Prezadas famílias,

Apresentamos, no documento que segue, as habilidades avaliativas previstas para a 1º série do Ensino Médio no segundo semestre.

Essas habilidades orientam o processo de aprendizagem em cada componente curricular, articulando conhecimentos, competências e atitudes essenciais à formação integral dos estudantes.

Reforçamos que a avaliação no CIB21 é concebida de forma integrada, contemplando dimensões diagnóstica (levantamento prévio de saberes), somativa (mensuração dos resultados) e, sobretudo, formativa, acompanhando de maneira contínua o percurso individual e coletivo dos estudantes, por meio de devolutivas construtivas que favorecem o protagonismo, a autorreflexão e a tomada consciente de decisões sobre a própria aprendizagem.

Glossário:

Conteúdos nucleares

Temáticas gerais e específicas a serem desenvolvidas nas aulas por meio de metodologias diversas. 

Habilidades

Capacidades a serem avaliadas por meio de diferentes instrumentos como: apresentação de trabalhos, construção de mapas mentais, debates, resumos, rodas de conversa, experiências, vivências e provas.

As habilidades definidas no Plano de Ensino e descritas no Relatório de Avaliação são avaliadas e traduzidas em descritores de uma Escala de Proficiência, os quais efetivamente demonstram os resultados obtidos pelos alunos quanto ao domínio e mobilização de conhecimentos em termos de progressão e complexidade. São os chamados Níveis de Proficiência, listados a seguir: 

  • A: Avançado
  • P: Proficiente 
  • B: Básico
  • I: Insuficiente
 
      Ausência de Proficiência:
  • NR: Não realizado
  • NA: Não avaliado

Componente curricular: Biologia

Professora: Mariana Scalon Luchese

Conteúdos Nucleares

  • Síntese de proteínas: do DNA às proteínas.

  • Metabolismo celular: 
    – Respiração celular e fermentação
    – Fotossíntese
    – Fluxo de matéria e energia nos ecossistemas;
    – Cadeias e teias alimentares;
    – Produtividade primária.

Habilidade: 

Analisar o processo de síntese de proteínas e suas aplicações.

Descritores: 

A: Analisa o processo de síntese de proteínas e suas aplicações.

P: Compreende e descreve o processo de síntese de proteínas e suas aplicações.

B: Descreve o processo de síntese de proteínas e suas aplicações.

I:Reproduz o processo de síntese de proteínas e suas aplicações.

Habilidade: 

Analisar e descrever os fenômenos e processos metabólicos dos organismos vivos e estabelecer a relação entre eles.

Descritores: 

A: Analisa e descreve os fenômenos e processos metabólicos dos organismos vivos e estabelece corretamente a relação entre eles.

P: Compreende e descreve os fenômenos e processos metabólicos dos organismos vivos e estabelece a relação entre eles.

B:Descreve os fenômenos e processos metabólicos dos organismos vivos e estabelece parcialmente a relação entre eles.

I:Reproduz os fenômenos e processos metabólicos dos organismos vivos e percebe a relação entre eles.

Habilidade: 

Analisar e defender a importância da fotossíntese para a vida na Terra, os fatores que influenciam sua ocorrência e os agentes ou fenômenos que podem causar alterações.

Descritores:

A: Analisa e defende a importância da fotossíntese para a vida na Terra, os fatores que influenciam sua ocorrência e os agentes ou fenômenos que podem causar alterações.

P: Determina a importância da fotossíntese para a vida na Terra, os fatores que influenciam sua ocorrência e os agentes ou fenômenos que podem causar alterações.

B: Compreende a importância da fotossíntese para a vida na Terra, os fatores que influenciam sua ocorrência e os agentes ou fenômenos que podem causar alterações.

I: Reconhece a importância da fotossíntese para a vida na Terra, os fatores que influenciam sua ocorrência e os agentes ou fenômenos que podem causar alterações.

Habilidade: 

Avaliar a importância da preservação e conservação do meio ambiente, bem como os efeitos da ação humana, propondo e articulando ações para garantia da vida no planeta.

Descritores:

A: Avalia a importância da preservação e conservação do meio ambiente, bem como os efeitos da ação humana, propondo e articulando ações para garantia da vida no planeta.

P: Determina a importância da preservação e conservação do meio ambiente, bem como os efeitos da ação humana, propondo ações para garantia da vida no planeta.

B: Compreende a importância da preservação e conservação do meio ambiente, bem como os efeitos da ação humana, identificando ações para garantia da vida no planeta

I: Reconhece a importância da preservação e conservação do meio ambiente, bem como os efeitos da ação humana, listando ações para garantia da vida no planeta.

Componente curricular: Física

Professor: Ricieri Andrella Neto

Conteúdos Nucleares

  • Leis de Newton: Princípios da dinâmica; forças e interação entre corpos; leis do movimento; força resultante e variação da velocidade; pares ação e reação; representação gráfica e diagramas de corpo livre.

  • Princípios de conservação: Energia, trabalho e potência; forças conservativas e dissipativas; energia e suas relações; conservação de energia mecânica.

  • Gravitação: Lei da Gravitação Universas; Leis de Kepler.

     

Habilidade: 

Elaborar explicações e previsões a respeito da interação entre os corpos, com base na aplicação das Leis de Newton, interpretando o papel das forças envolvidas nos movimentos observados.

Descritores: 

A: Elabora explicações e previsões a respeito da interação entre os corpos, com base na aplicação das Leis de Newton, interpretando o papel das forças envolvidas nos movimentos observados.

P: Formula explicações sobre os movimentos observados com base nas Leis de Newton, identificando e representando as forças envolvidas.

B: Formula, com auxílio, explicações sobre os movimentos observados com base nas Leis de Newton, identificando e representando as forças envolvidas.

I: Identifica os tipos de força presentes em uma situação, estabelecendo relações com os movimentos resultantes.

Habilidade: 

Analisar situações físicas, reais ou simuladas, aplicando o princípio da conservação de energia mecânica para explicar transformações entre energia cinética e potencial, reconhecendo limites e condições de validade do modelo.

Descritores: 

A: Analisa situações físicas, reais ou simuladas, aplicando o princípio da conservação de energia mecânica para explicar transformações entre energia cinética e potencial, reconhecendo limites e condições de validade do modelo.

P: Resolve e interpreta problemas e simulações que envolvem transformações de energia, discutindo os limites da conservação da energia mecânica em situações-problema.

B: Aplica corretamente o princípio da conservação da energia mecânica em situações ideais, distinguindo claramente energia cinética e potencial.

I: Reconhece os tipos de energia envolvidos em sistemas físicos e utiliza, com apoio, o princípio da conservação da energia.

Habilidade: 

Analisar a evolução de modelos e teorias científicas ao longo da história, comparando diferentes explicações para fenômenos naturais, com base em múltiplas fontes de informação científica, a consistência e a validade dos argumentos apresentados.

Descritores:

A: Analisa a evolução de modelos e teorias científicas ao longo da história, comparando diferentes explicações para fenômenos naturais, com base em múltiplas fontes de informação científica, a consistência e a validade dos argumentos apresentados.

P: Compreende a trajetória histórica dos modelos científicos, comparando diferentes explicações para um mesmo fenômeno e avaliando com autonomia e discernimento a qualidade das fontes científicas utilizadas.

B: Compara adequadamente modelos científicos históricos, identificando transformações e utilizando fontes científicas com apoio ou orientação.

I: Reconhece modelos científicos de diferentes períodos e identifica algumas mudanças conceituais ao longo do tempo, utilizando fontes científicas com apoio ou orientação.

Componente curricular: Química

Professora: Flávia Bernardi

Conteúdos Nucleares

  • Soluções

  • Combustíveis

  • Reações de combustão

  • Estequiometria

Habilidade: 

Compreender de forma ampla as propriedades das soluções, como densidade, concentração e solubilidade, relacionando seus usos em contextos experimentais, tecnológicos e ambientais.

Descritores: 

A: Compreende de forma ampla as propriedades das soluções, como densidade, concentração e solubilidade, relacionando seus usos em contextos tecnológicos e ambientais.

P: Compreende de forma parcial as propriedades das soluções, como densidade, concentração e solubilidade, relacionando seus usos em contextos tecnológicos e ambientais.

B: Identifica parte das propriedades das soluções, como densidade, concentração e solubilidade, para identificar seus usos em contextos tecnológicos e ambientais.

I: Identifica parte das propriedades das soluções, como densidade, concentração e solubilidade.

Habilidade: 

Aplicar com precisão cálculos estequiométricos para prever e interpretar quantitativamente proporções de substâncias envolvidas em reações químicas, com foco no uso de recursos naturais e energéticos.

Descritores: 

A: Aplica com precisão cálculos estequiométricos para prever e interpretar quantitativamente proporções de substâncias envolvidas em reações químicas, com foco no uso de recursos naturais e energéticos.

P: Aplica de forma geral cálculos estequiométricos para prever e interpretar quantitativamente proporções de substâncias envolvidas em reações químicas, com foco no uso de recursos naturais e energéticos.

B: Compreende o uso de parte dos cálculos estequiométricos para prever e interpretar quantitativamente proporções de substâncias envolvidas em reações químicas, com foco no uso de recursos naturais e energéticos.

