Purim (literalmente “sorteio”) é uma festividade que acontece no 14º dia do mês de Adar, marcada pela história contada na Meguilat Ester (Livro de Ester), que se encontra no Tanach (Bíblia). Nela são relatados os episódios que ocorreram com os judeus no império persa em torno do século V a.E.C., durante o reinado do Rei Achashverosh.

Nessa época, a comunidade judaica viu-se ameaçada pelo primeiro-ministro do Rei, Haman. A Rainha Ester, que era judia, e seu primo Mordechai conseguiram salvar a comunidade da extinção. Por isso, Purim é uma festa marcada pela alegria.

Entre os mandamentos da festa está o envio de alimentos (Mishloach Manot) aos amigos e parentes, como um símbolo de união e amizade e alegria. Também é um mandamento doar dinheiro e alimentos aos necessitados no dia de Purim.

O costume mais popular, principalmente entre as crianças, é o uso de fantasias. Essa tradição começou ainda na antiguidade e tem algumas explicações, sendo que uma delas é que D’us realizou milagres de maneira disfarçada, por não agir diretamente, mas por intermédio de pessoas que atuaram sob inspiração divina, como Esther e Mordechai. Para lembrar esses milagres disfarçados, que salvaram os judeus do perigoso Haman, costuma-se usar disfarces e fantasias.