Prezadas famílias,

Apresentamos, no documento que segue, as habilidades avaliativas previstas para a 2º série do Ensino Médio no segundo semestre.

Essas habilidades orientam o processo de aprendizagem em cada componente curricular, articulando conhecimentos, competências e atitudes essenciais à formação integral dos estudantes.

Reforçamos que a avaliação no CIB21 é concebida de forma integrada, contemplando dimensões diagnóstica (levantamento prévio de saberes), somativa (mensuração dos resultados) e, sobretudo, formativa, acompanhando de maneira contínua o percurso individual e coletivo dos estudantes, por meio de devolutivas construtivas que favorecem o protagonismo, a autorreflexão e a tomada consciente de decisões sobre a própria aprendizagem.

Glossário:

Conteúdos nucleares

Temáticas gerais e específicas a serem desenvolvidas nas aulas por meio de metodologias diversas. 

Habilidades

Capacidades a serem avaliadas por meio de diferentes instrumentos como: apresentação de trabalhos, construção de mapas mentais, debates, resumos, rodas de conversa, experiências, vivências e provas.

As habilidades definidas no Plano de Ensino e descritas no Relatório de Avaliação são avaliadas e traduzidas em descritores de uma Escala de Proficiência, os quais efetivamente demonstram os resultados obtidos pelos alunos quanto ao domínio e mobilização de conhecimentos em termos de progressão e complexidade. São os chamados Níveis de Proficiência, listados a seguir: 

  • A: Avançado
  • P: Proficiente 
  • B: Básico
  • I: Insuficiente
 
      Ausência de Proficiência:
  • NR: Não realizado
  • NA: Não avaliado

Componente curricular: Biologia

Professora: Mariana Scalon Luchese

Conteúdos Nucleares

  • Citologia
  • Núcleo celular;
  • Cromatina e os cromossomos;
  • Ciclo celular: Interfase; replicação (duplicação) do DNA;
  • Divisão: Meiose e mitose;
  • Gametogênese humana.

Habilidade:

Analisar os processos de divisão celular (meiose e mitose), suas etapas e aplicações biológicas.

Descritores:

A: Analisa os processos de divisão celular (meiose e mitose), suas etapas e aplicações biológicas.

P: Interpreta os processos de divisão celular (meiose e mitose), suas etapas e aplicações biológicas.

B: Reconhece os processos de divisão celular (meiose e mitose), suas etapas e aplicações biológicas.

I: Identifica os processos de divisão celular (meiose e mitose), suas etapas e aplicações biológicas.

Habilidade:

Analisar o processo de duplicação do DNA, suas etapas e
componentes e relacioná-lo ao ciclo celular.

Descritores:

A: Analisa o processo de duplicação do DNA, suas etapas e componentes e relaciona ao ciclo celular.

P: Explica o processo de duplicação do DNA, suas etapas e componentes e relaciona ao ciclo celular.

B: Compreende o processo de duplicação do DNA, suas etapas e componentes e relaciona ao ciclo celular.

I: Identifica o processo de duplicação do DNA, suas etapas e componentes e relaciona ao ciclo celular.

Habilidade:

Interpretar imagens, micrografias (ou fotografias) e gráficos relativos aos processos de divisão celular.

Descritores:

A: Interpreta corretamente imagens, micrografias (ou fotografias) e gráficos relativos aos processos de divisão celular.

P: Relaciona imagens, micrografias (ou fotografias) e gráficos relativos aos processos de divisão celular.

B: Reconhece imagens, micrografias (ou fotografias) e gráficos relativos aos processos de divisão celular.

I: Descreve imagens, micrografias (ou fotografias) e gráficos relativos aos processos de divisão celular.

Habilidade:

Analisar a relação entre os processos de divisão celular e
formação de gametas.

Descritores:

A: Analisa a relação entre os processos de divisão celular e formação dos gametas.

P: Aplica a relação entre os processos de divisão celular e formação de gametas.

B: Descreve a relação entre os processos de divisão celular e formação de gametas.

I:Identifica a relação entre os processos de divisão celular e formação de gametas.

Componente curricular: Física

Professor: Ricieri Andrella Neto

Conteúdos Nucleares

  • Ondulatória: Classificação e propriedade de ondas, frequência, período, elementos de uma onda e velocidade de propagação.
  • Acústica: Características das ondas sonoras, intensidade, altura e timbre; velocidade do som em diferentes meios; fenômenos acústicos, aplicações em instrumentos musicais, tecnologia e ambientes.
  • Propriedades da Luz: Ondas eletromagnéticas, velocidade de uma onda eletromagnética, o espectro eletromagnético, cores, óptica geométrica e óptica da visão.

Habilidade:

Analisar propriedades e fenômenos ondulatórios associados às ondas mecânicas, com ênfase nas ondas sonoras, relacionando-os às suas aplicações e à interação com diferentes meios materiais.

Descritores:

A: Analisa as propriedades e os principais fenômenos ondulatórios das ondas sonoras, interpretando sua interação com diferentes meios e relacionando-os a aplicações tecnológicas e contextos cotidianos.

P: Compreende as propriedades das ondas sonoras e reconhece os principais fenômenos ondulatórios, relacionando-os a situações práticas e aplicações relevantes.

B: Identifica as propriedades das ondas sonoras e reconhece alguns fenômenos ondulatórios simples, estabelecendo relações com suas aplicações.

I: Identifica, com apoio ou orientação, as propriedades e os fenômenos ondulatórios das ondas sonoras, reconhecendo suas aplicações.

Habilidade:

Analisar as radiações eletromagnéticas quanto à sua origem,
energia e interação com a matéria, avaliando seus efeitos e
aplicações em diferentes contextos, como saúde, indústria e
tecnologias do cotidiano.

Descritores:

A: Analisa as radiações eletromagnéticas quanto à sua origem, energia e interação com a matéria, avaliando seus efeitos e aplicações em diferentes contextos, como saúde, indústria e tecnologias do cotidiano.

P: Classifica as radiações eletromagnéticas segundo sua energia e interação com a matéria, e avalia suas aplicações e efeitos em contextos relevantes do cotidiano.

B: Reconhece as principais faixas do espectro eletromagnético e as associa a aplicações e efeitos típicos.

I: Reconhece, com apoio ou orientação, as principais faixas do espectro eletromagnético e as associa a aplicações e efeitos típicos.

Habilidade:

Construir, geometricamente a analiticamente, imagens
formadas por espelhos e lentes, utilizando as leis da reflexão e da refração, resolvendo problemas envolvendo sistemas ópticos em contextos cotidianos e tecnológicos.

Descritores

A: Constrói, geometricamente e analiticamente, imagens formadas por espelhos e lentes, utilizando as leis da reflexão e da refração, resolvendo problemas envolvendo sistemas ópticos em contextos cotidianos e tecnológicos.

P: Constrói, geometricamente ou analiticamente, imagens formadas por espelhos e lentes, utilizando as leis da reflexão e da refração, resolvendo problemas envolvendo sistemas ópticos em contextos cotidianos e tecnológicos.

B: Constrói, com apoio ou orientação, geometricamente ou analiticamente, imagens formadas por espelhos e lentes, utilizando as leis da reflexão e da refração, resolvendo problemas envolvendo sistemas ópticos em contextos cotidianos e tecnológicos.

I: Utiliza procedimentos gráficos ou algébricos para construir imagens simples em espelhos ou lentes, aplicando parcialmente as leis envolvidas.

Componente curricular: Química

Professora: Flávia Bernardi

Conteúdos Nucleares

  • Propriedades dos compostos orgânicos
  • Isomeria
  • Reações orgânicas
  • Tensoativos

Habilidade:

Analisar de forma ampla as propriedades físico-químicas de
compostos orgânicos para prever seu comportamento em reações químicas e sistemas ambientais ou biológicos.

Descritores:

A: Analisa de forma ampla as propriedades físico-químicas de compostos orgânicos para prever seu comportamento em reações químicas e sistemas ambientais ou biológicos.

P: Analisa de forma geral as propriedades físico-químicas de compostos orgânicos para prever seu comportamento em reações químicas e sistemas ambientais ou biológicos.

B: Compreende de forma ampla as propriedades físico-químicas de compostos orgânicos para prever seu comportamento em reações químicas e sistemas ambientais ou biológicos.

I: Compreende parcialmente as propriedades físico-químicas de compostos orgânicos.

Habilidade:

Analisar de forma ampla os diferentes tipos de isomeria em compostos orgânicos, compreendendo sua influência nas propriedades e comportamentos dessas substâncias em contextos biológicos.

Descritores:

A: Analisa de forma ampla os diferentes tipos de isomeria em compostos orgânicos, compreendendo sua influência nas propriedades e comportamentos dessas substâncias em contextos biológicos.

P: Analisa de forma geral os diferentes tipos de isomeria em compostos orgânicos, compreendendo sua influência nas propriedades e comportamentos dessas substâncias em contextos biológicos.

B: Compreende parcialmente os diferentes tipos de isomeria em compostos orgânicos, compreendendo sua influência nas propriedades e comportamentos dessas substâncias em contextos biológicos.

I: Identifica parcialmente os diferentes tipos de isomeria em compostos orgânicos.

Habilidade:

Avaliar de forma ampla transformações químicas ou
bioquímicas relacionadas a produtos, sistemas e processos
tecnológicos ou biológicos.

Descritores

A: Avalia de forma ampla transformações químicas ou bioquímicas relacionadas a produtos, sistemas e processos tecnológicos ou biológicos.

P: Avalia de forma geral transformações químicas ou bioquímicas relacionadas a produtos, sistemas e processos tecnológicos ou biológicos.

