Prezadas famílias, 

Apresentamos, no documento que segue, as propostas previstas para o segundo semestre dos oitavos anos, com o intuito de conclusão dos conteúdos anuais e desenvolvimento de habilidades dentro de cada componente curricular.

É importante reafirmar que o processo avaliativo do CIB21 leva em consideração uma dimensão diagnóstica (avaliação prévia, antes de dar início às atividades pedagógicas), uma dimensão somativa (feita para mensurar o entendimento dos estudantes e identificar a aproximação do resultado esperado) e, essencialmente, uma dimensão formativa (com um processo de feedback, que acompanha o desenvolvimento da aprendizagem, colocando o estudante como protagonista e sendo feita durante a trajetória pedagógica).

                           Glossário:

                  Conteúdos nucleares

Temáticas gerais e específicas a serem desenvolvidas nas aulas por meio de metodologias diversas. 

                          Habilidades

Capacidades a serem avaliadas por meio de diferentes instrumentos como: apresentação de trabalhos, construção de mapas mentais, debates, resumos, rodas de conversa, experiências, vivências e provas.

As habilidades definidas no Plano de Ensino e descritas no Relatório de Avaliação são avaliadas e traduzidas em descritores de uma Escala de Proficiência, os quais efetivamente demonstram os resultados obtidos pelos alunos quanto ao domínio e mobilização de conhecimentos em termos de progressão e complexidade. São os chamados Níveis de Proficiência, listados a seguir: 

  • A: Avançado
  • P: Proficiente 
  • B: Básico
  • I: Insuficiente
 
      Ausência de Proficiência:
  • NR: Não realizado
  • NA: Não avaliado

Informações importantes da etapa dentro do segundo semestre

Seguindo na premissa do encerramento da etapa, seguem os marcadores que se destacam nesse processo: 
 
  • Semana de avaliações (31/10 a 7/11): acontecerá no turno da manhã, em horário de aula e contará com um guia de estudos enviado mais próximo das datas mencionadas:

    Sexta-feira, 31/10: Cultura Judaica
    Segunda-feira, 03/11: Língua Inglesa
    Terça-feira, 04/11: Matemática
    Quarta-feira, 05/11: Ciências Humanas
    Quinta-feira, 06/11: Ciências da Natureza
    Sexta-feira, 07/11: Língua Portuguesa

     

  • Semana de substitutivas (10/11 a 14/11): é destinada aos alunos que perderam alguma avaliação ao longo do semestre, mas os responsáveis realizaram o envio do atestado e/ou justificativa da ausência via aplicativo (com antecedência). Acontecerá durante o horário de aula daquele componente curricular e é de gerenciamento do próprio professor.
  • Semana de reavaliações (24/11 a 28/11): acontecerá no turno da tarde, destinada obrigatoriamente aos alunos com uma ou mais habilidades em nível de proficiência insuficiente e de forma opcional para alunos que desejam alcançar o nível proficiente (e tenham sinalizado ao professor previamente).
 
  • Semana de avaliações externas *(08/12 a 12/12): acontecerá no turno da manhã, com o objetivo de aferir habilidades e competências esperadas para o ano escolar em andamento, dentro das 4 áreas do conhecimento.
  • Período de recuperações finais (15 a 19/12): destinada aos alunos que não aprovaram durante o ano letivo, mesmo após o período de reavaliação.
 

Estamos disponíveis para sanar qualquer dúvida e agradecemos a confiança!

Atenciosamente,
Coordenação do Ensino Fundamental 2

Componente curricular: Cultura Judaica

Professores: Luciane Zylbersztejn , Sônia Schwetz, Yasmin Golbspan e Arthur Leal

Conteúdos Nucleares: 

Ivrit (Hebraico):

– Vida de um aluno em Israel. 

 – Gramática: verbos no presente, adjetivos, preposições.

Limudei Israel:

– Livro “Uma Garrafa no Mar de Gaza”, Conflito Israel-Palestina e Estudo dos principais marcos da construção do Estado de Israel.

História do Povo Judeu:

– História do povo judeu durante a primeira metade da Idade Média.

– Ética judaica: Como ilustração das contribuições provindas do desenvolvimento da do Talmud, e como forma de ampliação da discussão sobre as contribuições judaicas ocorridas entre a destruição do Segundo Templo de Jerusalém e a primeira metade da Idade Média, estudaremos a Ética Judaica a partir do Pirkei Avot (Ética dos Pais).

