Prezadas famílias,
Apresentamos, no documento que segue, as habilidades avaliativas previstas para a 2º série do Ensino Médio no segundo semestre.
Essas habilidades orientam o processo de aprendizagem em cada componente curricular, articulando conhecimentos, competências e atitudes essenciais à formação integral dos estudantes.
Reforçamos que a avaliação no CIB21 é concebida de forma integrada, contemplando dimensões diagnóstica (levantamento prévio de saberes), somativa (mensuração dos resultados) e, sobretudo, formativa, acompanhando de maneira contínua o percurso individual e coletivo dos estudantes, por meio de devolutivas construtivas que favorecem o protagonismo, a autorreflexão e a tomada consciente de decisões sobre a própria aprendizagem.
Temáticas gerais e específicas a serem desenvolvidas nas aulas por meio de metodologias diversas.
Capacidades a serem avaliadas por meio de diferentes instrumentos como: apresentação de trabalhos, construção de mapas mentais, debates, resumos, rodas de conversa, experiências, vivências e provas.
As habilidades definidas no Plano de Ensino e descritas no Relatório de Avaliação são avaliadas e traduzidas em descritores de uma Escala de Proficiência, os quais efetivamente demonstram os resultados obtidos pelos alunos quanto ao domínio e mobilização de conhecimentos em termos de progressão e complexidade. São os chamados Níveis de Proficiência, listados a seguir:
Componente curricular: Biologia
Professora: Mariana Scalon Luchese
Conteúdos Nucleares
Habilidade:
Analisar os processos de divisão celular (meiose e mitose), suas etapas e aplicações biológicas.
Descritores:
A: Analisa os processos de divisão celular (meiose e mitose), suas etapas e aplicações biológicas.
P: Interpreta os processos de divisão celular (meiose e mitose), suas etapas e aplicações biológicas.
B: Reconhece os processos de divisão celular (meiose e mitose), suas etapas e aplicações biológicas.
I: Identifica os processos de divisão celular (meiose e mitose), suas etapas e aplicações biológicas.
Habilidade:
Analisar o processo de duplicação do DNA, suas etapas e
componentes e relacioná-lo ao ciclo celular.
Descritores:
A: Analisa o processo de duplicação do DNA, suas etapas e componentes e relaciona ao ciclo celular.
P: Explica o processo de duplicação do DNA, suas etapas e componentes e relaciona ao ciclo celular.
B: Compreende o processo de duplicação do DNA, suas etapas e componentes e relaciona ao ciclo celular.
I: Identifica o processo de duplicação do DNA, suas etapas e componentes e relaciona ao ciclo celular.
Habilidade:
Interpretar imagens, micrografias (ou fotografias) e gráficos relativos aos processos de divisão celular.
Descritores:
A: Interpreta corretamente imagens, micrografias (ou fotografias) e gráficos relativos aos processos de divisão celular.
P: Relaciona imagens, micrografias (ou fotografias) e gráficos relativos aos processos de divisão celular.
B: Reconhece imagens, micrografias (ou fotografias) e gráficos relativos aos processos de divisão celular.
I: Descreve imagens, micrografias (ou fotografias) e gráficos relativos aos processos de divisão celular.
Habilidade:
Analisar a relação entre os processos de divisão celular e
formação de gametas.
Descritores:
A: Analisa a relação entre os processos de divisão celular e formação dos gametas.
P: Aplica a relação entre os processos de divisão celular e formação de gametas.
B: Descreve a relação entre os processos de divisão celular e formação de gametas.
I:Identifica a relação entre os processos de divisão celular e formação de gametas.
Componente curricular: Física
Professor: Ricieri Andrella Neto
Conteúdos Nucleares
Habilidade:
Analisar propriedades e fenômenos ondulatórios associados às ondas mecânicas, com ênfase nas ondas sonoras, relacionando-os às suas aplicações e à interação com diferentes meios materiais.
Descritores:
A: Analisa as propriedades e os principais fenômenos ondulatórios das ondas sonoras, interpretando sua interação com diferentes meios e relacionando-os a aplicações tecnológicas e contextos cotidianos.
P: Compreende as propriedades das ondas sonoras e reconhece os principais fenômenos ondulatórios, relacionando-os a situações práticas e aplicações relevantes.
B: Identifica as propriedades das ondas sonoras e reconhece alguns fenômenos ondulatórios simples, estabelecendo relações com suas aplicações.
I: Identifica, com apoio ou orientação, as propriedades e os fenômenos ondulatórios das ondas sonoras, reconhecendo suas aplicações.
Habilidade:
Analisar as radiações eletromagnéticas quanto à sua origem,
energia e interação com a matéria, avaliando seus efeitos e
aplicações em diferentes contextos, como saúde, indústria e
tecnologias do cotidiano.
Descritores:
A: Analisa as radiações eletromagnéticas quanto à sua origem, energia e interação com a matéria, avaliando seus efeitos e aplicações em diferentes contextos, como saúde, indústria e tecnologias do cotidiano.
P: Classifica as radiações eletromagnéticas segundo sua energia e interação com a matéria, e avalia suas aplicações e efeitos em contextos relevantes do cotidiano.
B: Reconhece as principais faixas do espectro eletromagnético e as associa a aplicações e efeitos típicos.
I: Reconhece, com apoio ou orientação, as principais faixas do espectro eletromagnético e as associa a aplicações e efeitos típicos.
Habilidade:
Construir, geometricamente a analiticamente, imagens
formadas por espelhos e lentes, utilizando as leis da reflexão e da refração, resolvendo problemas envolvendo sistemas ópticos em contextos cotidianos e tecnológicos.
Descritores
A: Constrói, geometricamente e analiticamente, imagens formadas por espelhos e lentes, utilizando as leis da reflexão e da refração, resolvendo problemas envolvendo sistemas ópticos em contextos cotidianos e tecnológicos.
P: Constrói, geometricamente ou analiticamente, imagens formadas por espelhos e lentes, utilizando as leis da reflexão e da refração, resolvendo problemas envolvendo sistemas ópticos em contextos cotidianos e tecnológicos.
B: Constrói, com apoio ou orientação, geometricamente ou analiticamente, imagens formadas por espelhos e lentes, utilizando as leis da reflexão e da refração, resolvendo problemas envolvendo sistemas ópticos em contextos cotidianos e tecnológicos.
I: Utiliza procedimentos gráficos ou algébricos para construir imagens simples em espelhos ou lentes, aplicando parcialmente as leis envolvidas.
Componente curricular: Química
Professora: Flávia Bernardi
Conteúdos Nucleares
Habilidade:
Analisar de forma ampla as propriedades físico-químicas de
compostos orgânicos para prever seu comportamento em reações químicas e sistemas ambientais ou biológicos.
Descritores:
A: Analisa de forma ampla as propriedades físico-químicas de compostos orgânicos para prever seu comportamento em reações químicas e sistemas ambientais ou biológicos.
P: Analisa de forma geral as propriedades físico-químicas de compostos orgânicos para prever seu comportamento em reações químicas e sistemas ambientais ou biológicos.
B: Compreende de forma ampla as propriedades físico-químicas de compostos orgânicos para prever seu comportamento em reações químicas e sistemas ambientais ou biológicos.
I: Compreende parcialmente as propriedades físico-químicas de compostos orgânicos.
Habilidade:
Analisar de forma ampla os diferentes tipos de isomeria em compostos orgânicos, compreendendo sua influência nas propriedades e comportamentos dessas substâncias em contextos biológicos.
Descritores:
A: Analisa de forma ampla os diferentes tipos de isomeria em compostos orgânicos, compreendendo sua influência nas propriedades e comportamentos dessas substâncias em contextos biológicos.
P: Analisa de forma geral os diferentes tipos de isomeria em compostos orgânicos, compreendendo sua influência nas propriedades e comportamentos dessas substâncias em contextos biológicos.
B: Compreende parcialmente os diferentes tipos de isomeria em compostos orgânicos, compreendendo sua influência nas propriedades e comportamentos dessas substâncias em contextos biológicos.
I: Identifica parcialmente os diferentes tipos de isomeria em compostos orgânicos.
Habilidade:
Avaliar de forma ampla transformações químicas ou
bioquímicas relacionadas a produtos, sistemas e processos
tecnológicos ou biológicos.
Descritores
A: Avalia de forma ampla transformações químicas ou bioquímicas relacionadas a produtos, sistemas e processos tecnológicos ou biológicos.
P: Avalia de forma geral transformações químicas ou bioquímicas relacionadas a produtos, sistemas e processos tecnológicos ou biológicos.
B: Compreende de forma geral transformações químicas ou bioquímicas relacionadas a produtos, sistemas e processos tecnológicos ou biológicos.
I: Identifica de forma geral transformações químicas ou bioquímicas.
