical, expandindo suas potencialidades e buscando soluções pertinentes para os desafios motores propostos na cena.
H3: Usar a voz para cantar em cena, controlando as estruturas musculares envolvidas em cena musical.
H4: Usar o corpo para tocar instrumentos, desenvolvendo as capacidades técnicas relacionadas a prática do instrumento musical e suas interações em cena
H5: Praticar suas soft skills (liderança, empatia, resiliência, pensamento criativo e comunicação eficaz) através das experiências de criações e composições, respeitando as particularidades de seus pares, aplicando em execução de um espetáculo.
Ao final do semestre o aluno será capaz de protagonizar em um espetáculo musical, onde em cena ele poderá colocar sua experiência desenvolvida ao longo do ano, executando em cena um personagem que fala e age de acordo, participará de coreografias coletivas, cantará diferentes canções e experimentará um instrumento. Uma experiência única de se estar em cena fazendo arte com seus amigos, aprendendo sobre nossa cultura e ainda brilhando no palco.
Aulas nas terças, quintas ou sextas-feiras, das 14h às 15h30min.
A eletiva de Teatro oportuniza o exercício da expressão através de jogos teatrais, auxiliando na compreensão de conceitos básicos do teatro como: atores, direção, cenário, etc. Desenvolvendo as habilidades de expressão corporal e vocal, focando na interpretação e criação da personagem para cenas teatrais, fortalecendo as habilidades de colaboração e trabalho em equipe.
Conteúdo:
– Aquecimento e introdução;
– Expressão corporal e vocal;
– Criatividade e improviso.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Compreender e aplicar conceitos básicos de teatro.
H2: Desenvolver a expressão corporal e vocal
H3: Colaborar e trabalhar em equipe.
Ao final do semestre o aluno será capaz de expressar-se através do corpo e da voz de forma criativa e colaborativa, no trabalho em equipe.
Conteúdo:
– Jogos de improvisação;
– Exercício de criação de personagem;
– Montagem de cena.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Colaborar e trabalhar em equipe.
H2: Analisar e interpretar textos teatrais.
H3: Criar e apresentar esquetes.
Ao final do semestre o aluno será capaz de elaborar em equipe a apresentação de esquete.
Aulas nas terças, quartas ou sextas-feiras, das 14h às 15h30min.
A disciplina de Fitness tem como objetivo promover o desenvolvimento físico, motor e mental dos alunos do Ensino Fundamental 2, incentivando a prática regular de atividades físicas, a adoção de hábitos saudáveis e a melhoria da qualidade de vida. Através da experimentação de diferentes abordagens dentro do fitness e da vivência de variadas atividades a disciplina busca desenvolver a consciência corporal dos alunos na busca por rotinas mais saudáveis na adolescência.
Conteúdo:
– Conscientização corporal;
– Ginástica de condicionamento físico;
– Práticas corporais alternativas (treinamento funcional, pilates, treinamento intervalado, aeróbico, entre outras).
Habilidades desenvolvidas:
H1: Experimentar e fruir exercícios físicos que solicitem diferentes capacidades físicas, identificando seus tipos (força, velocidade, resistência, flexibilidade) e as sensações corporais provocadas pela sua prática.
H2: Construir, coletivamente, procedimentos e normas de convívio que viabilizem a participação de todos na prática de exercícios físicos, com o objetivo de promover a saúde.
H3: Identificar as diferenças e semelhanças entre a ginástica de conscientização corporal e as de condicionamento físico e discutir como a prática de cada uma dessas manifestações pode contribuir para a melhoria das condições de vida, saúde, bem-estar e cuidado consigo mesmo.
Ao final do semestre o aluno será capaz de ter uma maior consciência sobre as possibilidades e limitações do seu próprio corpo e, através das práticas em aula, compreender as diferenças entre as atividades corporais, bem como seus objetivos.
Conteúdo:
– Tipos de treinamento (intervalado, força, flexibilidade, resistência);
– Treinamento funcional voltado para o esporte;
– Avaliação física.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Desenvolver exercícios e compreender as diferenças entre os principais tipos de treinamento. Reconhecer o tipo de atividade e os impactos que cada uma gera no seu corpo.
H2: Compreender a diferenciação necessária dentro do treinamento funcional, de acordo com os diferentes objetivos
H3: Compreender a importância da avaliação física dentro do fitness e aprender o básico sobre alguns protocolos.
Ao final do semestre o aluno será capaz de identificar os impactos que os diferentes tipos de treinamento geram em seu corpo, bem como as diferenças entre os tipos de treinamento funcional de acordo com o objetivo, além de entender a importância da avaliação física no processo de treinamento.
Aulas nas terças, quintas ou sextas-feiras, das 14h às 15h30min.
A eletiva Jogos e Esportes trabalha a cultura corporal de movimento através de jogos pré-desportivos e esportes coletivos, e o que eles significam na sociedade. Ele ensina sobre as regras, tática individual e coletiva ajudando os alunos a desenvolverem-se nos aspectos motores, cognitivos e socioemocionais.
Conteúdo:
– Esportes de Invasão;
– Esportes de Rede;
– Paradesporto.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Aplicar as regras dos Jogos Esportivos Coletivos.
H2: Identificar as Fases do Jogo Esportivo Coletivo.
H3: Elaborar estratégias para resolver os problemas apresentados nos jogos propostos.