B: Compreende de forma geral transformações químicas ou bioquímicas relacionadas a produtos, sistemas e processos tecnológicos ou biológicos.

I: Identifica de forma geral transformações químicas ou bioquímicas.

Componente curricular: Dança Israeli

Professora: Fábio Turkienicz e Mariana Wainer

Conteúdos Nucleares: 

  • Rikudei Am (Harkada e Passos do Folclore Israeli)
  • Performance (apresentações)

Habilidade:

Executar as movimentações e sequências propostas de forma organizada e autônoma.

Descritores: 

A: Executa as movimentações e sequências propostas de forma organizada e autônoma.

P: Executa as movimentações e sequências propostas com boa organização. Demonstra autonomia na maioria das vezes, necessitando de pouca ou nenhuma intervenção do professor
para se orientar.

B: Executa as movimentações e sequências com certa desorganização ou hesitação. Apresenta dificuldades pontuais na autonomia, dependendo de instruções frequentes para
acompanhar ou retomar a proposta.

I: Apresenta dificuldades significativas para executar as movimentações e sequências. Mostra-se desorganizado e dependente de ajuda constante, com pouca ou nenhuma
autonomia.

Habilidade:

Buscar soluções pertinentes para os desafios motores propostos na sala de aula e nas atividades.

Descritores:

A: Busca soluções pertinentes para os desafios motores propostos na sala de aula e nas atividades.

P: Enfrenta os desafios motores com boa compreensão e geralmente encontra soluções adequadas. Demonstra esforço e autonomia na resolução, mesmo que eventualmente precise
de auxílio.

B: Apresenta dificuldades na identificação de soluções ou demora a reagir aos desafios propostos. Necessita de apoio frequente para encontrar alternativas viáveis durante a aula.

I: Não propõe soluções adequadas aos desafios motores. Demonstra dependência constante do professor e dificuldade em se adaptar às situações propostas.

Habilidade:

Compreender e executar com autonomia os passos das harkadot e das sequências coreográficas ensinados.

Descritores:

A: Compreende e executa com autonomia os passos das harkadot e das sequências coreográficas ensinados.

P: Compreende e executa a maioria dos passos com autonomia. Demonstra bom domínio das coreografias, ainda que com pequenos ajustes a serem feitos.

B: Apresenta dificuldades em memorizar ou coordenar os passos. Necessita de apoio constante para acompanhar as sequências coreográficas.

I: Não compreende ou executa os passos propostos. Mostra dificuldades contínuas de memorização e coordenação, sem autonomia no processo.

Habilidade:

Participar e demonstrar engajamento nas aulas e nos processos de aprendizagem.

Descritores:

A: Participa e demonstra engajamento nas aulas e nos processos de aprendizagem.

P: Participa com regularidade e demonstra bom envolvimento nas atividades. Contribui com o grupo e se engaja com responsabilidade, mesmo que pontualmente precise de estímulo.

B: Participa dos processos de aprendizagem de forma irregular. Demonstra desatenção ou desmotivação em alguns momentos, precisando de incentivo constante.

I: Participa pouco ou não se envolve nas atividades. Mostra desinteresse ou resistência frequente às propostas da aula.

Componente curricular: Cultura Judaica

Professora: Felipe Canterji Gerchman e Daniel Presman

Conteúdos Nucleares

  • Israel: Construção do Estado de Israel;
  • Vivências e Tradições: calendário de festividades judaicas;
  • História do Povo Judeu: sionismo moderno;
  • Tanach

Habilidade:

(Vivências/Tradições) Analisar as festividades judaicas, suas
temáticas e tradições, e destas elaborar lições para seu
desenvolvimento pessoal e coletivo.

Descritores: 

A: Analisa as festividades judaicas, suas temáticas e tradições, e destas elaborar lições para seu desenvolvimento pessoal e coletivo.

P: Reconhece as principais temáticas e tradições das festividades judaicas, e destas elabora lições para seu desenvolvimento pessoal e coletivo.

B: Identifica as festividades judaicas, algumas de suas temáticas e algumas de suas tradições, e destas elabora lições para seu desenvolvimento pessoal e coletivo.

I: Explora superficialmente as festividades judaicas, e destas elabora lições de modo parcial.

Habilidade: 

(Israel) Investigar as primeiras décadas da história do Estado
de Israel, explorar seus dilemas e disto traçar lições para o seu
desenvolvimento pessoal e coletivo.

Descritores: 

A: Investiga as primeiras décadas da história do Estado de Israel, analisa seus dilemas e disto traça lições para o seu desenvolvimento pessoal e coletivo.

P: Reconhece os principais marcos da história de Israel, aponta alguns de seus dilemas e disto traça lições para o seu desenvolvimento pessoal e coletivo.

B: Conhece os alguns dos principais marcos da história de Israel e disto ensaia a construção de alguma lição para o seu desenvolvimento pessoal e coletivo.

I: Identifica alguns dentre os principais acontecimentos da história de Israel.

Habilidade: 

(História) Investigar a história da imigração judaica para o
Brasil, em especial para o Rio Grande do Sul, analisar seus
principais marcos e disto elaborar lições de vida.

Descritores: 

A: Investiga a história da imigração judaica para o Brasil, em especial para o Rio Grande do Sul, analisa seus principais marcos e disto elabora lições de vida.

P: Identifica os principais marcos da história da imigração judaica para o Brasil, em especial para o Rio Grande do Sul, e disto elabora lições de vida.

B: Reconhece as principais características da imigração judaica para o Rio Grande do Sul, e destas elabora lições de vida.

I: Identifica alguns dos aspectos relacionados com a imigração judaica para o Rio Grande do Sul.

Habilidade: 

(Tanach) Conhecer, compreender e analisar a estrutura e
disposição dos livros do Tanach, bem como os períodos aos quais os livros se referem.

Descritores: 

A: Conhece, compreende e analisa a estrutura do Tanach. É capaz de localizar episódios no livro, relacioná-los com o segmento em que se encontra no Tanach e com
o contexto no qual está inserido.

P: Conhece e compreende a estrutura do Tanach e o conteúdo gera das 3 partes que o compõe.

B: Conhece e compreende a estrutura do Tanach.

I: Conhece alguns dos componentes do Tanach e alguns aspectos de sua estrutura.

Habilidade: 

(Tanach) Identificar, compreender e analisar os valores
contidos nas obras e as principais linhas de estudo e leitura dos
livros do Tanach.

Descritores: 

A: Identifica, compreende e analisa os valores, lições e possibilidades de intepretações do Tanach. É capaz de compreender e desenvolver ideias baseadas no conceito dos 4
níveis de interpretação do Pardes.

P: Identifica, compreende e analisa os valores, lições e possibilidades de interpretações do Tanach.

B: Identifica e compreende valores a partir de episódios estudados do Tanach.

I: Identifica alguns valores a partir dos textos estudados do Tanach.

Leitura

Livro

Meu pai e o fim dos judeus da Bessarábia 

O impasse de 1967

 

Data

Será trabalhado ao longo dos meses de agosto e setembro

Será trabalhado durante todo o semestre

Componente curricular: Filosofia

Professor: Gustavo Coelho e Roberto Azambuja.

Conteúdos Nucleares:

  • Alasdair MacIntyre, comunitarismo e solidariedade;

  • Michael Sandel sobre justiça e bem comum;

  • Estado e Poder;

  • Democracia e Cidadania;

  • Movimentos Sociais

Habilidade: 

Comparar diferentes concepções de justiça, liberdade ou organização social, articulando-as com contextos históricos ou dilemas sociais contemporâneos.

Descritores: 

A: Compara diferentes concepções de justiça, liberdade ou organização social, articulando-as corretamente com contextos históricos ou dilemas sociais contemporâneos.

P:Compara diferentes concepções de justiça, liberdade ou organização social com pequenas imprecisões ou dificuldades pontuais na articulação com os contextos propostos.

B: Reconhece concepções de justiça, liberdade ou organização social, mas realiza comparações parciais ou genéricas, com articulações pouco desenvolvidas com os contextos históricos ou sociais.

I: Identifica com dificuldade concepções de justiça, liberdade ou organização social, e não as articula de forma adequada com os contextos sugeridos.

Habilidade: 

Aplicar conceitos básicos da Ciência Política na análise da estruturação do Estado e de diferentes fenômenos políticos.

Descritores: 

A: Aplica, com clareza e precisão conceitual, noções fundamentais da Ciência Política, articulando-as corretamente à análise de diferentes formas de organização estatal e fenômenos políticos contemporâneos ou históricos.

P: Aplica conceitos centrais da Ciência Política com razoável clareza e consistência, reconhecendo relações entre ideias políticas e formas de organização estatal, ainda que com pequenas imprecisões ou lacunas conceituais.

B: Utiliza conceitos da Ciência Política de forma genérica ou pouco precisa, com explicações limitadas e articulações incompletas entre os conceitos e os fenômenos políticos analisados.

I: Apresenta dificuldade em aplicar corretamente os conceitos da Ciência Política, com uso confuso ou fragmentado dos termos e pouca ou nenhuma relação estabelecida com a análise de fenômenos políticos.

Habilidade: 

Analisar ideias e/ou argumentos filosóficos e/ou sociológicos presentes em diferentes autores, textos ou situações, identificando suas premissas, valores e possíveis implicações.

Descritores: 

A: Analisa ideias e/ou argumentos filosóficos e/ou sociológicos presentes em diferentes autores, textos ou situações, identificando com clareza suas premissas, valores e possíveis implicações.

