Prezadas famílias,
Apresentamos, no documento que segue, as propostas previstas para o segundo semestre dos oitavos anos, com o intuito de conclusão dos conteúdos anuais e desenvolvimento de habilidades dentro de cada componente curricular.
É importante reafirmar que o processo avaliativo do CIB21 leva em consideração uma dimensão diagnóstica (avaliação prévia, antes de dar início às atividades pedagógicas), uma dimensão somativa (feita para mensurar o entendimento dos estudantes e identificar a aproximação do resultado esperado) e, essencialmente, uma dimensão formativa (com um processo de feedback, que acompanha o desenvolvimento da aprendizagem, colocando o estudante como protagonista e sendo feita durante a trajetória pedagógica).
Temáticas gerais e específicas a serem desenvolvidas nas aulas por meio de metodologias diversas.
Capacidades a serem avaliadas por meio de diferentes instrumentos como: apresentação de trabalhos, construção de mapas mentais, debates, resumos, rodas de conversa, experiências, vivências e provas.
As habilidades definidas no Plano de Ensino e descritas no Relatório de Avaliação são avaliadas e traduzidas em descritores de uma Escala de Proficiência, os quais efetivamente demonstram os resultados obtidos pelos alunos quanto ao domínio e mobilização de conhecimentos em termos de progressão e complexidade. São os chamados Níveis de Proficiência, listados a seguir:
Sexta-feira, 31/10: Cultura Judaica
Segunda-feira, 03/11: Língua Inglesa
Terça-feira, 04/11: Matemática
Quarta-feira, 05/11: Ciências Humanas
Quinta-feira, 06/11: Ciências da Natureza
Sexta-feira, 07/11: Língua Portuguesa
Estamos disponíveis para sanar qualquer dúvida e agradecemos a confiança!
Atenciosamente,
Coordenação do Ensino Fundamental 2
Componente curricular: Cultura Judaica
Professores: Luciane Zylbersztejn , Sônia Schwetz, Yasmin Golbspan e Arthur Leal
Conteúdos Nucleares:
Ivrit (Hebraico):
– Vida de um aluno em Israel.
– Gramática: verbos no presente, adjetivos, preposições.
Limudei Israel:
– Livro “Uma Garrafa no Mar de Gaza”, Conflito Israel-Palestina e Estudo dos principais marcos da construção do Estado de Israel.
História do Povo Judeu:
– História do povo judeu durante a primeira metade da Idade Média.
– Ética judaica: Como ilustração das contribuições provindas do desenvolvimento da do Talmud, e como forma de ampliação da discussão sobre as contribuições judaicas ocorridas entre a destruição do Segundo Templo de Jerusalém e a primeira metade da Idade Média, estudaremos a Ética Judaica a partir do Pirkei Avot (Ética dos Pais).
Tanach:
– Sefer Bereshit (Livro de Gênesis).
Habilidade:
Ivrit – Utilizar com autonomia a plataforma Bishvil Haivrit e comunicar conteúdos específicos com as estruturas trabalhadas.
Instrumentos:
Exercícios na plataforma e na apostila, participações orais em aula.
Descritores:
A: Utiliza com autonomia a plataforma Bishvil Haivrit e comunica conteúdos específicos com as estruturas trabalhadas.
P: Utiliza com autonomia a plataforma Bishvil Haivrit e comunica conteúdos específicos com as estruturas trabalhadas, com auxílio de material.
B: Utiliza a plataforma Bishvil Haivrit e comunica conteúdos específicos com as estruturas trabalhadas, com auxílio de material.
I: Utiliza a plataforma Bishvil Haivrit com auxílio e comunica conteúdos específicos.
Habilidade:
Israel – Compreender o conflito Israel-Palestina a partir da ótica do livro Uma Garrafa no Mar de Gaza, promovendo reflexões pessoais sobre os diferentes papéis e perspectivas dos envolvidos, e relacionando com os aprendizados em sala de aula sobre o conflito.
Instrumentos:
Debates; Filme; Produção textual.