H4: Participar de modo engajado e colaborativo nas atividades propostas respeitando as regras de convivência e normas de conduta para a prática.
Ao final do semestre o aluno será capaz de avaliar seu rendimento no componente curricular através de ficha de avaliação.
Conteúdo:
– Esportes de Invasão;
– Esportes de Rede;
– Paradesporto.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Aplicar as regras dos Jogos Esportivos Coletivos.
H2: Identificar os Princípios Operacionais do Jogo Esportivo Coletivo.
H3: Elaborar estratégias para resolver os problemas apresentados nos jogos propostos.
H4: Participar de modo engajado e colaborativo nas atividades propostas respeitando as regras de convivência e normas de conduta para a prática.
Ao final do semestre o aluno será capaz de estabelecer relação entre as práticas corporais desenvolvidas no componente curricular com suas práticas esportivas diárias.
Aulas nas segundas ou sextas-feiras, das 14h às 15h30min.
A temática das lutas na Educação Física tem como objetivo as práticas corporais voltadas ao desenvolvimento das habilidades motoras gerais e específicas destas modalidades. Além disso, busca promover o entendimento dos códigos, regras e elementos característicos das lutas, por meio de uma variedade de atividades, tanto individuais quanto coletivas. Essa abordagem proporciona não apenas a vivência prática, mas também o estímulo ao respeito, à disciplina e ao reconhecimento da diversidade cultural presente nas artes marciais.
Conteúdo:
– Segurança na prática das lutas;
– Lutas do contexto regional;
– Habilidades e fundamentos básicos das lutas;
Habilidades desenvolvidas:
H1: Experimentar, fruir e recriar diferentes lutas, valorizando a própria segurança e integridade física, bem como as dos demais.
H2: Planejar e utilizar estratégias básicas das lutas do contexto comunitário e regional, respeitando o colega como oponente.
H3: Identificar as características e habilidades básicas de diversas lutas.
Ao final do semestre o aluno será capaz de praticar as atividades de lutas preservando sua integridade física, reconhecendo e aplicando algumas habilidades e fundamentos presentes em diversas modalidades de combate.
Conteúdo:
– Segurança individual e coletiva para a prática das lutas;
– Habilidades e fundamentos intermediários das lutas;
– Filosofia das artes marciais.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Aplicar as formas de quedas e rolamentos, para a prática das lutas em segurança.
H2: Compreender e criar estratégias e regras para as diferentes lutas, através de jogos de oposição.
H3: Reconhecer as características filosóficas e as habilidades intermediárias das lutas.
Ao final do semestre o aluno será capaz de realizar as atividades de lutas preservando sua integridade física e a dos colegas dentro de uma cultura de respeito com as características individuais, além de utilizar a filosofia de respeito e disciplina das lutas para seu aprimoramento e desenvolvimento pessoal.
Aulas nas terças, quartas ou quintas-feiras, das 14h às 15h30min.
A disciplina de Yoga busca proporcionar aos alunos uma formação integral, que vá além do desenvolvimento físico, incluindo também o bem-estar emocional, mental e social. Além disso, visa auxiliar no desenvolvimento de habilidades que contribuam para a melhoria da saúde, da concentração, da autoestima e da convivência harmoniosa dos alunos, tanto dentro quanto fora do ambiente escolar, através de práticas vivências focadas na postura, equilíbrio, concentração e relaxamento.
Conteúdo:
– História da Yoga;
– Os benefícios da Ioga para o corpo e a mente;
– Posturas básicas para o desenvolvimento da força e flexibilidade.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Compreender o significado de Yoga, para entender qual sua relação com a saúde.
H2: Reconhecer e respeitar os limites do próprio corpo, buscando a expansão de suas potencialidades.
H3: Demonstrar de forma correta e consciente diversas posturas de yoga, com foco no alinhamento corporal, flexibilidade, força e equilíbrio.
H4: Participar e demonstrar engajamento nas aulas e nos processos de aprendizagem.
Ao final do semestre o aluno será capaz de realizar corretamente diversas posturas de yoga, compreendendo os princípios básicos de cada uma e os benefícios que elas oferecem ao corpo e à mente.
Conteúdo:
– A Yoga como ferramenta para a convivência social;
– Técnicas de respiração e meditação;
– Práticas de relaxamento.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Aplicar técnicas básicas de respiração e meditação para controlar a ansiedade, melhorar a concentração e o foco.
H2: Reconhecer e respeitar os limites do próprio corpo, buscando a expansão de suas potencialidades.
H3: Realizar exercícios de relaxamento, visando aliviar tensões e promover um estado de calma e tranquilidade.
H4: Demonstrar empatia, respeito e colaboração em suas interações com colegas, incorporando os valores da ioga no cotidiano escolar.
Ao final do semestre o aluno será capaz de utilizar técnicas simples de respiração e meditação para promover relaxamento, reduzir tensões e melhorar sua saúde mental, promovendo uma vida escolar mais harmoniosa e saudável.
Aulas nas segundas ou quartas-feiras, das 14h às 15h30min.
A disciplina eletiva de Culture Studies explora as diversas expressões culturais de países de língua inglesa, abordando aspectos como costumes, tradições e expressões idiomáticas. Durante as aulas, os alunos terão contato com temas e tópicos que ampliam sua compreensão das culturas desses países, promovendo a valorização da diversidade cultural. As atividades e estudos propostos visam o desenvolvimento de competências interculturais que visam enriquecer a comunicação em língua inglesa em contextos diversificados.