I: Compreende o uso de parte dos cálculos estequiométricos somente em contextos específicos.

Habilidade: 

Avaliar de forma aprofundada e crítica a produção e a utilização de diferentes combustíveis, considerando os impactos do seu uso.

Descritores:

A: Avalia de forma aprofundada e crítica a produção e a utilização de diferentes combustíveis, considerando os impactos do seu uso.

P: Avalia de forma geral a produção e a utilização de diferentes combustíveis, considerando os impactos do seu uso.

B: Compreende a produção e a utilização de diferentes combustíveis, considerando os impactos do seu uso.

I: Identifica a produção e a utilização de diferentes combustíveis.

Componente curricular: Cultura Judaica

Professores: Felipe Canterji Gerchman e Daniel Presman

Conteúdos Nucleares

  • Vivências e Tradições: ética judaica; diversidade cultural na modernidade e antissemitismo.

  • História do Povo Judeu: Shoá

  • Tanach.

Habilidade: 

Descrever e contextualizar os processos da emergência do nazismo, reconhecendo os marcos da exclusão dos judeus dentro da sociedade alemã.

Descritores: 

A: Descreve e contextualiza os processos da emergência do nazismo, reconhecendo os marcos da exclusão dos judeus dentro da sociedade alemã.

P: Descreve a ascensão do nazismo e reconhece os principais marcos da exclusão dos judeus dentro da sociedade alemã.

B: Identifica os principais elementos do nazismo e menciona alguns dos fatores relacionados com a exclusão dos judeus dentro da sociedade alemã.

I: Cita de forma pontual algumas características do nazismo e reconhecer de modo fragmentário os marcos da exclusão dos judeus na sociedade alemã.

Habilidade: 

Analisar e refletir sobre as condições de propagação do discurso de ódio, do cerceamento das liberdades e da produção de totalitarismos.

Descritores: 

A: Analisa e reflete sobre as condições de propagação do discurso de ódio, do cerceamento das liberdades e da produção de totalitarismos.

P: Compreende os principais fatores que favorecem discursos de ódio e restrições à liberdade, relacionando-os com contextos totalitários.

B: Identifica alguns dos fatores que favorecem discursos de ódio e restrições à liberdade, e reflete sobre os contextos totalitários.

I: Descreve algumas características dos discursos de ódio e de contextos totalitários.

Habilidade: 

A partir das leituras propostas, analisar o antissemitismo nos séculos XX e XXI.

Descritores:

A: A partir das leituras propostas, analisa o antissemitismo nos séculos XX e XXI.

P: A partir das leituras propostas, reflete sobre os principais aspectos do antissemitismo nos séculos XX e XXI.

B: A partir das leituras propostas, aponta características do antissemitismo nos séculos XX e XXI.

I: Realiza algumas relações entre as leituras propostas e o antissemitismo, de forma fragmentada.

Habilidade: 

Conhecer, compreender e analisar a estrutura e disposição dos livros do Tanach, bem como os períodos aos quais os livros se referem.

Descritores:

A: Conhece, compreende e analisa a estrutura do Tanach. É capaz de localizar episódios no livro, relacioná-los com o segmento em que se encontra no Tanach e com o contexto no qual está inserido.

P: Conhece e compreende a estrutura do Tanach e o conteúdo gera das 3 partes que o compõe.

B: Conhece e compreende a estrutura do Tanach.

I: Conhece alguns dos componentes do Tanach e alguns aspectos de sua estrutura.

Habilidade: 

Identificar, compreender e analisar os valores contidos nas obras e as principais linhas de estudo e leitura dos livros do Tanach.

Descritores:

A: Identifica, compreende e analisa os valores, lições e possibilidades de intepretações do Tanach. É capaz de compreender e desenvolver ideias baseadas no conceito dos 4 níveis de interpretação do Pardes.

P: Identifica, compreende e analisa os valores, lições e possibilidades de interpretações do Tanach.

B: Identifica e compreende valores a partir de episódios estudados do Tanach.

I: Identifica alguns valores a partir dos textos estudados do Tanach.

  • Leitura: Em Busca de Sentido: um psicólogo no campo de concentração
    Período de leitura: Será trabalhado ao longo dos meses de agosto e setembro
  • Leitura: É isto um Homem?
    Período de leitura: Será trabalhado ao longo dos meses de outubro e novembro.
  • Leitura: Maus: a história de um sobrevivente
    Período de leitura: Será trabalhado durante todo o semestre.

Componente curricular: Filosofia

Professores: Gustavo Coelho e Roberto Azambuja.

Conteúdos Nucleares:

  • Livre mercado e conceitos morais

  • O Pensamento ético de Immanuel Kant

  • A Teoria da justiça de John Rawls

Habilidade: 

Analisar, com precisão conceitual e clareza, a importância dos valores éticos e do papel da justiça na estruturação das sociedades.

Descritores: 

A: Analisa, com precisão conceitual e clareza, a importância dos valores éticos e do papel da justiça na estruturação das sociedades.

P: Compreende a importância dos valores éticos e do papel da justiça na estruturação das sociedades.

B: Reconhece valores éticos e noções de justiça com explicações genéricas, articulando-os sem clareza com a estruturação das sociedades.

I:Identifica valores éticos e noções de justiça de forma fragmentada, sem articulá-los com a estruturação da sociedade.

Habilidade: 

Compara, com precisão conceitual e clareza, diferentes fontes e narrativas com vistas à compreensão de ideias filosóficas e processos políticos, econômicos e sociais, evidenciando compreensão crítica das ideias e temas discutidos.

Descritores: 

A: Compara, com precisão conceitual e clareza, diferentes fontes e narrativas com vistas à compreensão de ideias filosóficas e processos políticos, econômicos e sociais, evidenciando compreensão crítica das ideias e temas discutidos.

P: Compara fontes e narrativas relevantes utilizando ideias filosóficas com bom nível de clareza, ainda que com pequenas imprecisões ou lacunas de aprofundamento no exame dos tópicos estudados.

B: Identifica ideias ou posicionamentos presentes nas fontes estudadas, porém apresentando explicações genéricas, uso limitado de conceitos e pouca articulação com contextos políticos, econômicos e sociais.

I: Identifica fontes e argumentos de forma incorreta, estabelecendo comparações excessivamente superficiais ou incoerentes, com ausência de conceitos ou de vínculo com os temas filosóficos estudados.

Habilidade: 

Problematizar, com precisão conceitual e clareza, formas de desigualdade, preconceito e discriminação relacionado-as ao debate filosófico sobre justiça e identificando ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

Descritores:

A: Problematiza, com precisão conceitual e clareza, formas de desigualdade, preconceito e discriminação relacionado-as, com profundidade, ao debate filosófico sobre justiça e identificando ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

P: Problematiza formas de desigualdade, preconceito e discriminação relacionado-as ao debate filosófico sobre justiça e identificando ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.

B: Identifica injustiças ou situações de desrespeito aos Direitos Humanos, porém as analisa de forma genérica, com pouco embasamento filosófico e propostas de ação pouco desenvolvidas ou articuladas.

I: Identifica injustiças ou situações de desrespeito aos Direitos Humanos sem, porém, articulá-las com ideias que permeiam o debate filosófico sobre justiça e sem propor ações coerentes com a promoção dos Direitos Humanos ou com o respeito à liberdade e à diversidade.

Componente curricular: Geografia

Professor: Reginaldo Dadalt

Conteúdos Nucleares:

  • Geomorfologia das regiões e paisagens geográficas: As dinâmicas dos agentes externos (intemperismo e erosão), suas consequências para a sociedade e os impactos ambientais; como indicadora das transformações das paisagens; os tipos de solos, suas produtividades e sua relação com a sustentabilidade ambiental.

  • Climatologia das paisagens geográficas: Fatores e Elementos climáticos; As dinâmicas das massas de ar no globo e suas implicações na constituição dos ambientes naturais; Classificações climáticas do Brasil.

  • Hidrografia e suas territorialidades geográficas: Os corpos de águas continentais; Ciclo hidrológico; aquíferos e as águas subterrâneas; Bacias e redes hidrográficas; Hidrografia brasileira; Pegada hídrica; Gestão de recursos hídricos.

Habilidade: 

Avaliar os efeitos dos agentes externos, como intemperismo e erosão, na transformação das paisagens e na formação dos solos, avaliando suas consequências socioambientais e propondo, com base em realidades locais, planejamento e gestão do territorial e práticas sustentáveis de uso e conservação do solo

Descritores: 

A: Avaliar os efeitos dos agentes externos, como intemperismo e erosão, na transformação das paisagens e na formação dos solos, avaliando suas consequências socioambientais e propondo, com base em realidades locais, planejamento e gestão do territorial e práticas sustentáveis de uso e conservação do solo.

P: Analisar os efeitos dos agentes externos sobre os solos e paisagens, reconhecendo suas implicações ambientais e sociais. Propõe práticas sustentáveis e ações de gestão territorial adequadas, com base em situações discutidas ou observadas.

B: Identificar os efeitos dos agentes externos sobre paisagens e solos, reconhecendo parcialmente suas consequências. Propõe soluções genéricas, com dificuldades em conectá-las ao contexto local.