P: Analisa ideias e/ou argumentos filosóficos ou sociológicos com razoável clareza, identificando suas premissas, valores ou implicações, ainda que com pequenas imprecisões ou incompletudes.

B: Reconhece ideias ou argumentos em textos, autores ou situações, mas apresenta dificuldades em identificar com precisão suas premissas, valores ou implicações.

I: Reconhece com dificuldade ideias ou argumentos filosóficos ou sociológicos, com identificação limitada ou incorreta de seus elementos fundamentais (premissas, valores ou implicações).

Componente curricular: Geografia

Professor: Reginaldo Dadalt

Conteúdos Nucleares:

  • Territórios e paisagens urbanas: A qualidade de vida nas cidades; As dinâmicas dos processos de urbanização no Brasil e no mundo e suas relações na transformação do território; A organização territorial dos espaços urbanos: os espaços de produção, serviços e lazer nas cidades; Características gerais do processo recente de urbanização brasileira. As redes hierárquicas urbanas: cidades, metrópoles, megalópoles e conurbações; O Meio ambiente e o desenvolvimento urbano: problemas e desafios; Os problemas sociais das cidades; Os grandes desafios da vida urbana e as desigualdades sociais. 

  • Territórios e paisagens rurais: As transformações das paisagens geográficas a partir da agropecuária; As dinâmicas dos processos políticos geradores da organização socioespacial no campo; As características da agricultura no Brasil atual; Os impactos ambientais causados pelas atividades agropecuárias; Os conflitos agrários no Brasil contemporâneo; As relações de trabalho no campo e a permanência ilegal do trabalho escravo;

  • As matrizes energéticas: Fontes de energia no Brasil e no mundo: da produtividade à sustentabilidade; A era do petróleo; Crescimento econômico e energia; Comportamentos sociais e consumo de energia no mundo; Questões geopolíticas ambientais e energéticas no mundo.

Habilidade: 

Analisa a constituição dos territórios urbanos e rurais em diferentes sociedades, suas diferenças e as relações de poder que se estabelecem nesses espaços, avaliando diferentes contextos, às vezes considerados contraditórios.

Descritores: 

A: Analisa a constituição dos territórios urbanos e rurais em diferentes sociedades e consegue fazer comparações entre diferentes contextos apresentados.

P: Compreende a constituição dos territórios urbanos e rurais em diferentes sociedades e consegue fazer algumas avaliações de diferentes contextos apresentados.

B: Identifica elementos da constituição dos territórios urbanos e rurais em diferentes sociedades e raramente consegue apresentar avaliações de diferentes contextos apresentados.

I: Evidências precárias sobre a constituição dos territórios urbanos e rurais em diferentes sociedades e raramente consegue apresentar avaliações de diferentes contextos apresentados.

Habilidades: 

Analisar e avaliar de forma crítica os principais impactos socioambientais, decorrentes das alterações na dinâmica da natureza em diferentes sociedades, provocadas pelo trabalho humano no campo.

Descritores: 

A: Analisa os impactos socioambientais por meio de análises e avaliações das alterações na dinâmica da natureza provocadas pelo trabalho humano no campo.

P: Compreende os impactos socioambientais e raramente consegue apresentar análises e avaliações das alterações na dinâmica da natureza provocadas pelo trabalho humano no campo.

B: Identifica os impactos socioambientais por meio de análises e avaliações das alterações na dinâmica da natureza provocadas pelo trabalho humano no campo.

I: Evidências precárias sobre os impactos socioambientais e/ou não consegue analisar e avaliar as alterações na dinâmica da natureza provocadas pelo trabalho humano no campo.

Habilidade: 

Relacionar o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos

Descritores: 

A: Relaciona o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.

P: Compreende o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.

B: Identifica o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.

I: Evidências precárias sobre o uso das tecnologias com os impactos socioambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.

Componente curricular: História

Professor: Thiago Scott Duarte

Conteúdos Nucleares:

  • Justiça, ética, Antiguidade Oriental e Ocidental, Justiça na Idade Média, Modernidade e Iluminismo, Constituições do Brasil e questões contemporâneas.

  • Conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história. Guerra Fria Cultural, conflitos sociais do Brasil no século XX, conflitos ambientais do Brasil contemporâneo.

  • Movimentos sociais, cidadania, direitos humanos, diversidade cultural, liberdade de expressão, estigmatização, inclusão social, justiça social, solidariedade, respeito às diferenças, ações afirmativas, democracia, participação política, construção de identidades, mídia e representação.

Habilidade: 

Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.

Descritores: 

A: Analisa o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.

P: Identifica o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.

B: Entende o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.

I: Situa o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.

Habilidade: 

Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Descritores: 

A: Avalia criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

P: Identifica criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.históricos,
políticos, econômicos, sociais e culturais.

B: Localiza conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

I: Sita conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.

Habilidade: 

Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando
formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos
Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

Descritores: 

A: Analisa situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando
formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identifica ações que promovam os Direitos
Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

P: Descreve situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identifica ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

B: Cita situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando de
modo básico formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e cita ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

I: Situa situações da vida cotidiana, estilos
de vida, valores, condutas etc., desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito,
intolerância e discriminação.

Componente curricular: Projeto de Vida

Professor: Diogo Lichtman e Leon Golendziner

Conteúdos Nucleares:

  • Princípios da comunicação e do diálogo – relações democráticas;
  • Formação de valores: conceitos e pré-conceitos;
  • Enfrentando conflitos: violência e auto violência; sexualidade e outros temas;
  • Diversidade e equidade – questões raciais, de gênero e de grupos sociais.

Habilidade: 

Entender nuances da realidade social, diferenciando fatos de avaliações/interpretações, assumindo ser um agente de interferência na sociedade.

Descritores: 

A: Compreende nuances da realidade social diferenciando fatos de interpretações e posiciona-se como agente de transformação.

P: Diferencia fatos de interpretações e demonstra sensibilidade às complexidades sociais.

B: Diferencia fatos de avaliações.

I: Apresenta dificuldade em distinguir fatos de avaliações e em reconhecer as complexidades sociais, com participação restrita em situações que exigem posicionamento crítico e responsabilidade coletiva.

Habilidade: 

Estabelece diálogos com pessoas de diferentes opiniões, visões de mundo, origens, classes sociais e valores.

Descritores: 

A – Conhece teorias sobre diálogo e dialógica e é capaz de demonstrar nos trabalhos, debates e feedbacks.

P – Conhece teorias sobre diálogo e dialógica e é capaz de demonstrar nos trabalhos, debates ou feedbacks.

B – Conhece teorias sobre diálogo e dialógica.

I – Desconhece as teorias sobre diálogo e dialógica.

Habilidade: 

Exercitar o controle pessoal e reagir com assertividade quando demandado(a) e/ou quando necessário em diferentes contextos metodológicos.

Descritores: 

A: Exerce controle pessoal e reage com assertividade diante de diferentes situações e de variados contextos metodológicos.

P: Segue orientações dos professores com responsabilidade, reage com equilíbrio em situações de desafio e reconhece os fundamentos do autocontrole, utilizando-os em contextos cotidianos com segurança e respeito.

B: Reconhece quando não segue as orientações e responde-as com variação de constância, demonstrando familiaridade inicial com conceitos relacionados, mas ainda apresenta dificuldade em aplicar esse repertório de forma consistente nas situações do cotidiano escolar.

I: Apresenta dificuldade em seguir orientações e em manter o controle pessoal quando demandado(a), reagindo de forma inadequada ou impulsiva em contextos pedagógicos e interpessoais.

Habilidade: 

Envolver-se de forma imersiva e concentrada, estar disponível para as experiências propostas em sala de aula, bem como o fortalecimento de vínculos entre colegas e professores

Descritores:

A: Envolve-se com atenção e interesse nas propostas em sala, demonstrando iniciativa, curiosidade e disponibilidade para aprender e se relacionar.

P: Participa com regularidade e abertura, mantendo postura respeitosa e comprometida com as atividades e relações em sala.

B: Apresenta participação pontual e envolvimento limitado, com pouca iniciativa e menor conexão com o grupo e as propostas.

I: Demonstra baixa disponibilidade para as propostas e interações em sala, com participação reduzida e pouco engajamento nas experiências de aprendizagem.

Habilidade: 

Conhecer as necessidades humanas e estabelecer correlação entre as emoções e as mesmas; aprender a aplicabilidade desse conhecimento nos relacionamentos interpessoais.

Descritores:

A: Compreende teorias sobre as necessidades humanas e estabelece correlações entre as emoções, aplicando esse repertório de forma consciente nos relacionamentos interpessoais e nas interações cotidianas.

P: Conhece teorias sobre as necessidades humanas e relaciona-as de forma pertinente às emoções.

B: Reconhece a existência de teorias sobre as necessidades humanas.

I: Apresenta dificuldade em identificar ou compreender as necessidades humanas e sua relação com as emoções.

Componente curricular: Língua Inglesa – Teens 2

Professora: Ana Paula Scholl

Conteúdos Nucleares:

  • Estratégias de persuasão

  • Linguagem para expressar opinião

  • Elementos de coesão

  • Desenvolvimento de habilidades de fala com foco em apresentação

  • Desenvolvimento de habilidades de escrita com foco em textos persuasivos

  • Estrutura de parágrafos

  • Estrutura de textos persuasivos

  • Vocabulário referente aos temas estudados

  • Preparação para o TOEFL ITP

     

Habilidade: 

Compreender informações gerais e específicas em textos sobre assuntos diversos.

Descritores: 

A: O aluno compreende plenamente informações gerais e específicas em textos sobre assuntos diversos de forma consistente.

