Vivências Externas
No CIB, o judaísmo vai além das salas de aula. Através de vivências práticas, os alunos têm a oportunidade de experienciar os valores e tradições, além de conhecer conhecer a história do povo judeu. São diversas saídas de estudo, projetos e parcerias dentro de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul que proporcionam o desenvolvimento integral e aprendizagens profundas e significativas.
Conheça algumas dessas experiências abaixo:
Lar Israelita
Fundado através do esforço conjunto da comunidade judaica em 1956, o Lar Israelita é um residencial de longa permanência para idosos, que oferece felicidade, conforto e cuidados de saúde aos seus residentes. Durante o ano, todas as turmas do Ensino Fundamental 1 fazem visitas ao Lar para realizar atividades ligadas ao Projeto Educativo do Colégio, quando podem conversar, interagir e propor suas próprias brincadeiras aos residentes. O Lar também já recebeu turmas da eletiva Tribo 18 e do Ensino Médio.
Museu da Imigração Judaica Alemã na SIBRA
Com o objetivo de trazer maior significado e experiência para os estudos sobre a imigração judaica, alunos de diferentes anos visitaram a sinagoga SIBRA, local onde fica o Memorial da Imigração Judaico-alemã no Estado.
Federação Israelita
Os alunos têm a oportunidade de visitar um dos parceiros do CIB no estado, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS), para conhecer mais sobre o trabalho da instituição, que tem como objetivo valorizar e preservar a identidade judaica dentro da nossa sociedade plural, além de participar de diversas das iniciativas organizadas por ela, como o Iom Mitzvá (campanha do agasalho).
Tour Judaico no Bom Fim
Em visita ao bairro Bom Fim, reconhecido como o berço da comunidade judaica em Porto Alegre, alunos passam por lugares que marcaram o seu desenvolvimento no bairro. O roteiro inclui visita às sinagogas União Israelita, Centro Israelita e Linat Hatzedek, o clube Hebraica, o museu Marc Chagall e a Federação Israelita do Rio Grande do Sul. Nos locais, os grupos podem conversar com os representantes das instituições para entender suas histórias e compreender suas atuações na atualidade.
Santa Maria
No 6º ano, os alunos fazem uma viagem para Santa Maria, com o objetivo de visitarem o berço da colonização judaica no Brasil. Durante a viagem, os alunos fazem um tour pela cidade, onde visitam o Monumento Judaico, Cemitério Israelita Philippson,Sinagoga de Santa Maria e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O tour permite uma reflexão sobre a ligação entre as raízes históricas e processos de identidade de uma comunidade e seus indivíduos.
Laguna
Durante o 7º ano, os alunos têm a oportunidade de participar de viagem à Laguna, em Santa Catarina, com o objetivo de conhecer as ações do grupo Karen Kayemet LeIsrael (KKL), organização ambiental sem fins lucrativos que trabalha há mais de 120 anos para proteger e preservar o meio ambiente em Israel e no mundo. A Saída de Estudos proporciona vivências ligadas à preservação ambiental e vida marinha, promovidas pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em parceria com a Polícia Militar Ambiental da região.
Curitiba
Em Saída de Estudos para Curitiba, no Paraná, os alunos do 8º ano tem a oportunidade de conhecer e se aproximar das ações da escola judaica Salomão Guelmann, além de recordar o Holocausto através da memória das vítimas sobreviventes e conhecer diferentes pontos históricos locais.
Acampamento de Sucot
Para marcar a passagem dos alunos do 9º ano ao Ensino Médio, o CIB se une à escola Alef Peretz em São Paulo no Acampamento de Sucot, onde os alunos participam de diversas propostas e experiências relacionadas à cultura e educação judaica, além de atividades de integração entre os grupos.
Rota Histórica
Em 2024, os alunos da 1ª série do Ensino Médio visitaram, pela primeira vez, o norte gaúcho (Erebango, Quatro Irmãos, Erechim e Jacutinga) na Saída de Estudos Rota Histórica, onde puderam conhecer e vivenciar lugares relacionados à experiência histórica do início da imigração judaica no Estado, como o Memorial da Imigração Judaica, o Cemitério Israelita, a Escola Barão Hirsch e Mato do Chia, entre outros locais.
Festival de Dança Israeli Carmel
Todos os anos, os alunos do Lehaka Chai do 9º ano e Ensino Médio viajam para São Paulo para participar do Festival Carmel, o maior festival de dança folclórica judaica do mundo fora de Israel, em celebração a nossa história e tradição. O grupo de dança faz parte do currículo das eletivas do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio.
Marcha da Vida
Alunos do Ensino Médio tem a oportunidade de participar da Marcha da Vida, que reúne cerca de 10 mil jovens do mundo inteiro para realizar uma caminhada em Auschwitz, no Dia da Lembrança do Holocausto e do Heroísmo e, posteriormente, uma nova marcha em Jerusalém, no dia da Independência de Israel. A ação tem o objetivo de promover, por meio da experiência, valores judaicos, humanos e universais que se refletem no aprimoramento pessoal dos nossos alunos.
Jogos Macabeus
Nossos alunos representam o Colégio nos Jogos Macabeus, competição inter-escolas judaicas do Brasil e do exterior, onde cerca de 1.200 atletas disputam em diversas modalidades esportivas. Além de descobrir novos talentos esportivos na comunidade judaica, o objetivo do evento é fortalecer, integrar e prestigiar as escolas judaicas através do esporte.