Prezadas famílias,
Apresentamos, no documento que segue, as propostas previstas para o segundo semestre dos nonos anos, com o intuito de conclusão dos conteúdos anuais e desenvolvimento de habilidades dentro de cada componente curricular.
É importante reafirmar que o processo avaliativo do CIB21 leva em consideração uma dimensão diagnóstica (avaliação prévia, antes de dar início às atividades pedagógicas), uma dimensão somativa (feita para mensurar o entendimento dos estudantes e identificar a aproximação do resultado esperado) e, essencialmente, uma dimensão formativa (com um processo de feedback, que acompanha o desenvolvimento da aprendizagem, colocando o estudante como protagonista e sendo feita durante a trajetória pedagógica).
Temáticas gerais e específicas a serem desenvolvidas nas aulas por meio de metodologias diversas.
Capacidades a serem avaliadas por meio de diferentes instrumentos como: apresentação de trabalhos, construção de mapas mentais, debates, resumos, rodas de conversa, experiências, vivências e provas.
As habilidades definidas no Plano de Ensino e descritas no Relatório de Avaliação são avaliadas e traduzidas em descritores de uma Escala de Proficiência, os quais efetivamente demonstram os resultados obtidos pelos alunos quanto ao domínio e mobilização de conhecimentos em termos de progressão e complexidade. São os chamados Níveis de Proficiência, listados a seguir:
Seguindo na premissa do encerramento da etapa, seguem os marcadores que se destacam nesse processo:
Sexta-feira, 31/10: Cultura Judaica
Segunda-feira, 03/11: Língua Inglesa
Terça-feira, 04/11: Matemática
Quarta-feira, 05/11: Ciências Humanas
Quinta-feira, 06/11: Ciências da Natureza
Sexta-feira, 07/11: Língua Portuguesa
Estamos disponíveis para sanar qualquer dúvida e agradecemos a confiança!
Atenciosamente,
Coordenação do Ensino Fundamental 2
Componentes curriculares: Cultura Judaica
Professores: Pedro Grunberg, Luciane Zylbersztejn, Sônia Schwetz e Rafael Kijner.
Conteúdos Nucleares:
– Ivrit
– HASSIDISMO: Principais ideias e valores do movimento hassídico como uma forma de judaísmo não erudita envolvendo manifestação e linguagem corporal, inteligência musical, artística e interpessoal.
– HASKALÁ: Questionamentos sobre identidade judaica e emancipação política na Idade Moderna; O dilema entre o isolamento e a assimilação, hoje e no período da Haskalá.
– A “QUESTÃO JUDAICA”: Consequências da Haskalá, antissemitismo, sionismo, o Bund e outros movimentos judaicos.
– Tanach: Shemot: Midrashim, Bezerro de Ouro, vida no deserto…
– Ação social – Ética judaica e os valores de tzedaká e tikun olam. Importância do trabalho comunitário através do planejamento e execução de ações sociais.
Habilidade:
Utilizar com autonomia a plataforma Bishvil Haivrit e aplicar conteúdos específicos com estruturas trabalhadas.
Instrumentos:
Exercícios da apostila e da plataforma; Participação oral em aula.
Descritores:
A: Utiliza com autonomia a plataforma Bishvil Haivrit e comunica conteúdos específicos com as estruturas trabalhadas.
P: Utiliza com autonomia a plataforma Bishvil Haivrit e comunica conteúdos específicos com as estruturas trabalhadas, com auxílio de material.
B: Utiliza a plataforma Bishvil Haivrit e comunica conteúdos específicos com as estruturas trabalhadas, com auxílio de material.
I: Utiliza a plataforma Bishvil Haivrit com auxílio e comunica conteúdos específicos.
Habilidade:
História – Relacionar as principais ideias e valores do movimento hassídico e do iluminismo judaico com o contexto da vida judaica na Europa Oriental, no século XVIII.
Instrumentos:
Prova; Formulário online; Atividade de sala.
Descritores:
A: Analisa e relaciona os movimentos apontando rupturas com a vida judaica medieval, contextualizando historicamente suas primeiras recepções no mundo judaico.
P: Contextualiza historicamente os movimentos e suas primeiras recepções no mundo judaico.
B: Aponta alguns aspectos do hassidismo e da haskalá.
I: Localiza historicamente o movimento Iluminista.
Habilidade:
História – Compreender a formação da “Questão Judaica” na Europa e as principais respostas aos desafios da Modernidade para os judeus.
Instrumentos:
Prova; Formulário online; Atividade de sala.
Descritores:
A: Compreende a formação da “Questão Judaica” na Europa, as principais respostas aos desafios da Modernidade para os judeus e as respectivas expressões coletivas da judeidade, como os movimentos religiosos, o Sionismo e o Bund.
P: Compreende a formação da “Questão Judaica” na Europa e as principais respostas aos desafios da Modernidade para os judeus.
B: Identifica desafios para os judeus na Modernidade.
I: Identifica desafios para os judeus.