Tanach:

– Sefer Bereshit (Livro de Gênesis).

Habilidade: 

Ivrit – Utilizar com autonomia a plataforma Bishvil Haivrit e comunicar conteúdos específicos com as estruturas trabalhadas.  

Instrumentos: 

Exercícios na plataforma e na apostila, participações orais em aula.

Descritores: 

A: Utiliza com autonomia a plataforma Bishvil Haivrit e comunica conteúdos específicos com as estruturas trabalhadas.

P: Utiliza com autonomia a plataforma Bishvil Haivrit e comunica conteúdos específicos com as estruturas trabalhadas, com auxílio de material.

B: Utiliza a plataforma Bishvil Haivrit e comunica conteúdos específicos com as estruturas trabalhadas, com auxílio de material.

I: Utiliza a plataforma Bishvil Haivrit com auxílio e comunica conteúdos específicos.

Habilidade: 

Israel – Compreender o conflito Israel-Palestina a partir da ótica do livro Uma Garrafa no Mar de Gaza, promovendo reflexões pessoais sobre os diferentes papéis e perspectivas dos envolvidos, e relacionando com os aprendizados em sala de aula sobre o conflito.

Instrumentos: 

Debates; Filme; Produção textual.

Descritores: 

A: Compreende o conflito Israel-Palestina a partir da ótica do livro Uma Garrafa no Mar de Gaza, promove reflexões pessoais sobre os diferentes papéis e perspectivas dos envolvidos, e relaciona com os aprendizados em sala de aula sobre o conflito. 

P: Compreende o conflito Israel-Palestina a partir da ótica do livro Uma Garrafa no Mar de Gaza, promove reflexões pessoais sobre os diferentes papéis e perspectivas dos envolvidos. 

B: Identifica os diferentes papeis dos envolvidos a partir da ótica do livro Uma Garrafa no Mar de Gaza. 

I: Identifica os temas presentes no livro Uma Garrafa no Mar de Gaza.

Habilidade: 

Israel – Analisar os principais marcos da construção do Estado de Israel.

Instrumentos: 

Prova; Trabalhos em aula.

Descritores:

A: Analisa os principais marcos da construção do Estado de Israel.

P: Identifica os principais marcos da construção do Estado de Israel.

B: Identifica alguns marcos da construção do Estado de Israel.

I: Identifica alguns marcos da construção do Estado de Israel, com o apoio da professora.

Habilidade: 

História – Elaborar reflexões éticas a partir dos ensinamentos das fontes judaicas.

Instrumentos: 

Atividades em aula; Análise dos registros de conduta.

Descritores:

A: Elabora reflexões éticas a partir dos ensinamentos das fontes judaicas.

P: Elabora superficialmente reflexões éticas a partir das fontes judaicas.

B: Identifica ensinamentos éticos a partir das fontes judaicas.

I: Identifica ensinamentos éticos a partir das fontes judaicas, com o apoio da professora.

Habilidades: 

História – Investigar a história do povo judeu, analisar e elaborar lições para o seu desenvolvimento pessoal e coletivo a partir dela.

Instrumentos: 

Prova; Atividades em aula; Atividades sobre o Livro.

Descritores:

A: Investiga a história do povo judeu, analisa-a e elabora lições para o seu desenvolvimento pessoal e coletivo a partir dela.

P: Investiga a história do povo judeu e elabora algumas lições para o seu desenvolvimento pessoal e coletivo.

B: Identifica a história do povo judeu e elabora alguma lição.

I: Investiga a história do povo judeu de modo superficial.

Habilidades: 

Tanach – Reconhece os principais temas abordados no livro de Bereshit, elaborando lições para o desenvolvimento pessoal e coletivo.

Instrumentos: 

Leitura do Tanach; Ferramentas de Gamificação; Debates.

Descritores:

A: Reconhece os principais temas abordados no livro de Bereshit, elaborando lições para o desenvolvimento pessoal e coletivo. 

P: Reconhece os principais temas abordados no livro de Bereshit e extrai algumas lições destas histórias. 

B: Reconhece os principais temas abordados no livro de Bereshit. 

I: Identifica alguns temas abordados no livro de Bereshit, com instrução da professora.

  • Uma Garrafa do Mar de Gaza. Valérie Zenatti.
    Período de leitura: até agosto
  • O Segredo do Oratório
    Período de leitura: até novembro.

