Prezadas famílias,
Apresentamos, no documento que segue, as habilidades avaliativas previstas para a 3º sériedo Ensino Médio no segundo semestre.
Essas habilidades orientam o processo de aprendizagem em cada componente curricular, articulando conhecimentos, competências e atitudes essenciais à formação integral dos estudantes.
Reforçamos que a avaliação no CIB21 é concebida de forma integrada, contemplando dimensões diagnóstica (levantamento prévio de saberes), somativa (mensuração dos resultados) e, sobretudo, formativa, acompanhando de maneira contínua o percurso individual e coletivo dos estudantes, por meio de devolutivas construtivas que favorecem o protagonismo, a autorreflexão e a tomada consciente de decisões sobre a própria aprendizagem.
Temáticas gerais e específicas a serem desenvolvidas nas aulas por meio de metodologias diversas.
Capacidades a serem avaliadas por meio de diferentes instrumentos como: apresentação de trabalhos, construção de mapas mentais, debates, resumos, rodas de conversa, experiências, vivências e provas.
As habilidades definidas no Plano de Ensino e descritas no Relatório de Avaliação são avaliadas e traduzidas em descritores de uma Escala de Proficiência, os quais efetivamente demonstram os resultados obtidos pelos alunos quanto ao domínio e mobilização de conhecimentos em termos de progressão e complexidade. São os chamados Níveis de Proficiência, listados a seguir:
Componente curricular: Biologia
Professora: Amanda Brandt Beschorner
Conteúdos Nucleares
Habilidade:
Identificar o funcionamento e importância das cadeias alimentares, do estudo das populações e do ambiente, avaliando os impactos das ações na promoção da sustentabilidade do planeta.
Descritores:
A: Identifica o funcionamento e importância das cadeias alimentares, do estudo das populações e do ambiente, avaliando os impactos das ações na promoção da sustentabilidade do planeta.
P: Identifica o funcionamento e importância das cadeias alimentares, do estudo das populações e do ambiente.
B: Reconhece e estabelece relações entre os conceitos de ecologia e o ambiente.
I: Reconhece conceitos básicos de ecologia.
Habilidade:
Reconhecer como os mecanismos genéticos influenciam os processos evolutivos, analisando sua contribuição para a formação de padrões e a diversidade biológica.
Descritores
A: Reconhece como os mecanismos genéticos influenciam os processos evolutivos, analisando sua contribuição para a formação de padrões e a diversidade biológica.
P: Reconhece como os mecanismos genéticos influenciam os processos evolutivos.
B: Identifica as teorias evolutivas e a diversidade biológica.
I: Identifica conceitos básicos de evolução.
Habilidade:
Interpretar informações apresentadas em textos, enunciados, ilustrações e gráficos, relacionando-os com conceitos biológicos no contexto de ecologia e/ou evolução para formular hipóteses e deduzir resultados.
Descritores
A: Interpreta informações apresentadas em textos, enunciados, ilustrações e gráficos, relacionando-os com conceitos biológicos no contexto de ecologia e/ou evolução para formular hipóteses e deduzir resultados.
P: Interpreta informações apresentadas em textos, enunciados, ilustrações e gráficos e os relaciona com conceitos biológicos.
B: Identifica informações apresentadas em textos, enunciados, ilustrações e gráficos.
I: Reconhece informações básicas apresentadas em textos, enunciados, ilustrações e gráficos.
Componente curricular: Física
Professor: Ricieri Andrella Neto
Conteúdos Nucleares
Magnetostática e propriedades magnéticas da matéria: magnetismo, polos magnéticos, campos magnéticos, domínios magnéticos e campo magnético terrestre
Eletromagnetismo: Correntes elétricas e campos magnéticos, eletroímãs, Indução eletromagnética, geradores e corrente alternada, e transformadores.
Habilidade:
Analisar as propriedades magnéticas específicas dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações (industriais, cotidianas, arquitetônicas ou tecnológicas).
Descritores:
A: Analisa as propriedades magnéticas específicas dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações.
P: Explica as propriedades magnéticas específicas dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações e propõem soluções seguras.
B: Compreende as propriedades magnéticas específicas dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações.
I: Reconhece as propriedades magnéticas específicas dos materiais para avaliar a adequação de seu uso em diferentes aplicações.
Habilidade:
Compreender o fenômeno da indução eletromagnética e suas aplicações em diversas tecnologias.
Descritores
A: Compreende o fenômeno da indução eletromagnética e suas aplicações em diversas tecnologias, resolvendo problemas clássicos da área.
P: Compreende o fenômeno da indução eletromagnética e suas aplicações em diversas tecnologias, resolvendo com frequência problemas clássicos da área.
B: Identifica o fenômeno da indução eletromagnética e suas aplicações em diversas tecnologias, aplicando o conceito em problemas clássicos da área.
I: Identifica o fenômeno da indução eletromagnética e suas aplicações em diversas tecnologias.
Habilidade:
Aplicar leis físicas para interpretar e resolver problemas relacionados a processos naturais ou tecnológicos, no contexto da termodinâmica e da ondulatória.
Descritores
A: Resolve corretamente problemas típicos de termodinâmica e ondulatória, aplicando adequadamente as leis físicas e compreendendo os processos físicos envolvidos.
P: Aplica parcialmente as leis físicas em problemas simples de termodinâmica ou ondulatória, com compreensão limitada dos processos ou necessidade de orientação.
B: Resolve, com apoio ou orientação, corretamente problemas típicos de termodinâmica e ondulatória, aplicando adequadamente as leis físicas e compreendendo os processos físicos envolvidos.
I: Identifica os conceitos fundamentais das leis da termodinâmica e/ou ondulatória.
Componente curricular: Química
Professora: Flávia Bernardi
Conteúdos Nucleares
Cinética química
Equilíbrio químico
Catalisadores
Habilidade:
Analisar a dinâmica das reações químicas, compreendendo de forma ampla quais fatores influenciam em suas velocidades a partir de experimentos e modelos conceituais.
Descritores:
A: Analisa a dinâmica das reações químicas, compreendendo de forma ampla quais fatores influenciam em suas velocidades a partir de experimentos e modelos conceituais.
P: Analisa a dinâmica das reações químicas, compreendendo de forma geral quais fatores influenciam em suas velocidades a partir de experimentos e modelos conceituais.
B: Compreende a dinâmica das reações químicas, compreendendo parcialmente quais fatores influenciam em suas velocidades a partir de experimentos e modelos conceituais.
I: Compreende a dinâmica das reações químicas.
Habilidade:
Analisar de forma ampla a dinâmica das reações reversíveis, relacionando a implicações em sistemas químicos e aplicações em processos industriais e naturais.
Descritores
A: Analisa de forma ampla e detalhada a dinâmica das reações reversíveis, relacionando a implicações em sistemas químicos e aplicações em processos industriais e naturais.
P: Analisa de forma geral a dinâmica das reações reversíveis, relacionando a implicações em sistemas químicos e aplicações em processos industriais e naturais.
B: Analisa de forma parcial dinâmica das reações reversíveis, relacionando a implicações em sistemas químicos e aplicações em processos industriais e naturais.
I: Compreende a dinâmica das reações reversíveis.
Habilidade:
Analisar de forma ampla quantitativamente transformações químicas, aplicando conceitos de cinética e equilíbrio para interpretar dados experimentais e fenômenos em sistemas naturais ou tecnológicos.