Habilidade:
História – Conhecer a obra O Centauro no Jardim e relacionar as reflexões do livro com questões ligadas a identidade pessoal e judaica e integração à sociedade.
Instrumentos:
Formulário online; Atividade de sala.
Descritores:
A: Conhece a história, as personagens e relaciona as reflexões do livro com sua identidade e questões ligadas a assimilação e integração dos judeus na sociedade.
P: Não domina a história mas relaciona as reflexões do livro com sua identidade e questões ligadas a assimilação e integração dos judeus na sociedade.
B: Conhece a história e moderadamente consegue realizar as reflexões propostas.
I: Não domina a história e compreende insatisfatoriamente as questões presentes no livro.
Habilidades:
Tanach – Conhecer e debater os principais valores presentes nas histórias do segundo e quarto livro da Torá fazendo uso da visão judaica construída ao passar das gerações e estudos.
Instrumentos:
Prova; Atividade em grupos; Formulário online.
Descritores:
A: Se apropriou das histórias e consegue debater os principais valores presentes a partir de uma visão judaica.
P: Se apropriou parcialmente das histórias porém consegue debater os principais valores presentes a partir de uma visão judaica.
B: Conhece as histórias porém não as relaciona com a interpretação judaica dos valores ali presentes.
I: Não se apropriou das histórias tampouco entende o valor e interpretação que o judaísmo propõe para elas.
Habilidades:
Ação Social – Planejar as atividades a serem realizadas, fazendo uso dos aspectos teóricos trabalhados em sala de aula
Instrumentos:
Prática nas instituições; Portfólio relatório de processos.
Descritores:
A: Planeja as atividades a serem realizadas fazendo uso dos aspectos teóricos trabalhados em sala de aula.
P: Planeja as atividades a serem realizadas.
B: Planeja as atividades a serem realizadas com eventual auxílio do professor.
I: Planeja as atividades a serem realizadas com frequente auxilio do professor.
Habilidades:
Praticar os princípios da ética judaica por meio do trabalho social engajado.
Instrumentos:
Descritores:
A: Pratica os princípios da ética judaica por meio do trabalho de ação social engajado.
P: Prática alguns princípios da ética judaica por meio do trabalho de ação social.
B: Entende os princípios da ética judaica e sua importância para o trabalho social
I: Entende alguns princípios da ética judaica
Componente curricular: Língua Portuguesa
Professora: Mariana Bulegon
Conteúdos Nucleares:
– Período composto por subordinação – oração subordinada adjetiva;
– Período composto por subordinação – oração subordinada adverbial;
– Crase;
– Interpretação e análise de textos: Leitura extraclasse;
– Produção textual: texto argumentativo
– Defesa oral de tese.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2020.
TAN. Shaun. A Chegada. Porto Alegre: SM Editores, 2011
CALVINO, Italo. O visconde partido ao meio. Rio de Janeiro: Companhia das Letras (edição de bolso), 2011
KAKFA, Franz. A Metamorfose. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1997.
Habilidade:
Identificar, classificar e analisar o período composto por subordinação, com ênfase no estudo das orações subordinadas ADVERBIAIS e ADJETIVAS, reconhecendo os nexos oracionais e sua função sintática, sua pontuação e sua aplicabilidade em diferentes tipos de textos.
Instrumentos:
Prova; Revisão da prova (correção de erros).
Descritores:
A: Identifica, classifica e analisa os períodos compostos por subordinação (orações subordinadas adjetivas e orações subordinadas adverbiais), reconhecendo os nexos oracionais e sua aplicabilidade.
P: Identifica e classifica os períodos compostos por subordinação (orações subordinadas adjetivas e orações subordinadas adverbiais), reconhecendo os nexos oracionais e sua aplicabilidade.
B: Identifica os períodos compostos por subordinação (orações subordinadas adjetivas e orações subordinadas adverbiais), reconhecendo os nexos oracionais.
I: Compreende, de forma global, a existência de orações dependentes e/ou identifica os períodos compostos por subordinação com apoio da docente.
Habilidade:
Empregar corretamente as preposições e o sinal indicativo de crase, a partir da identificação da transitividade dos verbos e dos nomes em contextos diversos.
Instrumentos:
Prova somativa; Revisão da prova somativa.
Descritores:
A: Emprega corretamente as preposições e o sinal indicativo de crase, a partir da identificação da transitividade dos verbos e dos nomes em contextos diversos.
P: Emprega as preposições e o sinal indicativo de crase, de modo adequado.
B: Emprega as preposições e utiliza o sinal indicativo de crase com suporte do professor.
I: Reconhece as preposições.
Habilidade:
Interpretar e analisar texto narrativo em linguagem não verbal, a partir da leitura do livro lido, “A Chegada”, de Shaun Tan, estabelecendo conexões com fatos hodiernos e passados envolvendo imigrantes e refugiados, expressando pontos de vista e confrontando posições com clareza, com coerência, com domínio linguístico e argumentativo.