Descritores:
A: Compreende o conflito Israel-Palestina a partir da ótica do livro Uma Garrafa no Mar de Gaza, promove reflexões pessoais sobre os diferentes papéis e perspectivas dos envolvidos, e relaciona com os aprendizados em sala de aula sobre o conflito.
P: Compreende o conflito Israel-Palestina a partir da ótica do livro Uma Garrafa no Mar de Gaza, promove reflexões pessoais sobre os diferentes papéis e perspectivas dos envolvidos.
B: Identifica os diferentes papeis dos envolvidos a partir da ótica do livro Uma Garrafa no Mar de Gaza.
I: Identifica os temas presentes no livro Uma Garrafa no Mar de Gaza.
Habilidade:
Israel – Analisar os principais marcos da construção do Estado de Israel.
Instrumentos:
Prova; Trabalhos em aula.
Descritores:
A: Analisa os principais marcos da construção do Estado de Israel.
P: Identifica os principais marcos da construção do Estado de Israel.
B: Identifica alguns marcos da construção do Estado de Israel.
I: Identifica alguns marcos da construção do Estado de Israel, com o apoio da professora.
Habilidade:
História – Elaborar reflexões éticas a partir dos ensinamentos das fontes judaicas.
Instrumentos:
Atividades em aula; Análise dos registros de conduta.
Descritores:
A: Elabora reflexões éticas a partir dos ensinamentos das fontes judaicas.
P: Elabora superficialmente reflexões éticas a partir das fontes judaicas.
B: Identifica ensinamentos éticos a partir das fontes judaicas.
I: Identifica ensinamentos éticos a partir das fontes judaicas, com o apoio da professora.
Habilidades:
História – Investigar a história do povo judeu, analisar e elaborar lições para o seu desenvolvimento pessoal e coletivo a partir dela.
Instrumentos:
Prova; Atividades em aula; Atividades sobre o Livro.
Descritores:
A: Investiga a história do povo judeu, analisa-a e elabora lições para o seu desenvolvimento pessoal e coletivo a partir dela.
P: Investiga a história do povo judeu e elabora algumas lições para o seu desenvolvimento pessoal e coletivo.
B: Identifica a história do povo judeu e elabora alguma lição.
I: Investiga a história do povo judeu de modo superficial.
Habilidades:
Tanach – Reconhece os principais temas abordados no livro de Bereshit, elaborando lições para o desenvolvimento pessoal e coletivo.
Instrumentos:
Leitura do Tanach; Ferramentas de Gamificação; Debates.
Descritores:
A: Reconhece os principais temas abordados no livro de Bereshit, elaborando lições para o desenvolvimento pessoal e coletivo.
P: Reconhece os principais temas abordados no livro de Bereshit e extrai algumas lições destas histórias.
B: Reconhece os principais temas abordados no livro de Bereshit.
I: Identifica alguns temas abordados no livro de Bereshit, com instrução da professora.
Componente curricular: Língua Portuguesa
Professor: Isadora Cabral
Conteúdos Nucleares:
– Interpretação de texto: Livros “Meu pé de laranja lima”, “Longe de casa”, “O senhor das moscas”
– Gêneros textuais: minibiografia, relatos pessoais, história em quadrinho, diário de leitura.
– Produção textual: minibiografia, relatos pessoais, história em quadrinho, diário de leitura.
– Análise linguística: coesão textual (sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), vozes verbais.
Habilidade:
Analisar e elaborar minibiografias bem articuladas, semântica e linguisticamente, empregando os elementos que concorrem para a estruturação do gênero tendo em vista o contexto de produção dado e utilizando recursos de coesão sequencial e referencial.
Instrumentos:
Produção textual; Apresentação.
Descritores:
A: Analisa e produz semântica e linguisticamente – minibiografias, indicando estruturação sofisticada e pleno conhecimento do gênero textual e do contexto de produção dado.
P: Produz semântica e linguisticamente – minibiografias, indicando estruturação consistente e conhecimento do gênero textual e do contexto de produção dado.
B: Produz minibiografias, indicando conhecimentos gerais sobre o texto e/ou contexto de produção dado.
I: Reconhece a estruturação de minibiografias e do contexto de produção dado, apresentando produções superficiais semântica e linguisticamente.