Componente curricular: Dança Israeli
Professora: Fábio Turkienicz e Mariana Wainer
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Executar as movimentações e sequências propostas de forma organizada e autônoma.
Descritores:
A: Executa as movimentações e sequências propostas de forma organizada e autônoma.
P: Executa as movimentações e sequências propostas com boa organização. Demonstra autonomia na maioria das vezes, necessitando de pouca ou nenhuma intervenção do professor
para se orientar.
B: Executa as movimentações e sequências com certa desorganização ou hesitação. Apresenta dificuldades pontuais na autonomia, dependendo de instruções frequentes para
acompanhar ou retomar a proposta.
I: Apresenta dificuldades significativas para executar as movimentações e sequências. Mostra-se desorganizado e dependente de ajuda constante, com pouca ou nenhuma
autonomia.
Habilidade:
Buscar soluções pertinentes para os desafios motores propostos na sala de aula e nas atividades.
Descritores:
A: Busca soluções pertinentes para os desafios motores propostos na sala de aula e nas atividades.
P: Enfrenta os desafios motores com boa compreensão e geralmente encontra soluções adequadas. Demonstra esforço e autonomia na resolução, mesmo que eventualmente precise
de auxílio.
B: Apresenta dificuldades na identificação de soluções ou demora a reagir aos desafios propostos. Necessita de apoio frequente para encontrar alternativas viáveis durante a aula.
I: Não propõe soluções adequadas aos desafios motores. Demonstra dependência constante do professor e dificuldade em se adaptar às situações propostas.
Habilidade:
Compreender e executar com autonomia os passos das harkadot e das sequências coreográficas ensinados.
Descritores:
A: Compreende e executa com autonomia os passos das harkadot e das sequências coreográficas ensinados.
P: Compreende e executa a maioria dos passos com autonomia. Demonstra bom domínio das coreografias, ainda que com pequenos ajustes a serem feitos.
B: Apresenta dificuldades em memorizar ou coordenar os passos. Necessita de apoio constante para acompanhar as sequências coreográficas.
I: Não compreende ou executa os passos propostos. Mostra dificuldades contínuas de memorização e coordenação, sem autonomia no processo.
Habilidade:
Participar e demonstrar engajamento nas aulas e nos processos de aprendizagem.
Descritores:
A: Participa e demonstra engajamento nas aulas e nos processos de aprendizagem.
P: Participa com regularidade e demonstra bom envolvimento nas atividades. Contribui com o grupo e se engaja com responsabilidade, mesmo que pontualmente precise de estímulo.
B: Participa dos processos de aprendizagem de forma irregular. Demonstra desatenção ou desmotivação em alguns momentos, precisando de incentivo constante.
I: Participa pouco ou não se envolve nas atividades. Mostra desinteresse ou resistência frequente às propostas da aula.
Componente curricular: Cultura Judaica
Professora: Felipe Canterji Gerchman e Daniel Presman
Conteúdos Nucleares
Habilidade:
(Vivências/Tradições) Analisar as festividades judaicas, suas
temáticas e tradições, e destas elaborar lições para seu
desenvolvimento pessoal e coletivo.
Descritores:
A: Analisa as festividades judaicas, suas temáticas e tradições, e destas elaborar lições para seu desenvolvimento pessoal e coletivo.
P: Reconhece as principais temáticas e tradições das festividades judaicas, e destas elabora lições para seu desenvolvimento pessoal e coletivo.
B: Identifica as festividades judaicas, algumas de suas temáticas e algumas de suas tradições, e destas elabora lições para seu desenvolvimento pessoal e coletivo.
I: Explora superficialmente as festividades judaicas, e destas elabora lições de modo parcial.
Habilidade:
(Israel) Investigar as primeiras décadas da história do Estado
de Israel, explorar seus dilemas e disto traçar lições para o seu
desenvolvimento pessoal e coletivo.
Descritores:
A: Investiga as primeiras décadas da história do Estado de Israel, analisa seus dilemas e disto traça lições para o seu desenvolvimento pessoal e coletivo.
P: Reconhece os principais marcos da história de Israel, aponta alguns de seus dilemas e disto traça lições para o seu desenvolvimento pessoal e coletivo.
B: Conhece os alguns dos principais marcos da história de Israel e disto ensaia a construção de alguma lição para o seu desenvolvimento pessoal e coletivo.
I: Identifica alguns dentre os principais acontecimentos da história de Israel.
Habilidade:
(História) Investigar a história da imigração judaica para o
Brasil, em especial para o Rio Grande do Sul, analisar seus
principais marcos e disto elaborar lições de vida.
Descritores:
A: Investiga a história da imigração judaica para o Brasil, em especial para o Rio Grande do Sul, analisa seus principais marcos e disto elabora lições de vida.
P: Identifica os principais marcos da história da imigração judaica para o Brasil, em especial para o Rio Grande do Sul, e disto elabora lições de vida.
B: Reconhece as principais características da imigração judaica para o Rio Grande do Sul, e destas elabora lições de vida.
I: Identifica alguns dos aspectos relacionados com a imigração judaica para o Rio Grande do Sul.
Habilidade:
(Tanach) Conhecer, compreender e analisar a estrutura e
disposição dos livros do Tanach, bem como os períodos aos quais os livros se referem.
Descritores:
A: Conhece, compreende e analisa a estrutura do Tanach. É capaz de localizar episódios no livro, relacioná-los com o segmento em que se encontra no Tanach e com
o contexto no qual está inserido.
P: Conhece e compreende a estrutura do Tanach e o conteúdo gera das 3 partes que o compõe.
B: Conhece e compreende a estrutura do Tanach.
I: Conhece alguns dos componentes do Tanach e alguns aspectos de sua estrutura.
Habilidade:
(Tanach) Identificar, compreender e analisar os valores
contidos nas obras e as principais linhas de estudo e leitura dos
livros do Tanach.
Descritores:
A: Identifica, compreende e analisa os valores, lições e possibilidades de intepretações do Tanach. É capaz de compreender e desenvolver ideias baseadas no conceito dos 4
níveis de interpretação do Pardes.
P: Identifica, compreende e analisa os valores, lições e possibilidades de interpretações do Tanach.
B: Identifica e compreende valores a partir de episódios estudados do Tanach.
I: Identifica alguns valores a partir dos textos estudados do Tanach.
Leitura
Livro
Meu pai e o fim dos judeus da Bessarábia
O impasse de 1967
Data
Será trabalhado ao longo dos meses de agosto e setembro
Será trabalhado durante todo o semestre
Componente curricular: Filosofia
Professor: Gustavo Coelho e Roberto Azambuja.
Conteúdos Nucleares:
Alasdair MacIntyre, comunitarismo e solidariedade;
Michael Sandel sobre justiça e bem comum;
Estado e Poder;
Democracia e Cidadania;
Movimentos Sociais
Habilidade:
Comparar diferentes concepções de justiça, liberdade ou organização social, articulando-as com contextos históricos ou dilemas sociais contemporâneos.
Descritores:
A: Compara diferentes concepções de justiça, liberdade ou organização social, articulando-as corretamente com contextos históricos ou dilemas sociais contemporâneos.
P:Compara diferentes concepções de justiça, liberdade ou organização social com pequenas imprecisões ou dificuldades pontuais na articulação com os contextos propostos.
B: Reconhece concepções de justiça, liberdade ou organização social, mas realiza comparações parciais ou genéricas, com articulações pouco desenvolvidas com os contextos históricos ou sociais.
I: Identifica com dificuldade concepções de justiça, liberdade ou organização social, e não as articula de forma adequada com os contextos sugeridos.
Habilidade:
Aplicar conceitos básicos da Ciência Política na análise da estruturação do Estado e de diferentes fenômenos políticos.
Descritores:
A: Aplica, com clareza e precisão conceitual, noções fundamentais da Ciência Política, articulando-as corretamente à análise de diferentes formas de organização estatal e fenômenos políticos contemporâneos ou históricos.
P: Aplica conceitos centrais da Ciência Política com razoável clareza e consistência, reconhecendo relações entre ideias políticas e formas de organização estatal, ainda que com pequenas imprecisões ou lacunas conceituais.
B: Utiliza conceitos da Ciência Política de forma genérica ou pouco precisa, com explicações limitadas e articulações incompletas entre os conceitos e os fenômenos políticos analisados.
I: Apresenta dificuldade em aplicar corretamente os conceitos da Ciência Política, com uso confuso ou fragmentado dos termos e pouca ou nenhuma relação estabelecida com a análise de fenômenos políticos.
Habilidade:
Analisar ideias e/ou argumentos filosóficos e/ou sociológicos presentes em diferentes autores, textos ou situações, identificando suas premissas, valores e possíveis implicações.