I: Não reconhece suficientemente os efeitos dos agentes externos na formação dos solos ou as implicações socioambientais. Não propõe ações ou práticas sustentáveis de forma compreensível.

Habilidade: 

Avaliar as consequências ambientais decorrentes das dinâmicas entre os oceanos, atmosfera e criosfera do planeta Terra, reconhecendo tanto os efeitos visíveis quanto não visíveis das mudanças provocadas por forças naturais e antrópicas no clima, interpretando e avaliando a interação sistêmica entre a sociedade e natureza.

Descritores: 

A: Avaliar as consequências ambientais decorrentes das dinâmicas entre os oceanos, atmosfera e criosfera do planeta Terra, reconhecendo tanto os efeitos visíveis quanto não visíveis das mudanças provocadas por forças naturais e antrópicas no clima, interpretando e avaliando a interação sistêmica entre a sociedade e natureza.

P: Analisar as consequências ambientais decorrentes das dinâmicas entre os oceanos, atmosfera e criosfera do planeta Terra, relacionando tanto os efeitos visíveis quanto não visíveis das mudanças provocadas por forças naturais e antrópicas no clima, interpretando e avaliando a interação sistêmica entre a sociedade e natureza.

B: Identificar as dinâmicas entre os oceanos, atmosfera e criosfera do planeta Terra, identificando parcialmente os efeitos visíveis ou não visíveis das mudanças provocadas por forças naturais e antrópicas no clima, interpretando e avaliando a interação sistêmica entre a sociedade e natureza.

I: Não reconhece suficientemente as dinâmicas entre os oceanos, atmosfera e criosfera do planeta Terra, não identificando as mudanças provocadas por forças naturais e antrópicas no clima, desconsiderando aspectos da interação sistêmica entre a sociedade e natureza.

Habilidade: 

Analisar as competências legais e os impactos socioambientais em recurso hídricos decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.

Descritores:

A: Avaliar as competências legais e os impactos socioambientais em recursos hídricos decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.

P: Analisar as competências legais e os impactos socioambientais em recurso hídricos decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, discutindo as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência e a ética socioambiental e o consumo responsável.

B: Identifica as características das competências legais, os impactos socioambientais em recurso hídricos decorrentes de práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, as origens dessas práticas, selecionando, incorporando e promovendo aquelas que favoreçam a consciência, a ética e a sustentabilidade econômica e socioambiental do consumo responsável.

I: Não reconhece suficientemente as competências legais, os impactos socioambientais, as características dos recursos hídricos, as práticas de instituições governamentais, de empresas e de indivíduos, a consciência ética e a sustentabilidade econômica e socioambiental do consumo responsável.

Componente curricular: História

Professor: Thiago Scott Duarte

Conteúdos Nucleares:

  • Era Vargas (1930 – 1945) – Estrutura política, econômica, cultural, social e o papel da II Guerra Mundial.

  • República Populista/Democrática (1945 – 1964) – Cultura, sociedade, política e economia do período.

  • Ditadura Civil-Militar (1964 – 1985) – contexto mundial e nacional, economia, sociedade, movimentos sociais e cultura.

Habilidade: 

Analisar a atuação de grupos sociais no tempo e no espaço.

Descritores: 

A: Analisa a atuação de grupos sociais no tempo e no espaço.

P: Identifica e explica a atuação dos grupos sociais no tempo e no espaço

B: Entende a atuação de grupos sociais no tempo e no espaço

I: Situa grupos sociais no tempo e no espaço.

Habilidade: 

Analisar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de processos e eventos históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais.

Descritores: 

A: Analisar diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, com vistas à compreensão de processos e eventos históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais.

P: Identifica e explica diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens, relacionando-as à compreensão de processos e eventos históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais.

B: Localiza diferentes fontes e narrativas expressas em diversas linguagens relacionadas a processos e eventos históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais.

I: Aponta exemplos de fontes e narrativas sobre processos e eventos históricos, políticos, econômicos, sociais e culturais

Habilidade: 

Identificar e caracterizar a presença do patrimonialismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos.

Descritores:

A: Identifica e caracteriza a presença do patrimonialismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos.

P: Descreve a presença do patrimonialismo e do populismo na política, na sociedade e nas culturas brasileira e latino-americana, em períodos ditatoriais e democráticos.

B: Cita a presença do patrimonialismo e do populismo na política.

I: Situa a presença do patrimonialismo e do populismo na política.

Componente curricular: Língua Inglesa – Teens 1

Professora: Carina Santos

Conteúdos Nucleares:

  • Biographical paragraph

  • Autobiographical paragraph

  • Comparison and contrast paragraphs: Structure, cohesion, and coherence; Transition words; Signal words; Grammar and punctuation according to students productions.

Habilidade: 

Reading – Compreender informações gerais e específicas em textos sobre assuntos diversos, diferenciando intenções, opiniões e estilos.

Descritores: 

A: O aluno compreende com êxito informações gerais e específicas em textos sobre assuntos diversos, sempre diferenciando intenções, opiniões e estilos.

P: O aluno compreende majoritariamente informações gerais e específicas em textos sobre assuntos diversos, diferenciando intenções, opiniões e estilos.

B: O aluno compreende parcialmente informações gerais e específicas em textos sobre assuntos diversos, raramente diferenciando intenções, opiniões e estilos.

I: O aluno compreende parcialmente informações gerais em textos.

Habilidade: 

Listening – Compreender programas informativos ou de entretenimento nos meios de comunicação, desenvolvendo as competências de escuta.

Descritores: 

A: O aluno compreende com excelência programas informativos ou de entretenimento nos meios de comunicação, desenvolvendo as competências de escuta

P: O aluno majoritariamente compreende programas informativos ou de entretenimento nos meios de comunicação, desenvolvendo as competências de escuta.

B: O aluno parcialmente compreende programas informativos ou de entretenimento nos meios de comunicação, raramente desenvolvendo as competências de escuta.

I: O aluno parcialmente compreende programas informativos ou de entretenimento nos meios de comunicação.

Habilidade: 

Writing – Empregar a variedade e o estilo de língua adequados ao gênero do discurso ao escrever textos, utilizando recursos linguísticos intermediários.

Descritores:

A: O aluno emprega com êxito a variedade e o estilo de língua adequados ao gênero do discurso ao escrever textos, sempre utilizando recursos linguísticos intermediários. 

P: O aluno emprega majoritariamente a variedade e o estilo de língua adequados ao gênero do discurso ao escrever textos, utilizando recursos linguísticos intermediários. 

B: O aluno emprega parcialmente a variedade e o estilo de língua adequados ao gênero do discurso ao escrever textos, raramente utilizando recursos linguísticos intermediários. 

I: O aluno emprega parcialmente a variedade e o estilo de língua adequados ao gênero do discurso ao escrever textos.

Habilidade: 

Speaking – Expressar-se sobre diversos assuntos, apresentando fluência e pronúncia adequadas.

Descritores:

A: O aluno se expressa com excelência de forma clara e adequada sobre diferentes assuntos, sempre apresentando fluência e pronúncia inteligível.

P: O aluno se expressa majoritariamente de forma clara e adequada sobre diferentes assuntos, apresentando fluência e pronúncia inteligível.

B: O aluno parcialmente se expressa de forma clara e adequada sobre diferentes assuntos, raramente apresentando fluência e pronúncia inteligível

I: O aluno parcialmente se expressa de forma clara e adequada sobre diferentes assuntos.

Habilidade: 

Expressar-se de forma clara e adequada sobre diferentes assuntos, apresentando fluência e pronúncia inteligível (S).

Descritores:

A: Expressa-se com excelência de forma clara e adequada sobre diferentes assuntos, sempre apresentando fluência e pronúncia inteligível.

P: Expressa-se de forma clara e adequada sobre diferentes assuntos, apresentando fluência e pronúncia inteligível.

B: Expressa-se parcialmente de forma clara e adequada sobre diferentes assuntos, raramente apresentando fluência e pronúncia inteligível.

I: Expressa-se parcialmente de forma clara e adequada sobre diferentes assuntos.

Componente curricular: Língua Inglesa – Teens 2

Professora: Ana Paula Scholl

Conteúdos Nucleares:

  • Desenvolvimento de habilidades de escrita com foco em textos persuasivos
  • Desenvolvimento de habilidades de fala com foco em apresentações
    Inglês acadêmico
  • Elementos de coesão
  • Estratégias de persuasão
  • Vocabulário referente aos temas estudados
  • Revisão de estruturas linguísticas

Habilidade: 

Compreender informações gerais e específicas em textos sobre assuntos diversos, diferenciando intenções, opiniões e estilos.

Descritores: 

A: O aluno compreende plenamente informações gerais e específicas em textos sobre assuntos diversos de forma consistente, diferenciando intenções, opiniões e estilos.

P: O aluno compreende, em sua maioria, informações gerais e específicas em textos sobre assuntos diversos, diferenciando intenções, opiniões e estilos.

B: O aluno compreende parcialmente informações gerais e específicas em textos sobre assuntos diversos, diferenciando intenções, opiniões e estilos.

I: O aluno compreende poucas informações de textos sobre assuntos diversos.

Habilidade: 

Compreender exposições diversas em diferentes meios de comunicação. 