P: O aluno compreende, em sua maioria, informações gerais e específicas em textos sobre assuntos diversos de forma consistente.

B: O aluno compreende parcialmente informações gerais e específicas em textos sobre assuntos diversos.

I: O aluno compreende poucas informações de textos sobre assuntos diversos.

Habilidade: 

Compreender exposições orais e diálogos em língua inglesa sobre tópicos relacionados à vida pessoal, social e acadêmica.

Descritores:

A: O aluno compreende plenamente exposições e diálogos em língua inglesa sobre tópicos relacionados à vida pessoal, social e acadêmica de forma consistente.

P: O aluno compreende a maior parte de exposições e diálogos em língua inglesa sobre tópicos relacionados à vida pessoal, social e acadêmica.

B: O aluno compreende parcialmente exposições e diálogos em língua inglesa sobre tópicos relacionados à vida pessoal, social e acadêmica.

I: O aluno compreende uma pequena parte de exposições e diálogos em língua inglesa sobre tópicos relacionados à vida pessoal, social e acadêmica.

Habilidade: 

Escrever textos claros e bem estruturados, utilizando recursos linguísticos intermediários e defendendo pontos de vista. 

Descritores:

A: O aluno escreve textos claros dentro da estrutura proposta, utilizando recursos linguísticos intermediários com alto grau de precisão e defendendo o seu ponto de vista de forma elaborada.

P: O aluno escreve textos dentro da estrutura proposta, utilizando recursos linguísticos intermediários, mesmo que com alguns desvios, e defendendo o seu ponto de vista.

B: O aluno escreve textos apresentando o seu ponto de vista em relação a determinada questão, porém fora da estrutura proposta ou empregando recursos linguísticos básicos.

I: O aluno escreve textos articulados de forma simples, fora da estrutura proposta ou utilizando recursos linguísticos básicos.

Habilidade: 

Expressar-se oralmente de maneira clara e eficaz.

Descritores:

A: O aluno se expressa de forma clara, apresenta fluência e pronúncia adequada e defende pontos de vista utilizando recursos linguísticos intermediários.

P: O aluno se expressa de forma clara e apresenta pontos de vista com fluência, mesmo que com limitações de recursos linguísticos e pronúncia que não comprometam a clareza e eficácia da sua fala.

B: O aluno se expressa com certa dificuldade sobre os assuntos propostos, com limitações no uso de vocabulário, recursos linguísticos e/ou pronúncia que podem comprometer a clareza e eficácia de sua fala.

I: O aluno tem dificuldade de expressar-se oralmente e utiliza vocabulário e recursos linguísticos básicos.

Componente curricular: Língua Inglesa – Teens 3

Professora: Carina Santos

Conteúdos Nucleares:

1. Autobiographical paragraph
2. Biographical paragraph
3. Comparison and contrast essay 

  • Structure, cohesion, and coherence
  • Transition words
  • Signal words
  • Grammar and punctuation according to students’ productions
  • 4. TOEFL ITP preparation

 

Habilidade: 

Compreender informações gerais e específicas em textos complexos, considerando as variedades de uso, usuários e funções da língua inglesa (READING).

Descritores: 

A: O aluno compreende com excelência informações gerais e específicas em textos complexos, sempre considerando as variedades de uso, usuários e funções da língua inglesa.

P: O aluno majoritariamente compreende informações gerais e específicas em textos complexos, considerando as variedades de uso, usuários e funções da língua inglesa.

B: O aluno parcialmente compreende informações gerais e específicas em textos complexos, raramente considerando as variedades de uso, usuários e funções da língua inglesa.

I: O aluno parcialmente compreende informações gerais em textos complexos..

Habilidade: 

 Compreender exposições diversas em diferentes meios de comunicação ao desenvolver as competências de escuta, fazendo uso do inglês como língua global (LISTENING).

Descritores:

A: O aluno compreende com excelência exposições diversas em diferentes meios de comunicação ao desenvolver as competências de escuta, sempre fazendo uso do inglês como língua global

P: O aluno majoritariamente compreende exposições diversas em diferentes meios de comunicação ao desenvolver as competências de escuta, fazendo uso do inglês como língua global.

B: O aluno parcialmente compreende exposições diversas em diferentes meios de comunicação ao desenvolver as competências de escuta, raramente fazendo uso do inglês como língua global.

I: O aluno parcialmente compreende exposições diversas em diferentes meios de comunicação ao desenvolver as competências de escuta.

Habilidade: 

Empregar a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa e ao gênero do discurso ao escrever textos, utilizando recursos linguísticos avançados (WRITING).

Descritores:

A: O aluno emprega com excelência a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa e ao gênero do discurso ao escrever textos, sempre utilizando recursos linguísticos avançados.

P: O aluno majoritariamente emprega a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa e ao gênero do discurso ao escrever textos, utilizando recursos linguísticos avançados.

B: O aluno parcialmente emprega a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa e ao gênero do discurso ao escrever textos, raramente utilizando recursos linguísticos avançados.

I: O aluno parcialmente emprega a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa e ao gênero do discurso ao escrever textos.

Habilidade: 

Empregar a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa ao expressar-se oralmente, apresentando fluência, vocabulário e recursos linguísticos avançados (SPEAKING).

Descritores:

A: O aluno emprega com excelência a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa ao expressar-se oralmente, sempre apresentando fluência, vocabulário e recursos linguísticos avançados.

P: O aluno majoritariamente emprega a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa ao expressar-se oralmente, apresentando fluência, vocabulário e recursos linguísticos avançados.

B: O aluno parcialmente emprega a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa ao expressar-se oralmente, raramente apresentando fluência, vocabulário e recursos linguísticos avançados.

I: O aluno parcialmente emprega a variedade e o estilo de língua adequados à situação comunicativa ao expressar-se oralmente.

Componente curricular: Língua Portuguesa

Professora: Mirvana Luz Teixeira

Conteúdos Nucleares:

  • Orações subordinadas adjetivas e adverbiais;
  • Conceito de manifestações folclóricos, corpolatria, saúde etc;
  • Conceito de TICs;
  • Processos de revisão textual: coordenação sintática, uso da crase, pontuação.

Habilidade: 

Compreender a função das orações subordinadas adverbiais e adjetivas em construções textuais, entendendo a importância dos nexos nesses processos de subordinação sintática.

Descritores: 

A: O aluno identifica, distingue e aplica consistentemente as orações subordinadas adverbiais e adjetivas, diferenciando-as das demais orações subordinadas e coordenadas, e as utiliza de forma variada e adequada em produções textuais.

P: O aluno reconhece e diferencia com frequência as orações subordinadas adverbiais e adjetivas das demais orações subordinadas e coordenadas, aplicando-as adequadamente em produções textuais.

B: O aluno identifica as orações subordinadas adverbiais e adjetivas, porém demonstra dificuldade para diferenciá-las das demais orações subordinadas e coordenadas com regularidade.

I: O aluno não é capaz de reconhecer as orações subordinadas adverbiais e adjetivas, não sendo, portanto, capaz de diferenciá-las das demais orações subordinadas e das orações coordenadas.

Habilidade: 

Reconhecer a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.

Descritores: 

A: O aluno avalia, relaciona e argumenta criticamente sobre a relevância da linguagem corporal na vida pessoal e na integração social, sintetizando suas implicações na formação identitária de diferentes grupos sociais em análises complexas e bem estruturadas.

P: O aluno analisa e explica a importância da linguagem corporal para a vida pessoal, a integração social e a identidade de grupos sociais, sendo capaz de construir análises argumentativas fundamentadas sobre o tema.

B: O aluno compreende e descreve a relevância da linguagem corporal para a vida pessoal, a integração social e a identidade de grupos sociais, ainda que sem aprofundar suas implicações sociais ou culturais.

I: O aluno reconhece a linguagem corporal como relevante para a vida pessoal e para a integração social, mas não aplica esse entendimento em análises ou reflexões mais amplas sobre identidade cultural.

Habilidade: 

Entender os princípios, a natureza, a função e o impacto das tecnologias da comunicação e da informação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento, associando-o aos conhecimentos científicos, às linguagens que lhes dão suporte, às demais tecnologias, aos processos de produção e aos problemas que se propõem solucionar.

Descritores: 

A: O aluno compreende e analisa de forma aprofundada o impacto das tecnologias da comunicação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento ao longo da história, sendo capaz de relacionar essas tecnologias aos conhecimentos científicos e às linguagens que lhes dão suporte; além disso, ele é capaz de compreender como elas podem auxiliar na solução de problemas sociais complexos.

P: O aluno compreende e analisa o impacto das tecnologias da comunicação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento ao longo da história, sendo capaz de relacionar essas tecnologias aos conhecimentos científicos e às linguagens que lhes dão suporte; além disso, ele é capaz de compreender como elas podem auxiliar na solução de problemas sociais.

B: O aluno compreende e analisa o impacto das tecnologias da comunicação na sua vida pessoal e social, no desenvolvimento do conhecimento ao longo da história, sendo capaz de relacionar essas tecnologias aos conhecimentos científicos e às linguagens que lhes dão suporte.

I: O aluno compreende o impacto das tecnologias da comunicação na sua vida pessoal e social, e entende parcialmente o papel delas no desenvolvimento do conhecimento ao longo da história, sendo capaz de eventualmente relacionar essas tecnologias aos conhecimentos científicos e às linguagens que lhes dão suporte.

Habilidade: 

Revisar e produzir textos com domínio da norma padrão da língua portuguesa, empregando conscientemente os conhecimentos gramaticais ao analisar, corrigir e reescrever aspectos relacionados à coordenação sintática, ao uso da crase e à pontuação.