Habilidade:
Investigar e selecionar histórias em quadrinhos bem articuladas, semântica e linguisticamente, empregando os elementos que concorrem para a estruturação do gênero, tendo em vista o contexto de produção dado.
Instrumentos:
Pesquisa; Seminário.
Descritores:
A: Investiga e seleciona semântica e linguisticamente – histórias em quadrinhos, indicando estruturação sofisticada e pleno conhecimento do gênero textual e do contexto de produção dado.
P: Investiga semântica e linguisticamente – histórias em quadrinhos, indicando estruturação consistente e conhecimento do gênero textual e do contexto de produção dado.
B: Seleciona histórias em quadrinhos, indicando conhecimentos gerais sobre o texto e/ou contexto de produção dado.
I: Identifica características da estruturação de histórias em quadrinhos e do contexto de produção dado.
Habilidade:
Ler, de forma autônoma, e compreender, selecionando estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes, expressando avaliação sobre o texto lido, bem como participar ativa e organizadamente das aulas de leitura.
Instrumentos:
Diário de leitura; Debate.
Descritores:
A: Lê, de forma autônoma, explorando estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos, gêneros textuais e suportes, evidenciando abrangente compreensão e avaliação sobre o texto lido, com engajamento nas aulas de leitura.
P: Lê, de forma autônoma, explorando consistentemente estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos, gêneros textuais e suportes, evidenciando compreensão e avaliação sobre o texto lido.
B: Lê diferentes gêneros textuais e suportes, evidenciando compreensão sobre o texto lido.
I: Lê diferentes gêneros textuais e suportes, identificando as principais informações sobre o texto lido.
Habilidade:
Diferenciar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva).
Instrumentos:
Prova; Trabalho.
Descritores:
A: Diferencia, em contextos textuais diversos, verbos na voz ativa e passiva, interpretando sofisticadamente o sentido de sujeito ativo e passivo.
P: Diferencia, em contextos textuais específicos, verbos na voz ativa e passiva, evidenciando interpretação do sentido de sujeito ativo e passivo.
B: Diferencia, em contextos textuais específicos, verbos na voz ativa e passiva.
I: Diferencia, em contextos textuais específicos, verbos na voz ativa e passiva, com suporte do professor.
Componente curricular: Língua Inglesa
Professora: Guilherme Eduardo Müller
Conteúdos Nucleares:
– Relative Clauses
– Modal Verbs
– Reported Speech
– Future Forms
– Vocabulário pertinente ao material trabalhado
Habilidade:
Realizar práticas de leitura de gêneros textuais diversos em diferentes esferas de circulação, utilizando estratégias de decodificação, compreensão e interpretação.
Instrumentos:
Sala de aula; Avaliação Somativa.
Descritores:
A: Realiza práticas de leitura de gêneros textuais variados em diferentes esferas de circulação, utilizando estratégias de decodificação, compreensão e interpretação.
P: Realiza práticas de leitura de gêneros textuais variados em diferentes esferas de circulação, utilizando estratégias de decodificação e compreensão.
B: Realiza práticas de leitura de gêneros textuais, utilizando estratégias de decodificação.
I: Realiza práticas de leitura de pequenos textos, com suporte do professor para fazer a decodificação, compreensão e interpretação.
Habilidade:
Compreender enunciados orais e utilizar as informações compreendidas para execução de tarefas e para fins comunicativos, desenvolvendo as competências de escuta do aluno.
Instrumentos:
Sala de aula; Avaliação de listening; Debates.
Descritores:
A: Compreende enunciados orais e utiliza as informações compreendidas para execução de tarefas e para fins comunicativos, desenvolvendo as competências de escuta do aluno.
P: Compreende enunciados orais, e utiliza as informações na execução de tarefas e para fins comunicativos.
B: Compreende enunciados orais e utiliza as informações compreendidas para execução de tarefas, com o auxílio do professor.
I: Compreende enunciados com o auxílio do professor.
Habilidade:
Expressar-se oralmente de forma clara sobre diversos assuntos, apresentando proficiência e pronúncia adequada e utilizando as estruturas gramaticais e lexicais trabalhadas durante o semestre.