Descritores:
A: Analisa ideias e/ou argumentos filosóficos e/ou sociológicos presentes em diferentes autores, textos ou situações, identificando com clareza suas premissas, valores e possíveis implicações.
P: Analisa ideias e/ou argumentos filosóficos ou sociológicos com razoável clareza, identificando suas premissas, valores ou implicações, ainda que com pequenas imprecisões ou incompletudes.
B: Reconhece ideias ou argumentos em textos, autores ou situações, mas apresenta dificuldades em identificar com precisão suas premissas, valores ou implicações.
I: Reconhece com dificuldade ideias ou argumentos filosóficos ou sociológicos, com identificação limitada ou incorreta de seus elementos fundamentais (premissas, valores ou implicações).
Componente curricular: Geografia
Professor: Reginaldo Dadalt
Conteúdos Nucleares:
Territórios e paisagens urbanas: A qualidade de vida nas cidades; As dinâmicas dos processos de urbanização no Brasil e no mundo e suas relações na transformação do território; A organização territorial dos espaços urbanos: os espaços de produção, serviços e lazer nas cidades; Características gerais do processo recente de urbanização brasileira. As redes hierárquicas urbanas: cidades, metrópoles, megalópoles e conurbações; O Meio ambiente e o desenvolvimento urbano: problemas e desafios; Os problemas sociais das cidades; Os grandes desafios da vida urbana e as desigualdades sociais.
Territórios e paisagens rurais: As transformações das paisagens geográficas a partir da agropecuária; As dinâmicas dos processos políticos geradores da organização socioespacial no campo; As características da agricultura no Brasil atual; Os impactos ambientais causados pelas atividades agropecuárias; Os conflitos agrários no Brasil contemporâneo; As relações de trabalho no campo e a permanência ilegal do trabalho escravo;
As matrizes energéticas: Fontes de energia no Brasil e no mundo: da produtividade à sustentabilidade; A era do petróleo; Crescimento econômico e energia; Comportamentos sociais e consumo de energia no mundo; Questões geopolíticas ambientais e energéticas no mundo.
Habilidade:
Analisa a constituição dos territórios urbanos e rurais em diferentes sociedades, suas diferenças e as relações de poder que se estabelecem nesses espaços, avaliando diferentes contextos, às vezes considerados contraditórios.
Descritores:
A: Analisa a constituição dos territórios urbanos e rurais em diferentes sociedades e consegue fazer comparações entre diferentes contextos apresentados.
P: Compreende a constituição dos territórios urbanos e rurais em diferentes sociedades e consegue fazer algumas avaliações de diferentes contextos apresentados.
B: Identifica elementos da constituição dos territórios urbanos e rurais em diferentes sociedades e raramente consegue apresentar avaliações de diferentes contextos apresentados.
I: Evidências precárias sobre a constituição dos territórios urbanos e rurais em diferentes sociedades e raramente consegue apresentar avaliações de diferentes contextos apresentados.
Habilidades:
Analisar e avaliar de forma crítica os principais impactos socioambientais, decorrentes das alterações na dinâmica da natureza em diferentes sociedades, provocadas pelo trabalho humano no campo.
Descritores:
A: Analisa os impactos socioambientais por meio de análises e avaliações das alterações na dinâmica da natureza provocadas pelo trabalho humano no campo.
P: Compreende os impactos socioambientais e raramente consegue apresentar análises e avaliações das alterações na dinâmica da natureza provocadas pelo trabalho humano no campo.
B: Identifica os impactos socioambientais por meio de análises e avaliações das alterações na dinâmica da natureza provocadas pelo trabalho humano no campo.
I: Evidências precárias sobre os impactos socioambientais e/ou não consegue analisar e avaliar as alterações na dinâmica da natureza provocadas pelo trabalho humano no campo.
Habilidade:
Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos
Descritores:
A: Relaciona o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
P: Compreende o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
B: Identifica o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
I: Evidências precárias sobre o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
Componente curricular: História
Professor: Thiago Scott Duarte
Conteúdos Nucleares:
Justiça, ética, Antiguidade Oriental e Ocidental, Justiça na Idade Média, Modernidade e Iluminismo, Constituições do Brasil e questões contemporâneas.
Conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história. Guerra Fria Cultural, conflitos sociais do Brasil no século XX, conflitos ambientais do Brasil contemporâneo.
Movimentos sociais, cidadania, direitos humanos, diversidade cultural, liberdade de expressão, estigmatização, inclusão social, justiça social, solidariedade, respeito às diferenças, ações afirmativas, democracia, participação política, construção de identidades, mídia e representação.
Habilidade:
Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
Descritores:
A: Analisa o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
P: Identifica o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
B: Entende o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
I: Situa o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
Habilidade:
Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
Descritores:
A: Avalia criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
P: Identifica criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.históricos,
políticos, econômicos, sociais e culturais.
B: Localiza conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
I: Sita conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
Habilidade:
Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando
formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos
Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
Descritores:
A: Analisa situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando
formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identifica ações que promovam os Direitos
Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
P: Descreve situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identifica ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
B: Cita situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando de
modo básico formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e cita ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
I: Situa situações da vida cotidiana, estilos
de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito,
intolerância e discriminação.
Componente curricular: Projeto de Vida
Professor: Diogo Lichtman e Leon Golendziner
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Entender nuances da realidade social, diferenciando fatos de avaliações/interpretações, assumindo ser um agente de interferência na sociedade.
Descritores:
A: Compreende nuances da realidade social diferenciando fatos de interpretações e posiciona-se como agente de transformação.
P: Diferencia fatos de interpretações e demonstra sensibilidade às complexidades sociais.
B: Diferencia fatos de avaliações.
I: Apresenta dificuldade em distinguir fatos de avaliações e em reconhecer as complexidades sociais, com participação restrita em situações que exigem posicionamento crítico e responsabilidade coletiva.
Habilidade:
Estabelece diálogos com pessoas de diferentes opiniões, visões de mundo, origens, classes sociais e valores.
Descritores:
A – Conhece teorias sobre diálogo e dialógica e é capaz de demonstrar nos trabalhos, debates e feedbacks.
P – Conhece teorias sobre diálogo e dialógica e é capaz de demonstrar nos trabalhos, debates ou feedbacks.
B – Conhece teorias sobre diálogo e dialógica.
I – Desconhece as teorias sobre diálogo e dialógica.
Habilidade:
Exercitar o controle pessoal e reagir com assertividade quando demandado(a) e/ou quando necessário em diferentes contextos metodológicos.
Descritores:
A: Exerce controle pessoal e reage com assertividade diante de diferentes situações e de variados contextos metodológicos.
P: Segue orientações dos professores com responsabilidade, reage com equilíbrio em situações de desafio e reconhece os fundamentos do autocontrole, utilizando-os em contextos cotidianos com segurança e respeito.
B: Reconhece quando não segue as orientações e responde-as com variação de constância, demonstrando familiaridade inicial com conceitos relacionados, mas ainda apresenta dificuldade em aplicar esse repertório de forma consistente nas situações do cotidiano escolar.
I: Apresenta dificuldade em seguir orientações e em manter o controle pessoal quando demandado(a), reagindo de forma inadequada ou impulsiva em contextos pedagógicos e interpessoais.
Habilidade:
Envolver-se de forma imersiva e concentrada, estar disponível para as experiências propostas em sala de aula, bem como o fortalecimento de vínculos entre colegas e professores
Descritores:
A: Envolve-se com atenção e interesse nas propostas em sala, demonstrando iniciativa, curiosidade e disponibilidade para aprender e se relacionar.
P: Participa com regularidade e abertura, mantendo postura respeitosa e comprometida com as atividades e relações em sala.
B: Apresenta participação pontual e envolvimento limitado, com pouca iniciativa e menor conexão com o grupo e as propostas.
I: Demonstra baixa disponibilidade para as propostas e interações em sala, com participação reduzida e pouco engajamento nas experiências de aprendizagem.
Habilidade:
Conhecer as necessidades humanas e estabelecer correlação entre as emoções e as mesmas; aprender a aplicabilidade desse conhecimento nos relacionamentos interpessoais.
Descritores:
A: Compreende teorias sobre as necessidades humanas e estabelece correlações entre as emoções, aplicando esse repertório de forma consciente nos relacionamentos interpessoais e nas interações cotidianas.
P: Conhece teorias sobre as necessidades humanas e relaciona-as de forma pertinente às emoções.
B: Reconhece a existência de teorias sobre as necessidades humanas.
I: Apresenta dificuldade em identificar ou compreender as necessidades humanas e sua relação com as emoções.