Descritores: 

A: O estudante constrói produções escritas com autonomia, corrigindo com precisão desvios de coordenação sintática, uso da crase e pontuação, utilizando construções frasais complexas e demonstrando domínio pleno da norma padrão e capacidade crítica de revisão.

P: O estudante constrói produções escritas aplicando os conhecimentos gramaticais relacionados à coordenação sintática, ao uso da crase e à pontuação, bem como revisa produções escritas com correções consistentes e adequadas, ainda que com eventuais limitações em passagens mais complexas.

B: O aluno reconhece parcialmente construções gramaticais envolvendo coordenação, crase e pontuação, realizando correções pontuais em suas produções escritas, mas com dificuldades na consistência e na adequação à norma padrão.

I: O aluno apresenta dificuldades para identificar e corrigir desvios de coordenação sintática, de uso da crase e de pontuação, sendo pouco capaz de aplicar os conhecimentos gramaticais na revisão de produções escritas, o que compromete a clareza e a correção formal.

Componente curricular: Literatura

Professora: Luara Minuzzi

Conteúdos Nucleares:

 ● O Realismo e suas tendências de representação social
 ● O processo de aclimatação da representação social no Brasil: o caso de Machado de Assis
 ● A poesia brasileira no final do século XIX: Parnasianismo e Simbolismo

Habilidade: 

Identificar e analisar assimilações, rupturas e permanências no processo de constituição da literatura, por meio da leitura e da análise de obras fundamentais do cânone ocidental para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos estéticos, bem como reconhecer valores sociais e concepções artísticas nas obras selecionadas.

Descritores: 

A: Compreende e interpreta, de forma crítica e aprofundada, as obras literárias
propostas, relacionando-as com o contexto em que foram produzidas e percebendo
como esses textos dialogam entre si.

P: Compreende e interpreta as obras literárias propostas, relacionando-as com o
contexto em que foram produzidas.

B: Compreende alguns dos pontos principais das obras literárias propostas, mas de
forma superficial, sem conseguir interpretá-los criticamente e sem conseguir relacionar os textos com o seu momento de produção.

I: Não consegue identificar os pontos principais das obras literárias propostas, mesmo com apoio.

Habilidade: 

Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros literários, compartilhando sentidos construídos na leitura de textos para a elaboração do sentido da condição humana.

Descritores: 

A: Analisa, de forma crítica e aprofundada, relações estabelecidas entre textos de
diferentes contextos de produção, percebendo como esses contextos influenciam na estruturação e na temática das obras.

P: Analisa relações estabelecidas entre textos de diferentes contextos de produção,
percebendo semelhanças e diferenças entre eles.

B: Identifica diferenças e semelhanças entre textos de diferentes contextos de
produção, embora não consiga analisar e interpretar essas diferenças.

I: Não consegue identificar diferenças e semelhanças entre textos de diferentes
contextos de produção.

Habilidade: 

Identificar e analisar características do Real-Naturalismo enquanto conceito e enquanto estilo de época nas leituras realizadas, compreendendo que essas marcas revelam a singularidade desse período estético.

Descritores: 

A: Percebe as características do Real-Naturalismo e é capaz de interpretar as obras
literárias propostas a partir desses conceitos e dessas características de forma crítica e aprofundada.

P: Percebe as características do Real-Naturalismo e é capaz de interpretar as obras
literárias propostas a partir desses conceitos e dessas características.

B: Identifica as características do Real-Naturalismo, embora não seja capaz de aplicá-las aos textos literários lidos.

I: Não consegue identificar as características do Real-Naturalismo nem aplicá-las aos
textos literários lidos.

Habilidade: 

Identificar e analisar características do Parnasianismo e do Simbolismo nas leituras realizadas, compreendendo que essas marcas revelam a singularidade desses períodos estéticos.

Descritores: 

A: Percebe e compara as características do Parnasianismo e do Simbolismo e é capaz de interpretar os textos literários lidos a partir dessas marcas específicas.

P: Percebe e compara as características do Parnasianismo e do Simbolismo e é capaz de interpretar os textos literários lidos a partir dessas marcas específicas.

B: Percebe as características do Parnasianismo e do Simbolismo, embora não consiga estabelecer uma relação entre os dois movimentos estéticos e também não consiga
perceber como essas marcas aparecem nos textos literários lidos.

I: Não consegue identificar as características do Parnasianismo e do Simbolismo a fim de poder compará-los.

Componente curricular: Redação

Professora: Luciana Saratt

Conteúdos Nucleares:

  • Estruturação do texto dissertativo-argumentativo – estilos UFRGS e ENEM;
  • Repertório sociocultural aplicado ao texto dissertativo-argumentativo; 
  • Elementos de coesão referencial e sequencial;

  • Estrutura do parágrafo de conclusão como procedimento de fechamento do texto;

  • Estratégias de autoria textual;

  • Gramática aplicada ao texto.

Habilidade: 

Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, adequando-se ao estilo textual proposto..

Descritores: 

A: Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

P: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

B: Demonstra mediano domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

I: Demonstra precário domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa.

Habilidade: 

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em seus distintos estilos textuais.

Descritores: 

A: Compreende e desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, em distintas produções textuais, a partir de um repertório sociocultural e de uma estruturação adequada dos parágrafos em relação à sua função no texto, apresentando excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

P: Compreende e desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, em distintas produções textuais, a partir de um repertório sociocultural não produtivo e de uma mediana estruturação adequada dos parágrafos em relação à sua função no texto, apresentando bom domínio do texto dissertativo-argumentativo.

B: Compreende e desenvolve o tema por meio de argumentação previsível, a partir de um repertório sociocultural baseado nos textos motivadores, apresentando mediano domínio do texto dissertativo-argumentativo.

I: Compreende e desenvolve o tema recorrendo à cópia dos textos motivadores, tangencia ou foge da proposta temática, apresentando precário domínio do texto dissertativo-argumentativo.

Habilidade: 

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, apresentando indícios de autoria e de consistência dos argumentos manipulados.

Descritores: 

A: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria e tentativa de fugir do lugar comum, em defesa de um ponto de vista, com excelente seleção de argumentos.

P: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma parcialmente consistente e organizada, com indícios de autoria e tentativa de fugir do lugar comum, em defesa de um ponto de vista, com boa seleção de argumentos.

B: Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema proposto, de forma limitada, com traços mínimos de autoria e tentativa de fugir do lugar comum, em defesa de um ponto de vista, com razoável seleção de argumentos.

I: Apresenta informações e opiniões desvinculadas do tema proposto, de forma limitada aos textos motivadores, com ausência de vestígios de autoria e com precária seleção de argumentos.

Habilidade: 

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Descritores: 

A: Demonstra excelente conhecimento da coesão textual e um repertório diversificado de elementos coesivos, com ausência de repetição ou de inadequação, articulando bem as partes do texto.

P: Demonstra bom conhecimento da coesão textual e um repertório diversificado de elementos coesivos, com poucas repetições ou inadequações, articulando bem as partes do texto.

B: Demonstra mediano conhecimento da coesão textual e um repertório limitado de elementos coesivos, com muitas repetições ou inadequações, articulando parcialmente as partes do texto.

I: Demonstra precário conhecimento da coesão textual e um repertório insuficiente de elementos coesivos, com constantes repetições ou inadequações, resultando em fragmentação de ideias.

Habilidade: 

Demonstrar capacidade de elaborar parágrafos de conclusão para textos dissertativos-argumentativos, adequando-se às distintas estratégias e aos estilos textuais em questão.

Descritores: 

A: Demonstra excelente capacidade de elaboração do parágrafo conclusivo, desenvolvendo-o com clareza, coesão e criticidade, articulando uma proposta de intervenção bem estruturada e condizente com os parâmetros do texto dissertativo-argumentativo, adequando-se com precisão às exigência do estilo textual em questão.

P: Demonstra boa capacidade de elaboração do parágrafo conclusivo, desenvolvendo-o com clareza e criticidade, articulando uma proposta de intervenção estruturada e condizente com os parâmetros do texto dissertativo-argumentativo, adequando-se com parcial precisão às exigência do estilo textual em questão. 

B: Demonstra median capacidade de elaboração do parágrafo conclusivo, desenvolvendo-o com pouca clareza, articulando uma proposta de intervenção com estruturada limitada e com insuficiente adequação aos parâmetros do texto dissertativo-argumentativo, adequando-se com parcial precisão às exigência do estilo textual em questão.

I: Demonstra desconhecimento da estrutura do parágrafo conclusivo, desenvolvendo-o de maneira inadequada e desconectada de uma proposta de intervenção, evidenciando ausência de domínio do estilo textual em questão.

Componente curricular: Matemática

Professora: Josy Rocha

Conteúdos Nucleares:

  • Análise Combinatória
  • Probabilidade
  • Trigonometria

Habilidade: 

Resolver problemas de contagem envolvendo diferentes tipos de agrupamento de elementos, por meio dos princípios multiplicativo e aditivo, recorrendo a estratégias diversas.

Descritores: 

A: Relaciona conceitos e definições do objeto de conhecimento em questão com outras habilidades já trabalhadas, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado, atingindo um aproveitamento dentro da faixa de desempenho superior.

P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária superior.

B: Compreende as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária inferior.

I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento, atingindo um aproveitamento dentro da faixa inferior.

Habilidade: 

Resolver problemas que envolvem o cálculo da probabilidade de eventos aleatórios e sucessivos, reconhecendo seu espaço amostral e aplicando definições.