Instrumentos:
Sala de aula; Avaliação Oral no ED; Apresentação de trabalhos.
Descritores:
A: Expressa-se oralmente de forma clara sobre diversos assuntos, apresentando proficiência e pronúncia adequada e utilizando as estruturas gramaticais e lexicais trabalhadas durante o semestre.
P: Expressa-se oralmente de forma clara, apresentando pronúncia adequada e utilizando as estruturas gramaticais e lexicais trabalhadas durante o semestre.
B: Expressa-se oralmente, utilizando algumas estruturas gramaticais e lexicais trabalhadas durante o semestre.
I: Expressa-se oralmente de forma restrita, necessitando o auxílio do professor para utilizar as estruturas trabalhadas durante o semestre.
Habilidade:
Realizar produção textual com uma escrita inteligível, coerente e coesa em frases e parágrafos bem articulados e bem-estruturados sobre temas diversos, oferecendo explicações relevantes, argumentos e comentários sobre determinado tema.
Instrumentos:
Sala de aula; Produção de textos; Avaliação Somativa.
Descritores:
A: Realiza produção textual com uma escrita inteligível, coerente e coesa em frases e parágrafos bem articulados e bem-estruturados sobre temas diversos, oferecendo explicações relevantes, argumentos e comentários sobre determinado tema.
P: Realiza produção textual com uma escrita inteligível e parágrafos bem articulados e bem-estruturados sobre temas diversos.
B: Realiza produção textual coerente, oferecendo argumentos e comentários sobre determinado tema de forma limitada.
I: Realiza produção textual com escrita restrita.
Habilidades:
Utilizar os diferentes enfoques gramaticais dos conteúdos nucleares em contextos adequados, nas diferentes tipologias frasais (afirmativa, negativa e interrogativa), conferindo-lhes a entonação adequada.
Instrumentos:
Sala de aula; Avaliação Somativa; Lista de atividades.
Descritores:
A: Identifica, diferencia e utiliza os diferentes enfoques gramaticais dos conteúdos nucleares em diferentes contextos e nas suas diversas tipologias frasais de oralidade, escuta e escrita de forma correta e adequada.
P: Identifica, diferencia e utiliza os diferentes enfoques gramaticais dos conteúdos nucleares em diferentes contextos.
B: Identifica e diferencia os diferentes enfoques gramaticais dos conteúdos nucleares em diferentes contextos.
I: Identifica diferentes enfoques gramaticais dos conteúdos nucleares em contextos.
Componente curricular: Matemática
Professora: Carla Martins da Silva
Conteúdos Nucleares:
– Probabilidade e estatística: Princípio multiplicativo; Soma das probabilidades; Gráficos; Medidas de tendência central.
– Grandezas e medidas: Áreas; Volumes; Medidas de capacidades.
Habilidade:
Resolver problemas do cotidiano utilizando o princípio multiplicativo para contar possibilidades e calcular probabilidades simples, incluindo a soma de probabilidades de eventos ( mutuamente exlusivos).
Instrumentos:
Lista Avaliativa 1; Tema de casa; Prova Somativa.
Descritores:
A: Resolve problemas do cotidiano com precisão e autonomia, aplicando corretamente o princípio multiplicativo e calculando probabilidades simples e compostas, reconhecendo e justificando com clareza quando eventos são mutuamente exclusivos.
P: Resolve problemas que envolvem contagem e probabilidade simples com segurança, utilizando o princípio multiplicativo e identificando eventos mutuamente exclusivos, com pequenas intervenções ou apoio pontual.
B: Aplica o princípio multiplicativo e calcula probabilidades simples em situações cotidianas com auxílio.
I:Participa das atividades com interesse e está em processo de construção da compreensão sobre o princípio multiplicativo e o cálculo de probabilidades simples, buscando reconhecer eventos mutuamente exclusivos com apoio e mediação.
Habilidade:
Analisar e interpretar dados apresentados em tabelas e diferentes tipos de gráficos (barras, colunas, setores, linha), utilizando medidas de tendência central (média, moda e mediana) para resolver e contextualizar problemas do cotidiano.