Descritores
A: Analisa de forma ampla quantitativamente transformações químicas, aplicando conceitos de cinética e equilíbrio para interpretar dados experimentais e fenômenos em sistemas naturais ou tecnológicos.
P: Analisa quantitativamente transformações químicas, aplicando conceitos de cinética e equilíbrio para interpretar dados experimentais e fenômenos em sistemas naturais ou tecnológicos.
B: Compreende parcialmente dados quantitativos de transformações químicas, aplicando conceitos de cinética e equilíbrio para interpretar dados experimentais e fenômenos em sistemas naturais ou tecnológicos.
I: Compreende parcialmente dados quantitativos em sistemas químicos em transformação.
Componente curricular: Liderança Comunitária
Professora: Daniela Russowsky Raad
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
(Vivências/Tradições) Desenvolver e aplicar habilidades práticas de liderança através do desenvolvimento de ações comunitárias baseadas em valores éticos e judaicos.
Descritores:
A: Planeja, lidera e participa de ações comunitárias com criatividade e eficácia, mobilizando o grupo e promovendo impacto significativo.
P: Aplica habilidades de liderança para organizar e executar ações comunitárias com orientação e resultados satisfatórios.
B: Participa de ações comunitárias sob orientação direta, demonstrando compreensão básica das práticas de liderança.
I: Aplica competências de liderança de forma insuficiente, mesmo com apoio.
Habilidade:
(Israel) Interpretar informações históricas e questões atuais sobre Israel de forma crítica, conectando-os a desafios contemporâneos e reflexões sobre identidade.
Descritores
A: Analisa e se aprofunda no contexto atual de Israel, e estabelece conexões críticas e inovadoras com eventos históricos e seus desdobramentos.
P: Analisa conexões entre o contexto atual de Israel e eventos históricos, apresentando interpretações consistentes.
B: Identifica algumas conexões básicas entre o contexto atual de Israel e os eventos históricos, mas com limitações na análise ou interpretação.
I: Identifica de forma precária ou insuficiente conexões entre o contexto atual de Israel e eventos históricos, mesmo com orientação.
Habilidade:
(Vivências/Tradições) Conhecer e interagir com as instituições da comunidade judaica do RS e suas lideranças, valorizando os valores e tradições judaicas.
Descritores
A: Conhece profundamente sobre a comunidade judaica do RS, interage e contribui para a valorização de seus valores.
P: Conhece os valores, tradições e lideranças da comunidade judaica do RS, e interage ativamente.
B: Conhece aspectos básicos da comunidade judaica do RS.
I: Conhece ou interage de forma insuficiente com a comunidade judaica do RS e suas lideranças, mesmo com apoio.
Componente curricular: Filosofia
Professor: Gustavo Coelho
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Analisar, com precisão conceitual e clareza, ideias filosóficas expressas em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura, identificando seus elementos centrais e a forma como dialogam com seus contextos históricos, intelectuais e culturais.
Descritores:
A: Analisa, com precisão conceitual e clareza, ideias filosóficas expressas em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura, identificando seus elementos centrais e a forma como dialogam com seus contextos históricos, intelectuais e culturais.
P: Analisa ideias filosóficas expressas em diferentes fontes sobre aspectos da cultura, reconhecendo seus elementos centrais e estabelecendo relações com seus contextos históricos ou intelectuais, ainda que com pequenas imprecisões ou lacunas conceituais.
B: Reconhece ideias filosóficas expressas em fontes analisadas, mas oferecendo explicações genéricas ou pouco articuladas e identificando apenas parcialmente seus elementos centrais ou os contextos em que essas ideias estão inseridas.
I: Identifica com dificuldade ideias filosóficas em diferentes fontes, não reconhecendo seus elementos centrais nem estabelecendo relações com os contextos históricos, intelectuais ou culturais em que se inserem.
Habilidade:
Analisar, com precisão e clareza, o papel da justiça como instituição na organização das sociedades, articulando com profundidade ideias filosóficas com instituições e princípios
de justiça que configuram as sociedades.
Descritores
A: Analisa, com precisão e clareza, o papel da justiça como instituição na organização das sociedades, articulando com profundidade ideias filosóficas com instituições e princípios de justiça.
P: Analisa o papel da justiça na organização das sociedades com clareza e articula, de modo geral, ideias filosóficas com instituições e princípios de justiça, ainda que com pequenas imprecisões conceituais ou com articulação parcial.
B: Estabelece relações entre ideias filosóficas e instituições ou princípios de justiça, mas com explicações genéricas, articulação limitada e uso superficial de conceitos.
I: Identifica, com dificuldade, ideias filosóficas sobre justiça sem articulá-las, sem analisá-las e sem articulá-las com instituições e princípios que estruturam as sociedades.
Habilidade:
Avaliar, com precisão conceitual e clareza argumentativa, a importância dos valores éticos na estruturação política das
sociedades, reconhecendo como princípios morais — como liberdade, igualdade, dignidade, solidariedade e justiça — fundamentam instituições, leis e práticas políticas, e influenciam decisões coletivas em contextos históricos e culturais diversos.
Descritores
A: Avalia, com precisão conceitual e clareza argumentativa, a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades, reconhecendo como princípios morais — como liberdade, igualdade, dignidade, solidariedade e justiça — fundamentam instituições, leis e práticas políticas, e influenciam decisões coletivas em contextos históricos e culturais diversos.
P: Analisa com clareza a importância de valores éticos para a estruturação política das sociedades, relacionando-os a instituições e decisões coletivas, mesmo que com pequenas imprecisões conceituais ou articulação parcial com os contextos analisados.
B: Identifica valores éticos e sua presença em práticas ou instituições políticas, mas com explicações genéricas, argumentação superficial e pouca articulação com princípios ou contextos históricos.
I: Identifica valores éticos sem relacioná-los devidamente com práticas ou instituições políticas.
Habilidade:
Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
Descritores
A: Avalia criticamente, com precisão conceitual e clareza, conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história, identificando e analisando os elementos geradores dos conflitos bem como seus impactos históricos.
P: Avalia conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história identificando elementos geradores e impactos dos conflitos.
B: Identifica conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
I: Identifica elementos que permearam conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais.
Componente curricular: Geografia
Professora: Alexsandra Fachinello
Conteúdos Nucleares:
Domínios morfoclimáticos
Impactos ambientais: desmatamento, desertificação e poluição das águas
Sustentabilidade
Conferências e Protocolos Internacionais e Meio Ambiente
Habilidade:
Explicar a distribuição e a diversidade natural dos domínios morfoclimáticos terrestres em escala global e regional a partir de elementos geológicos, climáticos e biológicos.
Descritores:
A: Explica de forma exímia a distribuição e a diversidade natural dos domínios morfoclimáticos terrestres em escala global e regional a partir de elementos geológicos, climáticos e biológicos.
P: Explica de forma objetiva e clara a distribuição e a diversidade natural dos domínios morfoclimáticos terrestres em escala global e regional a partir de elementos geológicos, climáticos e biológicos.
B: Explica de forma limitada a distribuição e a diversidade natural dos domínios morfoclimáticos terrestres em escala global e regional a partir de elementos geológicos, climáticos e biológicos.
I: Apresenta dificuldade de relacionar a distribuição e a diversidade natural dos domínios morfoclimáticos terrestres em escala global e regional a partir de elementos geológicos, climáticos e biológicos.
Habilidade:
Avaliar as causas e as consequências de problemas ambientais relacionando fatores naturais e antrópicos, e, construir propostas de solução consciente considerando os princípios da sustentabilidade.