Conteúdo:
– Expressões idiomáticas comuns no inglês britânico;
– Costumes e tradições relacionadas a comidas, saudações, práticas sociais e valores culturais do Reino Unido e Irlanda;
– Expressões Artísticas e Literárias britânicas.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Reconhecer as particularidades das diferentes culturas, estabelecendo relações e questionando fatos do cotidiano.
H2: Utilizar a língua inglesa nas formas oral e escrita, para fins comunicativos e na realização de tarefas.
H3: Desenvolver a habilidade de interpretar e comparar costumes culturais, refletindo criticamente sobre seu impacto social e histórico.
Ao final do semestre o aluno será capaz de identificar expressões idiomáticas comuns no inglês britânico e utilizá-las em contextos adequados, reconhecer costumes e tradições relacionadas a comidas, saudações, práticas sociais e valores culturais do Reino Unido e Irlanda, além de estabelecer conexões entre práticas culturais do Reino Unido e Irlanda e experiências culturais próprias.
Conteúdo:
– Cultura e Tradições nos EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia;
– Expressões idiomáticas comuns no inglês americano e outras variantes;
– Cinema, Música e Mídia: Diferenças e semelhanças culturais representadas no cinema, música e na TV desses países.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Reconhecer as particularidades das diferentes culturas, estabelecendo relações e questionando fatos do cotidiano.
H2: Utilizar a língua inglesa nas formas oral e escrita, para fins comunicativos e na realização de tarefas.
H3: Desenvolver a habilidade de interpretar e comparar costumes culturais, refletindo criticamente sobre seu impacto social e histórico.
Ao final do semestre o aluno será capaz de utilizar expressões idiomáticas comuns em variantes do inglês em contextos orais e escritos, promovendo uma comunicação mais autêntica, aplicar conhecimentos culturais e linguísticos para enriquecer a comunicação intercultural em situações diversas e autênticas, além de reconhecer e diferenciar tradições culturais dos EUA, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.
Aulas nas terças ou quintas-feiras, das 14h às 15h30min.
A eletiva Everyday English visa desenvolver habilidades de comunicação em inglês, captando nuances culturais e expressando-se com naturalidade em contextos reais e atuais, com expressões úteis para comunicação cotidiana em ambientes diversos, conversações e interações em contextos sociais, incluindo o uso de tecnologias e compreensão de novas palavras, gírias e expressões.
Conteúdo:
– Saudações e despedidas;
– Expressões de cortesia e interação social;
– Vocabulário para situações cotidianas: compras, restaurantes, atividades sociais (festas, esportes, espetáculos, encontros com amigos, etc);
– Pedir e dar informações (direções, horários de transporte, etc)
– Gírias e expressões idiomáticas;
– Neologismos (novas palavras que surgiram com avanços tecnológicos e culturais).
Habilidades desenvolvidas:
H1: Comunicar-se oralmente de forma eficaz, utilizando expressões comuns e gírias do inglês em contextos variados, através de frases adequadas às situações informais e formais.
H2: Reconhecer expressões comuns e gírias do inglês em contextos variados de situações informais e formais.
H3: Utilizar a língua inglesa de forma eficaz para a realização de escrita formal e informal sobre situações cotidianas estudadas em aula.
H4: Compreender informações orais sobre situações cotidianas em inglês e realizar tarefas a partir delas, desenvolvendo as competências de escuta.
Ao final do semestre o aluno será capaz de comunicar-se em inglês utilizando expressões atuais de interação social, saudando, despedindo-se, pedindo informações em situações cotidianas, expressando-se de forma natural em ambientes como: restaurantes, lojas, festas e eventos esportivos.
Conteúdo:
– Expressões de preferências e opiniões;
– Expressões de necessidades e desejos;
– Conversas telefônicas, e-mails e mensagens;
– Planejamento de viagens e transportes;
– Gírias e expressões idiomáticas 2.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Comunicar-se oralmente de forma eficaz, utilizando expressões comuns e gírias do inglês em contextos variados, através de frases adequadas às situações informais e formais.
H2: Reconhecer expressões comuns e gírias do inglês em contextos variados de situações informais e formais.
H3: Utilizar a língua inglesa de forma eficaz para a realização de escrita formal e informal sobre situações cotidianas estudadas em aula.
H4: Compreender informações orais sobre situações cotidianas em inglês e realizar tarefas a partir delas, desenvolvendo as competências de escuta.
Ao final do semestre o aluno será capaz de comunicar-se em inglês, captando nuances culturais e expressando-se com naturalidade em contextos reais e atuais diversos, fazendo uso de expressões idiomáticas e gírias ao expressar opiniões, preferências e vontades; planejando viagens e expressando-se por mensagens escritas em contextos formais e informais.
Aulas nas quintas-feiras, das 14h às 15h30min.
A eletiva tem o objetivo de fortalecer a base de conhecimento em Língua Inglesa dos alunos do 6º e 7º ano, promovendo o desenvolvimento das habilidades de leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral, de forma lúdica e interativa.