Instrumentos:
Atividade Avaliativa Prática; Lista Avaliativa 2; Prova Somativa.
Descritores:
A: Analisa e interpreta com precisão diferentes tipos de gráficos e tabelas, calculando corretamente média, moda e mediana, relacionando essas informações a situações reais e propondo soluções com clareza e justificativa.
P: Interpreta corretamente tabelas e gráficos variados e calcula medidas de tendência central com poucos erros, aplicando os resultados em contextos cotidianos com coerência.
B: Lê e compreende parcialmente dados em gráficos simples e tabelas; calcula ao menos uma das medidas de tendência central (geralmente a média) com apoio.
I: Participa com interesse das atividades e está desenvolvendo gradualmente a habilidade de interpretar gráficos e tabela com apoio e mediação nas aplicações práticas.
Habilidade:
Resolver e interpretar problemas do cotidiano que envolvam o cálculo de áreas de figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, círculo) e o volume de sólidos geométricos (paralelepípedo, cubo, cilindro), utilizando fórmulas adequadas e estimativas quando necessário.
Instrumentos:
Lista Avaliativa 3; Tema de casa; Prova Somativa.
Descritores:
A: Resolve com precisão e autonomia problemas que envolvem o cálculo de áreas e volumes de diferentes figuras e sólidos geométricos, aplicando as fórmulas e realizando estimativas coerentes em contextos do cotidiano.
P: Resolve corretamente a maioria dos problemas envolvendo áreas e volumes e consegue aplicar os resultados a situações práticas.
B: Identifica figuras e sólidos geométricos e aplica fórmulas de área e volume com apoio.
I: Participa das atividades com interesse e está iniciando a identificação de figuras e sólidos geométricos com apoio.
Habilidade:
Resolver e interpretar problemas que envolvam medidas de capacidade (litro, mililitro e seus múltiplos e submúltiplos), utilizando conversões entre unidades e estimativas para compreender e resolver situações do cotidiano.
Instrumentos:
Atividade Avaliativa em rotação; Atividade em docência compartilhada CLIL; Lista Avaliativa 4.
Descritores:
A: Aplica com segurança e autonomia as unidades de medida de capacidade em diferentes contextos, realizando conversões com precisão e propondo soluções adequadas por meio de estimativas e cálculos corretos.
P: Utiliza com clareza as unidades de medida de capacidade e realiza conversões com poucos equívocos, interpretando bem situações do cotidiano e aplicando estratégias adequadas para resolvê-las.
B: Reconhece as unidades de medida de capacidade e demonstra boa disposição para aplicar os conhecimentos em problemas práticos.
I: Reconhece algumas unidades de medida de capacidade.
Componente curricular: Ciências da Natureza
Professora: Mariana Figueiró
Conteúdos Nucleares
– Divisão Celular (Mitose e Meiose)
– Sistema Endócrino e Nervoso
– Sistema Reprodutor e IST’s
– Métodos Contraceptivos
Habilidade:
Compreender os processos de divisão celular, a importância de cada um deles na manutenção dos tecidos que constituem o corpo humano através da construção de modelos e a execução de atividades práticas.
Instrumentos:
Rotação de estações – Mitose e Meiose; Avaliação Somativa.
Descritores:
A: Compreende os processos de divisão celular, a importância de cada um deles na manutenção dos tecidos que constituem o corpo humano através da construção de modelos e a execução de atividades práticas.
P: Associa a importância do processo de divisão celular à importância de cada um deles na manutenção dos tecidos que constituem o corpo humano através do resumo dos processos e a participação nas atividades práticas.
B: Reconhece a importância do processo de divisão celular à importância de cada um deles na manutenção dos tecidos que constituem o corpo humano através da identificação dos processos e a participação nas atividades práticas.
I: Nomeia os processos de divisão celular.
Habilidade:
Analisar os sistemas endócrino e nervoso como corresponsáveis pela manutenção do equilíbrio interno do organismo, relacionando as glândulas endócrinas com os hormônios produzidos por elas e sua ação no organismo.
Instrumentos:
Prova parcial; Trabalho.