Descritores: 

A: O aluno compreende plenamente exposições diversas em diferentes meios de comunicação.

P: O aluno compreende exposições diversas consistentemente em diferentes meios de comunicação.

B: O aluno compreende parcialmente exposições diversas nos meios de comunicação.

I: O aluno compreende apenas os pontos principais de programas quando a fala é relativamente lenta e clara.

Habilidade: 

Escrever textos de forma clara e bem estruturada, posicionando-se criticamente.

Descritores:

A: O aluno escreve textos claros, seguindo a estrutura proposta, empregando recursos linguísticos intermediários com precisão e posicionando-se criticamente.

P: O aluno escreve textos claros, seguindo a estrutura proposta e apresentando o seu ponto de vista.

B: O aluno escreve textos apresentando o seu ponto de vista em relação a determinada questão, porém fora da estrutura proposta ou empregando recursos linguísticos básicos.

I: O aluno escreve textos articulados de forma simples, fora da estrutura proposta e emprega recursos linguísticos básicos.

Habilidade: 

Expressar-se oralmente de maneira fluente e eficaz, utilizando recursos linguísticos intermediários.

Descritores:

A: O aluno expressa-se oralmente de maneira eficaz e com um alto grau de elaboração, apresenta fluência e utiliza recursos linguísticos intermediários com precisão.

P: O aluno expressa-se oralmente de maneira eficaz, apresenta fluência e utiliza recursos linguísticos intermediários, mesmo que com alguns desvios.

B: O aluno expressa-se oralmente de forma simples, com limitações no uso de vocabulário, recursos linguísticos e/ou pronúncia que podem comprometer a clareza e eficácia de sua fala.

I: O aluno tem dificuldade de expressar-se oralmente e utiliza vocabulário e recursos linguísticos básicos.

Componente curricular: Língua Portuguesa

Professora: Mirvana Luz Teixeira

Conteúdos Nucleares:

  • Sentido literal e sentido figurado; figuras de linguagem; efeitos de sentido
  • Morfologia: estrutura e processos de formação de palavras
  • Regência verbal e regência nominal
  • Sintaxe básica da oração
  • Revisão textual

Habilidade: 

Reconhecer o emprego de linguagem figurada, identificar recursos expressivos semânticos e inferir a intencionalidade do autor do texto em utilizar tais recursos.

Descritores: 

A: Reconhece o emprego de linguagem figurada, identifica e nomeia, com consistência, recursos expressivos semânticos e infere a intencionalidade do autor do texto ao utilizar tais recursos.

P: Reconhece o emprego de linguagem figurada, identifica os principais recursos expressivos semânticos e infere a intencionalidade do autor do texto ao utilizar tais recursos.

B: Reconhece o emprego de linguagem figurada, identifica alguns recursos expressivos semânticos, sem nomeá-los, e infere superficialmente a intencionalidade do autor do texto ao utilizar tais recursos.

I: Não reconhece o emprego de linguagem figurada e não consegue inferir a intencionalidade do autor do texto ao utilizar recursos expressivos semânticos.

Habilidade: 

Identificar os elementos de composição e os processos de formação de palavras, entendendo a colaboração semântica dos morfemas para o significado dos vocábulos.

Descritores: 

A: Identifica os elementos de composição e os processos de formação de palavras, compreendendo a colaboração semântica dos morfemas para o significado dos vocábulos.

P: Identifica a maioria dos elementos de composição e dos processos de formação de palavras, compreendendo colaboração semântica dos morfemas para o significado dos vocábulos.

B: Demonstra compreensão dos processos de formação das palavras e compreende parcialmente a colaboração semântica dos morfemas para o significado dos vocábulos.

I: Não compreende os processos de formação de palavras e não identifica a colaboração semântica dos morfemas para o significado dos vocábulos.

Habilidade: 

Empregar regência verbal e regência nominal de acordo com a norma-padrão e comparar com o seu emprego no português coloquial brasileiro.

Descritores:

A: Aplica, com consistência, as regras de regência verbal e de regência nominal e é capaz de comparar o seu uso com o emprego de regência no português coloquial brasileiro.

P: Aplica a maioria das regras de uso de regência verbal e de regência nominal e é capaz de comparar o seu uso com o emprego de regência no português coloquial brasileiro.

B: Aplica poucas regras de uso de regência verbal e nominal, não sendo capaz de relacionar o seu emprego com o uso no português coloquial brasileiro.

I: Conhece o uso da regência verbal e da regência nominal no português coloquial, mas desconhece e não aplica as regras da gramática normativa.

Habilidade: 

Construir produções escritas, reconhecendo a estrutura básica da oração (sujeito, predicado, verbos e complementos) de modo a identificar e corrigir desvios no uso da vírgula, da crase e da ortografia.

Descritores:

A: Avalia e realiza criticamente produções escritas, justifica e corrige com precisão desvios de vírgula, de crase e de ortografia, com base na análise da estrutura sintática da oração.

P: Aplica o conhecimento da estrutura da oração para identificar e corrigir a maioria dos desvios no uso da vírgula, da crase e da ortografia em produções escritas.

B: Reconhece parcialmente a estrutura da oração e localiza alguns desvios, mas corrige apenas parte dos erros relacionados à vírgula, à crase e à ortografia.

I: Demonstra dificuldade em reconhecer a estrutura da oração e não consegue identificar nem corrigir adequadamente erros de vírgula, crase e ortografia.

Componente curricular: Literatura

Professora: Luara Minuzzi

Conteúdos Nucleares:

  • Gênero lírico e suas características

  • Processos de interpretação de textos líricos

  • Principais textos poéticos do Ocidente

  • Apresentação e análise de formas multimidiáticas na arte

  • Estudo do gênero canção

Habilidade: 

Analisar obras significativas das literaturas brasileiras e de outros países e povos, em especial a portuguesa, a indígena, a africana e a latino-americana, com base em ferramentas da crítica literária ou outros critérios relacionados a diferentes matrizes culturais, considerando o contexto de produção e o modo como dialogam com o presente.

Descritores: 

A: Compreende e interpreta, de forma crítica e aprofundada, as obras literárias
propostas, relacionando-as com o contexto em que foram produzidas.

P: Compreende e interpreta as obras literárias propostas.

B: Compreende alguns dos pontos principais das obras literárias propostas, mas de
forma superficial, sem conseguir interpretá-los criticamente.

I: Não consegue identificar os pontos principais das obras literárias propostas, mesmo com apoio.

Habilidade: 

Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros literários, compartilhando sentidos construídos na leitura de textos para a elaboração do sentido da condição humana.

Descritores: 

A: Analisa, de forma crítica e aprofundada, relações estabelecidas entre textos de
diferentes contextos de produção, percebendo como esses contextos influenciam na estruturação e na temática das obras.

P: Analisa relações estabelecidas entre textos de diferentes contextos de produção,
percebendo semelhanças e diferenças entre eles.

B: Identifica diferenças e semelhanças entre textos de diferentes contextos de
produção, embora não consiga analisar e interpretar essas diferenças.

I: Não consegue identificar diferenças e semelhanças entre textos de diferentes
contextos de produção.

Habilidade: 

Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas do gênero literário lírico, interpretando seus significados a partir dos textos propostos.

Descritores:

A: Percebe as características do gênero literário lírico e é capaz de interpretar as obras literárias propostas a partir desses conceitos e dessas características de forma crítica e aprofundada.

P: Percebe as características do gênero literário lírico e é capaz de interpretar as obras literárias propostas a partir desses conceitos e dessas características.

B: Identifica as características do gênero literário lírico, embora não seja capaz de
aplicá-las aos textos literários lidos.

I: Não consegue identificar as características do gênero literário lírico nem aplicá-las aos textos literários lidos.

Habilidade: 

Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de
diferentes gêneros literários, interpretando seus significados e comparando com os elementos específicos das formas multimidiáticas a partir dos textos propostos.

Descritores:

A: Percebe e compara as características de diversos gêneros literários e é capaz de os
relacionar com outros textos multimidiáticos de forma profunda e crítica.

P: Percebe e compara as características de diversos gêneros literários e é capaz de os
relacionar com outros textos multimidiáticos.

B: Percebe as características de diversos gêneros literários, embora não consiga
estabelecer uma relação entre eles.

I: Não consegue identificar as características dos diversos gêneros literários a fim de
poder compará-los.

Componente curricular: Redação

Professora: Mirvana Luz Teixeira

Conteúdos Nucleares:

  • A carta como gênero textual

  • O artigo de opinião como gênero textual

  • O ensaio como gênero textual

  • O podcast como gênero textual

Habilidade: 

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista, sendo capaz de sustentar qualificadamente a inteligibilidade e a interpretabilidade do texto, bem como os aspectos referentes à consistência das ideias/argumentos manipulados.

Descritores: 

A: O aluno tem domínio sobre todas as etapas de produção textual nos diferentes gêneros textuais, selecionando argumentos pertinentes à tese defendida sem que haja presença de lacunas e de falhas na consistência das ideias/argumentos.

P: O aluno tem domínio parcial sobre as etapas de produção textual nos diferentes gêneros textuais, selecionando argumentos pertinentes à tese defendida com a presença de raras lacunas e falhas na consistência das ideias/argumentos.