Instrumentos:
Texto argumentativo; Avaliação.
Descritores:
A: Interpreta e analisa texto narrativo em linguagem não verbal, através da leitura de “A Chegada”, de Shaun Tan, estabelecendo conexões com fatos hodiernos e passados envolvendo imigrantes e refugiados, expressando pontos de vista e confrontando posições com clareza, com coerência, com domínio linguístico e argumentativo.
P: Interpreta texto narrativo em linguagem não verbal, através da leitura de “A Chegada”, de Shaun Tan, estabelecendo algumas conexões com a realidade, expressando pontos de vista e confrontando posições com clareza.
B: Interpreta as principais ações texto narrativo em linguagem não verbal, a partir da leitura do livro lido, “A Chegada”, de Shaun Tan.
I: Identifica traços da narrativa em linguagem não verbal, a partir da leitura do livro lido, “A Chegada”, de Shaun Tan.
Habilidade:
Interpretar e analisar texto narrativo, a partir da leitura do livro lido, “O Visconde Partido ao Meio”, de Italo Calvino, estabelecendo conexões com a dualidade do ser humano, expressando pontos de vista e confrontando posições com clareza, com coerência, com domínio linguístico e argumentativo
Instrumentos:
Texto argumentativo; Avaliação.
Descritores:
A: Interpreta e analisa texto narrativo, através da leitura de “O Visconde Partido ao Meio”, de Italo Calvino, com a dualidade do ser humano, expressando pontos de vista e confrontando posições com clareza, com coerência, com domínio linguístico e argumentativo.
P: Interpreta texto narrativo, através da leitura “O Visconde Partido ao Meio”, de Italo Calvino, estabelecendo algumas conexões com a realidade, expressando pontos de vista e confrontando posições com clareza.
B: Interpreta as principais ações texto narrativo através da leitura de “O Visconde Partido ao Meio”, de Italo Calvino.
I: Identifica traços do texto narrativo através da leitura de “O Visconde Partido ao Meio”, de Italo Calvino
Habilidades:
Analisar no livro lido, “A Metamorfose”, de Franz Kafka, os elementos integradores de nosso patrimônio cultural e linguístico, interpretando-o de forma crítica e autônoma, refletindo sobre a nocividade da exclusão e do preconceito em nossa sociedade, expressando pontos de vista e confrontando posições com clareza, coerência e domínio linguístico e argumentativo.
Instrumentos:
Avaliação; Trabalho oral – defesa de tese.
Descritores:
A: Interpreta e analisa texto narrativo, através da leitura de “A Metamorfose”, de Franz Kafka, refletindo sobre a nocividade da exclusão e do preconceito em nossa sociedade, expressando pontos de vista e confrontando posições com clareza, com coerência, com domínio linguístico e argumentativo.
P: Interpreta texto narrativo, através da leitura de “A Metamorfose”, de Franz Kafka, estabelecendo algumas conexões com a realidade, expressando pontos de vista e confrontando posições com clareza.
B: Interpreta as principais ações texto narrativo através da leitura de através da leitura de “A Metamorfose”, de Franz Kafka.
I: Identifica traços do texto narrativo através da leitura de “A Metamorfose”, de Franz Kafka.
Habilidades:
Redigir textos argumentativos bem articulados semântica e linguisticamente, empregando os elementos que concorrem para a estruturação do gênero, tendo em vista o contexto de produção dado.
Instrumentos:
Produções textuais escritas e orais.
Descritores:
A: Redige texto argumentativo, de forma coerente, em linguagem formal, empregando os elementos que concorrem para a estruturação do gênero, demonstrando conhecimento da técnica proposta e desenvolvendo a temática de maneira aprofundada, com domínio linguístico.
P: Redige texto argumentativo, de forma coerente, em linguagem predominantemente formal, empregando os elementos que concorrem para a estruturação do gênero, demonstrando conhecimento da técnica proposta, com adequação linguística.
B: Redige texto argumentativo, de forma coerente, com algumas oscilações entre a linguagem formal e a linguagem informal, demonstrando conhecimento básico da técnica proposta.
I: Redige texto argumentativo, de forma incoerente, oscilando entre a linguagem formal e a linguagem informal.
Habilidades:
Sustentar tese, oralmente, utilizando estratégias de argumentação, com domínio linguístico e argumentativo, tendo em vista o contexto dado.
Instrumentos:
Apresentação e defesa de tese e argumento.
Descritores:
A: Sustenta tese, oralmente, utilizando estratégias de argumentação, com domínio linguístico e argumentativo, tendo em vista o contexto dado.
P: Sustenta tese, oralmente, utilizando estratégias de argumentação, de forma adequada, demonstrando conhecimento da técnica e do gênero propostos, com domínio linguístico e corporal.
B: Sustenta tese, oralmente, demonstrando algum conhecimento da técnica e do gênero propostos.
I: Expressa-se oralmente, através de linguagem predominantemente informal.