Componente curricular: Língua Portuguesa

Professor: Isadora Cabral

Conteúdos Nucleares:

– Interpretação de texto: Livros “Meu pé de laranja lima”, “Longe de casa”, “O senhor das moscas”


– Gêneros textuais: minibiografia, relatos pessoais, história em quadrinho, diário de leitura.

– Produção textual: minibiografia, relatos pessoais, história em quadrinho, diário de leitura.


– Análise linguística: coesão textual (sequencial (articuladores) e referencial (léxica e pronominal), vozes verbais.

  • CUNHA, C.; CINTRA, L. Nova gramática do português contemporâneo. Rio de Janeiro: Lexikon, 2009.
  • GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação à produção textual: o ensino da escrita. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
  • PIAGET, J. Os estágios do desenvolvimento intelectual da criança e do adolescente. Rio de Janeiro: Forense, 1972.
  • ZILBEMAN, Regina. A leitura e o ensino de literatura. Curitiba: Ibpex, 2010.

Habilidade: 

Analisar e elaborar minibiografias bem articuladas, semântica e linguisticamente, empregando os elementos que concorrem para a estruturação do gênero tendo em vista o contexto de produção dado e utilizando recursos de coesão sequencial e referencial.

Instrumentos: 

Produção textual; Apresentação.

Descritores: 

A:  Analisa e produz semântica e linguisticamente – minibiografias, indicando estruturação sofisticada e pleno conhecimento do gênero textual e do contexto de produção dado.

P: Produz semântica e linguisticamente – minibiografias, indicando estruturação consistente e conhecimento do gênero textual e do contexto de produção dado.

B: Produz minibiografias, indicando conhecimentos gerais sobre o texto e/ou contexto de produção dado.

I: Reconhece a estruturação de minibiografias e do contexto de produção dado, apresentando produções superficiais semântica e linguisticamente.

Habilidade: 

Investigar e selecionar histórias em quadrinhos bem articuladas, semântica e linguisticamente, empregando os elementos que concorrem para a estruturação do gênero, tendo em vista o contexto de produção dado.

Instrumentos: 

Pesquisa; Seminário.

Descritores: 

A:  Investiga e seleciona semântica e linguisticamente – histórias em quadrinhos, indicando estruturação sofisticada e pleno conhecimento do gênero textual e do contexto de produção dado.

P:  Investiga semântica e linguisticamente – histórias em quadrinhos, indicando estruturação consistente e conhecimento do gênero textual e do contexto de produção dado.

B: Seleciona histórias em quadrinhos, indicando conhecimentos gerais sobre o texto e/ou contexto de produção dado.

I: Identifica características da estruturação de histórias em quadrinhos e do contexto de produção dado.

Habilidade: 

Ler, de forma autônoma, e compreender, selecionando estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes, expressando avaliação sobre o texto lido, bem como participar ativa e organizadamente das aulas de leitura.

Instrumentos: 

Diário de leitura; Debate.

Descritores:

A: Lê, de forma autônoma, explorando  estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos, gêneros textuais e suportes, evidenciando abrangente compreensão e avaliação sobre o texto lido, com engajamento nas aulas de leitura.

P: Lê, de forma autônoma, explorando consistentemente estratégias de leitura adequadas a diferentes objetivos, gêneros textuais e suportes, evidenciando  compreensão e avaliação sobre o texto lido.

B: Lê diferentes gêneros textuais e suportes, evidenciando compreensão  sobre o texto lido.

I: Lê diferentes gêneros textuais e suportes, identificando as principais informações  sobre o texto lido.

Habilidade: 

Diferenciar, em textos lidos ou de produção própria, verbos na voz ativa e na voz passiva, interpretando os efeitos de sentido de sujeito ativo e passivo (agente da passiva).

Instrumentos: 

Prova; Trabalho.

Descritores:

A: Diferencia, em contextos textuais diversos, verbos na voz ativa e passiva, interpretando sofisticadamente o sentido de sujeito ativo e passivo.

P: Diferencia, em contextos textuais específicos,  verbos na voz ativa e passiva, evidenciando  interpretação do sentido de sujeito ativo e passivo.

B: Diferencia, em contextos textuais específicos,  verbos na voz ativa e passiva.

I: Diferencia, em contextos textuais específicos,  verbos na voz ativa e passiva, com suporte do professor.