Descritores:
A: Analisa os sistemas endócrino e nervoso como corresponsáveis pela manutenção do equilíbrio interno do organismo, relacionando as glândulas endócrinas com os hormônios produzidos por elas e sua ação no organismo.
P: Explicar os sistemas endócrino e nervoso como corresponsáveis pela manutenção dos processos metabólicos, associando as glândulas endócrinas com os hormônios produzidos por elas e sua ação no organismo.
B: Associa o sistema endócrino e nervoso e identifica as glândulas endócrinas com os hormônios produzidos.
I: Identifica as glândulas endócrinas e os hormônios produzidos.
Habilidade:
Analisar e explicar as funções das estruturas que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino, buscando identificar os principais sintomas, modo de transmissão e tratamento das principais IST’s (Infecção Sexualmente Transmissível) bem como compreender estratégias e métodos contraceptivos.
Instrumentos:
Somativa; Atividades.
Descritores:
A: Analisa e explica as funções das estruturas que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino, buscando identificar os principais sintomas, modo de transmissão e tratamento das principais IST’s (Infecção Sexualmente Transmissível) bem como compreender estratégias e métodos contraceptivos.
P: Compara as funções das estruturas que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino, buscando associar os principais sintomas, modo de transmissão e tratamento das principais IST’s (Infecção Sexualmente Transmissível) bem como identificar estratégias e métodos contraceptivos.
B: Identifica as funções das estruturas que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino, citando os principais sintomas, modo de transmissão e tratamento das principais IST’s (Infecção Sexualmente Transmissível) bem como listar os métodos contraceptivos.
I: Lista os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino.
Habilidade:
Executar as práticas laboratoriais de modo responsável, seguindo as orientações dos profissionais, respeitando os protocolos de segurança buscando observar a obrigatoriedade do uso do jaleco.
Instrumentos:
Atividades Práticas de Laboratório.
Descritores:
A: Executa as práticas laboratoriais de modo responsável, demonstrando interesse, atenção, cuidado e sempre pedindo auxílio dos responsáveis quando necessário, de acordo com os protocolos.
P: Realiza as práticas laboratoriais seguindo os protocolos de segurança.
B: Demonstra dificuldade em manter a atenção no laboratório e em preencher os relatórios de forma completa.
I: Não segue os protocolos de segurança.
Componente curricular: Ciências Humanas
Professor: Henrique de Aro Silva
Conteúdos Nucleares:
– Blocos econômicos e organismos internacionais;
– Europa no século XIX: Guerras, Nacionalismo e Revoluções;
– Cartografia;
– Brasil Império (1822-89): 1º e 2º reinado;
– Migração e deslocamentos populacionais.
Habilidade:
Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado considerando também a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.
Instrumentos:
Trabalho (resenha); Atividade em grupo.
Descritores:
A: Identifica e analisa as relações de poder ao longo do Primeiro e Segundo Reinado, considerando também os movimentos de contestação regional em relação ao poder central do Império.
P: Analisa as relações de poder ao longo do Primeiro e Segundo Reinado, considerando também alguns movimentos de contestação e sua relação ou embate com o poder central.
B: Identifica as relações de poder ao longo do Primeiro e Segundo reinado, considerando também algumas das rebeliões regionais.
I: Descreve de forma superficial as relações de poder ao longo do Primeiro e Segundo reinado.
Habilidade:
Estabelecer relações causais entre as ideologias políticas, relações sociais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
Instrumentos:
Trabalho (debate); Atividade em grupo.
Descritores:
A: Identifica e analisa relações entre as ideologias políticas, relações sociais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
P: Compreende o funcionamento das relações entre as ideologias políticas e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
B: Percebe as relações entre as ideologias políticas e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
I: Cita as relações entre as ideologias e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.
Habilidade:
Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Brics, entre outros).
Instrumentos:
Trabalho; Atividade em grupo.
Descritores:
A: Identifica e analisa o papel e a importância dos organismos de integração internacional do continente americano, destacando a atuação do Brasil.
P: Identifica os diferentes organismos e integração internacional do continente americano diferenciando-os e atribuindo o papel desempenhado por cada um.