Componente curricular: Língua Inglesa – Teens 2
Professora: Ana Paula Scholl
Conteúdos Nucleares:
Estratégias de persuasão
Linguagem para expressar opinião
Elementos de coesão
Desenvolvimento de habilidades de fala com foco em apresentação
Desenvolvimento de habilidades de escrita com foco em textos persuasivos
Estrutura de parágrafos
Estrutura de textos persuasivos
Vocabulário referente aos temas estudados
Preparação para o TOEFL ITP
Habilidade:
Compreender informações gerais e específicas em textos sobre assuntos diversos.
Descritores:
A: O aluno compreende plenamente informações gerais e específicas em textos sobre assuntos diversos de forma consistente.
P: O aluno compreende, em sua maioria, informações gerais e específicas em textos sobre assuntos diversos de forma consistente.
B: O aluno compreende parcialmente informações gerais e específicas em textos sobre assuntos diversos.
I: O aluno compreende poucas informações de textos sobre assuntos diversos.
Habilidade:
Compreender exposições orais e diálogos em língua inglesa sobre tópicos relacionados à vida pessoal, social e acadêmica.
Descritores:
A: O aluno compreende plenamente exposições e diálogos em língua inglesa sobre tópicos relacionados à vida pessoal, social e acadêmica de forma consistente.
P: O aluno compreende a maior parte de exposições e diálogos em língua inglesa sobre tópicos relacionados à vida pessoal, social e acadêmica.
B: O aluno compreende parcialmente exposições e diálogos em língua inglesa sobre tópicos relacionados à vida pessoal, social e acadêmica.
I: O aluno compreende uma pequena parte de exposições e diálogos em língua inglesa sobre tópicos relacionados à vida pessoal, social e acadêmica.
Habilidade:
Escrever textos claros e bem estruturados, utilizando recursos linguísticos intermediários e defendendo pontos de vista.
Descritores:
A: O aluno escreve textos claros dentro da estrutura proposta, utilizando recursos linguísticos intermediários com alto grau de precisão e defendendo o seu ponto de vista de forma elaborada.
P: O aluno escreve textos dentro da estrutura proposta, utilizando recursos linguísticos intermediários, mesmo que com alguns desvios, e defendendo o seu ponto de vista.
B: O aluno escreve textos apresentando o seu ponto de vista em relação a determinada questão, porém fora da estrutura proposta ou empregando recursos linguísticos básicos.
I: O aluno escreve textos articulados de forma simples, fora da estrutura proposta ou utilizando recursos linguísticos básicos.
Habilidade:
Expressar-se oralmente de maneira clara e eficaz.
Descritores:
A: O aluno se expressa de forma clara, apresenta fluência e pronúncia adequada e defende pontos de vista utilizando recursos linguísticos intermediários.
P: O aluno se expressa de forma clara e apresenta pontos de vista com fluência, mesmo que com limitações de recursos linguísticos e pronúncia que não comprometam a clareza e eficácia da sua fala.
B: O aluno se expressa com certa dificuldade sobre os assuntos propostos, com limitações no uso de vocabulário, recursos linguísticos e/ou pronúncia que podem comprometer a clareza e eficácia de sua fala.
I: O aluno tem dificuldade de expressar-se oralmente e utiliza vocabulário e recursos linguísticos básicos.
Componente curricular: Língua Inglesa – Teens 3
Professora: Carina Santos
Conteúdos Nucleares:
1. Autobiographical paragraph
2. Biographical paragraph
3. Comparison and contrast essay
Habilidade:
Compreender informações gerais e específicas em textos complexos, considerando as variedades de uso, usuários e funções da língua inglesa (READING).
Descritores:
A: O aluno compreende com excelência informações gerais e específicas em textos complexos, sempre considerando as variedades de uso, usuários e funções da língua inglesa.
P: O aluno majoritariamente compreende informações gerais e específicas em textos complexos, considerando as variedades de uso, usuários e funções da língua inglesa.
B: O aluno parcialmente compreende informações gerais e específicas em textos complexos, raramente considerando as variedades de uso, usuários e funções da língua inglesa.
I: O aluno parcialmente compreende informações gerais em textos complexos..
Habilidade:
Compreender exposições diversas em diferentes meios de comunicação ao desenvolver as competências de escuta, fazendo uso do inglês como língua global (LISTENING).
Descritores:
A: O aluno compreende com excelência exposições diversas em diferentes meios de comunicação ao desenvolver as competências de escuta, sempre fazendo uso do inglês como língua global
P: O aluno majoritariamente compreende exposições diversas em diferentes meios de comunicação ao desenvolver as competências de escuta, fazendo uso do inglês como língua global.
B: O aluno parcialmente compreende exposições diversas em diferentes meios de comunicação ao desenvolver as competências de escuta, raramente fazendo uso do inglês como língua global.
I: O aluno parcialmente compreende exposições diversas em diferentes meios de comunicação ao desenvolver as competências de escuta.
Habilidade:
Empregar a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa e ao gênero do discurso ao escrever textos, utilizando recursos linguísticos avançados (WRITING).
Descritores:
A: O aluno emprega com excelência a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa e ao gênero do discurso ao escrever textos, sempre utilizando recursos linguísticos avançados.
P: O aluno majoritariamente emprega a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa e ao gênero do discurso ao escrever textos, utilizando recursos linguísticos avançados.
B: O aluno parcialmente emprega a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa e ao gênero do discurso ao escrever textos, raramente utilizando recursos linguísticos avançados.
I: O aluno parcialmente emprega a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa e ao gênero do discurso ao escrever textos.
Habilidade:
Empregar a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa ao expressar-se oralmente, apresentando fluência, vocabulário e recursos linguísticos avançados (SPEAKING).
Descritores:
A: O aluno emprega com excelência a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa ao expressar-se oralmente, sempre apresentando fluência, vocabulário e recursos linguísticos avançados.
P: O aluno majoritariamente emprega a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa ao expressar-se oralmente, apresentando fluência, vocabulário e recursos linguísticos avançados.
B: O aluno parcialmente emprega a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa ao expressar-se oralmente, raramente apresentando fluência, vocabulário e recursos linguísticos avançados.
I: O aluno parcialmente emprega a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa ao expressar-se oralmente.
Componente curricular: Língua Portuguesa
Professora: Mirvana Luz Teixeira
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Compreender a função das orações subordinadas adverbiais e adjetivas em construções textuais, entendendo a importância dos nexos nesses processos de subordinação sintática.
Descritores:
A: O aluno identifica, distingue e aplica consistentemente as orações subordinadas adverbiais e adjetivas, diferenciando-as das demais orações subordinadas e coordenadas, e as utiliza de forma variada e adequada em produções textuais.
P: O aluno reconhece e diferencia com frequência as orações subordinadas adverbiais e adjetivas das demais orações subordinadas e coordenadas, aplicando-as adequadamente em produções textuais.
B: O aluno identifica as orações subordinadas adverbiais e adjetivas, porém demonstra dificuldade para diferenciá-las das demais orações subordinadas e coordenadas com regularidade.
I: O aluno não é capaz de reconhecer as orações subordinadas adverbiais e adjetivas, não sendo, portanto, capaz de diferenciá-las das demais orações subordinadas e das orações coordenadas.
Habilidade:
Reconhecer a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.
Descritores:
A: O aluno avalia, relaciona e argumenta criticamente sobre a relevância da linguagem corporal na vida pessoal e na integração social, sintetizando suas implicações na formação identitária de diferentes grupos sociais em análises complexas e bem estruturadas.
P: O aluno analisa e explica a importância da linguagem corporal para a vida pessoal, a integração social e a identidade de grupos sociais, sendo capaz de construir análises argumentativas fundamentadas sobre o tema.
B: O aluno compreende e descreve a relevância da linguagem corporal para a vida pessoal, a integração social e a identidade de grupos sociais, ainda que sem aprofundar suas implicações sociais ou culturais.
I: O aluno reconhece a linguagem corporal como relevante para a vida pessoal e para a integração social, mas não aplica esse entendimento em análises ou reflexões mais amplas sobre identidade cultural.
Habilidade:
Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar.
Descritores:
A: O aluno compreende e analisa de forma aprofundada o impacto das tecnologias da comunicação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento ao longo da história, sendo capaz de relacionar essas tecnologias aos conhecimentos científicos e às linguagens que lhes dão suporte; além disso, ele é capaz de compreender como elas podem auxiliar na solução de problemas sociais complexos.
P: O aluno compreende e analisa o impacto das tecnologias da comunicação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento ao longo da história, sendo capaz de relacionar essas tecnologias aos conhecimentos científicos e às linguagens que lhes dão suporte; além disso, ele é capaz de compreender como elas podem auxiliar na solução de problemas sociais.
B: O aluno compreende e analisa o impacto das tecnologias da comunicação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento ao longo da história, sendo capaz de relacionar essas tecnologias aos conhecimentos científicos e às linguagens que lhes dão suporte.