A Chegada, Shaun Tan
Período de leitura: até dia 28 de agosto
O Visconde Partido ao Meio, de Italo Calvino
Período de leitura: até dia 25 de setembro
A Metamorfose, Franz Kakfa
Período de leitura: até dia 23 de outubro
Componente curricular: Língua Inglesa
Professora: Evelin Souza
Conteúdos Nucleares:
– Talking about Wishes, Regrets and Consequences;
– Passives;
– Modifying Comparisons;
– Reduced Relative Clauses;
– Emphatic Structures.
Habilidade:
Reading – Realizar práticas de leitura de gêneros textuais diversos em diferentes esferas de circulação, utilizando estratégias de decodificação, compreensão e interpretação.
Instrumentos:
Trabalho em aula; Prova somativa.
Descritores:
A: Realiza práticas de leitura de gêneros textuais variados em diferentes esferas de circulação, utilizando estratégias de decodificação, compreensão e interpretação.
P: Realiza práticas de leitura de gêneros textuais variados em diferentes esferas de circulação, utilizando estratégias básicas de decodificação.
B: Realiza práticas de leitura de gêneros textuais, fazendo-se necessário o auxílio do professor para utilizar estratégias básicas de decodificação.
I: Realiza práticas de leitura de pequenos textos, com suporte do professor para fazer a decodificação, compreensão e interpretação.
Habilidade:
Listening – Compreender enunciados orais e utilizar as informações compreendidas para execução de tarefas e para fins comunicativos, desenvolvendo as competências de escuta do aluno.
Instrumentos:
Práticas de sala de aula; Simulado TOEFL Jr.
Descritores:
A: Compreende enunciados orais e utiliza as informações compreendidas para execução de tarefas e para fins comunicativos, desenvolvendo as competências de escuta do aluno.
P: Compreende enunciados orais, e utiliza as informações na execução de tarefas e para fins comunicativos.
B: Compreende enunciados orais e utiliza as informações compreendidas para execução de tarefas, com o auxílio do professor.
I: Compreende enunciados com o auxílio do professor.
Habilidade:
Speaking – Expressar-se oralmente de forma clara sobre diversos assuntos, apresentando proficiência e pronúncia adequada e utilizando as estruturas gramaticais e lexicais trabalhadas durante o semestre.
Instrumentos:
Práticas de sala de aula; Projeto do semestre.
Descritores:
A: Expressa-se oralmente de forma clara sobre diversos assuntos, apresentando proficiência e pronúncia adequada e utilizando as estruturas gramaticais e lexicais trabalhadas durante o semestre.
P: Expressa-se oralmente de forma clara, apresentando pronúncia adequada e utilizando as estruturas gramaticais e lexicais trabalhadas durante o semestre.
B: Expressa-se oralmente de forma eventual, apresentando pronúncia adequada, utilizando as estruturas gramaticais e lexicais trabalhadas durante o semestre com eventual auxílio do professor.
I: Expressa-se oralmente de forma restrita, necessitando o auxílio do professor para utilizar as estruturas gramaticais e lexicais trabalhadas durante o semestre.
Habilidade:
Writing – Realizar produção textual com uma escrita inteligível, coerente e coesa em frases e parágrafos bem articulados e bem-estruturados sobre temas diversos, oferecendo explicações relevantes, argumentos e comentários sobre determinado tema.
Instrumentos:
Produção escrita em aula; Projeto do ano (yearbook).
Descritores:
Avançado: Realiza produção textual com uma escrita inteligível, coerente e coesa em frases e parágrafos bem articulados e bem-estruturados sobre temas diversos, oferecendo explicações relevantes, argumentos e comentários sobre determinado tema.
P: Realiza produção textual com uma escrita inteligível e parágrafos bem articulados e bem-estruturados sobre temas diversos.
B: Realiza produção textual coerente, oferecendo argumentos e comentários sobre determinado tema de forma limitada.
I: Realiza produção textual com escrita restrita, fazendo-se necessária a intervenção do professor durante a execução da tarefa.
Habilidades:
Grammar – Utilizar os diferentes enfoques gramaticais dos conteúdos nucleares em contextos adequados, nas diferentes tipologias frasais (afirmativa, negativa e interrogativa), conferindo-lhes a entonação adequada.
Instrumentos:
Produções em aula (livro) ; Projeto do ano (yearbook); Prova somativa.
Descritores:
A: Identifica, diferencia e utiliza os diferentes enfoques gramaticais dos conteúdos nucleares em diferentes contextos e nas suas diversas tipologias frasais de oralidade, escuta e escrita sempre de forma correta e adequada.
P: Identifica, diferencia e utiliza os diferentes enfoques gramaticais dos conteúdos nucleares em diferentes contextos e nas suas diversas tipologias frasais de oralidade, escuta e escrita geralmente de forma correta e adequada.
B: Identifica e diferencia os diferentes enfoques gramaticais dos conteúdos nucleares em diferentes contextos e nas suas diversas tipologias frasais de oralidade, escuta e escrita de forma correta e adequada.