Descritores: 

A: Relaciona conceitos e definições do objeto de conhecimento em questão com outras habilidades já trabalhadas, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado, atingindo um aproveitamento dentro da faixa de desempenho superior.

P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária superior.

B: Compreende as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária inferior.

I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento, atingindo um aproveitamento dentro da faixa inferior.

Habilidade: 

Resolver problemas de trigonometria obtendo as medidas dos lados e ângulos de um triângulo qualquer.

Descritores: 

A: Relaciona conceitos e definições do objeto de conhecimento em questão com outras habilidades já trabalhadas, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado, atingindo um aproveitamento dentro da faixa de desempenho superior.

P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária superior.

B: Compreende as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária inferior.

I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento, atingindo um aproveitamento dentro da faixa inferior.

Habilidade: 

Resolver problemas de trigonometria por meio do estabelecimento de relações entre arcos e ângulos inscritos na circunferência.

Descritores: 

A: Relaciona conceitos e definições do objeto de conhecimento em questão com outras habilidades já trabalhadas, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado, atingindo um aproveitamento dentro da faixa de desempenho superior.

P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária superior.

B: Compreende as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária inferior.

I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento, atingindo um aproveitamento dentro da faixa inferior. aproveitamento dentro da faixa inferior.

Habilidade: 

Resolver e elaborar problemas em contextos que envolvem fenômenos periódicos de funções trigonométricas.

Descritores: 

A: Relaciona conceitos e definições do objeto de conhecimento em questão com outras habilidades já trabalhadas, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado, atingindo um aproveitamento dentro da faixa de desempenho superior.

P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária superior.

B: Compreende as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária inferior.

I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento, atingindo um aproveitamento dentro da faixa inferior. aproveitamento dentro da faixa inferior.

Componente curricular: LIFE

Professores: Fabiano Silveira, Diego Maffazzioli e Roberto Azambuja

Conteúdos Nucleares:

  • Mentalidade empreendedora e identificação de oportunidades reais;

  •  Pensamento crítico e criativo para solução de problemas;

  •  Empatia e ideação centrada no usuário.

Habilidade: 

Desenvolver postura empreendedora para identificar e explorar oportunidades, atuando de forma autônoma e colaborativa.

Descritores: 

A – Demonstra iniciativa e autonomia para iniciar projetos, articulando recursos de forma inovadora e sustentada por análise crítica.

P – Realiza projetos inovadores com orientação, apresentando raciocínio lógico na utilização de recursos e na identificação de oportunidades.

B – Participa de projetos e reconhece oportunidades, mas depende de direcionamento para avançar.

I – Apresenta dificuldades em identificar oportunidades ou agir de maneira proativa nos projetos.

Habilidade: 

Aplicar pensamento crítico e criativo para a análise de problemas e proposição de soluções inovadoras, utilizando metodologias atuais.

Descritores: 

A – Analisa contextos complexos e propõe soluções inovadoras baseadas em dados, experimentando protótipos de forma independente e iterativa.

P – Estrutura problemas, propõe soluções viáveis e testa hipóteses com apoio de métodos orientados.

B – Reconhece problemas e propõe soluções simples, utilizando métodos com apoio intenso.

I – Dificuldade em estruturar problemas ou propor soluções.

Habilidade: 

Planejar, executar e comunicar projetos inovadores, demonstrando clareza, foco e capacidade de refinamento a partir de feedback.

Descritores: 

A – Elabora e apresenta projetos completos, organiza cronograma, analisa resultados e ajusta processos a partir de feedback múltiplo e crítico.

P – Planeja projetos com sequência lógica, cumpre prazos e ajusta ações com base em orientações recebidas.

B – Realiza etapas planejadas com orientação, mas com dificuldade de ajustes autônomos, faz entregas fora dos prazos.

I – Apresenta roteiro superficial e não realiza ajustes relevantes, além de fazer entregas fora dos prazos.

Modalidades

Componente curricular: Produção Musical e Formação de Banda

Professor: Lucio Dorfman

Conteúdos Nucleares:

  • Prática de instrumentos coletivos;
  • Estudo teórico da arte ligada à música.

Habilidade: 

Desenvolver as capacidades técnicas e teóricas relacionadas a prática do instrumento musical e suas interações

Descritores: 

A: Demonstra envolvimento e destreza com instrumento musical e amplo conhecimento nas questões teóricas abordadas.

P: Demonstra envolvimento com o instrumento musical e conhecimento adequado das questões teóricas abordadas.

B: Demonstra explorar o instrumento musical e conhecimento básico das questões teóricas abordadas.

I: Demonstra prática bem limitada do instrumento musical e pouco envolvimento com as questões teóricas abordadas.

Habilidade: 

Desenvolver as capacidades interpessoais relacionadas a
performance musical coletiva e suas implicações
socioafetivas

Descritores: 

A: Demonstra envolvimento e entrega nas questões interpessoais e uma excelente performance musical

P: Demonstra envolvimento e entrega nas questões interpessoais e uma boa performance musical

B: Demonstra envolvimento nas questões interpessoais e uma performance musical limitada

I: Demonstra pouco envolvimento nas questões interpessoais e performance musical de baixa qualidade

Habilidade: 

Aprimorar e aprofundar o conhecimento da cultura da arte
relacionada a música.

Descritores:

A: Aprimora e demonstra aprofundamento nas questões culturais relacionadas ao universo da arte.

P: Aprimora seus conhecimentos nas questões culturais relacionadas ao universo da arte.

B: Demonstra conhecimentos básicos nas questões culturais relacionadas ao universo da arte.

I: Demonstra pouco conhecimento e aprofundamento nas questões culturais relacionadas ao universo da arte.

Componente curricular: Teatro

Professora: Sofia Schul

Conteúdos Nucleares:

  • Expressão pessoal;
  • Linguagem oral e corporal;
  • Jogos teatrais e dramáticos;
  • Construção de cenas teatrais;
  • Comunicação não violenta;
  • Dramaturgia (texto teatral);
  • Desenvolvimento pessoal / inteligência emocional.

Habilidade: 

Experimentar o corpo como ferramenta de trabalho em cena,
investigar a linguagem corporal e a oralidade, desenvolver
diversas potencialidades de expressão pessoal, criar diferentes
personagens e explorar criativamente na arte.

Descritores: 

A: aplica a experiência corporal desenvolvida na cena teatral, explorando diferentes corpos, vozes, ritmos e tônus, desenvolvendo sua expressão pessoal e criando artisticamente de maneira criativa e autônoma.

P: desenvolve a consciência corporal explorando de maneira imaginativa o corpo na cena, criando artisticamente diferentes personagens.

B: compreende os processos com as diversas possibilidades de expressão no processo criativo, busca desenvolver diferentes possibilidades corporais, participando das cenas teatrais.

I: experimenta o corpo como instrumento de trabalho na cena

Habilidade: 

Criar artisticamente a partir da experimentação, compor
improvisações e cenas teatrais, explorar diferentes processos
criativos.

Descritores:

A: Cria diferentes atmosferas, converte ideias em personagens, tempos, espaços e histórias, desenvolve um trabalho autoral, aplica a experiência desenvolvida nos processos na cena teatral explorando diferentes elementos dramáticos.

P: cria diferentes histórias e personagens explorando de maneira imaginativa os diferentes processos criativos.

B: experimenta construção narrativa, consegue interpretar personagens e participar da cena.

I: reconhece os princípios básicos de uma improvisação cênica, da construção de personagem e de uma história dramática

Habilidade: 

Explorar o corpo no jogo teatral, desenvolver a coordenação
motora na resposta rápida do corpo focado na ação e reação.
Explorar o estado “play” de criação

Descritores:

A: Apresenta mudança corporal de habilidade, grande desenvolvendo da coordenação motora na resposta rápida do corpo focado na ação e reação. Explora o estado “play” de jogador ativo, destacando-se nos jogos

P: Explora o corpo no jogo teatral, desenvolvendo a coordenação motora na resposta rápida do corpo focado na ação e reação. Explora o estado “play” de jogador ativo.

B: Joga os jogos propostos em aula

I: joga os jogos propostos em aula com auxílio da professora

Habilidade: 

Analisar o processo criativo explorado nas cenas dos diferentes estilos cênicos para estabelecer relações entre arte, identidade, cultura, lugar, tempo e história para crescimento pessoal e para qualificar novas vivências

Descritores:

A: Estabelece relações entre arte e vida. Explora diversas possibilidades de envolvimento emocional. Analisa a cultura de maneira crítica. Reconhece a sua bagagem cultural

P: compreende conceitos culturais e consegue desenvolver questionamentos sobre o assunto

B: reconhece as diferentes influências que arte possa ter na sua vida e compreende a necessidade de conhecê-las

I: assiste as propostas entendendo-as como arte

Habilidade: 

Praticar suas soft skills (liderança, empatia, resiliência, pensamento criativo e comunicação eficaz) através das
experiências de criações e composições teatrais, respeitando as
particularidades de seus pares

Descritores:

A: Participa das aulas e dos processos de aprendizado, demonstrando grande entusiasmo, engajamento e empatia. Comunica pensamento crítico e apresenta resiliência nos processos criativos

P: Participa e demonstra engajamento nas aulas e nos processos de aprendizado

B: Participa dos processos de aprendizado.

I: Participa demonstrando baixo engajamento nas aulas e nos processos de aprendizado.