I: O aluno compreende o impacto das tecnologias da comunicação na sua vida pessoal e social, e entende parcialmente o papel delas no desenvolvimento do conhecimento ao longo da história, sendo capaz de eventualmente relacionar essas tecnologias aos conhecimentos científicos e às linguagens que lhes dão suporte.
Habilidade:
Revisar e produzir textos com domínio da norma padrão da língua portuguesa, empregando conscientemente os conhecimentos gramaticais ao analisar, corrigir e reescrever aspectos relacionados à coordenação sintática, ao uso da crase e à pontuação.
Descritores:
A: O estudante constrói produções escritas com autonomia, corrigindo com precisão desvios de coordenação sintática, uso da crase e pontuação, utilizando construções frasais complexas e demonstrando domínio pleno da norma padrão e capacidade crítica de revisão.
P: O estudante constrói produções escritas aplicando os conhecimentos gramaticais relacionados à coordenação sintática, ao uso da crase e à pontuação, bem como revisa produções escritas com correções consistentes e adequadas, ainda que com eventuais limitações em passagens mais complexas.
B: O aluno reconhece parcialmente construções gramaticais envolvendo coordenação, crase e pontuação, realizando correções pontuais em suas produções escritas, mas com dificuldades na consistência e na adequação à norma padrão.
I: O aluno apresenta dificuldades para identificar e corrigir desvios de coordenação sintática, de uso da crase e de pontuação, sendo pouco capaz de aplicar os conhecimentos gramaticais na revisão de produções escritas, o que compromete a clareza e a correção formal.
Componente curricular: Literatura
Professora: Luara Minuzzi
Conteúdos Nucleares:
● O Realismo e suas tendências de representação social
● O processo de aclimatação da representação social no Brasil: o caso de Machado de Assis
● A poesia brasileira no final do século XIX: Parnasianismo e Simbolismo
Habilidade:
Identificar e analisar assimilações, rupturas e permanências no processo de constituição da literatura, por meio da leitura e da análise de obras fundamentais do cânone ocidental para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos estéticos, bem como reconhecer valores sociais e concepções artísticas nas obras selecionadas.
Descritores:
A: Compreende e interpreta, de forma crítica e aprofundada, as obras literárias
propostas, relacionando-as com o contexto em que foram produzidas e percebendo
como esses textos dialogam entre si.
P: Compreende e interpreta as obras literárias propostas, relacionando-as com o
contexto em que foram produzidas.
B: Compreende alguns dos pontos principais das obras literárias propostas, mas de
forma superficial, sem conseguir interpretá-los criticamente e sem conseguir relacionar os textos com o seu momento de produção.
I: Não consegue identificar os pontos principais das obras literárias propostas, mesmo com apoio.
Habilidade:
Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros literários, compartilhando sentidos construídos na leitura de textos para a elaboração do sentido da condição humana.
Descritores:
A: Analisa, de forma crítica e aprofundada, relações estabelecidas entre textos de
diferentes contextos de produção, percebendo como esses contextos influenciam na estruturação e na temática das obras.
P: Analisa relações estabelecidas entre textos de diferentes contextos de produção,
percebendo semelhanças e diferenças entre eles.
B: Identifica diferenças e semelhanças entre textos de diferentes contextos de
produção, embora não consiga analisar e interpretar essas diferenças.
I: Não consegue identificar diferenças e semelhanças entre textos de diferentes
contextos de produção.
Habilidade:
Identificar e analisar características do Real-Naturalismo enquanto conceito e enquanto estilo de época nas leituras realizadas, compreendendo que essas marcas revelam a singularidade desse período estético.
Descritores:
A: Percebe as características do Real-Naturalismo e é capaz de interpretar as obras
literárias propostas a partir desses conceitos e dessas características de forma crítica e aprofundada.
P: Percebe as características do Real-Naturalismo e é capaz de interpretar as obras
literárias propostas a partir desses conceitos e dessas características.
B: Identifica as características do Real-Naturalismo, embora não seja capaz de aplicá-las aos textos literários lidos.
I: Não consegue identificar as características do Real-Naturalismo nem aplicá-las aos
textos literários lidos.
Habilidade:
Identificar e analisar características do Parnasianismo e do Simbolismo nas leituras realizadas, compreendendo que essas marcas revelam a singularidade desses períodos estéticos.
Descritores:
A: Percebe e compara as características do Parnasianismo e do Simbolismo e é capaz de interpretar os textos literários lidos a partir dessas marcas específicas.
P: Percebe e compara as características do Parnasianismo e do Simbolismo e é capaz de interpretar os textos literários lidos a partir dessas marcas específicas.
B: Percebe as características do Parnasianismo e do Simbolismo, embora não consiga estabelecer uma relação entre os dois movimentos estéticos e também não consiga
perceber como essas marcas aparecem nos textos literários lidos.
I: Não consegue identificar as características do Parnasianismo e do Simbolismo a fim de poder compará-los.
Componente curricular: Redação
Professora: Luciana Saratt
Conteúdos Nucleares:
Elementos de coesão referencial e sequencial;
Estrutura do parágrafo de conclusão como procedimento de fechamento do texto;
Estratégias de autoria textual;
Gramática aplicada ao texto.
Habilidade:
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, adequando-se ao estilo textual proposto..
Descritores:
A: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
P: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
B: Demonstra mediano domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
I: Demonstra precário domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.
Habilidade:
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em seus distintos estilos textuais.
Descritores:
A: Compreende e desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, em distintas produções textuais, a partir de um repertório sociocultural e de uma estruturação adequada dos parágrafos em relação à sua função no texto, apresentando excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
P: Compreende e desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, em distintas produções textuais, a partir de um repertório sociocultural não produtivo e de uma mediana estruturação adequada dos parágrafos em relação à sua função no texto, apresentando bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.
B: Compreende e desenvolve o tema por meio de argumentação previsível, a partir de um repertório sociocultural baseado nos textos motivadores, apresentando mediano domínio do texto dissertativo-argumentativo.
I: Compreende e desenvolve o tema recorrendo à cópia dos textos motivadores, tangencia ou foge da proposta temática, apresentando precário domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Habilidade:
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, apresentando indícios de autoria e de consistência dos argumentos manipulados.
Descritores:
A: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria e tentativa de fugir do lugar comum, em defesa de um ponto de vista, com excelente seleção de argumentos.
P: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma parcialmente consistente e organizada, com indícios de autoria e tentativa de fugir do lugar comum, em defesa de um ponto de vista, com boa seleção de argumentos.
B: Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema proposto, de forma limitada, com traços mínimos de autoria e tentativa de fugir do lugar comum, em defesa de um ponto de vista, com razoável seleção de argumentos.
I: Apresenta informações e opiniões desvinculadas do tema proposto, de forma limitada aos textos motivadores, com ausência de vestígios de autoria e com precária seleção de argumentos.
Habilidade:
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Descritores:
A: Demonstra excelente conhecimento da coesão textual e um repertório diversificado de elementos coesivos, com ausência de repetição ou de inadequação, articulando bem as partes do texto.
P: Demonstra bom conhecimento da coesão textual e um repertório diversificado de elementos coesivos, com poucas repetições ou inadequações, articulando bem as partes do texto.
B: Demonstra mediano conhecimento da coesão textual e um repertório limitado de elementos coesivos, com muitas repetições ou inadequações, articulando parcialmente as partes do texto.
I: Demonstra precário conhecimento da coesão textual e um repertório insuficiente de elementos coesivos, com constantes repetições ou inadequações, resultando em fragmentação de ideias.
Habilidade:
Demonstrar capacidade de elaborar parágrafos de conclusão para textos dissertativos-argumentativos, adequando-se às distintas estratégias e aos estilos textuais em questão.
Descritores:
A: Demonstra excelente capacidade de elaboração do parágrafo conclusivo, desenvolvendo-o com clareza, coesão e criticidade, articulando uma proposta de intervenção bem estruturada e condizente com os parâmetros do texto dissertativo-argumentativo, adequando-se com precisão às exigência do estilo textual em questão.
P: Demonstra boa capacidade de elaboração do parágrafo conclusivo, desenvolvendo-o com clareza e criticidade, articulando uma proposta de intervenção estruturada e condizente com os parâmetros do texto dissertativo-argumentativo, adequando-se com parcial precisão às exigência do estilo textual em questão.
B: Demonstra median capacidade de elaboração do parágrafo conclusivo, desenvolvendo-o com pouca clareza, articulando uma proposta de intervenção com estruturada limitada e com insuficiente adequação aos parâmetros do texto dissertativo-argumentativo, adequando-se com parcial precisão às exigência do estilo textual em questão.
I: Demonstra desconhecimento da estrutura do parágrafo conclusivo, desenvolvendo-o de maneira inadequada e desconectada de uma proposta de intervenção, evidenciando ausência de domínio do estilo textual em questão.