I: Identifica os diferentes enfoques gramaticais dos conteúdos nucleares em contextos e tipologias frasais de oralidade, escuta e escrita.
Habilidades:
Vocabulary – Reconhecer vocabulário e combinações existentes entre vocábulos, utilizando-os em contextos adequados.
Instrumentos:
Produções em aula; Projeto do ano (yearbook); Projeto do semestre.
Descritores:
A: Reconhece o vocabulário e as combinações existentes entre vocábulos, e utiliza os mesmos em contextos adequados.
P: Reconhece a maioria do vocabulário e as combinações existentes entre vocábulos, geralmente utilizando os mesmos em contextos adequados.
B: Reconhece o vocabulário e as combinações existentes entre vocábulos.
I: Reconhece alguns vocábulos e suas combinações existentes entre eles com auxílio do professor.
Componente curricular: Matemática
Professor: Thiago Crestani Gajko
Conteúdos Nucleares:
– Estatística.
– Funções de 1º e 2º grau.
– Geometria espacial: volume e área de superfície
– Probabilidade e análise combinatória
Habilidade:
Analisar, interpretar e tratar dados estatísticos, como gráficos e notícias da mídia, destacando as medidas de tendência central.
Instrumentos:
Avaliação processual (exercícios de sala aula); Projeto CLIL; Avaliação parcial.
Descritores:
A: Analisa, interpreta e trata dados estatísticos, utilizando seus resultados para a tomada de decisões.
P: Analisa, interpreta e trata dados estatísticos.
B: Resolve cálculos envolvendo medidas de tendência central.
I: Resolve cálculos envolvendo medidas de tendência central com suporte do professor ou uso de material de apoio.
Habilidade:
Compreender as funções de primeiro e segundo graus como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utilizar esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
Instrumentos:
Avaliação processual; Resolução de listas de exercícios; Avaliação Somativa.
Descritores:
A: Compreende as funções de primeiro e segundo graus como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica e utiliza esse conceito para analisar situações que envolvam relações funcionais entre duas variáveis.
P: Compreende as funções de primeiro e segundo graus como relações de dependência unívoca entre duas variáveis e suas representações numérica, algébrica e gráfica.
B: Aplica os conceitos de gráficos e leis de funções.
I: Aplica os conceitos de gráficos e leis de funções somente com suporte do professor.
Habilidade:
Estabelecer conclusões a partir dos resultados de cálculos envolvendo volume e área de superfície.
Instrumentos:
Avaliação processual; Resolução de listas de exercícios.
Descritores:
A: Estabelece conclusões a partir dos resultados de cálculos envolvendo volume e área de superfície.
P: Calcula a área de superfície e o volume de sólidos geométricos.
B: Calcula a área de superfície ou o volume de sólidos geométricos com suporte do professor.
I: Reconhece alguns conceitos sobre área e volume de sólidos geométricos.
Habilidade:
Relacionar as áreas de probabilidade e análise combinatória a fim de tomar decisões mais vantajosas no dia a dia.
Instrumentos:
Avaliação processual; Trabalhos com o CLIL.
Descritores:
A: Relaciona as áreas de probabilidade e análise combinatória a fim de tomar decisões mais vantajosas no dia a dia.
P: Infere corretamente a partir de cálculos envolvendo probabilidade e análise combinatória de fatos do cotidiano.
B: Calcula a probabilidade de eventos ocorrerem a partir da análise combinatória.
I: Calcula a probabilidade de eventos ocorrerem a partir da análise combinatória com o auxílio do professor.
Componente curricular: Ciências da Natureza
Professora: Mariana Figueiró
Conteúdos Nucleares
– Ligações Químicas
– Interações Moleculares
– Gametas e a Hereditariedade (Ideias de Mendel)
– Ideias Evolucionistas
– Preservação da Biodiversidade
– Composição, Estrutura e Localização do Sistema Solar
Habilidade:
Identificar, compreender e explicar os tipos de ligações químicas (iônica, covalente e metálica), compreendendo os princípios que regem essas ligações, por meio da montagem de estruturas representativas (como diagrama de Lewis) relacionando-as com as propriedades das substâncias e as interações intermoleculares (dipolo-dipolo, ligações de hidrogênio e forças de Van der Waals).
Descritores:
A: Identifica, compreende e explica os tipos de ligações químicas (iônica, covalente e metálica), compreendendo os princípios que regem essas ligações, por meio da montagem de estruturas representativas (como diagrama de Lewis) relacionando-as com as propriedades das substâncias e as interações intermoleculares (dipolo-dipolo, ligações de hidrogênio e forças de Van der Waals).
P: Identifica e diferencia os tipos de ligações químicas (iônica, covalente e metálica), elabora corretamente diagramas de Lewis, estabelece relações entre o tipo de ligação e as propriedades das substâncias, além de explicar as interações intermoleculares (dipolo-dipolo, ligação de hidrogênio e forças de Van der Waals).