B: O aluno apresenta pouco domínio sobre as etapas de produção textual nos diferentes gêneros textuais, apresentando algumas lacunas na consistência das ideias/argumentos e raras falhas na sequência argumentativa – sem que haja contradição.

I: O aluno constrói argumentos em que há falhas constantes na seleção argumentativa, de modo que a organização da produção textual e a consequente interpretação das ideias são prejudicadas de maneira significativa, podendo eventualmente haver a presença de contradições.

Habilidade: 

Compreender a proposta de produção textual e aplicar conceitos das diferentes áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais da tipologia argumentativa em seus distintos gêneros textuais.

Descritores: 

A: O aluno seleciona, em diferentes produções textuais, exemplos referentes a distintas áreas do conhecimento, de modo a desenvolver o tema de forma criativa, com uma abordagem argumentativa diferenciada e baseada em mais de uma linha argumentativa, relacionando as ideias com criatividade e com propriedade.

P: O aluno, em diferentes produções textuais, desenvolve o tema a partir de diferentes linhas argumentativas, baseando-se em exemplos legítimos, pertinentes e produtivos à tese defendida.

B: O aluno desenvolve o tema a partir de uma linha argumentativa coerente, baseando-se em exemplos pertinentes e produtivos à tese defendida.

I: Há ausência de uma linha argumentativa consistente, apresentando sequências argumentativas curtas e esparsas durante as produções textuais realizadas.

Habilidade: 

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, com domínio de estratégias coesivas referenciais e sequenciais.

Descritores:

A: O aluno demonstra exímio conhecimento dos recursos coesivos que a língua oferece, utilizando-os de forma criativa e qualificada, sem que haja nenhuma repetição e com grande variação de relações semânticas (adversativa, aditiva, conclusiva, explicativa, causal, etc).

P: O aluno produz textos com raras inadequações de coesão e/ou coerência, sendo capaz de utilizar diferentes recursos coesivos a partir de estratégias de coesão referencial e sequencial, apresentando grande variedade e grande quantidade de elementos coesivos.

B: O aluno produz textos com poucas inadequações de coesão e/ou coerência, sendo capaz de utilizar diferentes recursos coesivos a partir de estratégias de coesão referencial e sequencial.

I: O aluno produz textos em que há constantes quebras na linha coesiva, embora apresente alguns elementos de coesão referencial e/ou sequencial ao longo das produções textuais.

Habilidade: 

Demonstrar domínio da norma culta da Língua Portuguesa aplicado à produção textual, seja ela escrita ou oral, adequando a variedade linguística à temática e à tipologia textual propostas.

Descritores:

A: Demonstra domínio da norma culta da Língua Portuguesa aplicada à produção textual.

P: Demonstra domínio parcial da norma culta da Língua Portuguesa aplicada à produção textual.

B: Demonstra desvios constantes da norma culta da Língua Portuguesa aplicada à produção textual.

I: Demonstra excessivos desvios da norma culta da Língua Portuguesa aplicada à produção textual.

Componente curricular: Matemática

Professora: Josy Rocha

Conteúdos Nucleares:

  • Exponenciais

  • Logaritmos

Habilidade: 

Resolver equações e situações problema que envolvam equações exponenciais.

Descritores: 

A: Relaciona conceitos e definições do objeto de conhecimento em questão com outras habilidades já trabalhadas, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado, atingindo um aproveitamento dentro da faixa de desempenho superior.

P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária superior.

B: Compreende as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária inferior.

I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento, atingindo um aproveitamento dentro da faixa inferior.

Habilidade: 

Construir a representação algébrica e gráfica da função exponencial a partir da sua lei de formação.

Descritores: 

A: Relaciona conceitos e definições do objeto de conhecimento em questão com outras habilidades já trabalhadas, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado, atingindo um aproveitamento dentro da faixa de desempenho superior.

P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária superior.

B: Compreende as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária inferior.

I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento, atingindo um aproveitamento dentro da faixa inferior.

Habilidade: 

Resolver equações e situações problemas que envolvam logaritmos e suas propriedades.

Descritores:

A: Relaciona conceitos e definições do objeto de conhecimento em questão com outras habilidades já trabalhadas, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado, atingindo um aproveitamento dentro da faixa de desempenho superior.

P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária superior.

B: Compreende as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária inferior.

I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento, atingindo um aproveitamento dentro da faixa inferior.

Habilidade: 

Analisar a representação algébrica e gráfica da função logarítmica nos quais seja necessário compreender e interpretar a variação das grandezas envolvidas, em contextos diversos.

Descritores:

A: Relaciona conceitos e definições do objeto de conhecimento em questão com outras habilidades já trabalhadas, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado, atingindo um aproveitamento dentro da faixa de desempenho superior.

P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária superior.

B: Compreende as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária inferior.

I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento, atingindo um aproveitamento dentro da faixa inferior.

Habilidade: 

Analisar vários modelos de funções polinomiais para resolver diversos contextos. (Modular, composta…)

Descritores:

A: Relaciona conceitos e definições do objeto de conhecimento em questão com outras habilidades já trabalhadas, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado, atingindo um aproveitamento dentro da faixa de desempenho superior.

P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária superior.

B: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária inferior. 

I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento, atingindo um aproveitamento dentro da faixa inferior.

Habilidade: 

Comparar e elaborar representações algébricas e gráficas de funções polinomiais de 1º e 2º grau, com ou sem apoio de tecnologias digitais.

Descritores:

A: Relaciona conceitos e definições do objeto de conhecimento em questão com outras habilidades já trabalhadas, aplica suas fórmulas e relações em nível avançado e produz em aula de modo consistente e qualificado, atingindo um aproveitamento dentro da faixa de desempenho superior.

P: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações abstratas e cotidianas, realizando também operações reversas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária superior.

B: Aplica as fórmulas e relações do objeto de conhecimento em situações diretas e identifica a habilidade em situações cotidianas, atingindo um aproveitamento dentro da faixa intermediária inferior. 

I: Identifica os elementos e conceitos que definem o objeto de conhecimento, atingindo um aproveitamento dentro da faixa inferior.

Componente curricular: LIFE Inovação e Empreendedorismo

Professores: Diego Maffazzioli, Fabiano Silveira & Roberto Azambuja.

Conteúdos Nucleares

  • Mentalidade empreendedora e identificação de oportunidades reais
  • Pensamento crítico e criativo para solução de problemas
    Empatia e ideação centrada no usuário

Habilidade: 

Desenvolver postura empreendedora para identificar e explorar oportunidades, atuando de forma autônoma e colaborativa.

Descritores: 

A: Demonstra iniciativa e autonomia para iniciar projetos, articulando recursos de forma inovadora e sustentada por análise crítica.

P: Realiza projetos inovadores com orientação, apresentando raciocínio lógico na utilização de recursos e na identificação de oportunidades.

B: Participa de projetos e reconhece oportunidades, mas depende de direcionamento para avançar.

I: Apresenta dificuldades em identificar oportunidades ou agir de maneira proativa nos projetos.

Habilidade: 

Aplicar pensamento crítico e criativo para a análise de problemas e proposição de soluções inovadoras, utilizando metodologias atuais.

Descritores: 

A: Analisa contextos complexos e propõe soluções inovadoras baseadas em dados, experimentando protótipos de forma independente e iterativa.

P: Estrutura problemas, propõe soluções viáveis e testa hipóteses com apoio de métodos orientados.

B:Reconhece problemas e propõe soluções simples, utilizando métodos com apoio intenso.

I: Dificuldade em estruturar problemas ou propor soluções.

Habilidade: 

Planejar, executar e comunicar projetos inovadores, demonstrando clareza, foco e capacidade de refinamento a partir de feedback.

Descritores:

A: Elabora e apresenta projetos completos, organiza cronograma, analisa resultados e ajusta processos a partir de feedback múltiplo e crítico.

P:Planeja projetos com sequência lógica, cumpre prazos e ajusta ações com base em orientações recebidas.

B: Realiza etapas planejadas com orientação, mas com dificuldade de ajustes autônomos, faz entregas fora dos prazos.

I: Apresenta roteiro superficial e não realiza ajustes relevantes, além de fazer entregas fora dos prazos.

Componente curricular: Projeto de Vida

Professores: Leon Golendziner e Diogo Lichtman

Conteúdos Nucleares

  • Desenvolvimento do jovem: aspectos psíquicos e físicos
  • Corpo humano e etapas da vida (vida e morte)
  • Escolhas – do pensamento concreto (agir) à ação volitiva (escolher agir)
  • Ser humano e as relações sociais (em grupos): informações, liberdade e limites

Habilidade: 

AUTOPERCEPÇÃO – Entender e identificar as possíveis repercussões internas (emocionais, racionais e físicas) que estímulos do ambiente podem e/ou irão desencadear.

Descritores: 

A: Entende e identifica internamente (racional, emocional e físico) as repercussões dos estímulos que provém do ambiente e percebe complexidade nos fenômenos (visão não dicotômica).

P: Entende e identifica internamente (racional, emocional e físico) as repercussões dos estímulos que provém do ambiente.

B: Entende que existem, internamente, repercussões racionais, emocionais e/ou físicas dos estímulos que provém do ambiente.