Descritores
A: Avalia com excelente argumentação e criticidade as causas e as consequências de problemas ambientais relacionando fatores naturais e antrópicos, e, constrói propostas de solução criativas e consciente considerando os princípios da sustentabilidade.
P: Avalia de forma assertiva as causas e as consequências de problemas ambientais relacionando fatores naturais e antrópicos, e, constrói propostas de solução consciente considerando os princípios da sustentabilidade.
B: Avalia com escassa argumentação as causas e as consequências de problemas ambientais relacionando fatores naturais e antrópicos, e, constrói propostas de solução disseminadas pelo senso comum considerando os princípios da sustentabilidade.
I: Reconhece algumas causas e consequências de problemas ambientais, no entanto não relaciona fatores naturais e antrópicos, e, constrói propostas sem eficiência considerando os princípios da sustentabilidade.
Habilidade:
Analisar o papel dos Estados no enfrentamento das questões ambientais e a importância das ações propositivas dos cidadãos para o enfrentamento dos desafios ambientais do mundo contemporâneo.
Descritores
A: Analisa de forma exímia o papel dos Estados no enfrentamento das questões ambientais e a importância das ações propositivas dos cidadãos para o enfrentamento dos desafios ambientais do mundo contemporâneo.
P: Analisa com objetividade e clareza o papel dos Estados no enfrentamento das questões ambientais e a importância das ações propositivas dos cidadãos para o enfrentamento dos desafios ambientais do mundo contemporâneo.
B: Analisa com argumentos genéricos o papel dos Estados no enfrentamento das questões ambientais e a importância das ações propositivas dos cidadãos para o enfrentamento dos desafios ambientais do mundo contemporâneo.
I: Identifica com dificuldade o papel dos Estados no enfrentamento das questões ambientais e a importância das ações propositivas dos cidadãos para o enfrentamento dos desafios ambientais do mundo contemporâneo.
Componente curricular: História
Professor: Thiago Scott Duarte
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
Descritores:
A: Identifica o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
P: Compreende o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
B: Aponta o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
I: Situa o papel dos meios de comunicação.
Habilidade:
Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
Descritores
A: Relaciona cidadania e democracia na organização das sociedades.
P: Compara cidadania e democracia na organização das sociedades.
B: Identifica a cidadania e a democracia na organização das sociedades.
I: Define cidadania e democracia.
Habilidade:
Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
Descritores
A: Identifica estratégias que promovam formas de inclusão social.
P: Compreende estratégias que promovam formas de inclusão social.
B: Interpreta estratégias que promovam formas de inclusão social.
I: Cita estratégias que promovam formas de inclusão social.
Habilidade:
Interpretar e analisar criticamente enunciados de questões objetivas, identificando as informações relevantes, compreendendo os contextos apresentados e selecionando a resposta correta de maneira fundamentada.
Descritores
A. Interpreta e analisa criticamente enunciados de questões objetivas, identificando as informações relevantes, compreendendo os contextos apresentados e selecionando a resposta correta de maneira fundamentada.
P. interpretar enunciados de questões objetivas, identificando as informações relevantes, compreendendo os contextos apresentados e selecionando a resposta correta de maneira fundamentada.
B. interpretar enunciados de questões objetivas, identificando as informações relevantes
I. Descreve enunciados de questões objetivas.
Componente curricular: Projeto de Vida
Professor: Leon Golendziner
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Protagonismo e Assunção – Demonstrar empenho e comprometimento na criação e realização de metas pessoais atuais e futuras, bem como assumir os próprios desejos e riscos contidos nas escolhas.
Descritores:
A: Estabelece correlação entre a sua orientação profissional, teorias existenciais sobre sentido/propósito e o trabalho sobre o planejamento pessoal.
P: Conhece teorias existenciais, realiza a orientação profissional e o trabalho sobre planejamento pessoal dentro dos prazos estipulados.
B: Conhece a existência de teorias existenciais e realiza a
entrega dos trabalhos.
I: Desconhece teorias existenciais e/ou não entrega um ou mais trabalhos.
Habilidade:
Planejamento e Projeção – Criar planos de ação para alcançar metas pessoais com base no autoconhecimento. Ajustar as próprias metas conforme necessidade, considerando possíveis desafios.
Descritores
A: Consegue traçar e cumprir metas e objetivos. Demonstra
congruência entre os mesmos e os trabalhos de autopercepção correlacionados.
P: Consegue traçar e cumprir metas e objetivos.
B: Consegue traçar metas e objetivos.
I: Apresenta inabilidade para elaborar e/ou empregar esforços para planejar metas e objetivos pessoais.
Habilidade:
Autocontrole – Exercitar o controle pessoal e reagir com assertividade quando demandado(a) e/ou quando necessário em diferentes contextos metodológicos.
Descritores
A: Segue as orientações dos professores, realiza o feedback em sala de aula. Conhece e aplica teorias relacionadas ao tema.
P: Segue as orientações dos professores, questiona com adequação sobre suas dúvidas e realiza o feedback em sala de aula. Conhece teorias relacionadas ao tema.
B: Percebe quando não segue as orientações dos professores e reconhece a existência de teorias relacionadas ao tema.
I: Não segue as orientações dos professores.
Habilidade:
Participação e Envolvimento Imersivo – Envolver-se de forma imersiva e concentrada, estar disponível para as experiências propostas em sala de aula, bem como o fortalecimento de vínculos entre colegas e professores.
Descritores
A: Possui 95% (ou mais) de presença em sala de aula e
realiza as entregas de todos os trabalhos dentro do prazo estipulado. Participa em sala de aula.
P: Possui o mínimo de presença exigida em sala de aula, entrega todos os trabalhos dentro do prazo estipulado.
B: Possui o mínimo de presença exigida em sala de aula, entrega todos os trabalhos.
I: Não atinge o mínimo de presença exigido em sala de aula e/ou não entrega um ou mais trabalhos dentro do prazo.
Componente curricular: Sociologia
Professor: Gustavo Neves Coelho
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos
analíticos e interpretativos, sobre instituições e fenômenos sociais, políticos e econômicos.
Descritores:
A: Compara, com precisão conceitual e clareza, diferentes pontos de vista presentes em textos analíticos e interpretativos sobre instituições e fenômenos sociais, políticos e econômicos, analisando elementos das ideias comparadas bem como suas semelhanças e diferenças.
P: Compara diferentes pontos de vista presentes em textos analíticos e interpretativos sobre instituições e fenômenos sociais, políticos e econômicos, identificando elementos das ideias comparadas bem como apontando semelhanças e diferenças.
B: Identifica diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre instituições e fenômenos sociais, políticos e econômicos.
I: Identifica apenas parcialmente pontos de vista sobre instituições e fenômenos sociais, políticos e econômicos.
Habilidade:
Relacionar cidadania e democracia na organização das
sociedades Identificando estratégias que promovam formas de inclusão social.
Descritores
A: Relaciona, com precisão conceitual e clareza, cidadania e democracia na organização das sociedades, identificando estratégias que promovem formas de inclusão social bem
como o papel de diferentes instituições e princípios que estruturam o Estado brasileiro na efetivação da cidadania e da democracia.
P: Relaciona cidadania e democracia na organização das sociedades, identificando estratégias que promovem formas de inclusão social bem como algumas das condições necessárias à efetivação da cidadania e da democracia.
B: Identifica elementos constitutivos da cidadania e aspectos dos diferentes tipos de democracia.