Conteúdo:
– Present forms;
– Past forms;
– Future forms;
– Defining and Non-defining Relative Clauses;
– Vocabulary.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Realizar práticas de leitura de gêneros textuais diversos em diferentes esferas de circulação, utilizando estratégias de decodificação, compreensão e interpretação.
H2: Compreender enunciados orais e utilizar as informações compreendidas para execução de tarefas e para fins comunicativos, desenvolvendo as competências de escuta do aluno.
H3: Expressar-se oralmente de forma clara sobre diversos assuntos, apresentando proficiência e pronúncia adequada e utilizando as estruturas gramaticais e lexicais trabalhadas durante o semestre.
H4: Realizar produção textual com uma escrita inteligível, coerente e coesa em frases e parágrafos bem articulados e bem-estruturados sobre temas diversos, oferecendo explicações relevantes, argumentos e comentários sobre determinado tema.
H5: Utilizar os diferentes enfoques gramaticais dos conteúdos nucleares em contextos adequados, nas diferentes tipologias frasais (afirmativa, negativa e interrogativa), conferindo-lhes a entonação adequada.
Ao final do semestre o aluno será capaz de compreender e utilizar diferentes formas verbais, construir frases complexas utilizando orações relativas, demonstrar um vocabulário ampliado, ler, interpretar e produzir textos simples, além de participar de conversações básicas em Inglês.
Conteúdo:
– Condicionais;
– Adjetivos;
– Phrasal Verbs;
– Question Tags;
– Future forms;
– Vocabulary.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Realizar práticas de leitura de gêneros textuais diversos em diferentes esferas de circulação, utilizando estratégias de decodificação, compreensão e interpretação.
H2: Compreender enunciados orais e utilizar as informações compreendidas para execução de tarefas e para fins comunicativos, desenvolvendo as competências de escuta do aluno.
H3: Expressar-se oralmente de forma clara sobre diversos assuntos, apresentando proficiência e pronúncia adequada e utilizando as estruturas gramaticais e lexicais trabalhadas durante o semestre.
H4: Realizar produção textual com uma escrita inteligível, coerente e coesa em frases e parágrafos bem articulados e bem-estruturados sobre temas diversos, oferecendo explicações relevantes, argumentos e comentários sobre determinado tema.
H5: Utilizar os diferentes enfoques gramaticais dos conteúdos nucleares em contextos adequados, nas diferentes tipologias frasais (afirmativa, negativa e interrogativa), conferindo-lhes a entonação adequada.
Ao final do semestre o aluno será capaz de entender e aplicar diferentes tipos de condicionais, utilizar adjetivos de forma apropriada, compreender e empregar phrasal verbs básicos, além de construir frases com question tags, expressar ideias futuras com precisão e demonstrar um vocabulário ampliado.
Aulas nas quartas-feiras, das 14h às 15h30min.
A disciplina Smart Finances: Descomplicando o Dinheiro enfatiza, de forma bilíngue, o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao universo da Educação Financeira e em como utilizá-las para tomar melhores decisões no dia a dia. Partimos do pressuposto de que Educação Financeira é um conceito muito mais abrangente do que estudar fórmulas e modelos matemáticos. Frente a isso, exploraremos a origem do dinheiro, para então aprender a ganhar, gastar e guardar dinheiro de forma inteligente. Buscaremos compreender também como saber fazer dívidas e investir. Vamos também compreender como funcionam as instituições financeiras no Brasil, conceitos básicos de economia, finanças pessoais e investimentos.
Conteúdo:
– Usando dinheiro com sabedoria.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Compreender a importância do dinheiro na economia atual.
H2: Compreender variadas formas legais de ganhar dinheiro.
H2: Compreender como gastar e guardar dinheiro com sabedoria.
H3: Compreender como fazer dívidas.
H4: Compreender diferentes formas de investimento.
Ao final do semestre o aluno será capaz de compreender como usar o dinheiro com sabedoria, como investir e economizar.
Conteúdo:
– Matemática financeira básica;
– Juros simples e juros compostos;
– Taxa Selic Meta;
– Inflação;
– Produto Interno Bruto;
– Renda fixa: emprestando dinheiro para receber juros;
– Renda variável: ações e outros investimentos.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Calcular o valor final e inicial de produtos a partir de acréscimos e decréscimos.
H2: Compreender conceitos básicos sobre juros simples e compostos, mostrando como pode ser o pagamento de produtos e serviços durante um período determinado.
H3: Compreender a relação entre taxa Selic e inflação.
H4: Compreender o impacto do PIB na saúde econômica de um país.
H5: Compreender a diferença entre renda fixa e variável e as diferentes formas nas quais se apresentam.
Ao final do semestre o aluno será capaz de entender como funcionam as instituições financeiras no Brasil e conhecer conceitos básicos de economia, finanças pessoais e investimentos.
Aulas nas quintas-feiras, das 14h às 15h30min.
A disciplina tem como principal objetivo preparar os estudantes para participar das principais competições de Ciências da Natureza em nível nacional. Para isso, o curso revisa os conteúdos mais relevantes, orienta os estudantes por meio de guias de estudo e aplica simulados antes das provas principais. Além disso, a eletiva é planejada com base nos materiais e conteúdos disponibilizados pelas instituições organizadoras das competições. Assim, a cada semestre, os estudantes terão acesso a materiais de apoio específicos para cada prova (ONC – Olimpíada Nacional de Ciências; OBC – Olimpíada Brasileira de Ciências).