I: Demonstra dificuldade em entender internamente (racional, emocional e físico) a existência de repercussões dos estímulos que provém do ambiente.

Habilidade: 

COMUNICAÇÃO – Expressar com clareza, em variados contextos, ideias, motivos, argumentos, sentimentos e necessidades, sabendo utilizar diferentes metodologias e recursos de comunicação.

Descritores: 

A: Expressa com clareza sentimentos e argumentar sobre seus interesses, utilizando diversos recursos de comunicação

P: Expressa com clareza sentimentos e argumentar sobre seus interesses.

B: Demonstra ímpeto para expressar com clareza seus sentimentos e argumentar sobre seus interesses.

I: Apresenta dificuldade recorrente em reconhecer, nomear e expressar seus sentimentos e interesses de forma clara e adequada, demonstrando pouca iniciativa ou engajamento em situações que exigem comunicação emocional ou interpessoal.

Habilidade: 

AUTOCONTROLE – Exercitar o controle pessoal e reagir com assertividade quando demandado(a) e/ou quando necessário em diferentes contextos metodológicos.

Descritores:

A: Segue as orientações dos professores, realiza o feedback em sala de aula. Conhece e aplica teorias relacionadas ao tema.

P: Segue as orientações dos professores, questiona com adequação sobre suas dúvidas e realiza o feedback em sala de aula. Conhece teorias relacionadas ao tema.

B: Percebe quando não segue as orientações dos professores e reconhece a existência de teorias relacionadas ao tema.

I: Demonstra dificuldade em acolher e seguir orientações dos professores, especialmente em contextos que exigem autorregulação, escuta ativa e postura colaborativa frente às demandas pedagógicas.

Habilidade: 

PARTICIPAÇÃO e ENVOLVIMENTO IMERSIVO –  Envolver-se de forma imersiva e concentrada, estar disponível para as experiências propostas em sala de aula, bem como para o fortalecimento de vínculos entre colegas e professores.

Descritores:

A: Envolve-se com atenção e interesse nas propostas em sala, demonstrando iniciativa, curiosidade e disponibilidade para aprender e se relacionar.

P: Participa com regularidade e abertura, mantendo postura respeitosa e comprometida com as atividades e relações em sala.

B: Apresenta participação pontual e envolvimento limitado, com pouca iniciativa e menor conexão com o grupo e as propostas.

I: Demonstra baixa disponibilidade para as propostas e interações em sala, com participação reduzida e pouco engajamento nas experiências de aprendizagem.

Modalidades

Componente curricular: Dança Israeli

Professores: Fábio Turkienicz e Mariana Wainer

Conteúdos Nucleares

  • Rikudei Am (Harkada e Passos do Folclore Israeli)

  • Performance (apresentações)

Habilidade: 

Executar as movimentações e sequências propostas de forma organizada e autônoma.

Descritores: 

A: Executa as movimentações e sequências propostas de forma organizada e autônoma.

P: Executa as movimentações e sequências propostas com boa organização. Demonstra autonomia na maioria das vezes, necessitando de pouca ou nenhuma intervenção do professor para se orientar.

B: Executa as movimentações e sequências com certa desorganização ou hesitação. Apresenta dificuldades pontuais na autonomia, dependendo de instruções frequentes para acompanhar ou retomar a proposta.

I: Apresenta dificuldades significativas para executar as movimentações e sequências. Mostra-se desorganizado e dependente de ajuda constante, com pouca ou nenhuma autonomia.

Habilidade: 

Buscar soluções pertinentes para os desafios motores propostos na sala de aula e nas atividades.

Descritores: 

A: Busca soluções pertinentes para os desafios motores propostos na sala de aula e nas atividades.

P: Enfrenta os desafios motores com boa compreensão e geralmente encontra soluções adequadas. Demonstra esforço e autonomia na resolução, mesmo que eventualmente precise de auxílio.

B: Apresenta dificuldades na identificação de soluções ou demora a reagir aos desafios propostos. Necessita de apoio frequente para encontrar alternativas viáveis durante a aula.

I: Não propõe soluções adequadas aos desafios motores. Demonstra dependência constante do professor e dificuldade em se adaptar às situações propostas.

Habilidade: 

Compreender e executar com autonomia os passos das harkadot e das sequências coreográficas ensinados.

Descritores:

A: Compreende e executa com autonomia os passos das harkadot e das sequências coreográficas ensinados.

P: Compreende e executa a maioria dos passos com autonomia. Demonstra bom domínio das coreografias, ainda que com pequenos ajustes a serem feitos.

B: Apresenta dificuldades em memorizar ou coordenar os passos. Necessita de apoio constante para acompanhar as sequências coreográficas.

I: Não compreende ou executa os passos propostos. Mostra dificuldades contínuas de memorização e coordenação, sem autonomia no processo.

Habilidade: 

Participar e demonstrar engajamento nas aulas e nos processos de aprendizagem.

Descritores:

A: Participa e demonstra engajamento nas aulas e nos processos de aprendizagem.

P: Participa com regularidade e demonstra bom envolvimento nas atividades. Contribui com o grupo e se engaja com responsabilidade, mesmo que pontualmente precise de estímulo.

B: Participa dos processos de aprendizagem de forma irregular. Demonstra desatenção ou desmotivação em alguns momentos, precisando de incentivo constante.

I: Participa pouco ou não se envolve nas atividades. Mostra desinteresse ou resistência frequente às propostas da aula.

Componente curricular: Música

Professor: Lucio Dorfman

Conteúdos Nucleares:

  • Prática de Instrumentos coletivos
  • Estudo teórico da arte ligada à música

Habilidade: 

Desenvolver as capacidades técnicas e teóricas relacionadas a prática do instrumento musical e suas interações

Descritores: 

A: demonstra envolvimento e destreza com instrumento musical e amplo conhecimento nas questões teóricas abordadas

P: demonstra envolvimento com o instrumento musical e conhecimento adequado das questões teóricas abordadas

B: demonstra explorar o instrumento musical e conhecimento básico das questões teóricas abordadas

I: Demonstra prática bem limitada do instrumento musical e pouco envolvimento com as questões teóricas abordadas

Habilidade: 

Desenvolver as capacidades interpessoais relacionadas a performance musical coletiva e suas implicações socioafetivas.

Descritores: 

A: demonstra envolvimento e entrega nas questões interpessoais e uma excelente performance musical

P: demonstra envolvimento e entrega nas questões interpessoais e uma boa performance musical

B: demonstra envolvimento nas questões interpessoais e uma performance musical limitada

I: demonstra pouco envolvimento nas questões interpessoais e performance musical de baixa qualidade

Habilidade: 

Aprimorar e aprofundar o conhecimento da cultura da arte relacionada a música.

Descritores:

A: aprimora e demonstra aprofundamento nas questões culturais relacionadas ao universo da arte.

P: aprimora seus conhecimentos nas questões culturais relacionadas ao universo da arte.

B: demonstra conhecimentos básicos nas questões culturais relacionadas ao universo da arte.

I: demonstra pouco conhecimento e aprofundamento nas questões culturais relacionadas ao universo da arte.

Componente curricular: Teatro

Professora: Sofia Schul

Conteúdos Nucleares

  • Expressão Pessoal
  • Linguagem oral e corporal
  • Jogos teatrais e dramáticos
  • Construção de cenas teatrais
  • Comunicação não violenta

Habilidade: 

Experimentar o corpo como ferramenta de trabalho em cena, investigar a linguagem corporal e a oralidade, desenvolver diversas potencialidades de expressão pessoal, criar diferentes personagens e explorar criativamente na arte.

Descritores: 

A: Experimenta o corpo como ferramenta expressiva em cena de forma plena e integrada, explorando com consciência e criatividade a linguagem corporal e a oralidade, criando personagens com expressividade e domínio dos elementos da linguagem teatral.

P: Explora o corpo e a voz com intencionalidade e imaginação na cena, desenvolvendo personagens com expressividade e participando ativamente do processo criativo com envolvimento consistente.

B: Compreende os elementos do trabalho corporal e vocal na criação cênica e busca aplicá-los nas propostas, ainda que com variações no nível de exploração, expressividade ou continuidade.

I: Apresenta envolvimento inicial com o trabalho corporal e vocal na cena, com pouca experimentação ou dificuldade em explorar o corpo como instrumento expressivo no processo teatral.

Habilidade: 

Criar artisticamente a partir da experimentação, compor improvisações e cenas teatrais, explorar diferentes processos criativos.

Descritores: 

A: cria diferentes atmosferas, converte ideias em personagens, tempos, espaços e histórias, desenvolve um trabalho autoral, aplica a experiência desenvolvida nos processos na cena teatral explorando diferentes elementos dramáticos.

P: cria diferentes histórias e personagens explorando de maneira imaginativa os diferentes processos criativos.

B: experimenta construção narrativa, consegue interpretar personagens e participar da cena.

I: reconhece os princípios básicos de uma improvisação cênica, da construção de personagem e de uma história dramática

Habilidade: 

Explora o corpo no jogo teatral, desenvolve a coordenação motora na resposta rápida do corpo focado na ação e reação. Explora o estado “play” de criação.

Descritores:

A: Explora plenamente o corpo no jogo teatral, com domínio da coordenação motora, agilidade na resposta física e foco na dinâmica de ação e reação. Sustenta com consistência o estado de “play”, demonstrando presença cênica e abertura criativa no jogo.