I: Identifica poucos elementos constitutivos da cidadania e dos diferentes tipos de democracia.
Habilidade:
Analisar, com clareza e fundamentação crítica, o papel
dos meios de comunicação na construção da vida social,
compreendendo sua influência na formação de valores,
comportamentos e identidades, bem como na mediação de relações de poder, discursos públicos e processos de socialização e participação democrática.
Descritores
A: Analisa, com clareza e fundamentação crítica, o papel dos meios de comunicação na construção da vida social, compreendendo sua influência na formação de valores, comportamentos e identidades, bem como na mediação de relações de poder, discursos públicos e processos de socialização e participação democrática.
P: Reconhece e explica com clareza a influência dos meios de comunicação na vida social, identificando sua atuação na formação de valores e comportamentos, e estabelecendo relações com alguns aspectos da socialização, da participação pública ou da circulação de discursos, ainda que com limitações de aprofundamento ou de fundamentação crítica.
B: Identifica de forma geral a importância dos meios de comunicação na sociedade, mas apresenta explicações superficiais ou pouco articuladas, demonstrando dificuldade em relacionar os meios à construção de valores ou à participação social de maneira consistente.
I: Identifica de forma inicial a presença dos meios de comunicação na sociedade, mas demonstra dificuldades em explicar sua influência na construção da vida social, apresentando argumentação pouco desenvolvida ou nula e com escassa articulação entre conceitos e exemplos.
Componente curricular: Corpo & Mente
Professora: Joana Nascimento do Amaral
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Compreender o significado de Wellness e Mindfulness, para entender qual sua relação com a saúde.
Descritores:
A: Compreende os conceitos de Wellness e Mindfulness, identifica suas dimensões e reconhece os benefícios destas práticas.
P: Compreende os conceitos de Wellness e Mindfulness e identifica as dimensões destas práticas.
B: Compreende, de forma parcial, os conceitos de Wellness e Mindfulness, necessitando do auxílio da professora para identificar as dimensões destas práticas.
I: Demonstra significativa dificuldade de compreender os conceitos de Wellness e Mindfulness, e identificar as dimensões destas práticas.
Habilidade:
Conhecer e aplicar as regras do jogo/esporte utilizando-a para melhor compreensão e execução dos movimentos e estratégias específicas do mesmo.
Descritores
A: Conhece, analisa e aplica as regras do jogo/esporte trabalhado em aula, utilizando-a para melhor compreensão e execução dos movimentos e estratégias específicas do mesmo.
P: Reconhece e aplica, de forma parcial, as regras do jogo/esporte trabalhado em aula, utilizando-a para melhor compreensão e execução dos movimentos e estratégias específicas do mesmo.
B: Reconhece as regras do jogo/esporte trabalhado em aula, porém necessita da intervenção do professor para aplicá-las.
I: Identifica as regras do jogo/esporte trabalhado em aula.
Habilidade:
Executar com eficiência questões de caráter objetivo de simulados nas áreas de Linguagens e Códigos.
Descritores
A: Resolve com notável eficiência e rigor técnico, questões – de caráter objetivo – de simulados, atingindo um aproveitamento dentro da faixa de desempenho superior.
P: Resolve com assertividade, questões – de caráter objetivo – de simulados, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária superior.
B: Resolve questões – de caráter objetivo e/ou dissertativo – de provas e/ou simulados, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária inferior.
I: Resolve questões – de caráter objetivo e/ou dissertativo – de provas e/ou simulados, atingindo um aproveitamento dentro da faixa inferior.
Habilidade:
Atuar com autonomia e responsabilidade nas práticas corporais, respeitando os próprios limites e os dos colegas.
Descritores
A: Participa das atividades com autonomia, responsabilidade e respeito aos limites individuais e coletivos, incentivando colegas de forma ética e colaborativa.
P: Atua com responsabilidade e respeito nas atividades, reconhecendo seus próprios limites e os dos colegas.
B: Participa das atividades, mas às vezes precisa de orientação para respeitar os limites ou agir com autonomia.
I: Apresenta dificuldades em agir com responsabilidade, comprometendo a dinâmica e a segurança das atividades.
Componente curricular: Língua Inglesa
Professoras: Ana Paula Scholl e Carina Santos
Conteúdos Nucleares:
Reading strategies
ConnectorsConnectors
VerbsVerbs
Reported Speech
Passive voice
Passive Voice
Habilidade:
Executar com eficiência questões de caráter objetivo e/ou dissertativo de provas e simulados nas áreas de Ciências Humanas atingindo aproveitamento quantitativo e qualitativo adequado.
Descritores:
A: Responde com precisão a questões de caráter objetivo e dissertativo, utilizando conceitos científicos com clareza e justificando as respostas de forma lógica e aprofundada. Demonstra domínio pleno do conteúdo, relacionando diferentes áreas da ciência e atingindo alto índice de acerto acima de 701.
P: Responde corretamente à maioria das questões, demonstrando boa compreensão dos conceitos científicos. As respostas dissertativas apresentam argumentos claros e coerentes, com aproveitamento quantitativo e qualitativo satisfatório que varia entre 601 e 700,9.
B: Responde parcialmente às questões, apresentando acertos pontuais e lacunas na aplicação dos conceitos científicos. As respostas dissertativas são simples e, por vezes, incompletas. O índice de acerto varia entre 501 e 600,9.
I: Demonstra dificuldade significativa em responder às questões objetivas e dissertativas, apresentando respostas confusas ou equivocadas e baixo índice de acerto inferior a 500,9.
Habilidade:
Compreender o sentido geral, o propósito, e/ou detalhes de textos literários e não literários.
Descritores
A: O aluno compreende plenamente o sentido geral, o propósito, e/ou detalhes de textos literários e não literários, obtendo o máximo dos textos que lê.
P: O aluno compreende consistentemente o sentido geral e o propósito de textos literários e não literários, absorvendo o principal dos textos que lê.
B: O aluno compreende o sentido geral ou o propósito ou os detalhes de textos literários e não literários, alcançando entendimento funcional, mesmo que parcial, dos textos que lê.
I: O aluno não compreende suficientemente o sentido geral e o propósito de textos literários e não literários, sendo também incapaz de encontrar detalhes nos mesmos.
Habilidade:
Identificar adequadamente estruturas linguísticas e os seus usos em textos.
Descritores
A: O aluno identifica com precisão e adequação estruturas linguísticas e os seus usos em textos.
P: O aluno identifica a maioria das estruturas linguísticas e os seus usos em textos.
B: O aluno identifica algumas estruturas linguísticas e os seus usos em textos.
I: O aluno não identifica estruturas linguísticas e os seus usos em textos.
Componente curricular: Língua Portuguesa
Professor: Leonardo Jaskulski
Conteúdos Nucleares:
Sintaxe do período simples
Concordância verbal
Regência verbal
Crase
Sintaxe do período composto
Habilidade:
Analisar os enunciados verbais, reconhecendo e classificando seus elementos constitutivos de acordo com sua função discursiva.
Descritores:
A: Identifica a estrutura oracional e todos os seus elementos constitutivos, observando suas peculiaridades e suas relações de dependência no plano discursivo.
P: Identifica a estrutura oracional e os principais elementos oracionais relacionados ao núcleo verbal no plano discursivo.
B: Identifica o núcleo verbal e os principais elementos oracionais relacionados a ele.
I: Identifica o núcleo verbal e alguns elementos oracionais relacionados a ele.