Componente curricular: Matemática
Professora: Josy Rocha
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Resolver problemas de contagem envolvendo diferentes tipos de agrupamento de elementos, por meio dos princípios multiplicativo e aditivo, recorrendo a estratégias diversas.
Descritores:
A: Relaciona conceitos e definições do objeto de conhecimento em questão com outras habilidades já trabalhadas, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado, atingindo um aproveitamento dentro da faixa de desempenho superior.
P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária superior.
B: Compreende as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária inferior.
I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento, atingindo um aproveitamento dentro da faixa inferior.
Habilidade:
Resolver problemas que envolvem o cálculo da probabilidade de eventos aleatórios e sucessivos, reconhecendo seu espaço amostral e aplicando definições.
Descritores:
A: Relaciona conceitos e definições do objeto de conhecimento em questão com outras habilidades já trabalhadas, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado, atingindo um aproveitamento dentro da faixa de desempenho superior.
P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária superior.
B: Compreende as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária inferior.
I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento, atingindo um aproveitamento dentro da faixa inferior.
Habilidade:
Resolver problemas de trigonometria obtendo as medidas dos lados e ângulos de um triângulo qualquer.
Descritores:
A: Relaciona conceitos e definições do objeto de conhecimento em questão com outras habilidades já trabalhadas, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado, atingindo um aproveitamento dentro da faixa de desempenho superior.
P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária superior.
B: Compreende as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária inferior.
I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento, atingindo um aproveitamento dentro da faixa inferior.
Habilidade:
Resolver problemas de trigonometria por meio do estabelecimento de relações entre arcos e ângulos inscritos na circunferência.
Descritores:
A: Relaciona conceitos e definições do objeto de conhecimento em questão com outras habilidades já trabalhadas, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado, atingindo um aproveitamento dentro da faixa de desempenho superior.
P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária superior.
B: Compreende as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária inferior.
I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento, atingindo um aproveitamento dentro da faixa inferior. aproveitamento dentro da faixa inferior.
Habilidade:
Resolver e elaborar problemas em contextos que envolvem fenômenos periódicos de funções trigonométricas.
Descritores:
A: Relaciona conceitos e definições do objeto de conhecimento em questão com outras habilidades já trabalhadas, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado, atingindo um aproveitamento dentro da faixa de desempenho superior.
P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária superior.
B: Compreende as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária inferior.
I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento, atingindo um aproveitamento dentro da faixa inferior. aproveitamento dentro da faixa inferior.
Componente curricular: LIFE
Professores: Fabiano Silveira, Diego Maffazzioli e Roberto Azambuja
Conteúdos Nucleares:
Mentalidade empreendedora e identificação de oportunidades reais;
Pensamento crítico e criativo para solução de problemas;
Empatia e ideação centrada no usuário.
Habilidade:
Desenvolver postura empreendedora para identificar e explorar oportunidades, atuando de forma autônoma e colaborativa.
Descritores:
A – Demonstra iniciativa e autonomia para iniciar projetos, articulando recursos de forma inovadora e sustentada por análise crítica.
P – Realiza projetos inovadores com orientação, apresentando raciocínio lógico na utilização de recursos e na identificação de oportunidades.
B – Participa de projetos e reconhece oportunidades, mas depende de direcionamento para avançar.
I – Apresenta dificuldades em identificar oportunidades ou agir de maneira proativa nos projetos.
Habilidade:
Aplicar pensamento crítico e criativo para a análise de problemas e proposição de soluções inovadoras, utilizando metodologias atuais.
Descritores:
A – Analisa contextos complexos e propõe soluções inovadoras baseadas em dados, experimentando protótipos de forma independente e iterativa.
P – Estrutura problemas, propõe soluções viáveis e testa hipóteses com apoio de métodos orientados.
B – Reconhece problemas e propõe soluções simples, utilizando métodos com apoio intenso.
I – Dificuldade em estruturar problemas ou propor soluções.
Habilidade:
Planejar, executar e comunicar projetos inovadores, demonstrando clareza, foco e capacidade de refinamento a partir de feedback.
Descritores:
A – Elabora e apresenta projetos completos, organiza cronograma, analisa resultados e ajusta processos a partir de feedback múltiplo e crítico.
P – Planeja projetos com sequência lógica, cumpre prazos e ajusta ações com base em orientações recebidas.
B – Realiza etapas planejadas com orientação, mas com dificuldade de ajustes autônomos, faz entregas fora dos prazos.
I – Apresenta roteiro superficial e não realiza ajustes relevantes, além de fazer entregas fora dos prazos.
Componente curricular: Produção Musical e Formação de Banda
Professor: Lucio Dorfman
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Desenvolver as capacidades técnicas e teóricas relacionadas a prática do instrumento musical e suas interações
Descritores:
A: Demonstra envolvimento e destreza com instrumento musical e amplo conhecimento nas questões teóricas abordadas.
P: Demonstra envolvimento com o instrumento musical e conhecimento adequado das questões teóricas abordadas.
B: Demonstra explorar o instrumento musical e conhecimento básico das questões teóricas abordadas.
I: Demonstra prática bem limitada do instrumento musical e pouco envolvimento com as questões teóricas abordadas.
Habilidade:
Desenvolver as capacidades interpessoais relacionadas a
performance musical coletiva e suas implicações
socioafetivas
Descritores:
A: Demonstra envolvimento e entrega nas questões interpessoais e uma excelente performance musical
P: Demonstra envolvimento e entrega nas questões interpessoais e uma boa performance musical
B: Demonstra envolvimento nas questões interpessoais e uma performance musical limitada
I: Demonstra pouco envolvimento nas questões interpessoais e performance musical de baixa qualidade
Habilidade:
Aprimorar e aprofundar o conhecimento da cultura da arte
relacionada a música.
Descritores:
A: Aprimora e demonstra aprofundamento nas questões culturais relacionadas ao universo da arte.
P: Aprimora seus conhecimentos nas questões culturais relacionadas ao universo da arte.
B: Demonstra conhecimentos básicos nas questões culturais relacionadas ao universo da arte.
I: Demonstra pouco conhecimento e aprofundamento nas questões culturais relacionadas ao universo da arte.
Componente curricular: Teatro
Professora: Sofia Schul
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Experimentar o corpo como ferramenta de trabalho em cena,
investigar a linguagem corporal e a oralidade, desenvolver
diversas potencialidades de expressão pessoal, criar diferentes
personagens e explorar criativamente na arte.
Descritores:
A: aplica a experiência corporal desenvolvida na cena teatral, explorando diferentes corpos, vozes, ritmos e tônus, desenvolvendo sua expressão pessoal e criando artisticamente de maneira criativa e autônoma.
P: desenvolve a consciência corporal explorando de maneira imaginativa o corpo na cena, criando artisticamente diferentes personagens.
B: compreende os processos com as diversas possibilidades de expressão no processo criativo, busca desenvolver diferentes possibilidades corporais, participando das cenas teatrais.
I: experimenta o corpo como instrumento de trabalho na cena
Habilidade:
Criar artisticamente a partir da experimentação, compor
improvisações e cenas teatrais, explorar diferentes processos
criativos.
Descritores:
A: Cria diferentes atmosferas, converte ideias em personagens, tempos, espaços e histórias, desenvolve um trabalho autoral, aplica a experiência desenvolvida nos processos na cena teatral explorando diferentes elementos dramáticos.
P: cria diferentes histórias e personagens explorando de maneira imaginativa os diferentes processos criativos.
B: experimenta construção narrativa, consegue interpretar personagens e participar da cena.
I: reconhece os princípios básicos de uma improvisação cênica, da construção de personagem e de uma história dramática
Habilidade:
Explorar o corpo no jogo teatral, desenvolver a coordenação
motora na resposta rápida do corpo focado na ação e reação.
Explorar o estado “play” de criação
Descritores:
A: Apresenta mudança corporal de habilidade, grande desenvolvendo da coordenação motora na resposta rápida do corpo focado na ação e reação. Explora o estado “play” de jogador ativo, destacando-se nos jogos
P: Explora o corpo no jogo teatral, desenvolvendo a coordenação motora na resposta rápida do corpo focado na ação e reação. Explora o estado “play” de jogador ativo.