Componente curricular: História da Arte

Professor: Vinícius Lapenta da Cunha

Conteúdos Nucleares:

  • Contextos históricos e culturais da arte – Entender como as obras de arte estão ligadas ao momento histórico e cultural em que foram feitas;
  • Elementos e princípios das artes visuais – Explorar as cores, formas e composições usadas nas obras de arte;
  • Técnicas e materiais artísticos – Testar diferentes materiais e técnicas para criar obras de arte;
  • Arte e tecnologia – Descobrir como a tecnologia pode ser usada para criar arte;
  • Interpretação e crítica de obras de arte – Entender e explicar o significado de diferentes obras de arte;
  • Produção e difusão cultural – Criar obras de arte e compartilhar com outras pessoas.

Habilidade: 

Identificar e analisar estilos, movimentos e escolas
artísticas ao longo da história.

Descritores: 

A: Identifica estilos e movimentos artísticos, descreve suas características
principais e explica como estão relacionados ao contexto histórico.

P: Reconhece estilos e movimentos artísticos e aponta características gerais de
cada um, com algumas referências ao contexto histórico.

B: Reconhece estilos ou movimentos artísticos de forma básica, mas tem
dificuldade em explicar suas características ou relacioná-los ao contexto histórico.

I: Não consegue identificar estilos ou movimentos artísticos nem descrever suas
características.

Habilidade: 

Relacionar obras de arte a seus contextos históricos,
sociais e culturais.

Descritores: 

A: Relaciona obras de arte aos acontecimentos históricos, sociais e culturais de
forma detalhada, com exemplos claros.

P: Relaciona obras de arte a contextos históricos, sociais e culturais de maneira
geral, mas com explicações menos detalhadas.

B: Reconhece algumas conexões entre obras de arte e contextos históricos, sociais
ou culturais, mas não apresenta explicações completas.

I: Não estabelece relações entre obras de arte e seus contextos históricos, sociais
ou culturais.

Habilidade: 

Interpretar obras de arte com base em elementos
formais, técnicos e simbólicos.

Descritores: 

A: Analisa materiais, técnicas e elementos visuais, como cor, forma e composição,
explicando como esses aspectos influenciam o significado da obra.

P: Identifica materiais e elementos visuais de uma obra de arte e oferece
interpretações gerais sobre seu significado.

B: Reconhece alguns materiais ou elementos visuais de uma obra de arte, mas
apresenta dificuldade para interpretá-los.

I: Não identifica materiais ou elementos visuais de uma obra de arte nem consegue
interpretá-los.

Habilidade: 

Criar trabalhos práticos usando materiais relacionados
a diferentes momentos da história da arte.

Descritores: 

A: Consegue entender bem o período estudado e aplica esse conhecimento de forma criativa e detalhada em um trabalho prático, seja ele concreto ou digital, atendendo todas as orientações do professor e demonstrando uma clara compreensão do contexto histórico e artístico.

P: Entende o período estudado e aplica esse conhecimento em um trabalho prático, atendendo as orientações do professor de maneira geral, mas com algumas limitações na profundidade da aplicação ou na conexão com o contexto histórico.

B: Tem alguma dificuldade em entender o período estudado e em aplicar esse conhecimento em um trabalho prático, com algumas falhas na conexão entre o trabalho e o contexto histórico ou nas orientações do professor.

I: Não consegue aplicar o conhecimento sobre o período estudado em um trabalho
prático ou não atende as orientações do professor de forma clara, sem fazer a
conexão com o contexto histórico.

Componente curricular: Estúdio de Arte

Professor: Vinícius Lapenta da Cunha

Conteúdos Nucleares:

  • Introdução à prática artística: técnicas e materiais inovadores;
  • História da arte aplicada: práticas relacionadas aos movimentos artísticos;
  • Inovação na arte: tecnologias digitais e novas mídias;
  • Produção artística colaborativa: projetos e exposições;
  • Reflexão crítica e estética: interpretação e apreciação de obras.

Habilidade: 

Explorar diferentes técnicas artísticas, aplicando conceitos históricos e culturais.

Descritores: 

A: Domina a aplicação de técnicas variadas, relacionando-as com contextos históricos e culturais em produções bem-acabadas e criativas.

P: Aplica com competência técnicas variadas, demonstrando compreensão básica dos contextos históricos e culturais associados.

B: Experimenta técnicas artísticas simples com apoio, reconhecendo de forma limitada os contextos históricos e culturais.

I: Apresenta dificuldades em aplicar técnicas artísticas, mesmo com suporte, e não relaciona a prática ao contexto histórico ou cultural.

Habilidade: 

Criar produções artísticas que dialoguem com temas
contemporâneos, utilizando recursos inovadores.

Descritores: 

A: Cria obras originais e impactantes que utilizam recursos inovadores, abordando temas contemporâneos com profundidade.

P: Desenvolve produções criativas com boa aplicação de recursos inovadores e abordagem clara de temas contemporâneos.

B: Constrói produções com simplicidade e pouco uso de recursos inovadores, abordando temas contemporâneos de forma limitada.

I: Encontra dificuldade em criar produções artísticas que utilizem recursos inovadores ou abordem temas contemporâneos.

Habilidade: 

Desenvolver projetos colaborativos que envolvam planejamento, execução e avaliação.

Descritores: 

A: Lidera e contribui de forma significativa em todas as etapas do projeto, promovendo a integração e a qualidade do trabalho em grupo.

P: Participa ativamente no planejamento, execução e avaliação, contribuindo de maneira consistente para o grupo.

B: Contribui com tarefas atribuídas no projeto, mas apresenta limitações no planejamento e na avaliação.

I: Participa pouco ou não se engaja de forma significativa nas etapas do projeto colaborativo.

Habilidade: 

Analisar e refletir criticamente sobre processos e produções artísticas próprias e alheias.

Descritores: 

A: Oferece análises profundas e bem-argumentadas, utilizando conceitos estéticos e históricos com clareza e originalidade.

P: Apresenta reflexões consistentes sobre produções artísticas, utilizando conceitos básicos de estética e história.

B: Expressa opiniões simples sobre produções artísticas, com pouca base conceitual ou argumentação.

I: Mostra dificuldade em refletir ou argumentar sobre produções artísticas, limitando-se a observações genéricas.

Componente curricular: Fitness

Professora: Joana Nascimento do Amaral

Conteúdos Nucleares:

  • Capacidades Físicas e Condicionamento Corporal;
  • Treinamento Funcional e Atividades Corporais Integradas;
  • Saúde e Qualidade de Vida;
  • Autoconhecimento Corporal e Cooperação.

Habilidade: 

Reconhecer e aplicar práticas corporais voltadas à melhoria da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho.

Descritores: 

A: Identifica com clareza os diferentes tipos de capacidades físicas e aplica corretamente exercícios específicos para cada uma, com consciência dos seus objetivos.

P: Reconhece os principais tipos de capacidades físicas e realiza os exercícios propostos com adequação.

B: Reconhece alguns tipos de capacidades físicas, mas apresenta dificuldade em relacioná-las aos exercícios adequados.

I: Não reconhece as capacidades físicas nem compreende a relação entre os exercícios e seus objetivos.

Habilidade: 

Planejar e realizar, individualmente ou em grupo, circuitos e sequências de exercícios físicos com objetivos específicos.

Descritores: 

A: Planeja e executa circuitos com criatividade, organização, coerência e adequação ao objetivo proposto, demonstrando liderança e cooperação.

P: Contribui ativamente para o planejamento e execução de circuitos com objetivos definidos, demonstrando bom entendimento das etapas.

B: Participa da execução dos circuitos com auxílio dos colegas ou professor, mas com dificuldades na organização ou coerência do planejamento.

I: Demonstra pouco ou nenhum envolvimento nas atividades de planejamento e execução dos circuitos, dependendo totalmente do direcionamento do professor.

Habilidade: 

Analisar os efeitos da atividade física regular na promoção da saúde física e mental, relacionando com hábitos de vida saudáveis.

Descritores: 

A: Analisa com profundidade os benefícios da atividade física para o corpo e a mente, e relaciona com práticas saudáveis no seu cotidiano.

P: Compreende os principais benefícios da atividade física e consegue relacionar com alguns hábitos saudáveis.

B: Reconhece os benefícios da atividade física, mas com dificuldade de relacionar com a própria rotina ou outros hábitos saudáveis.

I: Não demonstra compreensão dos efeitos da atividade física sobre a saúde física ou mental.

Habilidade: 

Atuar com autonomia e responsabilidade nas práticas corporais,
respeitando os próprios limites e os dos colegas.

Descritores: 

A: Participa das atividades com autonomia, responsabilidade e respeito aos limites individuais e coletivos, incentivando colegas de forma ética e colaborativa.

P: Atua com responsabilidade e respeito nas atividades, reconhecendo seus próprios limites e os dos colegas.

B: Participa das atividades, mas às vezes precisa de orientação para respeitar os limites ou agir com autonomia.

I: Apresenta dificuldades em agir com responsabilidade, comprometendo a dinâmica e a segurança das atividades.

Componente curricular: Educação Física – Voleibol

Professora: Luciana Motta de Araújo

Conteúdos Nucleares:

  • Fundamentos técnicos e táticos;
  • Regras oficiais da modalidade;
  • Organização, cooperação e resiliência;
  • Sistemas de jogo e suas variações.

Habilidade: 

Compreender e executar os fundamentos técnicos e táticos individuais e coletivos exigidos pela modalidade voleibol.

Descritores: 

A: compreende e executa os fundamentos técnicos e táticos em todas as ações individuais e coletivas.

P: compreende e executa os fundamentos técnicos e táticos na maioria das ações individuais e coletivas.

B: compreende e executa com auxílio do professor os fundamentos técnicos e táticos.