Habilidade:
Analisar as relações de concordância, dependência e complementaridade entre os termos dos enunciados, aplicando as exigências da norma-padrão nos contextos mais monitorados.
Descritores
A: Reconhece as relações de dependência e concordância entre os elementos oracionais dos enunciados, aplicando plenamente as exigências da norma-padrão nos contextos mais monitorados.
P: Reconhece as relações de dependência e concordância entre os elementos oracionais dos enunciados, aplicando as principais exigências da norma-padrão nos contextos mais monitorados.
B: Reconhece diversas relações de dependência e concordância entre os elementos oracionais dos enunciados, aplicando certas exigências da norma-padrão nos contextos mais monitorados.
I: Reconhece algumas relações de dependência e concordância entre os elementos oracionais dos enunciados, aplicando poucas exigências da norma-padrão nos contextos mais monitorados.
Habilidade:
Reconhecer a estrutura dos enunciados complexos, analisando as relações de dependência e complementaridade entre as orações e aplicando adequadamente os recursos de coesão sequencial de que a língua dispõe.
Descritores
A: Identifica plenamente a estrutura dos enunciados complexos, analisando todas as relações de dependência e complementaridade entre as orações e aplicando com autonomia os recursos de coesão sequencial de que a língua dispõe.
P: Identifica a estrutura dos enunciados complexos, analisando as relações de dependência e complementaridade entre as orações e aplicando recursos de coesão sequencial de que a língua dispõe.
B: Identifica elementos da estrutura dos enunciados complexos, analisando algumas relações de dependência e complementaridade entre as orações e aplicando certos recursos de coesão sequencial de que a língua dispõe.
I: Identifica fragmentos da estrutura dos enunciados complexos, analisando certas relações de dependência e complementaridade entre as orações.
Habilidade:
Identificar as estruturas constitutivas dos vocábulos, relacionando sua forma a seu significado, a fim de compreender os sentidos de textos de diferentes gêneros discursivos.
Descritores
A: Identifica globalmente as estruturas constitutivas dos vocábulos, relacionando suas formas e seus significados, aplicando plenamente tal habilidade na compreensão de textos de diferentes gêneros discursivos.
P: Identifica diversas estruturas constitutivas dos vocábulos, relacionando formas e significados, aplicando tal habilidade na compreensão de textos de diferentes gêneros discursivos.
B: Identifica algumas estruturas constitutivas dos vocábulos, relacionando suas formas a seu significado, apresentando habilidade na compreensão de textos de diferentes gêneros discursivos.
I: Percebe certas estruturas constitutivas dos vocábulos, relacionando sua forma e seu significado.
Habilidade:
Estabelecer relações entre as formas verbais e a localização temporal e discursiva das ações em textos de diferentes gêneros, respeitando as particularidades da norma-padrão nos contextos mais monitorados.
Descritores
A: Estabelece plenas relações entre formas verbais e a localização temporal e discursiva das ações em textos de diferentes gêneros, respeitando as particularidades da norma-padrão nos contextos mais monitorados, com raros desvios.
P: Estabelece diversas relações entre formas verbais e a localização temporal e discursiva das ações em textos de diferentes gêneros, respeitando frequentemente as particularidades da norma-padrão nos contextos mais monitorados, com alguns desvios.
B: Estabelece algumas relações entre formas verbais e a localização temporal e discursiva das ações em textos de diferentes gêneros, respeitando certas particularidades da norma-padrão nos contextos mais monitorados.
I: Estabelece certas relações entre formas verbais e a localização temporal e discursiva das ações em textos de diferentes gêneros.
Componente curricular: Literatura
Professora: Luara Minuzzi
Conteúdos Nucleares:
Segunda Geração Modernista
Terceira Geração Modernista
Literatura contemporânea e outras mídias artísticas
Habilidade:
Analisar obras significativas da literatura brasileira e da
literatura de outros países, com base em ferramentas da crítica
literária (estrutura da composição, estilo, aspectos discursivos),
considerando o contexto de produção (visões de mundo, diálogos com outros textos, inserções em movimentos estéticos e culturais etc.) e o modo como eles dialogam com o presente. (Habilidade avaliada ao longo do ano inteiro).
Descritores:
A: Compreende e interpreta, de forma crítica e aprofundada, as obras literárias
propostas, relacionando-as com o contexto em que foram produzidas e percebendo
como esses textos dialogam entre si.
P: Compreende e interpreta as obras literárias propostas, relacionando-as com o
contexto em que foram produzidas.
B: Compreende alguns dos pontos principais das obras literárias propostas, mas de
forma superficial, sem conseguir interpretá-los criticamente e sem conseguir relacionar os textos com o seu momento de produção.
I: Não consegue identificar os pontos principais das obras literárias propostas, mesmo com apoio.
Habilidade:
Criar e utilizar eficazmente esquemas de organização de estudos, resumos, mapas conceituais e análises seguindo o método científico aplicado às ciências humanas a fim de qualificar a apreensão do conhecimento. (Habilidade avaliada ao longo do ano inteiro).
Descritores
A: Cria esquemas de estudo organizados, relacionando os conteúdos estudados com questões de avaliações externas, como provas de vestibulares, e utiliza-os de forma eficaz em momentos de realização de atividades, de pesquisas e de apresentações.
P: Cria esquemas de estudo organizados e utiliza-os de forma eficaz em momentos de realização de atividades, de pesquisas e de apresentações.
B: Cria esquemas de estudo, embora não seja sempre capaz de utilizá-los de forma
eficaz em momentos de realização de atividades, de pesquisas e de apresentações.
I: Cria esquemas de estudo desorganizados e não é capaz de consultá-los em momentos de realização de atividades, de pesquisas e de apresentações.
Habilidade:
Analisar os elementos que formam o texto esteticamente
elaborado percebendo as peculiaridades estruturais e estilísticas da arte nacional (século XIX), estabelecendo relações entre o texto literário e o momento de sua produção a partir dos textos
propostos.
Descritores
A: Percebe as características da arte nacional do século XIX e é capaz de interpretar as obras literárias propostas a partir desses conceitos e dessas características de forma crítica e aprofundada.
P: Percebe as características da arte nacional do século XIX e é capaz de interpretar as obras literárias propostas a partir desses conceitos e dessas características.
B: Identifica as características da arte nacional do século XIX, embora não seja capaz de aplicá-las aos textos literários lidos.
I: Não consegue identificar as características da arte nacional no século XIX nem aplicá-las aos textos literários lidos.
Habilidade:
Identificar e analisar características da Segunda Geração
Modernista nas leituras realizadas, compreendendo que essas
marcas revelam a singularidade desse período estético.
Descritores
A: Percebe as características da Segunda Geração Modernista e é capaz de interpretar as obras literárias propostas a partir desses conceitos e dessas características de forma crítica e aprofundada.
P: Percebe as características da Segunda Geração Modernista e é capaz de interpretar
as obras literárias propostas a partir desses conceitos e dessas características.
B: Identifica as características da Segunda Geração Modernista, embora não seja capaz de aplicá-las aos textos literários lidos.
I: Não consegue identificar as características da Segunda Geração Modernista nem
aplicá-las aos textos literários lidos.
Habilidade:
Identificar e analisar características da Terceira Geração
Modernista nas leituras realizadas, compreendendo que essas
marcas revelam a singularidade desses períodos estéticos.
Descritores
A: Percebe as características da Terceira Geração Modernista e é capaz de interpretar as obras literárias propostas a partir desses conceitos e dessas características de forma crítica e aprofundada.