B: Reconhece e explica os tipos de ligações químicas, constrói diagramas de Lewis com poucas falhas, compreende as relações básicas entre as ligações e as propriedades das substâncias e identifica corretamente os tipos de interações intermoleculares.
I: Identifica alguns tipos de ligações químicas, apresenta dificuldades na montagem de diagramas de Lewis, relaciona de forma limitada as ligações às propriedades das substâncias e reconhece de forma superficial as interações intermoleculares.
Habilidade:
Relacionar a transmissão das características hereditárias, a partir dos processos de formação dos gametas e da fecundação, com os mecanismos de variação genética e seleção natural, analisando como esses processos contribuem para a diversidade dos seres vivos ao longo das gerações.
Descritores:
A: Relaciona de forma clara e precisa os processos de formação dos gametas e fecundação com a transmissão das características hereditárias, explicando de maneira aprofundada como esses processos, aliados aos mecanismos de variação genética e seleção natural, contribuem para a diversidade dos seres vivos ao longo das gerações, utilizando exemplos e argumentos científicos consistentes.
P: Explica corretamente como a formação dos gametas e a fecundação estão relacionados à transmissão das características hereditárias, reconhece os mecanismos básicos de variação genética e seleção natural, e entende como esses processos contribuem para a diversidade dos seres vivos.
B: Reconhece de forma parcial os processos de formação dos gametas e da fecundação na transmissão das características hereditárias, apresenta noções superficiais sobre variação genética e seleção natural, mas demonstra dificuldade em estabelecer relações mais amplas com a diversidade dos seres vivos.
I: Cita a formação dos gametas e fecundação, lista as maneiras de transmissão da hereditariedade e identifica as existência da seleção natural.
Habilidade:
Analisar a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio natural, relacionando-as a práticas de consumo consciente e sustentabilidade, e propor ações individuais e coletivas que contribuam para a conservação ambiental na comunidade e no território local.
Descritores:
A: Analisa a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade e do patrimônio natural, relacionando-as a práticas de consumo consciente e sustentabilidade, e propõe ações individuais e coletivas que contribuam para a conservação ambiental na comunidade e no território local.
P: Compreende e explica a importância das unidades de conservação para a preservação da biodiversidade, relaciona essas áreas com práticas de consumo consciente e sustentabilidade e propõe ações viáveis, individuais e coletivas, para a conservação ambiental no contexto local.
B: Reconhece, de forma parcial, a importância das unidades de conservação, faz algumas relações entre conservação, sustentabilidade e consumo consciente, mas apresenta dificuldades em propor ações efetivas para a conservação ambiental na comunidade.
I: Identifica o conceito de unidades de conservação, faz relações muito superficiais sobre as práticas de sustentabilidade e consumo consciente e tem dificuldade em propor ações para a conservação ambiental no território local.
Habilidade:
Compreender a composição e a estrutura do Sistema Solar, reconhecendo sua localização na Via Láctea e no Universo, além de analisar como diferentes culturas interpretam os fenômenos celestes, relacionando esses saberes às atividades humanas e aos processos históricos. Refletir, também, sobre os desafios da vida fora da Terra, considerando as condições necessárias à existência de vida, e compreender o ciclo evolutivo do Sol e seu impacto sobre o planeta Terra.
Descritores:
A: Compreende a composição e a estrutura do Sistema Solar, reconhecendo sua localização na Via Láctea e no Universo, além de analisar como diferentes culturas interpretam os fenômenos celestes, relacionando esses saberes às atividades humanas e aos processos históricos. Refletir, também, sobre os desafios da vida fora da Terra, considerando as condições necessárias à existência de vida, e compreende o ciclo evolutivo do Sol e seu impacto sobre o planeta Terra.
P: Descreve com precisão a composição e a localização do Sistema Solar na Via Láctea, analisa diferentes interpretações culturais sobre os astros, argumenta de forma consistente sobre os desafios da vida fora da Terra, considerando aspectos científicos e tecnológicos, e explica detalhadamente o ciclo evolutivo do Sol e seu impacto na Terra.
B: Identifica corretamente os componentes do Sistema Solar e sua posição na galáxia, reconhece diferentes leituras culturais do céu, apresenta argumentos coerentes sobre as condições necessárias à vida fora da Terra e compreende as principais etapas do ciclo de vida do Sol e seus efeitos.
I: Reconhece parcialmente os componentes do Sistema Solar e sua localização, cita exemplos de leituras culturais dos astros sem aprofundamento, levanta alguns aspectos sobre as condições para a vida fora da Terra, mas com limitações, e demonstra compreensão superficial sobre o ciclo de vida do Sol.
Habilidade:
Executar as práticas laboratoriais de modo responsável, seguindo as orientações dos profissionais, respeitando os protocolos de segurança buscando observar a obrigatoriedade do uso do jaleco.