Conteúdo:
– Habilidades Científicas e de Segurança;
– Compreensão de como adaptações físicas e comportamentais ajudam animais a sobreviver;
– Compreensão de como os nossos sentidos ajudam nossos corpos a responder ao nosso ambiente;
– Compreensão dos diferentes tipos de energia e transformações;
– Compreensão do que são ácidos e bases;
– Compreensão os recursos naturais, onde são encontrados e para que são utilizados:
– Compreensão dos átomos, moléculas, elementos e compostos;
– Compreensão a história das doenças e vacinação;
– Compreensão da reprodução humana e herança genética.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Aplicar o método científico em experimentos, formulando hipóteses, conduzindo investigações seguras e registrando resultados com precisão.
H2: Identificar e relacionar adaptações físicas e comportamentais em animais com suas funções na sobrevivência e interação com o meio ambiente.
H3: Demonstrar compreensão dos sentidos humanos e sua relação com a resposta aos estímulos ambientais, conectando a biologia com experiências práticas.
H4: Explicar transformações energéticas, propriedades de ácidos e bases, e composição da matéria para resolver questões cotidianas e científicas.
H5: Avaliar o uso de recursos naturais, suas fontes e impactos, e refletir sobre a importância da vacinação e da genética para a saúde e o bem-estar social.
Ao final do semestre o aluno será capaz de realizar investigações científicas de forma segura e eficiente, aplicando o método científico para observar fenômenos, formular hipóteses, conduzir experimentos, registrar resultados e interpretar dados com precisão. Além disso, será capaz de compreender as interações entre seres vivos e o meio ambiente, identificando como adaptações físicas e comportamentais dos animais contribuem para sua sobrevivência e como os sentidos humanos respondem aos estímulos ambientais. O aluno também será capaz de explicar as transformações energéticas, as propriedades de ácidos e bases, e a composição da matéria, conectando esses conceitos a situações cotidianas e científicas. Por fim, desenvolverá a capacidade de avaliar o uso sustentável dos recursos naturais e refletir sobre o impacto da vacinação e da herança genética na saúde e no bem-estar social.
Conteúdo:
– A Terra e suas Características Físicas e Geográficas;
– Astronomia e o Sistema Solar;
– Células e Sistemas do Corpo;
– Ecossistemas, Impactos Ambientais e Saúde Pública;
– Fundamentos Científicos e Tecnológicos na Compreensão dos Movimentos e Interações da Terra;
– A Estrutura da Matéria e Seus Processos Químicos e Físicos;
– Química no Cotidiano: Alimentação, Energia e Sustentabilidade.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Compreender e explicar as características físicas e geográficas da terra.
H2: Analisar e interpretar fenômenos astronômicos e suas influências sobre a terra.
H3: Relacionar estruturas biológicas com funções vitais no corpo humano.
H4: Avaliar os impactos ambientais e os desafios para a saúde pública.
H5: Aplicar conceitos químicos no cotidiano e na sustentabilidade ambiental.
Ao final do semestre o aluno será capaz de compreender e explicar as características físicas e geográficas da Terra, descrevendo seus movimentos, relevo, clima e vegetação, além de interpretar fenômenos astronômicos e entender como esses eventos influenciam o planeta, como as estações do ano e os eclipses. Também será capaz de identificar e relacionar as estruturas biológicas e os sistemas do corpo humano, explicando suas funções vitais e interações. O aluno avaliará os impactos ambientais causados pelas atividades humanas e suas consequências para a saúde pública, propondo soluções para mitigar esses efeitos. Por fim, aplicará conceitos químicos no cotidiano, utilizando o conhecimento sobre alimentação, energia e sustentabilidade para adotar práticas ambientais responsáveis e promover soluções baseadas na química verde.
Aulas nas quartas-feiras, das 14h às 15h30min.
A eletiva de História do Esporte propõe analisar as manifestações esportivas desde suas origens, abordando desde os movimentos ligados à sobrevivência humana, os jogos e esportes de matriz indígena e a evolução do esporte no Brasil. A disciplina também destaca os principais nomes do esporte nacional, além de explorar o surgimento dos Jogos Olímpicos na Antiguidade e das Macabíadas.
Conteúdo:
– O surgimento do esporte;
– Diferença entre jogo e esporte;
– Jogos e esportes dos povos originários.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Analisar as primeiras manifestações de surgimento do esporte e a origem de suas características.
H2: Identificar as características dos jogos e esportes e suas diferenças.
H3: Reconhecer jogos e esportes de matriz indígena e a manifestação cultural dos Jogos do Povos Indígenas.
Ao final do semestre o aluno será capaz de reconhecer os movimentos humanos que se transformaram em esporte, a diferença de jogo e esporte e as manifestações esportivas dos povos originários.
Conteúdo:
– Esporte no Brasil e seus principais atletas;
– Jogos Olímpicos da era antiga;
– História das Macabíadas.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Analisar o desenvolvimento do esporte no Brasil e os principais nomes do esporte nacional.
H2: Compreender o surgimento do movimento Olímpico da era antiga.
H3: Conceituar o histórico e a importância das Macabíadas para a comunidade judaica.
Ao final do semestre o aluno será capaz de estabelecer uma relação de desenvolvimento do esporte nacional e seus principais nomes e conceitualizar o surgimento do movimento olímpico e das Macabíadas.