P: Percebe as características da Terceira Geração Modernista e é capaz de interpretar as obras literárias propostas a partir desses conceitos e dessas características.
B: Identifica as características da Terceira Geração Modernista, embora não seja capaz de aplicá-las aos textos literários lidos.
I: Não consegue identificar as características da Geração Modernista nem aplicá-las aos textos literários lidos.
Habilidade:
Identificar e analisar características das Vanguardas Europeias e da Primeira Geração Modernista, compreendendo que essas marcas revelam a singularidade desses períodos estéticos. (1º semestre).
Descritores
A: Percebe as características das Vanguardas Europeias e da Primeira Geração Modernista e é capaz de interpretar as obras literárias propostas a partir desses conceitos e dessas características de forma crítica e aprofundada.
P: Percebe as características das Vanguardas Europeias e da Primeira Geração Modernista e é capaz de interpretar as obras literárias propostas a partir desses conceitos e dessas características.
B: Identifica as características das Vanguardas Europeias e da Primeira Geração Modernista, embora não seja capaz de aplicá-las aos textos literários lidos.
I: Não consegue identificar as características das Vanguardas Europeias e da Primeira Geração Modernista nem as aplicar aos textos literários lidos.
Habilidade:
Identificar e analisar características da Segunda Geração Modernista nas leituras realizadas, compreendendo que essas marcas revelam a singularidade desse período estético. (2º semestre).
Descritores
A: Percebe as características da Segunda Geração Modernista e é capaz de interpretar as obras literárias propostas a partir desses conceitos e dessas características de forma crítica e aprofundada.
P: Percebe as características da Segunda Geração Modernista e é capaz de interpretar as obras literárias propostas a partir desses conceitos e dessas características.
B: Identifica as características da Segunda Geração Modernista, embora não seja capaz de aplicá-las aos textos literários lidos.
I: Não consegue identificar as características da Segunda Geração Modernista nem as aplicar aos textos literários lidos.
Componente curricular: Redação
Professora: Luciana Saratt
Conteúdos Nucleares:
Estruturação do texto dissertativo-argumentativo – estilos UFRGS e PUCRS
Estrutura do parágrafo de conclusão como procedimento de fechamento do texto
Aplicação de repertório sociocultural enquanto estratégia de autoria
Coesão textual
Gramática aplicada ao texto dissertativo-argumentativo
Habilidade:
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Descritores:
A: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
P: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
B: Demonstra mediano domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
I: Demonstra precário domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Habilidade:
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em seus distintos estilos textuais.
Descritores
A: Compreende e desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, em distintas produções textuais, a partir de um repertório sociocultural e de uma estruturação adequada dos parágrafos em relação à sua função no texto, apresentando excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo em seus distintos estilos textuais.
P: Compreende e desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, em distintas produções textuais, a partir de um repertório sociocultural não produtivo e de uma mediana estruturação adequada dos parágrafos em relação à sua função no texto, apresentando bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.
B: Compreende e desenvolve o tema por meio de argumentação previsível, a partir de um repertório sociocultural baseado nos textos motivadores, apresentando mediano domínio do texto dissertativo-argumentativo.
I: Compreende e desenvolve o tema recorrendo à cópia dos textos motivadores, tangência ou foge da proposta temática, apresentando precário domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Habilidade:
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, apresentando indícios de autoria e de consistência dos argumentos manipulados.
Descritores
A: Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria e tentativa de fugir do lugar comum, em defesa de um ponto de vista, com excelente seleção de argumentos.
P: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma parcialmente consistente e organizada, com indícios de autoria e tentativa de fugir do lugar comum, em defesa de um ponto de vista, com boa seleção de argumentos.
B: Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema proposto, de forma limitada, com traços mínimos de autoria e tentativa de fugir do lugar comum, em defesa de um ponto de vista, com razoável seleção de argumentos.
I: Apresenta informações e opiniões desvinculadas do tema proposto, de forma limitada aos textos motivadores, com ausência de vestígios de autoria e com precária seleção de argumentos.
Habilidade:
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Descritores
A: Demonstra excelente conhecimento da coesão textual e um repertório diversificado de elementos coesivos, com ausência de repetição ou de inadequação, articulando bem as partes do texto.
P: Demonstra bom domínio da coesão textual e um repertório diversificado de elementos coesivos, com poucas repetições ou inadequações, articulando bem as partes do texto.
B: Demonstra mediano conhecimento da coesão textual e um repertório limitado de elementos coesivos, com muitas repetições ou inadequações, articulando parcialmente as partes do texto.
I: Demonstra precário conhecimento da coesão textual e um repertório insuficiente de elementos coesivos, com constantes repetições ou inadequações, resultando em fragmentação de ideias.
Habilidade:
Demonstrar capacidade de elaborar parágrafos de conclusão para textos dissertativos-argumentativos, adequando-se às distintas estratégias e aos estilos textuais em questão.
Descritores:
A: Demonstra excelente capacidade de elaboração do parágrafo conclusivo, desenvolvendo-o com clareza, coesão e criticidade, articulando uma proposta de intervenção bem estruturada e condizente com os parâmetros do texto dissertativo-argumentativo, adequando-se com precisão às exigência do estilo textual solicitado.
P: Demonstra boa capacidade de elaboração do parágrafo conclusivo, desenvolvendo-o com clareza e criticidade, articulando uma proposta de intervenção estruturada e condizente com os parâmetros do texto dissertativo-argumentativo, adequando-se com parcial precisão às exigência do estilo textual solicitado.
B: Demonstra media capacidade de elaboração do parágrafo conclusivo, desenvolvendo-o com pouca clareza, articulando uma proposta de intervenção com estruturada limitada e com insuficiente adequação aos parâmetros do texto dissertativo-argumentativo, adequando-se com parcial precisão às exigência do estilo textual solicitado.
I: Demonstra desconhecimento da estrutura do parágrafo conclusivo, desenvolvendo-o de maneira inadequada e desconectada de uma proposta de intervenção, evidenciando ausência de domínio do estilo textual solicitado.
Componente curricular: Matemática
Professor: Marcelo Salvador Cóser Filho
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Identificar medidas de comprimento e área em Geometria Analítica, calculando seus valores a partir de triângulos retângulos e suas relações e da semelhança de triângulos.
Descritores:
A: Relaciona conceitos e definições do objeto de aprendizagem em questão com outras situações-problema, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado.
P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas.
B: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas.
I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento.
Habilidade:
Determinar equações de retas no eixo cartesiano, compreendendo e aplicando o conceito de coeficiente angular.
Descritores:
A: Relaciona conceitos e definições do objeto de aprendizagem em questão com outras situações-problema, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado.
P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas.
B: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas.
I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento.
Habilidade:
Determinar equações de circunferências no eixo cartesiano a partir do seu centro e do seu raio.
Descritores:
A: Relaciona conceitos e definições do objeto de aprendizagem em questão com outras situações-problema, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado.
P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas.
B: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas.
I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento.
Habilidade:
Compreender e aplicar o conceito de inequações no plano cartesiano, esboçando suas soluções geométricas.
Descritores
A: Relaciona conceitos e definições do objeto de aprendizagem em questão com outras situações-problema, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado.
P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas.
B: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas.
I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento.
Componente curricular: Biologia
Professora: Amanda Brandt Beschorner
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Reconhecer os ácidos nucleicos, os mecanismos de expressão gênica e como a informação genética é transmitida, regulada e expressa nos seres vivos para explicar a manifestação de características.