  • Meu pé de laranja lima
    Período de leitura: até dia 31 de agosto
  • Longe de casa
    Período de leitura: até dia 30 de setembro
  • O senhor das moscas
    Período de leitura: até dia 14 de novembro

Componente curricular: Língua Inglesa

Professora: Guilherme Eduardo Müller

Conteúdos Nucleares:

– Relative Clauses
– Modal Verbs
– Reported Speech
– Future Forms
– Vocabulário pertinente ao material trabalhado

  • WILDMAN, J. Oxford discover futures: Level 3: Student book. Londres, England: Oxford University Press, 2020.
  • LARSEN-FREEMAN, D.; CELCE-MURCIA, M. The grammar book: An ESL/EFL teacher’s course. 2. ed. Florence, KY, USA: Heinle, 1998.
  • Life Vision: Upper Intermediate: Workbook: Your success. Now and in the future. Londres, England: Oxford University Press, 2022.
  • LATHAM-KOENIG, C.; OXENDEN, C. American English file: Level 5: Student book with online practice. 3. ed. Londres, England: Oxford University Press, 2020.

Habilidade: 

Realizar práticas de leitura de gêneros textuais diversos em diferentes esferas de circulação, utilizando estratégias de decodificação, compreensão e interpretação.

Instrumentos: 

Sala de aula; Avaliação Somativa.

Descritores: 

A: Realiza práticas de leitura de gêneros textuais variados em diferentes esferas de circulação, utilizando estratégias de decodificação, compreensão e interpretação.

P: Realiza práticas de leitura de gêneros textuais variados em diferentes esferas de circulação, utilizando estratégias de decodificação e compreensão.

B: Realiza práticas de leitura de gêneros textuais, utilizando estratégias de decodificação. 

I: Realiza práticas de leitura de pequenos textos, com suporte do professor para fazer a decodificação, compreensão e interpretação.

Habilidade: 

Compreender enunciados orais e utilizar as informações compreendidas para execução de tarefas e para fins comunicativos, desenvolvendo as competências de escuta do aluno.

Instrumentos: 

Sala de aula; Avaliação de listening; Debates.

Descritores: 

A: Compreende enunciados orais e utiliza as informações compreendidas para execução de tarefas e para fins comunicativos, desenvolvendo as competências de escuta do aluno.

P: Compreende enunciados orais, e utiliza as informações na execução de tarefas e para fins comunicativos.

B: Compreende enunciados orais e utiliza as informações compreendidas para execução de tarefas, com o auxílio do professor.

I: Compreende enunciados com o auxílio do professor.

Habilidade: 

Expressar-se oralmente de forma clara sobre diversos assuntos, apresentando proficiência e pronúncia adequada e utilizando as estruturas gramaticais e lexicais trabalhadas durante o semestre.

Instrumentos: 

Sala de aula; Avaliação Oral no ED; Apresentação de trabalhos.

Descritores:

A: Expressa-se oralmente de forma clara sobre diversos assuntos, apresentando proficiência e pronúncia adequada e utilizando as estruturas gramaticais e lexicais trabalhadas durante o semestre. 

P: Expressa-se oralmente de forma clara, apresentando pronúncia adequada e utilizando as estruturas gramaticais e lexicais trabalhadas durante o semestre.

B: Expressa-se oralmente, utilizando algumas estruturas gramaticais e lexicais trabalhadas durante o semestre.

I: Expressa-se oralmente de forma restrita, necessitando o auxílio do professor para utilizar as estruturas trabalhadas durante o semestre.

Habilidade: 

Realizar produção textual com uma escrita inteligível, coerente e coesa em frases e parágrafos bem articulados e bem-estruturados sobre temas diversos, oferecendo explicações relevantes, argumentos e comentários sobre determinado tema.

Instrumentos: 

Sala de aula; Produção de textos; Avaliação Somativa.

Descritores:

A: Realiza produção textual com uma escrita inteligível, coerente e coesa em frases e parágrafos bem articulados e bem-estruturados sobre temas diversos, oferecendo explicações relevantes, argumentos e comentários sobre determinado tema. 

P: Realiza produção textual com uma escrita inteligível e parágrafos bem articulados e bem-estruturados sobre temas diversos.

B: Realiza produção textual coerente, oferecendo argumentos e comentários sobre determinado tema de forma limitada. 

I: Realiza produção textual com escrita restrita.

Habilidades: 

Utilizar os diferentes enfoques gramaticais dos conteúdos nucleares em contextos adequados, nas  diferentes tipologias frasais (afirmativa, negativa e interrogativa), conferindo-lhes a entonação adequada.

Instrumentos: 

Sala de aula; Avaliação Somativa; Lista de atividades.