Aulas nas quartas-feiras, das 14h às 15h30min.
A disciplina Tribo 18 tem como objetivo conhecer a história da comunidade judaica de Porto Alegre, suas instituições e os valores envolvidos como Tikun Olam e Tzedaká. A eletiva também busca incentivar que os alunos sejam protagonistas do seu próprio judaísmo, colocando-o em prática através de projetos em torno da vida comunitária de Porto Alegre.
Conteúdo:
– Comunidade Judaica e suas instituições;
– Tikun Olam e Tzedaká;
– Prática comunitária.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Demonstrar compreensão e reconhecer as funções de cada uma das instituições que compõem a comunidade judaica de Porto Alegre.
H2: Colaborar com a implementação do projeto de intervenção para a instituição escolhida.
H3: Reconhecer os conceitos de Tikun Olam e Tzedaká e implementá-los no projeto de intervenção.
Ao final do semestre o aluno será capaz de compreender a história da formação da comunidade judaica em Porto Alegre e as instituições comunitárias. O aluno também conseguirá identificar valores fundamentais do judaísmo e colocá-los em prática.
Conteúdo:
– Comunidade Judaica e suas instituições;
– Tikun Olam e Tzedaká;
– Prática comunitária.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Demonstrar compreensão e reconhecer as funções de cada uma das instituições que compõem a comunidade judaica de Porto Alegre.
H2: Colaborar com a implementação do projeto de intervenção para a instituição escolhida.
H3: Reconhecer os conceitos de Tikun Olam e Tzedaká e implementá-los no projeto de intervenção.
Ao final do semestre o aluno será capaz de compreender a história da formação da comunidade judaica em Porto Alegre e as instituições comunitárias. O aluno também conseguirá identificar valores fundamentais do judaísmo e colocá-los em prática.
Aulas nas segundas-feiras, das 14h às 15h30min.
A disciplina tem como principal objetivo preparar os estudantes para participar das principais competições de Matemática em nível nacional. Para isso, o curso revisa os conteúdos mais relevantes, orienta os estudantes por meio de guias de estudo e aplica simulados antes das provas principais. Além disso, a eletiva é planejada com base nos materiais e conteúdos disponibilizados pelas instituições organizadoras das competições. Assim, a cada semestre, os estudantes terão acesso a materiais de apoio específicos para cada prova (OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática – OLITEF -Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira – OBEF – Olimpíada Brasileira de Educação Financeira).
Conteúdo:
– Natureza dos Números (soma, subtração, multiplicação, divisão, expressões numéricas, múltiplos, divisores, primos, pares e ímpares, frações e porcentagem, conjuntos, média);
– Álgebra (equações e inequações, proporcionalidade, sistemas de equações);
– Lógica Matemática (princípio da lógica, sequências lógicas);
– Geometria (polígonos, desigualdades triangulares, congruência e semelhança, áreas, perímetros e volumes, unidades de medidas);
– Educação Financeira (educação financeira básica, orçamento pessoal, taxa selic e inflação, tesouro direto, CDB e captação bancária, renda fixa e renda variável, tipos de investimentos).
Habilidades desenvolvidas:
H1: Resolver e interpretar problemas envolvendo a natureza dos números.
H2: Desenvolver a resolução de problemas que envolvam o pensamento algébrico e a lógica matemática.
H3: Utilizar a análise combinatória e a contagem para resolver problemas.
H4: Resolver problemas que envolvam a geometria plana, espacial e o detalhamento das figuras geométricas com suas respectivas particularidades de medidas.
H5: Desenvolver conhecimentos fundamentais sobre finanças pessoais, investimentos e economia.
Ao final do semestre o aluno será capaz de interpretar e resolver situações problemas que envolvam a natureza dos números, a álgebra e a lógica matemática, a geometria e a contagem dentro da análise combinatória em problemas propostos pelo OBMEP. Além disso, o aluno será capaz de identificar conhecimentos fundamentais sobre finanças pessoais, investimentos e economia em problemas propostos pela OLITEF.
Conteúdo:
Educação Financeira
– Produção e consumo;
– Orçamento pessoal e familiar;
– Planejamento financeiro;
– Custos, despesas, receitas, preço e lucro;
– Conceitos de educação financeira e alfabetização financeira;
– Investimento;
– Gastos domésticos e pessoais;
– Cartão de crédito, uso do crédito;
– Fluxo de caixa, valor do dinheiro no tempo;
– Moedas;
– Juros, capital, montante, desconto e amortização;
– Cooperativismo de crédito e educação fiscal.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Interpretar e resolver situações problemas que envolvam o orçamento familiar e o planejamento financeiro implicando a produção e o consumo de produtos.
H2: Diferenciar e efetuar cálculos por meio de cartões e crédito e débito e todas as suas funcionalidades envolvendo juros.
H3: Resolver problemas que envolvam conceitos sobre fluxo de caixa, valor de dinheiro no tempo e os tipos de moedas.
Ao final do semestre o aluno será capaz de interpretar, diferenciar e resolver situações problemas que envolvam desde questões envolvendo o planejamento financeiro, como questões que envolvem conceitos de fluxo de caixa e valor de dinheiro no tempo a partir de problemas propostos pela OBEF. Além disso, o aluno será capaz de tomar decisões financeiramente informadas, fomentando uma geração que seja consciente e responsável.
