Cerimônias Tefilin

Um dos elementos mais significativos da vida judaica é a realização do Bat Mitzvá e do Bar Mitzvá, os ritos de passagem onde os jovens judeus assumem publicamente sua maioridade religiosa. No caso das meninas, o Bat Mitzvá é realizado a partir dos 12 anos de idade. Já para os meninos, o Bar Mitzvá acontece a partir dos 13 anos de idade.

Essas cerimônias podem acontecer nas segundas-feiras, quintas-feiras e sábados, dias em que o Torá é lido na sinagoga. A partir deste momento em suas vidas, os jovens têm a obrigação de cumprir as mitzvot do judaísmo: essa palavra que traduzimos por preceito ou mandamento, pode também significar vínculo. 

Entre as mitzvot  está a colocação diária dos tefilin (filactérios), caixinhas feitas de couro que contém quatro parágrafos que expressam a profissão de fé do judaísmo. 

A partir do dia do Bar Mitzvá, a colocação dos Tefilin se torna uma obrigação vitalícia para os meninos e é costume iniciá-la algum tempo antes desta cerimônia da maioridade. 

Como escola judaica, o Colégio Israelita valoriza os ritos de passagem do Judaísmo e deseja que a realização dos mesmos seja um momento tranquilo para todos os envolvidos, incluindo jovens b’nei mitzvot, famílias e Escola. Para isso, preparamos algumas orientações:

  • A Escola se organiza para evitar que sejam realizadas avaliações e passeios até às 9h55min nos dias em que houver previsão de cerimônias de tefilin, na série do(a) bar/bat mitzvando(a); 
  • Alunos e famílias devem informar à Escola sobre seu agendamento de tefilin e bar/bat mitzvá o mais rápido possível no início de cada ano letivo ou até mesmo no final do ano anterior, pelo Aplicativo para Coordenação Ensino Fundamental 2. 
  • Os barmitzvandos(as) que perderem atividades de avaliação em função de necessidades pessoais e familiares ligadas a este momento poderão recuperá-las dentro das normas escolares.

A parceria entre o Israelita e as famílias possibilita que o Colégio compartilhe desse momento especial na vida dos nossos jovens.