Descritores:

A: Identifica, diferencia e utiliza os diferentes enfoques gramaticais dos conteúdos nucleares em diferentes contextos e nas suas diversas tipologias frasais de oralidade, escuta e escrita de forma correta e adequada.

P: Identifica, diferencia e utiliza os diferentes enfoques gramaticais dos conteúdos nucleares em diferentes contextos.

B: Identifica e diferencia os diferentes enfoques gramaticais dos conteúdos nucleares em diferentes contextos.

I: Identifica diferentes enfoques gramaticais dos conteúdos nucleares em contextos.

Componente curricular: Matemática

Professora: Carla Martins da Silva

Conteúdos Nucleares:

– Probabilidade e estatística: Princípio multiplicativo; Soma das probabilidades; Gráficos; Medidas de tendência central.

– Grandezas e medidas: Áreas; Volumes; Medidas de capacidades.

  • Giovanni Júnior, José Ruy; Castrucci, Benedicto. A conquista da matemática: 8º ano, ensino fundamental anos finais. 4ª edição. FTD. São Paulo, 2018.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
  • DANTE, Luiz Roberto. Teláris Essencial: Matemática 8º ano / Luiz Roberto Dante, Fernando Viana. — 1. ed. — São Paulo: Ática, 2022.
  • CHIARI, A. S. S. Tecnologias Digitais e Educação Matemática: relações possíveis, possibilidades futuras. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 26, 2018.
  • SMOLE, Kátia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Ignes. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
  • SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela.  Jogos de Matemática de 6º a 9º ano. Porto Alegre: Artmed, 2007. 104p

Habilidade: 

Resolver problemas do cotidiano utilizando o princípio multiplicativo para contar possibilidades e calcular probabilidades simples, incluindo a soma de probabilidades de eventos ( mutuamente exlusivos).

Instrumentos: 

Lista Avaliativa 1; Tema de casa; Prova Somativa.

Descritores: 

A: Resolve problemas do cotidiano com precisão e autonomia, aplicando corretamente o princípio multiplicativo e calculando probabilidades simples e compostas, reconhecendo e justificando com clareza quando eventos são mutuamente exclusivos.

P: Resolve problemas que envolvem contagem e probabilidade simples com segurança, utilizando o princípio multiplicativo e identificando eventos mutuamente exclusivos, com pequenas intervenções ou apoio pontual.

B: Aplica o princípio multiplicativo e calcula probabilidades simples em situações cotidianas com auxílio.

I:Participa das atividades com interesse e está em processo de construção da compreensão sobre o princípio multiplicativo e o cálculo de probabilidades simples, buscando reconhecer eventos mutuamente exclusivos com apoio e mediação.

Habilidade: 

Analisar e interpretar dados apresentados em tabelas e diferentes tipos de gráficos (barras, colunas, setores, linha), utilizando medidas de tendência central (média, moda e mediana) para resolver e contextualizar problemas do cotidiano.

Instrumentos: 

Atividade Avaliativa Prática; Lista Avaliativa 2; Prova Somativa.

Descritores: 

A: Analisa e interpreta com precisão diferentes tipos de gráficos e tabelas, calculando corretamente média, moda e mediana, relacionando essas informações a situações reais e propondo soluções com clareza e justificativa.

P: Interpreta corretamente tabelas e gráficos variados e calcula medidas de tendência central com poucos erros, aplicando os resultados em contextos cotidianos com coerência.

B: Lê e compreende parcialmente dados em gráficos simples e tabelas; calcula ao menos uma das medidas de tendência central (geralmente a média) com apoio.

I: Participa com interesse das atividades e está desenvolvendo gradualmente a habilidade de interpretar gráficos e tabela com apoio e mediação nas aplicações práticas.

Habilidade: 

Resolver e interpretar problemas do cotidiano que envolvam o cálculo de áreas de figuras planas (triângulo, quadrado, retângulo, círculo) e o volume de sólidos geométricos (paralelepípedo, cubo, cilindro), utilizando fórmulas adequadas e estimativas quando necessário.

Instrumentos: 

Lista Avaliativa 3; Tema de casa; Prova Somativa.

Descritores:

A: Resolve com precisão e autonomia problemas que envolvem o cálculo de áreas e volumes de diferentes figuras e sólidos geométricos, aplicando as fórmulas e realizando estimativas coerentes em contextos do cotidiano.

P: Resolve corretamente a maioria dos problemas envolvendo áreas e volumes e consegue aplicar os resultados a situações práticas.