Aulas nas sextas-feiras, das 14h às 15h30min.
A eletiva Reforço de Matemática abordará, principalmente, a habilidade de interpretação e resolução de problemas matemáticos, retomando conceitos básicos da Matemática. As aulas consistirão em discussões dos conceitos e estratégias de aprendizagem, buscando relações e conexões entre os conceitos estudados e situações do cotidiano dos estudantes.
Conteúdo:
– Conjuntos Numéricos;
– Operações básicas;
– Geometria Plana e Espacial.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Interpretar e resolver Problemas Matemáticos, envolvendo conceitos diversos.
H2: Realizar aplicações e conexões de conceitos matemáticos no cotidiano do estudante.
H3: Aprimorar a visualização e a percepção geométrica, envolvendo conceitos de geometria plana e espacial.
Ao final do semestre o aluno será capaz de interpretar e resolver problemas envolvendo operações com conjuntos numéricos; desenvolver diferentes operações
matemáticas; realizar conexões entre conceitos matemáticos e elementos do seu cotidiano; reconhecer elementos e propriedades da geometria plana e espacial, diferenciando objetos bidimensionais e tridimensionais.
Conteúdo:
– Operações com Números Racionais;
– Conceitos iniciais de álgebra;
– Grandezas e Unidades de Medidas;
– Conceitos básicos de probabilidade e estatística.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Interpretar e resolver Problemas Matemáticos, envolvendo conceitos diversos.
H2: Desenvolver e discutir conceitos de Educação Financeira, realizando conexões com o cotidiano do estudante.
H3: Realizar a leitura, interpretação e construção de diferentes tipos de gráficos.
Ao final do semestre o aluno será capaz de interpretar e resolver problemas matemáticos envolvendo números racionais e realizando conexões com conceitos de Educação Financeira, desenvolver o pensamento algébrico, utilizando estratégias diversas para resolver problemas, realizar cálculos envolvendo diferentes grandezas, assim como realizar transformações entre unidades de medida, ler e interpretar diferentes representações gráficas.
Aulas nas segundas-feiras, das 14h às 15h30min.
A eletiva de Maker tem como objetivo promover o desenvolvimento de habilidades criativas e técnicas através da construção de projetos práticos, utilizando ferramentas e tecnologias como impressão 3D, eletrônica básica, programação e design. Os estudantes serão incentivados a aplicar os conhecimentos adquiridos de forma colaborativa, estimulando a solução de problemas de forma criativa e inovadora.
Conteúdo:
– Estudo de escalas;
– Conversão de unidades;
– Geometria (álculo aproximado de áreas);
– Do-It-Yourself (faça você mesmo).
Habilidades desenvolvidas:
H1: Compreender e aplicar tecnologias em projetos práticos, desde a concepção até a execução.
H2: Identificar, manipular e integrar diferentes tecnologias e recursos digitais em projetos.
H3: Desenvolver projetos de “Faça Você Mesmo” (DIY) aplicando conceitos aprendidos em sala de aula.
Ao final do semestre o aluno será capaz de aplicar conceitos matemáticos, como escalas e conversão de unidades, em projetos práticos, como a criação de miniaturas e protótipos. Além disso, terão a oportunidade de construir protótipos físicos utilizando materiais acessíveis, madeira e diferentes tipos de plásticos. O planejamento e a execução de projetos simples serão incentivados, com o uso de ferramentas manuais e digitais, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades tanto no aspecto técnico quanto no criativo da prottotipagem.
Conteúdo:
– Circuitos Elétricos;
– Geometria;
– Desenho técnico;
– Do-It-Yourself (faça você mesmo).
Habilidades desenvolvidas:
H1: Resolver problemas de dimensionamento e adequação de medidas para a construção de protótipos.
H2: Desenvolver a habilidade de visualizar e planejar peças tridimensionais, aplicando conceitos geométricos para criar modelos funcionais e precisos.
H3: Estimar e ajustar medidas de formas geométricas para facilitar a construção e montagem de protótipos.
H4: Desenvolver projetos de “Faça Você Mesmo” (DIY) aplicando conceitos aprendidos em sala de aula.
Ao final do semestre o aluno será capaz de programar e montar circuitos interativos utilizando Arduino. Ele também será capaz de criar e imprimir modelos 3D, integrando essas peças em seus protótipos e aprimorando a funcionalidade e o design dos projetos. Além disso, o aluno desenvolverá a habilidade de criar projetos mais complexos, combinando programação, eletrônica e design de modelos 3D, o que permitirá a construção de protótipos inovadores. Por fim, o aluno será capaz de apresentar seus projetos de forma estruturada, utilizando habilidades de comunicação para explicar seus processos criativos e técnicos, demonstrando os protótipos criados com clareza e confiança.
Aulas nas segundas-feiras, das 14h às 15h30min.
O clube de cinema tem por objetivo desenvolver habilidades ligadas à análise e à compreensão da linguagem cinematográfica. Com encontros semanais, o clube pretende engajar os estudantes em atividades de divulgação da cultura fílmica, como sessões comentadas de cinema e publicação periódica de textos críticos a respeito de séries e filmes.
Conteúdo:
– Roteiro cinematográfico;
– Fotografia cinematográfica;
– Narrativa cinematográfica;
– Diferenças curta, longa e média-metragem;
– Decupagem;
– Montagem.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Reconhecer e avaliar diferentes estratégias de montagem e decupagem empregadas em narrativas audiovisuais.