B: Joga os jogos propostos em aula
I: joga os jogos propostos em aula com auxílio da professora
Habilidade:
Analisar o processo criativo explorado nas cenas dos diferentes estilos cênicos para estabelecer relações entre arte, identidade, cultura, lugar, tempo e história para crescimento pessoal e para qualificar novas vivências
Descritores:
A: Estabelece relações entre arte e vida. Explora diversas possibilidades de envolvimento emocional. Analisa a cultura de maneira crítica. Reconhece a sua bagagem cultural
P: compreende conceitos culturais e consegue desenvolver questionamentos sobre o assunto
B: reconhece as diferentes influências que arte possa ter na sua vida e compreende a necessidade de conhecê-las
I: assiste as propostas entendendo-as como arte
Habilidade:
Praticar suas soft skills (liderança, empatia, resiliência, pensamento criativo e comunicação eficaz) através das
experiências de criações e composições teatrais, respeitando as
particularidades de seus pares
Descritores:
A: Participa das aulas e dos processos de aprendizado, demonstrando grande entusiasmo, engajamento e empatia. Comunica pensamento crítico e apresenta resiliência nos processos criativos
P: Participa e demonstra engajamento nas aulas e nos processos de aprendizado
B: Participa dos processos de aprendizado.
I: Participa demonstrando baixo engajamento nas aulas e nos processos de aprendizado.
Componente curricular: História da Arte
Professor: Vinícius Lapenta da Cunha
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Identificar e analisar estilos, movimentos e escolas
artísticas ao longo da história.
Descritores:
A: Identifica estilos e movimentos artísticos, descreve suas características
principais e explica como estão relacionados ao contexto histórico.
P: Reconhece estilos e movimentos artísticos e aponta características gerais de
cada um, com algumas referências ao contexto histórico.
B: Reconhece estilos ou movimentos artísticos de forma básica, mas tem
dificuldade em explicar suas características ou relacioná-los ao contexto histórico.
I: Não consegue identificar estilos ou movimentos artísticos nem descrever suas
características.
Habilidade:
Relacionar obras de arte a seus contextos históricos,
sociais e culturais.
Descritores:
A: Relaciona obras de arte aos acontecimentos históricos, sociais e culturais de
forma detalhada, com exemplos claros.
P: Relaciona obras de arte a contextos históricos, sociais e culturais de maneira
geral, mas com explicações menos detalhadas.
B: Reconhece algumas conexões entre obras de arte e contextos históricos, sociais
ou culturais, mas não apresenta explicações completas.
I: Não estabelece relações entre obras de arte e seus contextos históricos, sociais
ou culturais.
Habilidade:
Interpretar obras de arte com base em elementos
formais, técnicos e simbólicos.
Descritores:
A: Analisa materiais, técnicas e elementos visuais, como cor, forma e composição,
explicando como esses aspectos influenciam o significado da obra.
P: Identifica materiais e elementos visuais de uma obra de arte e oferece
interpretações gerais sobre seu significado.
B: Reconhece alguns materiais ou elementos visuais de uma obra de arte, mas
apresenta dificuldade para interpretá-los.
I: Não identifica materiais ou elementos visuais de uma obra de arte nem consegue
interpretá-los.
Habilidade:
Criar trabalhos práticos usando materiais relacionados
a diferentes momentos da história da arte.
Descritores:
A: Consegue entender bem o período estudado e aplica esse conhecimento de forma criativa e detalhada em um trabalho prático, seja ele concreto ou digital, atendendo todas as orientações do professor e demonstrando uma clara compreensão do contexto histórico e artístico.
P: Entende o período estudado e aplica esse conhecimento em um trabalho prático, atendendo as orientações do professor de maneira geral, mas com algumas limitações na profundidade da aplicação ou na conexão com o contexto histórico.
B: Tem alguma dificuldade em entender o período estudado e em aplicar esse conhecimento em um trabalho prático, com algumas falhas na conexão entre o trabalho e o contexto histórico ou nas orientações do professor.
I: Não consegue aplicar o conhecimento sobre o período estudado em um trabalho
prático ou não atende as orientações do professor de forma clara, sem fazer a
conexão com o contexto histórico.
Componente curricular: Estúdio de Arte
Professor: Vinícius Lapenta da Cunha
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Explorar diferentes técnicas artísticas, aplicando conceitos históricos e culturais.
Descritores:
A: Domina a aplicação de técnicas variadas, relacionando-as com contextos históricos e culturais em produções bem-acabadas e criativas.
P: Aplica com competência técnicas variadas, demonstrando compreensão básica dos contextos históricos e culturais associados.
B: Experimenta técnicas artísticas simples com apoio, reconhecendo de forma limitada os contextos históricos e culturais.
I: Apresenta dificuldades em aplicar técnicas artísticas, mesmo com suporte, e não relaciona a prática ao contexto histórico ou cultural.
Habilidade:
Criar produções artísticas que dialoguem com temas
contemporâneos, utilizando recursos inovadores.
Descritores:
A: Cria obras originais e impactantes que utilizam recursos inovadores, abordando temas contemporâneos com profundidade.
P: Desenvolve produções criativas com boa aplicação de recursos inovadores e abordagem clara de temas contemporâneos.
B: Constrói produções com simplicidade e pouco uso de recursos inovadores, abordando temas contemporâneos de forma limitada.
I: Encontra dificuldade em criar produções artísticas que utilizem recursos inovadores ou abordem temas contemporâneos.
Habilidade:
Desenvolver projetos colaborativos que envolvam planejamento, execução e avaliação.
Descritores:
A: Lidera e contribui de forma significativa em todas as etapas do projeto, promovendo a integração e a qualidade do trabalho em grupo.
P: Participa ativamente no planejamento, execução e avaliação, contribuindo de maneira consistente para o grupo.
B: Contribui com tarefas atribuídas no projeto, mas apresenta limitações no planejamento e na avaliação.
I: Participa pouco ou não se engaja de forma significativa nas etapas do projeto colaborativo.
Habilidade:
Analisar e refletir criticamente sobre processos e produções artísticas próprias e alheias.
Descritores:
A: Oferece análises profundas e bem-argumentadas, utilizando conceitos estéticos e históricos com clareza e originalidade.
P: Apresenta reflexões consistentes sobre produções artísticas, utilizando conceitos básicos de estética e história.
B: Expressa opiniões simples sobre produções artísticas, com pouca base conceitual ou argumentação.
I: Mostra dificuldade em refletir ou argumentar sobre produções artísticas, limitando-se a observações genéricas.
Componente curricular: Fitness
Professora: Joana Nascimento do Amaral
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Reconhecer e aplicar práticas corporais voltadas à melhoria da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho.
Descritores:
A: Identifica com clareza os diferentes tipos de capacidades físicas e aplica corretamente exercícios específicos para cada uma, com consciência dos seus objetivos.
P: Reconhece os principais tipos de capacidades físicas e realiza os exercícios propostos com adequação.
B: Reconhece alguns tipos de capacidades físicas, mas apresenta dificuldade em relacioná-las aos exercícios adequados.
I: Não reconhece as capacidades físicas nem compreende a relação entre os exercícios e seus objetivos.
Habilidade:
Planejar e realizar, individualmente ou em grupo, circuitos e sequências de exercícios físicos com objetivos específicos.
Descritores:
A: Planeja e executa circuitos com criatividade, organização, coerência e adequação ao objetivo proposto, demonstrando liderança e cooperação.
P: Contribui ativamente para o planejamento e execução de circuitos com objetivos definidos, demonstrando bom entendimento das etapas.
B: Participa da execução dos circuitos com auxílio dos colegas ou professor, mas com dificuldades na organização ou coerência do planejamento.
I: Demonstra pouco ou nenhum envolvimento nas atividades de planejamento e execução dos circuitos, dependendo totalmente do direcionamento do professor.
Habilidade:
Analisar os efeitos da atividade física regular na promoção da saúde física e mental, relacionando com hábitos de vida saudáveis.
Descritores:
A: Analisa com profundidade os benefícios da atividade física para o corpo e a mente, e relaciona com práticas saudáveis no seu cotidiano.
P: Compreende os principais benefícios da atividade física e consegue relacionar com alguns hábitos saudáveis.
B: Reconhece os benefícios da atividade física, mas com dificuldade de relacionar com a própria rotina ou outros hábitos saudáveis.
I: Não demonstra compreensão dos efeitos da atividade física sobre a saúde física ou mental.
Habilidade:
Atuar com autonomia e responsabilidade nas práticas corporais,
respeitando os próprios limites e os dos colegas.
Descritores:
A: Participa das atividades com autonomia, responsabilidade e respeito aos limites individuais e coletivos, incentivando colegas de forma ética e colaborativa.
P: Atua com responsabilidade e respeito nas atividades, reconhecendo seus próprios limites e os dos colegas.
B: Participa das atividades, mas às vezes precisa de orientação para respeitar os limites ou agir com autonomia.
I: Apresenta dificuldades em agir com responsabilidade, comprometendo a dinâmica e a segurança das atividades.
Componente curricular: Educação Física – Voleibol
Professora: Luciana Motta de Araújo
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Compreender e executar os fundamentos técnicos e táticos individuais e coletivos exigidos pela modalidade voleibol.