B: Identifica figuras e sólidos geométricos e aplica fórmulas de área e volume com apoio.

I: Participa das atividades com interesse e está iniciando a identificação de figuras e sólidos geométricos com apoio.

Habilidade: 

Resolver e interpretar problemas que envolvam medidas de capacidade (litro, mililitro e seus múltiplos e submúltiplos), utilizando conversões entre unidades e estimativas para compreender e resolver situações do cotidiano.

Instrumentos: 

Atividade Avaliativa em rotação; Atividade em docência compartilhada CLIL; Lista Avaliativa 4.

Descritores:

A: Aplica com segurança e autonomia as unidades de medida de capacidade em diferentes contextos, realizando conversões com precisão e propondo soluções adequadas por meio de estimativas e cálculos corretos.

P: Utiliza com clareza as unidades de medida de capacidade e realiza conversões com poucos equívocos, interpretando bem situações do cotidiano e aplicando estratégias adequadas para resolvê-las.

B: Reconhece as unidades de medida de capacidade e demonstra boa disposição para aplicar os conhecimentos em problemas práticos.

I: Reconhece algumas unidades de medida de capacidade.

Componente curricular: Ciências da Natureza

Professora: Mariana Figueiró

Conteúdos Nucleares

– Divisão Celular (Mitose e Meiose)
– Sistema Endócrino e Nervoso
– Sistema Reprodutor e IST’s
– Métodos Contraceptivos

  • GEWANDSZNAJDER, Fernando.Projeto Telaris:Ciências – Nosso Corpo – 8⁰ano.São Paulo:Ática,2022.
  • Atualidades: BBC, National Geographic e CNN – notícias que discutimos em aula ou que são disponibilizadas como materiais complementares;
  • Dados de pesquisas estatísticas: IBGE e relatórios da ONU.
  • BERNE e LEVY – Fisiologia – Tradução da 7ª Edição. Editores Bruce M. Koeppen e Bruce A. Stanton. Editora Elsevier, Rio de Janeiro, 2018.

Habilidade: 

Compreender os processos de divisão celular, a importância de cada um deles na manutenção dos tecidos que constituem o corpo humano através da construção de modelos e a execução de atividades práticas.

Instrumentos: 

Rotação de estações – Mitose e Meiose; Avaliação Somativa.

Descritores: 

A: Compreende os processos de divisão celular, a importância de cada um deles na manutenção dos tecidos que constituem o corpo humano através da construção de modelos e a execução de atividades práticas.

P: Associa a importância do processo de divisão celular à importância de cada um deles na manutenção dos tecidos que constituem o corpo humano através do resumo dos processos e a participação nas atividades práticas.

B: Reconhece a importância do processo de divisão celular à importância de cada um deles na manutenção dos tecidos que constituem o corpo humano através da identificação dos processos e a participação nas atividades práticas.

I: Nomeia os processos de divisão celular.

Habilidade: 

Analisar os sistemas endócrino e nervoso como corresponsáveis pela manutenção do equilíbrio interno do organismo, relacionando as glândulas endócrinas com os hormônios produzidos por elas e sua ação no organismo.

Instrumentos: 

Prova parcial; Trabalho.

Descritores: 

A: Analisa os sistemas endócrino e nervoso como corresponsáveis pela manutenção do equilíbrio interno do organismo, relacionando as glândulas endócrinas com os hormônios produzidos por elas e sua ação no organismo.

P: Explicar os sistemas endócrino e nervoso como corresponsáveis pela manutenção dos processos metabólicos, associando as glândulas endócrinas com os hormônios produzidos por elas e sua ação no organismo.

B: Associa o sistema endócrino e nervoso e identifica as glândulas endócrinas com os hormônios produzidos.

I: Identifica as glândulas endócrinas e os hormônios produzidos.

Habilidade: 

Analisar e explicar as funções das estruturas que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino, buscando identificar os principais sintomas, modo de transmissão e tratamento das principais IST’s (Infecção Sexualmente Transmissível) bem como compreender estratégias e métodos contraceptivos.

Instrumentos: 

Somativa; Atividades.

Descritores:

A: Analisa e explica as funções das estruturas que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino, buscando identificar os principais sintomas, modo de transmissão e tratamento das principais IST’s (Infecção Sexualmente Transmissível) bem como compreender estratégias e métodos contraceptivos.

P: Compara as funções das estruturas que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino, buscando associar os principais sintomas, modo de transmissão e tratamento das principais IST’s (Infecção Sexualmente Transmissível) bem como identificar estratégias e métodos contraceptivos.