P: Explora o corpo de forma engajada no jogo teatral, desenvolvendo coordenação motora e agilidade nas respostas, mantendo o estado de “play” com participação ativa.

B: Participa dos jogos propostos com interesse, iniciando o desenvolvimento da coordenação motora e da resposta corporal, ainda com variações na concentração e na manutenção do estado de “play”.

I: Participa dos jogos com envolvimento limitado necessitando ainda de auxílio da professora.

Habilidade: 

Analisar o processo criativo explorado nas cenas dos diferentes estilos cênicos para estabelecer relações entre arte, identidade, cultura, lugar, tempo e história para crescimento pessoal e para qualificar novas vivências.

Descritores:

A: estabelece relações entre arte e vida. Explora diversas possibilidades de envolvimento emocional. Analisa a cultura de maneira crítica. Reconhece a sua bagagem cultural

P: compreende conceitos culturais e consegue desenvolver questionamentos sobre o assunto

B: reconhece as diferentes influências que arte possa ter na sua vida e compreende a necessidade de conhecê-las

I: assiste as propostas entendendo-as como arte.

Habilidade: 

Praticar suas soft skills (liderança, empatia, resiliência, pensamento criativo e comunicação eficaz) através das experiências de criações e composições teatrais, respeitando as particularidades de seus pares.

Descritores:

A: Participa das aulas e dos processos de aprendizado, demonstrando grande entusiasmo, engajamento e empatia. Comunica pensamento crítico e apresenta resiliência nos processos criativos

P: Participa e demonstra engajamento nas aulas e nos processos de aprendizado

B: Participa dos processos de aprendizado.

I: Participa demonstrando baixo engajamento nas aulas e nos processos de aprendizado.

Componente curricular: História da Arte

Professor: Vinícius Lapenta da Cunha

Conteúdos Nucleares

  • Contextos históricos e culturais da arte – Entender como as obras de arte estão ligadas ao momento histórico e cultural em que foram feitas.
  • Elementos e princípios das artes visuais – Explorar as cores, formas e composições usadas nas obras de arte.
  • Técnicas e materiais artísticos – Testar diferentes materiais e técnicas para criar obras de arte.
  • Arte e tecnologia – Descobrir como a tecnologia pode ser usada para criar arte.
  • Interpretação e crítica de obras de arte – Entender e explicar o significado de diferentes obras de arte.
  • Produção e difusão cultural – Criar obras de arte e compartilhar com outras pessoas.

Habilidade: 

Identificar e analisar estilos, movimentos e escolas artísticas ao longo da história.

Descritores: 

A: Identifica estilos e movimentos artísticos, descreve suas características principais e explica como estão relacionados ao contexto histórico.

P: Reconhece estilos e movimentos artísticos e aponta características gerais de cada um, com algumas referências ao contexto histórico.

B: Reconhece estilos ou movimentos artísticos de forma básica, mas tem dificuldade em explicar suas características ou relacioná-los ao contexto histórico.

I: Não consegue identificar estilos ou movimentos artísticos nem descrever suas características.

Habilidade: 

Relacionar obras de arte a seus contextos históricos,
sociais e culturais.

Descritores: 

A: Relaciona obras de arte aos acontecimentos históricos, sociais e culturais de forma detalhada, com exemplos claros.

P: Relaciona obras de arte a contextos históricos, sociais e culturais de maneira geral, mas com explicações menos detalhadas.

B: Reconhece algumas conexões entre obras de arte e contextos históricos, sociais ou culturais, mas não apresenta explicações completas.

I: Não estabelece relações entre obras de arte e seus contextos históricos, sociais ou culturais.

Habilidade: 

Interpretar obras de arte com base em elementos formais, técnicos e simbólicos.

Descritores:

A: Analisa materiais, técnicas e elementos visuais, como cor, forma e composição, explicando como esses aspectos influenciam o significado da obra.

P: Identifica materiais e elementos visuais de uma obra de arte e oferece interpretações gerais sobre seu significado.

B: Reconhece alguns materiais ou elementos visuais de uma obra de arte, mas apresenta dificuldade para interpretá-los.

I: Não identifica materiais ou elementos visuais de uma obra de arte nem consegue interpretá-los.

Habilidade: 

Criar trabalhos práticos usando materiais relacionados
a diferentes momentos da história da arte.

Descritores:

A: Consegue entender bem o período estudado e aplica esse conhecimento de forma criativa e detalhada em um trabalho prático, seja ele concreto ou digital, atendendo todas as orientações do professor e demonstrando uma clara
compreensão do contexto histórico e artístico.

P: Entende o período estudado e aplica esse conhecimento em um trabalho prático, atendendo as orientações do professor de maneira geral, mas com algumas limitações na profundidade da aplicação ou na conexão com o contexto histórico.

B: Tem alguma dificuldade em entender o período estudado e em aplicar esse conhecimento em um trabalho prático, com algumas falhas na conexão entre o trabalho e o contexto histórico ou nas orientações do professor.

I: Não consegue aplicar o conhecimento sobre o período estudado em um trabalho prático ou não atende as orientações do professor de forma clara, sem fazer a conexão com o contexto histórico.

Componente curricular: Estúdio de Arte

Professor: Vinícius Lapenta da Cunha

Conteúdos Nucleares

  • Introdução à prática artística: técnicas e materiais inovadores.
  • História da arte aplicada: práticas relacionadas aos movimentos artísticos.
  • Inovação na arte: tecnologias digitais e novas mídias.
  • Produção artística colaborativa: projetos e exposições.
  • Reflexão crítica e estética: interpretação e apreciação de obras.

Habilidade: 

Explorar diferentes técnicas artísticas, aplicando
conceitos históricos e culturais.

Descritores: 

A: Domina a aplicação de técnicas variadas, relacionando-as com contextos históricos e culturais em produções bem-acabadas e criativas.

P: Aplica com competência técnicas variadas, demonstrando compreensão básica dos contextos históricos e culturais associados.

B: Experimenta técnicas artísticas simples com apoio, reconhecendo de forma limitada os contextos históricos e culturais.

I: Apresenta dificuldades em aplicar técnicas artísticas, mesmo com suporte, e não relaciona a prática ao contexto histórico ou cultural.

Habilidade: 

Criar produções artísticas que dialoguem com temas
contemporâneos, utilizando recursos inovadores.

Descritores: 

A: Cria obras originais e impactantes que utilizam recursos inovadores, abordando temas contemporâneos com profundidade.

P: Desenvolve produções criativas com boa aplicação de recursos inovadores e abordagem clara de temas contemporâneos.

B: Constrói produções com simplicidade e pouco uso de recursos inovadores, abordando temas contemporâneos de forma limitada.

I: Encontra dificuldade em criar produções artísticas que utilizem recursos inovadores ou abordem temas contemporâneos.

Habilidade: 

Desenvolver projetos colaborativos que envolvam planejamento, execução e avaliação.

Descritores:

A: Lidera e contribui de forma significativa em todas as etapas do projeto, promovendo a integração e a qualidade do trabalho em grupo.

P: Participa ativamente no planejamento, execução e avaliação, contribuindo de maneira consistente para o grupo.

B: Contribui com tarefas atribuídas no projeto, mas apresenta limitações no planejamento e na avaliação.

I: Participa pouco ou não se engaja de forma significativa nas etapas do projeto colaborativo.

Habilidade: 

Analisar e refletir criticamente sobre processos e produções artísticas próprias e alheias.

Descritores:

A: Oferece análises profundas e bem-argumentadas, utilizando conceitos estéticos e históricos com clareza e originalidade.

P: Apresenta reflexões consistentes sobre produções artísticas, utilizando conceitos básicos de estética e história.

B: Expressa opiniões simples sobre produções artísticas, com pouca base conceitual ou argumentação.

I: Mostra dificuldade em refletir ou argumentar sobre produções artísticas, limitando-se a observações genéricas.

Componente curricular: Educação Física – Fitness

Professora: Joana Nascimento do Amaral

Conteúdos Nucleares

  • Capacidades Físicas e Condicionamento Corporal;
  • Treinamento Funcional e Atividades Corporais Integradas;
  • Saúde e Qualidade de Vida;
  • Autoconhecimento Corporal e Cooperação.

Habilidade: 

Reconhecer e aplicar práticas corporais voltadas à melhoria da aptidão física relacionada à saúde e ao desempenho.

Descritores: 

A: Identifica com clareza os diferentes tipos de capacidades físicas e aplica corretamente exercícios específicos para cada uma, com consciência dos seus objetivos.

P: Reconhece os principais tipos de capacidades físicas e realiza os exercícios propostos com adequação.

B: Reconhece alguns tipos de capacidades físicas, mas apresenta dificuldade em relacioná-las aos exercícios adequados.

I: Não reconhece as capacidades físicas nem compreende a relação entre os exercícios e seus objetivos.

Habilidade: 

Planejar e realizar, individualmente ou em grupo, circuitos e sequências de exercícios físicos com objetivos específicos.

Descritores: 

A: Planeja e executa circuitos com criatividade, organização, coerência e adequação ao objetivo proposto, demonstrando liderança e cooperação.