H2: Comparar produções audiovisuais a fim de analisar regularidades formais e temáticas em diferentes gêneros cinematográficos.
H3: Selecionar trechos de narrativas audiovisuais a fim de defender argumentos orais e escritos.
Ao final do semestre o aluno será capaz de analisar narrativas audiovisuais em diferentes gêneros, reconhecendo e avaliando elementos constitutivos da linguagem cinematográfica: roteiro, fotografia, decupagem e montagem.
Conteúdo:
– Gêneros cinematográficos e seus elementos constituintes;
– A linguagem dos gêneros cinematográficos;
– Resenhas (escritas e orais) de produções cinematográficas.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Reconhecer e avaliar diferentes estratégias de montagem e decupagem empregadas em narrativas audiovisuais.
H2: Comparar produções audiovisuais a fim de analisar regularidades formais e temáticas em diferentes gêneros cinematográficos.
H3: Selecionar trechos de narrativas audiovisuais a fim de defender argumentos orais e escritos.
Ao final do semestre o aluno será capaz de comparar narrativas audiovisuais produzidas em diferentes épocas a fim de compreender a história da linguagem cinematográfica.
Aulas nas quartas-feiras, das 14h às 15h30min.
A eletiva de Escrita Criativa visa desenvolver habilidades de planejamento e de produção de texto em diversos gêneros textuais, orais e escritos, com foco em narrativas ficcionais, em língua portuguesa.
Conteúdo:
– Fábula;
– Quadrinho;
– Conto de Fadas.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Redigir fábulas bem articuladas semântica e linguisticamente, empregando os elementos que concorrem para a estruturação do gênero, tendo em vista o contexto de produção dado.
H2: Criar quadrinhos bem articulados semântica e linguisticamente, empregando os elementos que concorrem para a estruturação do gênero, tendo em vista o contexto de produção dado e com ênfase na exploração adequada da linguagem verbal e da linguagem não verbal.
H3: Redigir contos de fadas bem articulados semântica e linguisticamente, empregando os elementos que concorrem para a estruturação do gênero, tendo em vista o contexto de produção dado.
Ao final do semestre o aluno será capaz de redigir textos narrativos, no âmbito dos gêneros textuais trabalhados (fábula, quadrinhos e contos de fadas), de modo claro e coerente, em língua portuguesa formal.
Conteúdo:
– Contação de histórias;
– Teatro.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Apresentar textos, oralmente, de forma coerente, em linguagem formal, demonstrando conhecimento da técnica e do gênero textual contação de histórias e desenvolvendo a temática de maneira aprofundada.
H2: Redigir peça de teatro bem articulada semântica e linguisticamente, empregando os elementos que concorrem para a estruturação do gênero, tendo em vista o contexto de produção dado.
H3: Produzir e apresentar peça de teatro, demonstrando conhecimento da técnica e do gênero textual, de modo coerente e aprofundado.
Ao final do semestre o aluno será capaz de criar, de modo escrito e oral, gêneros textuais ficcionais que envolvam a apresentação oral para o público, de modo claro e coerente, em língua portuguesa formal, utilizando técnicas de oratória adequadas aos gêneros trabalhados.
Aulas nas sextas-feiras, das 14h às 15h30min.
A disciplina visa à aproximação dos alunos com tópicos elementares da gramática da língua portuguesa aplicados a contextos textuais diversos e tendo como ênfase elementos de acentuação, de pontuação e de classes gramaticais.
Conteúdo:
– Classes gramaticais: substantivos, adjetivos, pronomes, artigos e numerais;
– Produção de texto narrativo.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Identificar, classificar e diferenciar substantivos, adjetivos, pronomes, artigos e numerais e utilizá-los em contextos diversos, justificando suas escolhas.
H2: Redigir textos narrativos, com domínio linguístico, demonstrando domínio das características do gênero textual e da temática proposta.
Ao final do semestre o aluno será capaz de identificar e diferenciar as classes gramaticais relacionadas ao substantivo, bem como reconhecer e utilizar as suas funções em diferentes contextos textuais; redigir textos narrativos, em língua portuguesa formal, seguindo as regras do gênero textual de maneira estruturada e coerente.
Conteúdo:
– Classes gramaticais: verbos, advérbios, preposições e conjunções;
– Elementos de pontuação;
– Elementos de acentuação.
Habilidades desenvolvidas:
H1: Identificar, classificar e diferenciar verbos, advérbios, preposições e conjunções e utilizá-los em contextos diversos, justificando suas escolhas.
H2: Identificar, analisar e utilizar em contexto textuais diversos as regras de acentuação gráfica.
H3: Identificar, analisar e utilizar em contexto textuais diversos as regras de pontuação (ponto final, vírgula, travessão, ponto e vírgula e dois pontos).
Ao final do semestre o aluno será capaz de identificar e diferenciar as classes gramaticais relacionadas ao verbo, bem como reconhecer e utilizar as suas funções em diferentes contextos textuais; identificar e diferenciar preposições e conjunções, bem como reconhecer e utilizar as suas funções em diferentes contextos textuais; identificar e utilizar de acordo com a gramática formal as regras de pontuação; identificar e utilizar de acordo com a gramática formal as regras de acentuação gráfica.