Descritores:
A: Executa as práticas laboratoriais de modo responsável, demonstrando interesse, atenção, cuidado e sempre pedindo auxílio dos responsáveis quando necessário, de acordo com os protocolos.
P: Realiza as práticas laboratoriais seguindo os protocolos de segurança.
B: Demonstra dificuldade em manter a atenção no laboratório e em preencher os relatórios de forma completa.
I: Segue de forma restrita os protocolos de segurança.
Componente curricular: Ciências Humanas
Professor: Jonas Camargo
Conteúdos Nucleares:
– Segunda Guerra Mundial e suas consequências
– O Continente Europeu
Habilidade:
Analisar imagens históricas e fotografias do período entreguerras (1918-1939), identificando os contextos sociais, políticos e econômicos que marcaram essa época. Desenvolvendo, assim, uma síntese visual que destaque os principais eventos e transformações ocorridas entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, considerando os impactos na sociedade global.
Instrumentos:
Prova; Trabalho com banco de imagens; Caderno.
Descritores:
A: Analisa imagens históricas e fotografias do período entreguerras com precisão, identificando os contextos sociais, políticos e econômicos e criando uma síntese visual que destaca claramente os principais eventos e transformações ocorridas entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
P: Descreve imagens históricas e fotografias do período entreguerras, reconhecendo os contextos sociais, políticos e econômicos e desenvolvendo uma síntese visual que mostra os principais eventos e mudanças ocorridos entre as duas guerras, com uma compreensão sólida dos impactos na sociedade global.
B: Reconhece contextos sociais, políticos e econômicos em imagens históricas e fotografias do período entreguerras.
I: Identifica superficialmente os contextos sociais, políticos e econômicos nas imagens históricas e fotografias do período entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, com suporte do professor.
Habilidade:
Interpretar gráficos e tabelas que ilustram dados estatísticos sobre a Segunda Guerra Mundial, como perdas humanas, produção industrial e movimentações militares. Para avaliar os efeitos imediatos e de longo prazo do conflito, sintetizando as informações em um infográfico que mostre as principais mudanças geopolíticas e econômicas.
Instrumentos:
Atividades de aula; Trabalho; Caderno.
Descritores:
A: Analisa gráficos e tabelas sobre a Segunda Guerra Mundial com precisão, identificando dados sobre perdas humanas, produção industrial e movimentações militares e criando um infográfico que destaca claramente as principais mudanças geopolíticas e econômicas decorrentes do conflito.
P: Descreve gráficos e tabelas que ilustram dados estatísticos sobre a Segunda Guerra Mundial, reconhecendo informações sobre perdas humanas, produção industrial e movimentações militares e desenvolvendo um infográfico que mostra as principais mudanças geopolíticas e econômicas com uma compreensão sólida dos efeitos imediatos e de longo prazo do conflito.
B: Reconhece algumas informações importantes em gráficos e tabelas sobre a Segunda Guerra Mundial, como perdas humanas e produção industrial.
I: Identifica superficialmente dados em gráficos e tabelas sobre a Segunda Guerra Mundial.
Habilidade:
Pesquisar e interpretar dados sobre o desenvolvimento econômico, social e político do continente americano no pós-Segunda Guerra Mundial. Para criar infográficos que evidenciem as transformações regionais, como a Grande Depressão, as políticas do New Deal, e o impacto da guerra nas economias latino-americanas, destacando o papel dos EUA e do Brasil no cenário mundial.
Instrumentos:
Atividades de aula; Prova.
Descritores:
A: Analisa dados sobre o desenvolvimento econômico, social e político do continente americano no pós-Segunda Guerra Mundial, identificando aspectos como a Grande Depressão, as políticas do New Deal e o impacto da guerra nas economias latino-americanas. Cria infográficos que destacam claramente o papel dos EUA e do Brasil no cenário mundial e as principais transformações regionais.
P: Descreve dados sobre o desenvolvimento econômico, social e político do continente americano no pós-Segunda Guerra Mundial, reconhecendo eventos como a Grande Depressão, as políticas do New Deal e o impacto da guerra nas economias latino-americanas. Desenvolve infográficos que mostram de forma eficaz o papel dos EUA e do Brasil e as principais mudanças regionais.
B: Reconhece algumas informações importantes sobre o desenvolvimento econômico, social e político do continente americano no pós-Segunda Guerra Mundial, como a Grande Depressão e o impacto da guerra nas economias latino-americanas, mas com imprecisões na síntese dessas informações em infográficos sobre o papel dos EUA e do Brasil e as transformações regionais.
I: Identifica superficialmente dados sobre o desenvolvimento econômico, social e político do continente americano no pós-Segunda Guerra Mundial.
Habilidade:
Analisar imagens, gráficos e textos sobre a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial, com foco em eventos geopolíticos como o Plano Marshall, a divisão da Alemanha, a formação da OTAN e do Pacto de Varsóvia, e o início da Guerra Fria. Com isso produzir infográficos que sintetizem as principais mudanças geopolíticas, destacando a formação de novas alianças, a reconfiguração das fronteiras e a recuperação econômica do continente europeu.