Descritores:
A: Reconhece os ácidos nucleicos, os mecanismos de expressão gênica e/ou como a informação genética é transmitida, regulada e expressa nos seres vivos para explicar a manifestação de características.
P: Reconhece os ácidos nucleicos, os mecanismos de expressão gênica e/ou como a informação genética é transmitida.
B: Identifica os ácidos nucleicos e os mecanismos de expressão gênica.
I: Identifica aspectos básicos de ácidos nucleicos e expressão gênica.
Habilidade:
Relacionar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização celular, histológico e fisiológico com suas funções vitais.
Descritores
A: Relaciona as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização celular, histológico e fisiológico com suas funções vitais.
P: Relaciona as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização celular, histológico e fisiológico.
B: Identifica as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização celular, histológico e fisiológico.
I: Identifica os diferentes tipos celulares.
Componente curricular: Física
Professor: Ricieri Andrella Neto
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Realizar previsões, avaliar intervenções de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, com base na análise dos efeitos das variáveis termodinâmica e da composição dos sistemas naturais e tecnológicos.
Descritores:
A: Realiza previsões, avalia intervenções e constrói protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, com base na análise dos efeitos das variáveis termodinâmicas e da composição dos sistemas naturais e tecnológicos.
P: Realiza previsões e/ou constrói protótipos de sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, com base na análise dos efeitos das variáveis termodinâmicas e da composição dos sistemas naturais e tecnológicos.
B: Explica sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, com base na análise dos efeitos das variáveis termodinâmicas e da composição dos sistemas naturais e tecnológicos.
I: Reconhece sistemas térmicos que visem à sustentabilidade, com base na análise dos efeitos das variáveis termodinâmicas e da composição dos sistemas naturais e tecnológicos.
Habilidade:
Diferenciar e classificar tipos de ondas (mecânicas, eletromagnéticas) e suas características (frequência, comprimento de onda, amplitude, velocidade), explicando os fenômenos ondulatórios e os relacionando com tecnologias modernas.
Descritores:
A: Diferencia e classifica tipos de ondas (mecânicas, eletromagnéticas) e suas características (frequência, comprimento de onda, amplitude, velocidade), explicando os fenômenos ondulatórios e os relacionando com tecnologias modernas.
P: Classifica tipos de ondas (mecânicas, eletromagnéticas) e suas características (frequência, comprimento de onda, amplitude, velocidade), explicando os fenômenos ondulatórios e os relacionando com tecnologias modernas.
B: Diferencia e classifica, com apoio ou orientação, os tipos de ondas (mecânicas, eletromagnéticas) e suas características (frequência, comprimento de onda, amplitude, velocidade), explicando os fenômenos ondulatórios e os relacionando com tecnologias modernas.
I: Reconhece os tipos de ondas (mecânicas, eletromagnéticas) e suas características básicas (frequência, comprimento de onda, amplitude, velocidade), identificando de forma limitada os fenômenos ondulatórios (reflexão, refração) e mencionando poucos exemplos de tecnologias modernas.
Habilidade:
Aplicar leis físicas para interpretar e resolver problemas relacionados a processos naturais ou tecnológicos, no contexto da termodinâmica e da ondulatória.
Descritores:
A: Resolve corretamente problemas típicos de termodinâmica e ondulatória, aplicando adequadamente as leis físicas e compreendendo os processos físicos envolvidos.
P: Aplica parcialmente as leis físicas em problemas simples de termodinâmica ou ondulatória, com compreensão limitada dos processos ou necessidade de orientação.
B: Resolve, com apoio ou orientação, corretamente problemas típicos de termodinâmica e ondulatória, aplicando adequadamente as leis físicas e compreendendo os processos físicos envolvidos.
I: Identifica os conceitos fundamentais das leis da termodinâmica e/ou ondulatória.
Componente curricular: Química
Professor: Flávia Bernardi
Conteúdos Nucleares:
Orgânica
Eletroquímica
Química nuclear
Fontes de energia
Habilidade:
Associar de forma ampla características e aplicações de compostos orgânicos, analisando suas propriedades químicas, impactos ambientais e alternativas sustentáveis.
Descritores:
A: Associa de forma ampla características e aplicações de compostos orgânicos, analisando suas propriedades químicas, impactos ambientais e alternativas sustentáveis.
P: Associa de forma parcial características e aplicações de compostos orgânicos, analisando suas propriedades químicas, impactos ambientais e alternativas sustentáveis.
B: Identifica de forma ampla características e aplicações de compostos orgânicos, analisando suas propriedades químicas, impactos ambientais e alternativas sustentáveis.
I: Identifica parcialmente características e aplicações de compostos orgânicos.
Habilidade:
Avaliar de forma crítica possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.
Descritores:
A: Avalia de forma crítica possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.
P: Avalia de forma geral possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.
B: Compreende possibilidades de geração, uso ou transformação de energia em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais, sociais e/ou econômicas.
I: Compreende possibilidades de geração, uso ou transformação de energia no meio ambiente.
Habilidade:
Avaliar de forma crítica propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.
Descritores
A: Avalia de forma crítica propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.
P: Avalia de forma geral propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.
B: Compreende propostas de intervenção no meio ambiente aplicando conhecimentos químicos, observando riscos ou benefícios.
I: Identifica propostas de intervenção no meio ambiente.
Componente curricular: Matemática
Professor: Marcelo Cóser
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Resolver problemas de contagem envolvendo diferentes tipos de agrupamento de elementos, por meio dos princípios multiplicativo e aditivo, recorrendo a estratégias diversas.
Descritores:
A: Relaciona conceitos e definições do objeto de aprendizagem em questão com outras habilidades já trabalhadas, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado.
P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas.
B: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas.
I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento.
Habilidade:
Resolver problemas que envolvem o cálculo da probabilidade de eventos aleatórios e sucessivos, reconhecendo seu espaço amostral e aplicando a definição.
Descritores:
A: Relaciona conceitos e definições do objeto de aprendizagem em questão com outras habilidades já trabalhadas, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado.
P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas.
B: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas.
I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento.
Habilidade:
Resolver problemas de trigonometria a partir da definição de seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo, na circunferência trigonométrica e no eixo cartesiano.
Descritores:
A: Relaciona conceitos e definições do objeto de aprendizagem em questão com outras habilidades já trabalhadas, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado.
P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas.
B: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas.
I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento.
Componente curricular: Geografia e História
Professores: Alexsandra Fachinello e Thiago Scott
Conteúdos Nucleares:
Idade Contemporânea II.
Revoluções Industriais e a História do Capitalismo.
Cidadania, ética, economia, territorialização, tecnologia, Indústria, Modal de Transportes.
Habilidade:
Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
Descritores:
A: Identifica com precisão os registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
P: Identifica registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
B: Cita registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
I: Cita com dificuldade o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
Habilidade:
Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
Descritores:
A: Seleciona argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho a partir de exemplos concretos e justificando sua seleção.
P: Seleciona argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
B: Reconhece argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
I: Memoriza argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
Componente curricular: International Studies
Professor: Fabiano Silveira
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Elaborar um portfólio acadêmico para aplicações internacionais.
Descritores:
A: Elabora um portfólio completo, com cartas de apresentação e recomendação, redações e documentos organizados e ajustados aos requisitos das universidades estrangeiras.