B: Percebe os diferentes papeis dos organismos de integração internacional do continente americano.
I: Descreve superficialmente o significado dos diferentes organismos de integração internacional do continente americano.
Habilidade:
Elaborar e/ou interpretar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África, Ásia, América e Europa.
Instrumentos:
Prova; Trabalho.
Descritores:
A: Interpretar mapas ou outras representações cartográficas para a análise do ordenamento territorial, cultural e ocupação do solo em diversos continentes.
P: Analisar mapas e representações cartográficas em diversos continentes para compreensão das realidades locais.
B: Identificar mapas e projeções cartográficas que revelem diferentes realidades de territórios no planeta.
I: Descreve superficialmente características de mapas e projeções cartográficas para analisar diferentes regiões do planeta.
Habilidades:
Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.
Instrumentos:
Atividade em grupo; Trabalho.
Descritores:
A: Descrever as rotas dos principais fluxos migratórios no planeta ao longo da História juntamente com os principais fatores que causaram esse processo.
P: Analisar os principais fatores causadores do processo de migração humana ao longo da História.
B: Perceber as rotas de dispersão da população humana ao longo da História.
I: Descreve superficialmente rotas migratórias e/ou fatores físico-naturais que motivaram esses processos.
Componente curricular: Educação Tecnológica
Professor: Marcos Dill
Conteúdos Nucleares:
– Tecnologias Sustentáveis
– Desenvolvimento de Projetos Interativos
– Prototipagem Avançada e Robótica
– Inovação e Empreendedorismo
Habilidade:
Identificar e avaliar as alternativas sustentáveis no uso de tecnologias no cotidiano.
Instrumentos:
Trabalho de pesquisa; Apresentação de soluções tecnológicas sustentáveis; Debate em sala de aula.
Descritores:
A: Avalia criticamente as alternativas sustentáveis no uso de tecnologias e sugere inovações para melhorias no cotidiano.
P: Identifica alternativas sustentáveis no uso de tecnologias e propõe soluções aplicáveis ao cotidiano.
B: Reconhece algumas alternativas sustentáveis nas tecnologias do cotidiano.
I: Identifica algumas alternativas sustentáveis com apoio do professor.
Habilidade:
Criar projetos interativos simples utilizando plataformas de prototipagem como Arduino.
Instrumentos:
Atividades práticas em sala; Projeto Maker; Apresentação de projeto.
Descritores:
A: Desenvolve projetos interativos complexos utilizando Arduino e sensores, demonstrando controle e automação em tempo real.
P: Desenvolve projetos interativos simples utilizando Arduino, sensores e atuadores, com controle básico do sistema.
B: Constrói projetos interativos simples com Arduino, utilizando componentes básicos como LEDs e botões.
I: Constrói projetos interativos com Arduino com auxílio do professor.
Habilidade:
Projetar e construir protótipos avançados utilizando sensores e atuadores para sistemas robóticos.
Instrumentos:
Projeto prático de robótica; Apresentação de protótipo.
Descritores:
A: Constrói protótipos avançados e robôs com múltiplos sensores e atuadores, demonstrando integração e complexidade.
P: Constrói protótipos com sensores e atuadores, controlados por Arduino, e demonstra seu funcionamento básico.
B: Constrói protótipos simples, utilizando componentes básicos como LEDs e motores, sem integração complexa de sensores.
I: Constrói protótipos simples apenas auxílio do professor.
Habilidade:
Desenvolver projetos inovadores aplicando a tecnologia para solucionar problemas reais da sociedade.
Instrumentos:
Projeto de inovação; Relatório de projeto; Apresentação de soluções inovadoras.
Descritores:
A: Desenvolve soluções tecnológicas inovadoras para problemas reais, com aplicação prática e visão empreendedora.
P: Aplica conceitos tecnológicos para criar soluções inovadoras para problemas do cotidiano, demonstrando criatividade e funcionalidade.
B: Apresenta ideias inovadoras simples para resolver problemas, utilizando tecnologia básica.
I: Apresenta ideias para resolver problemas com auxílio do professor.