Instrumentos:
Prova; Trabalho; Atividades de aula.
Descritores:
A: Analisa imagens, gráficos e textos sobre a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial, identificando eventos geopolíticos como o Plano Marshall, a divisão da Alemanha, a formação da OTAN e do Pacto de Varsóvia, e o início da Guerra Fria. Cria infográficos que destacam claramente as principais mudanças geopolíticas, incluindo a formação de novas alianças, a reconfiguração das fronteiras e a recuperação econômica do continente europeu.
P: Descreve imagens, gráficos e textos sobre a reconstrução da Europa pós-Segunda Guerra Mundial, reconhecendo eventos importantes como o Plano Marshall, a divisão da Alemanha, e a formação da OTAN e do Pacto de Varsóvia. Desenvolve infográficos que mostram eficazmente as mudanças geopolíticas, como novas alianças, reconfiguração das fronteiras e recuperação econômica da Europa.
B: Reconhece alguns eventos geopolíticos e dados em imagens, gráficos e textos sobre a reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial, como o Plano Marshall e a divisão da Alemanha, mas com algumas imprecisões na síntese das informações em infográficos sobre as mudanças geopolíticas e a recuperação econômica.
I: Identifica superficialmente eventos e informações em imagens, gráficos e textos sobre a reconstrução da Europa pós-Segunda Guerra Mundial.
Componente curricular: Educação Tecnológica
Professor: Rafael Oliveira de Souza
Conteúdos Nucleares:
– Prototipagem e simulação de movimento de objetos
– Lógica de programação em blocos e simulações interativas
– Planejamento e construção de projetos com Arduino e Microbit
Habilidade:
Desenvolver e aplicar conhecimentos de prototipagem e design 3D para criar, modificar e simular objetos no Tinkercad Sim Lab, utilizando técnicas de modelagem 3D para a elaboração de projetos funcionais e esteticamente coerentes no contexto da cultura digital.
Instrumentos:
Verificação de conhecimentos; Teste; Construção e apresentação de trabalhos.
Descritores:
A: Desenvolve projetos 3D complexos e funcionais no Tinkercad Sim Lab, demonstrando habilidade excepcional na criação, modificação e simulação de objetos com alta precisão e estética. Aplica técnicas avançadas de modelagem, integrando múltiplas ferramentas e recursos do software de forma criativa e inovadora.
P: Cria e modifica objetos 3D no Tinkercad Sim Lab, utilizando adequadamente as técnicas de modelagem para elaborar projetos funcionais e esteticamente coerentes. Demonstra boa compreensão das ferramentas e consegue aplicar os conhecimentos de prototipagem para resolver problemas práticos.
B: Desenvolve objetos simples no Tinkercad Sim Lab, utilizando técnicas simples de modelagem 3D.
I: Modifica objetos 3D no Tinkercad Sim Lab.
Habilidade:
Implementar e utilizar conhecimentos de lógica de programação utilizando blocos de código no Tinkercad e Gdevelop para movimentar objetos e criar simulações interativas, promovendo o entendimento de conceitos básicos de programação e automação.
Instrumentos:
Verificação de conhecimentos; Teste; Construção e apresentação de trabalhos.
Descritores:
A: Implementa e utiliza simulações interativas complexas utilizando blocos de código no Tinkercad e Gdevelop, demonstrando domínio da lógica de programação. Cria movimentos e interações sofisticadas, aplicando conceitos de automação de maneira criativa e eficiente.
P: Utiliza blocos de código no Tinkercad e Gdevelop para criar simulações interativas, demonstrando compreensão sólida da lógica de programação. Consegue movimentar objetos e implementar interações básicas que funcionam corretamente.
B: Utiliza blocos de código para criar movimentos simples.
I: Utiliza blocos de código para criar movimentos simples com o suporte do professor.
Habilidade:
Planejar e construir circuitos eletrônicos usando o Tinkercad para simulações e o Arduino físico, integrando componentes eletrônicos e programação com Microbit e Arduino para criar projetos funcionais e compreender os fundamentos da eletrônica, programação e automação.
Instrumentos:
Verificação de conhecimentos; Teste; Construção e apresentação de trabalhos.
Descritores:
A: Planeja e constrói circuitos eletrônicos complexos, tanto no Tinkercad quanto com o Arduino físico, integrando componentes e programação de forma eficaz. Demonstra um entendimento profundo dos fundamentos da eletrônica e automação, criando projetos funcionais e inovadores com o Microbit e Arduino.
P: Constrói circuitos eletrônicos básicos no Tinkercad e com Arduino físico, conseguindo integrar componentes e programação para criar projetos funcionais. Demonstra boa compreensão dos conceitos de eletrônica e automação, aplicando-os corretamente.
B: Constrói circuitos eletrônicos simples e realiza algumas integrações com a programação.
I: realiza algumas integrações com a programação, com suporte do professor.