P: Elabora um portfólio contendo os documentos necessários, com organização adequada e poucos ajustes requeridos.
B: Elabora um portfólio incompleto, necessitando de suporte significativo para atender aos requisitos exigidos.
I: Não consegue elaborar o portfólio, mesmo com suporte.
Habilidade:
Realizar simulados de exames internacionais (IELTS, TOEFL, Duolingo, SAT etc.).
Descritores
A: Realiza simulados com precisão, alcançando pontuações próximas ou acima da meta estabelecida, demonstrando alta proficiência nas quatro habilidades (leitura, escrita, fala, escuta).
P: Realiza simulados com pontuações consistentes, atendendo à maioria dos critérios estabelecidos para o nível desejado.
B: Realiza simulados com dificuldade, alcançando pontuações abaixo do esperado para o nível desejado.
I: Não realiza simulados ou apresenta desempenho muito aquém do esperado.
Habilidade:
Produzir cartas de apresentação para aplicação internacional.
Descritores
A: Produz cartas de apresentação com alto desempenho, utilizando vocabulário e estrutura avançadas.
P: Produz cartas de apresentação consistentes, utilizando vocabulário e estrutura intermediárias.
B: Produz cartas de apresentação simples, utilizando vocabulário e estrutura básicos.
I: Produz cartas de apresentação com dificuldade, necessitando de ajuda para elaborá-las.
Habilidade:
Realizar simulados do SAT nas áreas de Matemática e Inglês.
Descritores:
A: Realiza simulados do SAT em Matemática e Inglês com alto desempenho, alcançando pontuações próximas ou acima da meta estabelecida, aplicando estratégias de resolução de problemas e gerenciamento de tempo eficazes.
P: Realiza simulados do SAT com pontuações consistentes e dentro da média desejada, demonstrando bom domínio das áreas testadas.
B: Realiza simulados com dificuldade, apresentando pontuações abaixo do esperado e necessidade de suporte para melhorar conceitos-chave.
I: Não realiza simulados ou apresenta desempenho muito aquém do esperado em ambas as áreas.
Componente curricular: Redação
Professor: Mirvana Luz
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Demonstrar domínio da norma culta da Língua Portuguesa aplicado à produção textual, seja ela escrita ou oral, adequando a variedade linguística à temática e à tipologia textual propostas e utilizando estruturas frasais complexas.
Descritores:
A: Demonstra domínio da norma culta da Língua Portuguesa aplicado à produção textual, sendo capaz de utilizar construções frasais complexas.
P: Demonstra domínio parcial da norma culta da Língua Portuguesa aplicado à
produção textual.
B: Demonstra desvios constantes da norma culta da Língua Portuguesa aplicado à produção textual.
I: Demonstra excessivos da norma culta da Língua Portuguesa aplicado à produção textual.
Habilidade:
Compreender a proposta de produção textual e aplicar conceitos das diferentes áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais da tipologia argumentativa em seus distintos gêneros textuais, demonstrando tentativa de fugir do lugar comum.
Descritores
A: O aluno seleciona, em diferentes produções textuais, exemplos referentes a
distintas áreas do conhecimento, de modo a desenvolver o tema de forma criativa, com uma abordagem argumentativa diferenciada e baseada em mais de uma linha argumentativa, relacionando as ideias com criatividade e com propriedade.
P: O aluno, em diferentes produções textuais, desenvolve o tema a partir de diferentes linhas argumentativas, baseando-se em exemplos legítimos, pertinentes e produtivos à tese defendida.
B: O aluno desenvolve o tema a partir de uma linha argumentativa coerente, baseando-se em exemplos pertinentes e produtivos à tese defendida.
I: Há ausência de uma linha argumentativa consistente, apresentando sequências argumentativas curtas e esparsas durante as produções textuais realizadas.
Habilidade:
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, sendo capaz de sustentar qualificadamente e criativamente a inteligibilidade e a interpretabilidade do texto, bem como os aspectos referentes à consistência das ideias/argumentos manipulados.
Descritores:
A: O aluno tem domínio sobre todas as etapas de produção textual nos diferentes gêneros textuais, selecionando argumentos pertinentes à tese defendida sem que haja presença de lacunas e de falhas na consistência das ideias/argumentos.
P: O aluno tem domínio parcial sobre as etapas de produção textual nos diferentes gêneros textuais, selecionando argumentos pertinentes à tese defendida com a presença de raras lacunas e falhas na consistência das ideias/argumentos.
B: O aluno apresenta pouco domínio sobre as etapas de produção textual nos
diferentes gêneros textuais, apresentando algumas lacunas na consistência das
ideias/argumentos e raras falhas na sequência argumentativa – sem que haja
contradição.
I: O aluno constrói argumentos em que há falhas constantes na seleção argumentativa, de modo que a organização da produção textual e a consequente interpretação das ideias são prejudicadas de maneira significativa, podendo eventualmente haver a presença de contradições.
Habilidade:
Demonstrar conhecimento variado e assertivo dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, com domínio de estratégias coesivas referenciais e sequenciais.
Descritores:
A: O aluno demonstra exímio conhecimento dos recursos coesivos que a língua
oferece, utilizando-os de forma criativa e qualificada, sem que haja nenhuma repetição e com grande variação de relações semânticas (adversativa, aditiva, conclusiva, explicativa, causal, etc).
P: O aluno produz textos com raras inadequações de coesão e/ou coerência, sendo capaz de utilizar diferentes recursos coesivos a partir de estratégias de coesão referencial e sequencial, apresentando grande variedade e grande quantidade de elementos coesivos.
B: O aluno produz textos com poucas inadequações de coesão e/ou coerência, sendo capaz de utilizar diferentes recursos coesivos a partir de estratégias de coesão referencial e sequencial.
I: O aluno produz textos em que há constantes quebras na linha coesiva, embora apresente alguns elementos de coesão referencial e/ou sequencial ao longo das produções textuais.
Habilidade:
Demonstrar capacidade de elaborar parágrafos de conclusão para textos dissertativos-argumentativos de diferentes modelos, a partir de diferentes estratégias, de modo a adequá-los à banca de prova da produção textual em questão.
Descritores
A: O aluno elabora parágrafos de conclusão com alta coerência, utilizando estratégias adequadas e variadas, como resumo das ideias principais, proposta de intervenção ou reflexão crítica. Os parágrafos desenvolvidos são bem estruturados e se adequam perfeitamente às exigências da banca, com clareza e capacidade persuasiva, demonstrando adequação ao tema solicitado.
P: O aluno elabora parágrafos de conclusão com boa coerência, utilizando algumas estratégias adequadas, como resumo e proposta de intervenção. Os parágrafos desenvolvidos se adequam de forma satisfatória às exigências da banca, mas apresentam pequenas falhas em termos de clareza ou estrutura, sem que haja comprometimento da inteligibilidade do texto.
B: O aluno apresenta dificuldade na elaboração de parágrafos de conclusão, utilizando estratégias limitadas ou inadequadas, de modo que sua conclusão é superficial, tem falhas na coerência ou na adequação à banca. Os parágrafos não se desenvolvem de maneira consistente, dificultando a percepção do fechamento adequado do texto.
I: O aluno apresenta dificuldades significativas na elaboração do parágrafo de conclusão, utilizando estratégias inadequadas ou ausentes. A conclusão não atende às exigências da banca, sendo vaga, incoerente e desconexa com o desenvolvimento do texto, prejudicando o fechamento e a clareza do argumento.