Atendimento Educacional
Especializado (AEE)
Diante da necessidade de atualização e reestruturação de documentos norteadores que embasam as diretrizes legais para o trabalho com alunos atípicos, no ano de 2019 foi criado o Núcleo de Estudo e Planejamento sobre Inclusão (NEPI-CIB), que tem como principal objetivo garantir um espaço voltado para estudo, aprofundamento e assessoria à equipe docente, reunido com Coordenação e Professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
O CIB mantém um olhar diferenciado sobre os alunos e suas especificidades, desde a Educação infantil até as etapas finais da escolarização. Sobretudo, busca-se assegurar a socialização e as situações de aprendizagens tão importantes no cotidiano de cada aluno, tanto no trabalho individual quanto no coletivo.
Toda a equipe escolar que acompanha as crianças é orientada e instrumentalizada para o seu atendimento. As estratégias de sala de aula e ambiente proposto são constantemente pensados para que a inclusão aconteça de forma efetiva. Através das intervenções realizadas são proporcionados momentos de integração ao grupo e as propostas de investigação.
Os critérios de avaliação são estabelecidos tendo por referência as habilidades requeridas para cada área de conhecimento, eixo de aprendizagem e componente curricular.
Dentre as ações coordenadas pela equipe do AEE está a construção dos Planos de Ensino Individualizados, Planos de Enriquecimento Curricular, Plano de Acomodações e Estratégias Educacionais e Plano de Atendimento Educacional Especializado.
Além disso, os profissionais se reúnem semanalmente com professores e coordenação para planejamento, adequação e formação continuada. A atuação do AEE prioriza a eliminação de barreiras como acesso, permanência, participação e aprendizagem, envolvendo os âmbitos socioemocionais e cognitivos. Faz parte das atribuições do AEE a ponte entre as equipes de atendimento multidisciplinares e famílias, construindo um plano de intervenção conjunto.
Periodicamente os profissionais atuam em sala de aula, conversando com as demais crianças, e com as famílias, bem como a elaboração de materiais como: zona de regulação, sinaléticas, compartimento de tarefas e materiais de suporte visual, entre outros.