B: Identifica as funções das estruturas que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino, citando os principais sintomas, modo de transmissão e tratamento das principais IST’s (Infecção Sexualmente Transmissível) bem como listar os métodos contraceptivos.

I: Lista os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino.

Habilidade: 

Executar as práticas laboratoriais de modo responsável, seguindo as orientações dos profissionais, respeitando os protocolos de segurança buscando observar a obrigatoriedade do uso do jaleco.

Instrumentos: 

Atividades Práticas de Laboratório.

Descritores:

A: Executa as práticas laboratoriais de modo responsável, demonstrando interesse, atenção, cuidado e sempre pedindo auxílio dos responsáveis quando necessário, de acordo com os protocolos.

P: Realiza as práticas laboratoriais seguindo os protocolos de segurança. 

B: Demonstra dificuldade em manter a atenção no laboratório e em preencher os relatórios de forma completa.

I: Não segue os protocolos de segurança.

Componente curricular: Ciências Humanas

Professor: Henrique de Aro Silva

Conteúdos Nucleares:

– Blocos econômicos e organismos internacionais;
– Europa no século XIX: Guerras, Nacionalismo e Revoluções;
– Cartografia;
– Brasil Império (1822-89): 1º e 2º reinado;
– Migração e deslocamentos populacionais.

  • HOBSBAWN, Eric J. A Era das revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
  • DOLHNIKOFF, Miriam. História do Brasil Império. São Paulo. Contexto, 2017.
  • PINSKY, Jaime. História dos EUA. São Paulo. Contexto, 2004.
  • JAF, Ivan, MARTIN, André Roberto. União Europeia. São Paulo: Ática, 2006.
  • Atlas geográfico escolar: ensino fundamental do 6º ao 9º ano. IBGE. Rio de Janeiro, 2010.

Habilidade: 

Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado considerando também a diversidade política, social e regional nas rebeliões e nos movimentos contestatórios ao poder centralizado.

Instrumentos: 

Trabalho (resenha); Atividade em grupo.

Descritores: 

A: Identifica e analisa as relações de poder ao longo do Primeiro e Segundo Reinado, considerando também os movimentos de contestação regional em relação ao poder central do Império.

P: Analisa as relações de poder ao longo do Primeiro e Segundo Reinado, considerando também alguns movimentos de contestação e sua relação ou embate com o poder central.

B: Identifica as relações de poder ao longo do Primeiro e Segundo reinado, considerando também algumas das rebeliões regionais.

I: Descreve de forma superficial as relações de poder ao longo do Primeiro e Segundo reinado.

Habilidade: 

Estabelecer relações causais entre as ideologias políticas, relações sociais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

Instrumentos: 

Trabalho (debate); Atividade em grupo.

Descritores: 

A: Identifica e analisa relações entre as ideologias políticas, relações sociais e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

P: Compreende o funcionamento das relações entre as ideologias políticas e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

B: Percebe as relações entre as ideologias políticas e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

I: Cita as relações entre as ideologias e o determinismo no contexto do imperialismo europeu e seus impactos na África e na Ásia.

Habilidade: 

Compreender os objetivos e analisar a importância dos organismos de integração do território americano (Mercosul, OEA, OEI, Nafta, Unasul, Alba, Comunidade Andina, Brics, entre outros).

Instrumentos: 

Trabalho; Atividade em grupo.

Descritores:

A: Identifica e analisa o papel e a importância dos organismos de integração internacional do continente americano, destacando a atuação do Brasil.

P: Identifica os diferentes organismos e integração internacional do continente americano diferenciando-os e atribuindo o papel desempenhado por cada um.

B: Percebe os diferentes papeis dos organismos de integração internacional do continente americano.

I: Descreve superficialmente o significado dos diferentes organismos de integração internacional do continente americano.

Habilidade: 

Elaborar e/ou interpretar mapas ou outras formas de representação cartográfica para analisar as redes e as dinâmicas urbanas e rurais, ordenamento territorial, contextos culturais, modo de vida e usos e ocupação de solos da África, Ásia, América e Europa.

Instrumentos: 

Prova; Trabalho.

Descritores:

A: Interpretar mapas ou outras representações cartográficas para a análise do ordenamento territorial, cultural e ocupação do solo em diversos continentes.

P: Analisar mapas e representações cartográficas em diversos continentes para compreensão das realidades locais.