Descritores:
A: compreende e executa os fundamentos técnicos e táticos em todas as ações individuais e coletivas.
P: compreende e executa os fundamentos técnicos e táticos na maioria das ações individuais e coletivas.
B: compreende e executa com auxílio do professor os fundamentos técnicos e táticos.
I: compreende e executa os fundamentos técnicos e táticos somente com a intervenção do professor
Habilidade:
Conhecer e interpretar as regras da modalidade voleibol utilizando-a para melhor compreensão e execução dos movimentos e estratégias específicas do voleibol.
Descritores:
A: conhece e interpreta as regras da modalidade voleibol utilizando-a para melhor compreensão e execução dos movimentos e estratégias específicas do voleibol.
P: conhece as regras da modalidade voleibol utilizando-a para melhor compreensão e execução dos movimentos e estratégias específicas do voleibol.
B: precisa do auxílio do professor para interpretar as regras
I: precisa do auxílio do professor para informar a regra e para interpretá-la.
Habilidade:
Demonstrar organização, cooperação e resiliência nas atividades desenvolvidas durante as aulas.
Descritores:
A: demonstra organização, cooperação e resiliência nas atividades desenvolvidas durante as aulas
P: coopera com os colegas nas atividades desenvolvidas durante as aulas.
B: precisa de orientação do professor para se organizar e cooperar nas atividades durante as aulas.
I: demonstra pouca resiliência, organização e cooperação nas atividades propostas, precisando ser orientado constantemente pelo professor.
Habilidade:
Compreender e executar os principais sistemas de jogo e suas variações dentro da modalidade voleibol
Descritores:
A: compreende e executa os principais sistemas de jogo e suas variações dentro da modalidade voleibol.
P: compreende e executa os sistemas de jogo e suas variações mais básicos da modalidade voleibol.
B: executa os principais sistemas de jogo e suas variações da modalidade voleibol com orientação do professor.
I: executa os sistemas de jogo da modalidade voleibol com frequente intervenção do professor no auxílio dos posicionamentos em quadra.
Componente curricular: Educação Física – Basquete
Professor: Filipe Ribas de Aguiar
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Conhecer e aplicar as regras do Basquete.
Descritores:
A: Conhece e aplica as regras do basquete durante o jogo respeitando a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.
P: Conhece e aplica as regras do basquete de forma parcial durante o jogo respeitando a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.
B: Conhece e aplica as regras do basquete e necessita da intervenção do professor para respeitar a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.
I: Conhece e aplica as regras do basquete de forma parcial e necessita da intervenção do professor para respeitar a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.
Habilidade:
Executar ações individuais com e sem a bola que potencialize o
jogo coletivo
Descritores:
A: Executa ações individuais com e sem a bola que potencializam o jogo coletivo de forma sistemática respeitando a diversidade do grupo, demonstrando cooperação e resiliência.
P: Executa ações individuais com e sem a bola que potencializam o jogo coletivo, eventualmente respeitando a diversidade do grupo, demonstrando cooperação e resiliência.
B: Executa ações individuais com e sem a bola que potencializam o jogo coletivo e necessita de apoio do professor para respeita a diversidade do grupo.
I: Executa ações individuais com e sem a bola que eventualmente potencializam o jogo coletivo e necessita de apoio do professor para respeitar a diversidade do grupo.
Habilidade:
Posicionar-se na quadra e estabelecer relação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Operacionais do Jogo.
Descritores:
A: Posiciona-se na quadra e estabelece relação de cooperação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Operacionais do Jogo de forma autônoma.
P: Posiciona-se na quadra e estabelece relação de cooperação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Operacionais do Jogo eventualmente.
B: Posiciona-se na quadra e necessita da intervenção do professor para construir uma relação de cooperação com seus companheiros.
I: Necessita de apoio do professor para posicionar-se na quadra e estabelecer relação tática com seus companheiros
Habilidade:
Executar os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada.
Descritores:
A: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada com autonomia.
P: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada eventualmente
B: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada e necessita de auxílio do professor para trabalhar de forma resiliente.
I: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma eventual e necessita de auxílio do professor para trabalhar de forma resiliente.
Componente curricular: Futsal Masculino/Feminino
Professor: Eduardo Figueiredo Maciel
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Conhecer e aplicar as regras das modalidades pertencentes aos Futsal
Descritores:
A: Conhece e aplica as regras do futsal durante o jogo respeitando a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.
P: Aplica as regras do futsal durante o jogo respeitando a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.
B: Aplica as regras do futsal de forma parcial durante o jogo.
I: Conhece e aplica as regras do futsal de forma parcial, necessitando da intervenção do professor no que se refere a sua execução.
Habilidade:
Entender e executar ações individual com e sem a bola que potencializem o jogo coletivo
Descritores:
A: Entende e executa a melhor ação individual com e sem a bola a ser tomada a fim de potencializar o jogo coletivo, respeitando a diversidade do grupo, demonstrando cooperação e resiliência.
P: Aplica ações individual com e sem a bola que potencializam o jogo coletivo respeitando a diversidade do grupo, demonstrando cooperação e resiliência.
B: Compreende qual a melhor ação individual com e sem a bola a ser tomada e necessita de apoio do professor para poder executá-la.
I: Reconhece as ações individuais com e sem a bola que devem ser executadas a fim de potencializar o jogo coletivo.
Habilidade:
Posicionar-se na quadra e estabelecer relação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Específicos do Jogo.
Descritores:
A: Posiciona-se na quadra com intuito de estabelecer relação de cooperação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Específicos do Jogo de forma autônoma.
P: Analisa seu posicionamentos na quadra com intuito de estabelecer relação de cooperação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Específicos do Jogo de forma autônoma.
B: Compreende como posicionar-se na quadra nas fases do jogo com a necessidade da intervenção do professor para construir uma relação de cooperação com seus companheiros.
I: Reconhece como posicionar-se na quadra nos diversos momentos do jogo.
Habilidade:
Executar e criar dentro dos sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada.
Descritores:
A: Executa e cria estratégias dentro dos sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e autonomia.
P: Aplica e analisa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada.
B: Compreende a utilização dos sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada e necessita de auxílio do professor para trabalhar de forma resiliente.
I: Reconhece os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma eventual.
Componente curricular: Handebol
Professor: Vicente Zilles Gonçalves
Conteúdos Nucleares:
Habilidade:
Conhecer e aplicar as regras do Handebol
Descritores:
A: Conhece e aplica as regras do handebol durante o jogo
respeitando a diversidade do grupo no que se refere a execução
das regras.
P: Conhece e aplica as regras do handebol de forma parcial
durante o jogo respeitando a diversidade do grupo no que se
refere a execução das regras.
B: Conhece e aplica as regras do handebol e necessita da
intervenção do professor para respeitar a diversidade do grupo
no que se refere a execução das regras.
I: Conhece e aplica as regras do handebol de forma parcial e
necessita da intervenção do professor para respeitar a
diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.
Habilidade:
Executar ações individuais com e sem a bola que potencialize o jogo coletivo
Descritores:
A: Executa ações individuais com e sem a bola que potencializam o jogo coletivo de forma sistemática respeitando
a diversidade do grupo, demonstrando cooperação e resiliência.
P: Executa ações individuais com e sem a bola que
potencializam o jogo coletivo, eventualmente respeitando a
diversidade do grupo, demonstrando cooperação e resiliência.
B: Executa ações individuais com e sem a bola que
potencializam o jogo coletivo e necessita de apoio do professor
para respeita a diversidade do grupo.
I: Executa ações individuais com e sem a bola que
eventualmente potencializam o jogo coletivo e necessita de
apoio do professor para respeita a diversidade do grupo.
Habilidade:
Posicionar-se na quadra e estabelecer relação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Operacionais do Jogo.
Descritores:
A: Posiciona-se na quadra e estabelece relação de cooperação
com seus companheiros com o objetivo de executar os
Princípios Operacionais do Jogo de forma autônoma.
P: Posiciona-se na quadra e estabelece relação de cooperação
com seus companheiros com o objetivo de executar os
Princípios Operacionais do Jogo eventualmente.
B: Posiciona-se na quadra e necessita da intervenção do
professor para construir uma relação de cooperação com seus
companheiros.
I: Necessita de apoio do professor para posicionar-se na quadra
e estabelecer relação tática com seus companheiros
Habilidade:
Executar os sistemas ofensivos e defensivos durante o
jogo de forma coletiva e organizada.
Descritores:
A: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de
forma coletiva e organizada com autonomia.
P: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de
forma coletiva e organizada eventualmente
B: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de
forma coletiva e organizada e necessita de auxílio do professor
para trabalhar de forma resiliente.
I: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de
forma eventual e necessita de auxílio do professor para
trabalhar de forma resiliente.