I: compreende e executa os fundamentos técnicos e táticos somente com a intervenção do professor

Habilidade: 

Conhecer e interpretar as regras da modalidade voleibol utilizando-a para melhor compreensão e execução dos movimentos e estratégias específicas do voleibol.

Descritores:

A: conhece e interpreta as regras da modalidade voleibol utilizando-a para melhor compreensão e execução dos movimentos e estratégias específicas do voleibol.

P: conhece as regras da modalidade voleibol utilizando-a para melhor compreensão e execução dos movimentos e estratégias específicas do voleibol.

B: precisa do auxílio do professor para interpretar as regras

I: precisa do auxílio do professor para informar a regra e para interpretá-la. 

Habilidade: 

Demonstrar organização, cooperação e resiliência nas atividades desenvolvidas durante as aulas.

Descritores:

A: demonstra organização, cooperação e resiliência nas atividades desenvolvidas durante as aulas

P: coopera com os colegas nas atividades desenvolvidas durante as aulas.

B: precisa de orientação do professor para se organizar e cooperar nas atividades durante as aulas.

I: demonstra pouca resiliência, organização e cooperação nas atividades propostas, precisando ser orientado constantemente pelo professor. 

Habilidade: 

Compreender e executar os principais sistemas de jogo e suas variações dentro da modalidade voleibol

Descritores:

A: compreende e executa os principais sistemas de jogo e suas variações dentro da modalidade voleibol.

P: compreende e executa os sistemas de jogo e suas variações mais básicos da modalidade voleibol.

B: executa os principais sistemas de jogo e suas variações da modalidade voleibol com orientação do professor.

I: executa os sistemas de jogo da modalidade voleibol com frequente intervenção do professor no auxílio dos posicionamentos em quadra. 

Componente curricular: Educação Física – Basquete

Professor: Filipe Ribas de Aguiar

Conteúdos Nucleares:

  • Fundamentos do basquete;
  •  Regras do basquete;
  • Variações das regras do basquete (FIBA, NBA e 3×3); 
  • História e manifestação cultural do basquete; 
  • Jogos pré-desportivos; 
  • Valências físicas necessárias à prática do esporte; 
  • Formas de jogar; 
  • Noções de preparação física; 
  • Sistemas de jogo; 
  • Conceitos táticos e estratégicos do basquete;
  • Locais e propostas de prática do basquete fora da escola.

Habilidade: 

Conhecer e aplicar as regras do Basquete.

Descritores: 

A: Conhece e aplica as regras do basquete durante o jogo respeitando a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.

P: Conhece e aplica as regras do basquete de forma parcial durante o jogo respeitando a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.

B: Conhece e aplica as regras do basquete e necessita da intervenção do professor para respeitar a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.

I: Conhece e aplica as regras do basquete de forma parcial e necessita da intervenção do professor para respeitar a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.

Habilidade: 

Executar ações individuais com e sem a bola que potencialize o
jogo coletivo

 Descritores: 

A: Executa ações individuais com e sem a bola que potencializam o jogo coletivo de forma sistemática respeitando a diversidade do grupo, demonstrando cooperação e resiliência.

P: Executa ações individuais com e sem a bola que potencializam o jogo coletivo, eventualmente respeitando a diversidade do grupo, demonstrando cooperação e resiliência.

B: Executa ações individuais com e sem a bola que potencializam o jogo coletivo e necessita de apoio do professor para respeita a diversidade do grupo.

I: Executa ações individuais com e sem a bola que eventualmente potencializam o jogo coletivo e necessita de apoio do professor para respeitar a diversidade do grupo.

Habilidade: 

Posicionar-se na quadra e estabelecer relação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Operacionais do Jogo.

 Descritores: 

A: Posiciona-se na quadra e estabelece relação de cooperação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Operacionais do Jogo de forma autônoma.

P: Posiciona-se na quadra e estabelece relação de cooperação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Operacionais do Jogo eventualmente.

B: Posiciona-se na quadra e necessita da intervenção do professor para construir uma relação de cooperação com seus companheiros.

I: Necessita de apoio do professor para posicionar-se na quadra e estabelecer relação tática com seus companheiros

Habilidade: 

Executar os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada.

Descritores: 

A: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada com autonomia.

P: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada eventualmente

B: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada e necessita de auxílio do professor para trabalhar de forma resiliente.

I: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma eventual e necessita de auxílio do professor para trabalhar de forma resiliente.

Componente curricular: Futsal Masculino/Feminino

Professor: Eduardo Figueiredo Maciel

Conteúdos Nucleares:

  • Técnica/Tática Individual
  • Tática de grupo e coletiva
  • Princípios Operacionais e Específicos dos Jogos Esportivos Coletivo
  • Sistemas Ofensivos e Defensivos
  • Regras do Futsal

Habilidade: 

Conhecer e aplicar as regras das modalidades pertencentes aos Futsal

Descritores: 

A: Conhece e aplica as regras do futsal durante o jogo respeitando a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.
P: Aplica as regras do futsal durante o jogo respeitando a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.

B: Aplica as regras do futsal de forma parcial durante o jogo.

I: Conhece e aplica as regras do futsal de forma parcial, necessitando da intervenção do professor no que se refere a sua execução.

Habilidade: 

Entender e executar ações individual com e sem a bola que potencializem o jogo coletivo

Descritores: 

A: Entende e executa a melhor ação individual com e sem a bola a ser tomada a fim de potencializar o jogo coletivo, respeitando a diversidade do grupo, demonstrando cooperação e resiliência.

P: Aplica ações individual com e sem a bola que potencializam o jogo coletivo respeitando a diversidade do grupo, demonstrando cooperação e resiliência.

B: Compreende qual a melhor ação individual com e sem a bola a ser tomada e necessita de apoio do professor para poder executá-la.

I: Reconhece as ações individuais com e sem a bola que devem ser executadas a fim de potencializar o jogo coletivo.

Habilidade: 

Posicionar-se na quadra e estabelecer relação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Específicos do Jogo.

Descritores: 

A: Posiciona-se na quadra com intuito de estabelecer relação de cooperação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Específicos do Jogo de forma autônoma.

P: Analisa seu posicionamentos na quadra com intuito de estabelecer relação de cooperação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Específicos do Jogo de forma autônoma.

B: Compreende como posicionar-se na quadra nas fases do jogo com a necessidade da intervenção do professor para construir uma relação de cooperação com seus companheiros.

I: Reconhece como posicionar-se na quadra nos diversos momentos do jogo.

Habilidade: 

Executar e criar dentro dos sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada.

Descritores: 

A: Executa e cria estratégias dentro dos sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e autonomia.

P: Aplica e analisa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada.

B: Compreende a utilização dos sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada e necessita de auxílio do professor para trabalhar de forma resiliente.

I: Reconhece os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma eventual.

Componente curricular: Handebol

Professor: Vicente Zilles Gonçalves

Conteúdos Nucleares:

  • Técnica Individual – habilidades locomotoras e manipulativas;
  • Tática Individual – posicionamento ofensivo;
  • Tática Coletiva – posicionamento defensivo;
  • Princípios Operacionais do Handebol;
  • Regras do Jogo.

Habilidade: 

Conhecer e aplicar as regras do Handebol

Descritores: 

A: Conhece e aplica as regras do handebol durante o jogo
respeitando a diversidade do grupo no que se refere a execução
das regras.

P: Conhece e aplica as regras do handebol de forma parcial
durante o jogo respeitando a diversidade do grupo no que se
refere a execução das regras.

B: Conhece e aplica as regras do handebol e necessita da
intervenção do professor para respeitar a diversidade do grupo
no que se refere a execução das regras.

I: Conhece e aplica as regras do handebol de forma parcial e
necessita da intervenção do professor para respeitar a
diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.

Habilidade: 

Executar ações individuais com e sem a bola que potencialize o jogo coletivo

Descritores: 

A: Executa ações individuais com e sem a bola que potencializam o jogo coletivo de forma sistemática respeitando
a diversidade do grupo, demonstrando cooperação e resiliência.

P: Executa ações individuais com e sem a bola que
potencializam o jogo coletivo, eventualmente respeitando a
diversidade do grupo, demonstrando cooperação e resiliência.

B: Executa ações individuais com e sem a bola que
potencializam o jogo coletivo e necessita de apoio do professor
para respeita a diversidade do grupo.

I: Executa ações individuais com e sem a bola que
eventualmente potencializam o jogo coletivo e necessita de
apoio do professor para respeita a diversidade do grupo.

Habilidade: 

Posicionar-se na quadra e estabelecer relação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Operacionais do Jogo.

Descritores: 

A: Posiciona-se na quadra e estabelece relação de cooperação
com seus companheiros com o objetivo de executar os
Princípios Operacionais do Jogo de forma autônoma.

P: Posiciona-se na quadra e estabelece relação de cooperação
com seus companheiros com o objetivo de executar os
Princípios Operacionais do Jogo eventualmente.

B: Posiciona-se na quadra e necessita da intervenção do
professor para construir uma relação de cooperação com seus
companheiros.

I: Necessita de apoio do professor para posicionar-se na quadra
e estabelecer relação tática com seus companheiros

Habilidade: 

Executar os sistemas ofensivos e defensivos durante o
jogo de forma coletiva e organizada.

Descritores: 

A: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de
forma coletiva e organizada com autonomia.

P: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de
forma coletiva e organizada eventualmente

B: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de
forma coletiva e organizada e necessita de auxílio do professor
para trabalhar de forma resiliente.

I: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de
forma eventual e necessita de auxílio do professor para
trabalhar de forma resiliente.