P: Contribui ativamente para o planejamento e execução de circuitos com objetivos definidos, demonstrando bom entendimento das etapas.

B: Participa da execução dos circuitos com auxílio dos colegas ou professor, mas com dificuldades na organização ou coerência do planejamento.

I: Demonstra pouco ou nenhum envolvimento nas atividades de planejamento e execução dos circuitos, dependendo totalmente do direcionamento do professor.

Habilidade: 

Analisar os efeitos da atividade física regular na promoção da saúde física e mental, relacionando com hábitos de vida saudáveis.

Descritores:

A: Analisa com profundidade os benefícios da atividade física para o corpo e a mente, e relaciona com práticas saudáveis no seu cotidiano.

P: Compreende os principais benefícios da atividade física e consegue relacionar com alguns hábitos saudáveis.

B: Reconhece os benefícios da atividade física, mas com dificuldade de relacionar com a própria rotina ou outros hábitos saudáveis.

I: Não demonstra compreensão dos efeitos da atividade física sobre a saúde física ou mental.

Habilidade: 

Atuar com autonomia e responsabilidade nas práticas corporais, respeitando os próprios limites e os dos colegas.

Descritores:

A: Participa das atividades com autonomia, responsabilidade e respeito aos limites individuais e coletivos, incentivando colegas de forma ética e colaborativa.

P: Atua com responsabilidade e respeito nas atividades, reconhecendo seus próprios limites e os dos colegas.

B: Participa das atividades, mas às vezes precisa de orientação para respeitar os limites ou agir com autonomia.

I: Apresenta dificuldades em agir com responsabilidade, comprometendo a dinâmica e a segurança das atividades.

Componente curricular: Educação Física – Basquete

Professor: Filipe Ribas de Aguiar

Conteúdos Nucleares

  • Fundamentos do Basquete;
  • Regras do Basquete;
  • Variações das regras do Basquete (FIBA, NBA e 3×3);
  • História e Manifestação cultural do Basquete.
  • Jogos pré-desportivos;
  • Valências físicas necessárias à prática do esporte;
  • Formas de jogar;
  • Noções de preparação física;
  • Sistemas de jogo;
  • Conceitos táticos e estratégicos do basquete;
  • Locais e propostas de prática do basquete fora da escola.

Habilidade: 

Conhecer e aplicar as regras do Basquete.

Descritores: 

A: Conhece e aplica as regras do basquete durante o jogo respeitando a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.

P: Conhece e aplica as regras do basquete de forma parcial durante o jogo respeitando a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.

B: Conhece e aplica as regras do basquete e necessita da intervenção do professor para respeitar a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.

I: Conhece e aplica as regras do basquete de forma parcial e necessita da intervenção do professor para respeitar a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.

Habilidade: 

Executar ações individuais com e sem a bola que potencialize o jogo coletivo.

Descritores: 

A: Executa ações individuais com e sem a bola que potencializam o jogo coletivo de forma sistemática respeitando a diversidade do grupo, demonstrando cooperação e resiliência.

P: Executa ações individuais com e sem a bola que potencializam o jogo coletivo, eventualmente respeitando a diversidade do grupo, demonstrando cooperação e resiliência.

B: Executa ações individuais com e sem a bola que potencializam o jogo coletivo e necessita de apoio do professor para respeita a diversidade do grupo.

I: Executa ações individuais com e sem a bola que eventualmente potencializam o jogo coletivo e necessita de apoio do professor para respeitar a diversidade do grupo.

Habilidade: 

Posicionar-se na quadra e estabelecer relação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Operacionais do Jogo.

Descritores:

A: Posiciona-se na quadra e estabelece relação de cooperação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Operacionais do Jogo de forma autônoma.

P: Posiciona-se na quadra e estabelece relação de cooperação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Operacionais do Jogo eventualmente.

B: Posiciona-se na quadra e necessita da intervenção do professor para construir uma relação de cooperação com seus companheiros.

I: Necessita de apoio do professor para posicionar-se na quadra e estabelecer relação tática com seus companheiros

Habilidade: 

Executar os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada.

Descritores:

A: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada com autonomia.

P: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada eventualmente

B: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada e necessita de auxílio do professor para trabalhar de forma resiliente.

I: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma eventual e necessita de auxílio do professor para trabalhar de forma resiliente.

Componente curricular: Educação Física – Futsal Masculino/Feminino

Professor: Eduardo Figueiredo Maciel

Conteúdos Nucleares

  • Técnica Individual;
  • Tática Individual;
  • Tática de Grupo e Coletiva;
  • Princípios Operacionais do Futsal;
  • Sistemas Ofensivos e Defensivos;
  • Regras do Futsal.

Habilidade: 

Conhecer e aplicar as regras das modalidades pertencentes aos Futsal.

Descritores: 

A: Analisa e avalia as regras do futsal durante o jogo respeitando a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.

P: Aplica as regras do futsal durante o jogo respeitando a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.

B: Aplica as regras do futsal de forma parcial durante o jogo.

I: Conhece e aplica as regras do futsal de forma parcial, necessitando da intervenção do professor no que se refere a sua execução.

Habilidade: 

Entender e executar ações individual com e sem a bola que potencializem o jogo coletivo.

Descritores:

A: Entende e executa a melhor ação individual com e sem a bola a ser tomada a fim de potencializar o jogo coletivo, respeitando a diversidade do grupo, demonstrando cooperação e resiliência.

P: Aplica ações individuais com e sem a bola que potencializam o jogo coletivo respeitando a diversidade do grupo, demonstrando cooperação e resiliência.

B: Compreende qual a melhor ação individual com e sem a bola a ser tomada e necessita de apoio do professor para poder executá-la.

I: Reconhece as ações individuais com e sem a bola que devem ser executadas a fim de potencializar o jogo coletivo.

Habilidade: 

Posicionar-se na quadra e estabelecer relação de com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Específicos do Jogo.

Descritores:

A: Posiciona-se na quadra com intuito de estabelecer relação de cooperação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Específicos do Jogo de forma autônoma.

P: Analisa seus posicionamentos na quadra com intuito de estabelecer relação de cooperação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Específicos do Jogo de forma autônoma.

B: Compreende como posicionar-se na quadra nas fases do jogo com a necessidade da intervenção do professor para construir uma relação de cooperação com seus companheiros.

I: Reconhece como posicionar-se na quadra nos diversos momentos do jogo.

Habilidade: 

Executar e criar dentro dos sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada.

Descritores:

A: Executa e cria estratégias dentro dos sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e autonomia.

P:Aplica e analisa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada.

B: Compreende a utilização dos sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada e necessita de auxílio do professor para trabalhar de forma resiliente.

I: Reconhece os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma eventual.

Componente curricular: Educação Física – Handebol

Professor: Vicente Zilles Gonçalves

Conteúdos Nucleares

  • Técnica Individual – habilidades locomotoras e manipulativas;
  • Tática Individual – posicionamento ofensivo;
  • Tática Coletiva – posicionamento defensivo;
  • Princípios Operacionais do Handebol;
  • Regras do jogo.

Habilidade: 

Conhecer e aplicar as regras do Handebol.

Descritores: 

A: Conhece e aplica as regras do handebol durante o jogo respeitando a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.

P: Conhece e aplica as regras do handebol de forma parcial durante o jogo respeitando a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.

B: Conhece e aplica as regras do handebol e necessita da intervenção do professor para respeitar a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.

I: Conhece e aplica as regras do handebol de forma parcial e necessita da intervenção do professor para respeitar a diversidade do grupo no que se refere a execução das regras.

Habilidade: 

Executar ações individual com e sem a bola que potencialize o jogo coletivo.

Descritores:

A: Executa ações individuais com e sem a bola que potencializam o jogo coletivo de forma sistemática respeitando a diversidade do grupo, demonstrando cooperação e resiliência.

P: Executa ações individuais com e sem a bola que potencializam o jogo coletivo eventualmente respeitando a diversidade do grupo, demonstrando cooperação e resiliência.

B: Executa ações individuais com e sem a bola que potencializam o jogo coletivo e necessita de apoio do professor para respeita a diversidade do grupo.

I: Executa ações individuais com e sem a bola que eventualmente potencializam o jogo coletivo e necessita de apoio do professor para respeita a diversidade do grupo.

Habilidade: 

Posicionar-se na quadra e estabelecer relação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Operacionais do Jogo.

Descritores:

A: Posiciona-se na quadra e estabelece relação de cooperação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Operacionais do Jogo de forma autônoma.

P: Posiciona-se na quadra e estabelece relação de cooperação com seus companheiros com o objetivo de executar os Princípios Operacionais do Jogo eventualmente.

B: Posiciona-se na quadra e necessita da intervenção do professor para construir uma relação de cooperação com seus companheiros.

I: Necessita de apoio do professor para posicionar-se na quadra e estabelecer relação tática com seus companheiros.

Habilidade: 

Executar os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada.

Descritores:

A: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada com autonomia.

P: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada eventualmente.

B: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma coletiva e organizada e necessita de auxílio do professor para trabalhar de forma resiliente.

I: Executa os sistemas ofensivos e defensivos durante o jogo de forma eventual e necessita de auxílio do professor para trabalhar de forma resiliente.