B: Identificar mapas e projeções cartográficas que revelem diferentes realidades de territórios no planeta.

I: Descreve superficialmente características de mapas e projeções cartográficas para analisar diferentes regiões do planeta.

Habilidades: 

Descrever as rotas de dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história, discutindo os fatores históricos e condicionantes físico-naturais associados à distribuição da população humana pelos continentes.

Instrumentos: 

Atividade em grupo; Trabalho.

Descritores:

A: Descrever as rotas dos principais fluxos migratórios no planeta ao longo da História juntamente com os principais fatores que causaram esse processo.

P: Analisar os principais fatores causadores do processo de migração humana ao longo da História.

B: Perceber as rotas de dispersão da população humana ao longo da História.

I: Descreve superficialmente rotas migratórias e/ou fatores físico-naturais que motivaram esses processos.

Componente curricular: Educação Tecnológica

Professor: Marcos Dill

Conteúdos Nucleares:

– Tecnologias Sustentáveis
– Desenvolvimento de Projetos Interativos
– Prototipagem Avançada e Robótica
– Inovação e Empreendedorismo

  • DUQUE, Rita de Cássia Soares; FILHO, Paulo Henrique. A cultura maker: e suas implicações no contexto educacional. Vitória, ES: Transversal Educação, 2023. 
  • GONDIM, Raquel de Sousa; PINTO, Antonia Cláudia Prado; CASTRO FILHO , José Aires de; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima. A Cultura Maker como Estratégia de Ensino e Aprendizagem: uma Revisão Sistemática da Literatura . Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, [S. l.], v. 23, n. 5, p. 840–847, 2023. 
  • GARLET, Daniela. Ensino de lógica de programação para alunos do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Computação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018. 
  • GUIMARÃES JUNIOR, José Carlos; SCHMIDT, Felipe Luiz Antônio; PAULA, Wanderley Souza. O papel da educação STEAM: ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no desenvolvimento de habilidades do século XXI. 2024.

Habilidade: 

Identificar e avaliar as alternativas sustentáveis no uso de tecnologias no cotidiano.

Instrumentos: 

Trabalho de pesquisa; Apresentação de soluções tecnológicas sustentáveis; Debate em sala de aula.

Descritores: 

A: Avalia criticamente as alternativas sustentáveis no uso de tecnologias e sugere inovações para melhorias no cotidiano.

P: Identifica alternativas sustentáveis no uso de tecnologias e propõe soluções aplicáveis ao cotidiano.

B: Reconhece algumas alternativas sustentáveis nas tecnologias do cotidiano.

I: Identifica algumas alternativas sustentáveis com apoio do professor.

Habilidade: 

Criar projetos interativos simples utilizando plataformas de prototipagem como Arduino.

Instrumentos: 

Atividades práticas em sala; Projeto Maker; Apresentação de projeto.

Descritores: 

A: Desenvolve projetos interativos complexos utilizando Arduino e sensores, demonstrando controle e automação em tempo real.

P: Desenvolve projetos interativos simples utilizando Arduino, sensores e atuadores, com controle básico do sistema.

B: Constrói projetos interativos simples com Arduino, utilizando componentes básicos como LEDs e botões.

I: Constrói projetos interativos com Arduino com auxílio do professor.

Habilidade: 

Projetar e construir protótipos avançados utilizando sensores e atuadores para sistemas robóticos.

Instrumentos: 

Projeto prático de robótica; Apresentação de protótipo.

Descritores:

A: Constrói protótipos avançados e robôs com múltiplos sensores e atuadores, demonstrando integração e complexidade.

P: Constrói protótipos com sensores e atuadores, controlados por Arduino, e demonstra seu funcionamento básico.

B: Constrói protótipos simples, utilizando componentes básicos como LEDs e motores, sem integração complexa de sensores.

I: Constrói protótipos simples apenas auxílio do professor.

Habilidade: 

Desenvolver projetos inovadores aplicando a tecnologia para solucionar problemas reais da sociedade.

Instrumentos: 

Projeto de inovação; Relatório de projeto; Apresentação de soluções inovadoras.

Descritores:

A: Desenvolve soluções tecnológicas inovadoras para problemas reais, com aplicação prática e visão empreendedora.

P: Aplica conceitos tecnológicos para criar soluções inovadoras para problemas do cotidiano, demonstrando criatividade e funcionalidade.

B: Apresenta ideias inovadoras simples para resolver problemas, utilizando tecnologia básica.

I: Apresenta ideias para resolver problemas com auxílio do professor.